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A filosofia socrática e o diálogo- UCA

 

17/06/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o conceito filosófico de diálogo, com base no pensamento do filósofo Sócrates.

 

  • Além disso, o aluno poderá com essa aula:
  1. Fazer pesquisas na internet sobre o diálogo socrático.
  2. Saber produzir ideias filosóficas por meio do método socrático.
  3. Refletir sobre as possibilidades de utilização do método socrático nos dias atuais.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas do conceito de diálogo
Estratégias e recursos da aula

Para o desenvolvimento das atividades dessa aula é necessário que os alunos e o (a) professor (a) utilizem como principal recurso didático pedagógico os laptops UCA, conectados a internet.

 

Aula 1:

Sócrates e o diálogo socrático

 

  • Inicie a aula apresentando aos alunos o filósofo Sócrates  por meio da imagem abaixo e contextualize historicamente o período em que o mesmo viveu. Sugerimos que o professor explore as informações contidas na imagem, como a fisionomia, as vestimentas, o cenário, dentre outros aspectos, que podem enriquecer a aula e ajudam na compreensão da vida e obra do filósofo estudado. Um exemplo de abordagem para a imagen abaixo é a observação das roupas do filósofo, que evidenciam que o mesmo é de outro período histórico.

Sócrates (Grécia, século V a. C.)

 

(Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2/Socrates.jpg, acesso em 17 de maio de 2011)

 

  • Apresente aos alunos o diálogo socrático, que é baseado no “método socrático de obtenção de conhecimento”. Observe sempre a adequação da linguagem, ou seja, privilegie na exposição à linguagem simples e objetiva, para que os alunos compreendam os conceitos. É importante também, para elucidar melhor essa exposição, que os alunos acessem o link do texto abaixo:

 

“O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores.” (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_socr%C3%A1tico, acesso em: 17 de maio de 2011).

 

Os dois momentos do método:

 

  1. Ironia: levar o seu interlocutor (aquele que está conversando com ele) a entrar em contradição, tentando depois levá-lo a chegar à conclusão de que seu conhecimento é limitado.
  2. Maiêutica: conduzir uma pessoa por seu próprio raciocínio ao conhecimento ou à solução de sua dúvida.

 

  • Solicite aos alunos que acessem o vídeo do youtube em que mostra um diálogo socrático, para que fique claro todo o conteúdo apresentado acima:

 

 

Video Socrates

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nSs-tNRZGYI, acesso em 17 de maio de 2011)

Aula 2:

 

O método Socrático nos dias atuais

 

  • Inicie a aula com a seguinte questão: o diálogo socrático pode ser útil para obtenção de conhecimento nos dias atuais?

 

Deixe os alunos dialogarem a respeito da pergunta e depois proponha a atividade abaixo:

 

  • Por meio de votação, escolha um aluno para representar Sócrates e outro para ser questionado. Eles devem fazer a tentativa de aplicação do diálogo socrático por meio de uma encenação. Os alunos irão aplicar os dois momentos do método socrático apresentado na última aula. Para isso, a sala deve escolher um tema/questão para a dupla dialogar a respeito e tentar chegar a uma resposta final. É fundamental que o (a) professor (a) auxilie os alunos no desenvolvimento dessa atividade, devido à faixa etária do público alvo em questão. Os demais alunos devem observar a representação, filmá-la e gravá-la com o auxilio do seu laptop UCA (acessar a área de trabalho e clicar no ícone câmera).

 

  • Após esse momento, peça para os alunos assistirem a gravação da encenação. Em seguida, proponha aos alunos que façam uma avaliação oral e coletiva da encenação, na qual devem avaliar se a tentativa de aplicação do método socrático foi bem sucedida. A partir dessa avaliação, será possível verificar se o método socrático pode ser utilizado nos dias atuais.

 

  • Finalmente, peça para os alunos apresentarem oralmente suas conclusões, evidenciando em sua análise os pontos positivos e negativos desse método de dialogar. Ao fim de suas falas, peça para registrarem em seus laptops suas conclusões e enviarem para o e-mail do professor (a) para registro e avaliação. Para essa atividade, utilize o sistema Kword, acesse pelo ícone de “processador de textos” da área de trabalho.
Recursos Complementares

Sugestão de sites de pesquisa:

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/socrates/metodosocratico.htm (acesso em 17 de maio de 2011).

Esse site pode ser utilizado pelo professor como meio para que o mesmo obtenha mais informações sobre o tema dessa aula.

Avaliação
  • Adote como estratégia de avaliação dessa aula a observação livre do envolvimento dos alunos com as reflexões e as atividades propostas e do nível de compreensão da turma a respeito do conceito filosófico de diálogo e das possibilidades de utilização do método nos dias atuais.

 

  • Nessa observação, verifique através das falas dos alunos no decorrer das atividades desenvolvidas se eles conseguiram alcançar os objetivos de aprendizagem propostos.

 

  • Além disso, por meio da última atividade, que será escrita, o professor poderá avaliar se os alunos compreenderam o conceito filosófico de diálogo, a partir da análise que eles farão sobre o método socrático.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Betinha Almeida, E.E.São Sebastião , Minas Gerais - disse:
    betinha.tecnica@gmail.com

    10/11/2015

    Cinco estrelas

    Trabalho ótimo e muito proveitoso


  • Silvana Batista Godoi, Colégio Estadual Rubens Lucas Filgueiras , Paraná - disse:
    silvana.godoi@hotmail.com

    14/04/2014

    Cinco estrelas

    As estratégias são boas e de fácil utilização, a intencionalidade na avaliação também demonstra uma preocupação com o desenvolvimento da atitude filosófica dos alunos.


Sem classificação.
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