2 aulas de 50 minutos.
Para o desenvolvimento das atividades dessa aula é necessário que os alunos e o (a) professor (a) utilizem como principal recurso didático pedagógico os laptops UCA, conectados a internet.
Aula 1:
Sócrates e o diálogo socrático
- Inicie a aula apresentando aos alunos o filósofo Sócrates por meio da imagem abaixo e contextualize historicamente o período em que o mesmo viveu. Sugerimos que o professor explore as informações contidas na imagem, como a fisionomia, as vestimentas, o cenário, dentre outros aspectos, que podem enriquecer a aula e ajudam na compreensão da vida e obra do filósofo estudado. Um exemplo de abordagem para a imagen abaixo é a observação das roupas do filósofo, que evidenciam que o mesmo é de outro período histórico.
Sócrates (Grécia, século V a. C.)

(Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2/Socrates.jpg, acesso em 17 de maio de 2011)
- Apresente aos alunos o diálogo socrático, que é baseado no “método socrático de obtenção de conhecimento”. Observe sempre a adequação da linguagem, ou seja, privilegie na exposição à linguagem simples e objetiva, para que os alunos compreendam os conceitos. É importante também, para elucidar melhor essa exposição, que os alunos acessem o link do texto abaixo:
“O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores.” (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_socr%C3%A1tico, acesso em: 17 de maio de 2011).
Os dois momentos do método:
- Ironia: levar o seu interlocutor (aquele que está conversando com ele) a entrar em contradição, tentando depois levá-lo a chegar à conclusão de que seu conhecimento é limitado.
- Maiêutica: conduzir uma pessoa por seu próprio raciocínio ao conhecimento ou à solução de sua dúvida.
- Solicite aos alunos que acessem o vídeo do youtube em que mostra um diálogo socrático, para que fique claro todo o conteúdo apresentado acima:

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nSs-tNRZGYI, acesso em 17 de maio de 2011)
Aula 2:
O método Socrático nos dias atuais
- Inicie a aula com a seguinte questão: o diálogo socrático pode ser útil para obtenção de conhecimento nos dias atuais?
Deixe os alunos dialogarem a respeito da pergunta e depois proponha a atividade abaixo:
- Por meio de votação, escolha um aluno para representar Sócrates e outro para ser questionado. Eles devem fazer a tentativa de aplicação do diálogo socrático por meio de uma encenação. Os alunos irão aplicar os dois momentos do método socrático apresentado na última aula. Para isso, a sala deve escolher um tema/questão para a dupla dialogar a respeito e tentar chegar a uma resposta final. É fundamental que o (a) professor (a) auxilie os alunos no desenvolvimento dessa atividade, devido à faixa etária do público alvo em questão. Os demais alunos devem observar a representação, filmá-la e gravá-la com o auxilio do seu laptop UCA (acessar a área de trabalho e clicar no ícone câmera).
- Após esse momento, peça para os alunos assistirem a gravação da encenação. Em seguida, proponha aos alunos que façam uma avaliação oral e coletiva da encenação, na qual devem avaliar se a tentativa de aplicação do método socrático foi bem sucedida. A partir dessa avaliação, será possível verificar se o método socrático pode ser utilizado nos dias atuais.
- Finalmente, peça para os alunos apresentarem oralmente suas conclusões, evidenciando em sua análise os pontos positivos e negativos desse método de dialogar. Ao fim de suas falas, peça para registrarem em seus laptops suas conclusões e enviarem para o e-mail do professor (a) para registro e avaliação. Para essa atividade, utilize o sistema Kword, acesse pelo ícone de “processador de textos” da área de trabalho.