Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O diálogo e as novas tecnologias /Internet- UCA

 

31/05/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer algumas ferramentas online de comunicação.
  • Refletir sobre os pontos positivos e os pontos negativos do diálogo virtual.
  • Compartilhar o conhecimento adquirido pela turma sobre o tema estudado com outros alunos da escola e/ou de outras escolas da rede UCA através da criação de fórum de debate virtual.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas de internet .
  • Noções básicas do conceito de diálogo.
Estratégias e recursos da aula

Para o desenvolvimento das atividades dessa aula é necessário que os alunos e o (a) professor (a) utilizem como principal recurso didático pedagógico os laptops UCA, conectados a internet.

 

Aula 1:

 

Conhecendo algumas ferramentas online de comunicação.

 

  • Inicie a aula apresentando aos alunos as ferramentas de comunicação online que se seguem:

(Importante: peça aos alunos para acessarem os links de pesquisa sugeridos abaixo, para facilitar a elucidação dessa apresentação.)

 

  • MSN:

Msn (derivado de The Microsoft Network) é um portal e uma rede de serviços oferecidos pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet. O logotipo representa uma borboleta, que "captura a imaginação e a liberdade" de conversar no MSN. (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/MSN, acesso em 17 de Maio de 2011). Esse recurso permite conversa online entre duas ou mais pessoas.

 

 

(Disponível em: http://otld.blogspot.com/2009/11/frases-de-msn.html, acesso em: 17 de maio de 2011).

 

  • PIDGIN (mensageiro espontâneo utilizado no laptop UCA):

Comunicador de mensagens espontâneo que permite conversas online com uma ou mais pessoas. (Disponível em: http://www.techtudo.com.br/downloads/pidgin, acesso em: 17 de maio de 2011).

(Disponível em: http://pidgindownload.org/, acesso em: 17 de maio de 2011)

 

  • SKYPE:

Skype Technologies é uma empresa global de comunicação via Internet, permitindo comunicação de voz e vídeo grátis entre os usuários do software.(Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Skype, acesso em: 17 de Maio de 2011).

(Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2c/Skype_meeting_ayvak_%26_nancyajones_2008oct16.jpg, acesso em: 17 de maio de 2011).

 

  • Após a apresentação desses programas, converse com os alunos sobre a vivência dos mesmos na utilização dessas ferramentas de comunicação, se eles já as conheciam, se usam frequentemente, qual a importância das mesmas para seus relacionamentos, dentre outras questões pertinentes a esse assunto.

 

  • Posteriormente, peça para os alunos abrirem o PIDGIN (área de trabalho, clicar no ícone “mensageiro espontâneo”) e iniciarem um “bate papo” com os colegas que estiverem online. É importante que o professor monitore esse momento e auxilie aqueles alunos que ainda não possuem  prática na utilização desse programa. Estabeleça um tempo para essa prática, sugiro 10 minutos.

 

Reflexão sobre os pontos positivos e os pontos negativos do diálogo virtual:

Em seguida, inicie com os alunos uma reflexão sobre os pontos positivos e os negativos do diálogo via ferramentas apresentadas, como por exemplo, os comunicadores online que facilitam o contato com pessoas distantes, mas ao mesmo tempo, distancia as pessoas, pois a comunicação é virtual e não presencial. Refletir sobre a importância do diálogo presencial para a convivência entre as pessoas. Deixe que os alunos exponham suas opiniões e faça a mediação dessa conversa.

Aula 2:

  • Inicie a aula retomando rapidamente as reflexões feitas ao fim da última aula, sobre os pontos positivos e negativos das ferramentas de comunicação online.

 

  • Depois, proponha uma  atividade em grupos em que os alunos produzam um texto ilustrado sobre a reflexão que fizeram (use para essa tarefa os programas kword- acesse na área de trabalho o ícone “processador de texto” e o programa – Kolurpaint- aplicativos- aplicações gráficas-ferramentas de pintura).

 

  • Por fim, peça para os alunos divulgarem sua produção via email para os demais colegas da escola, no site da escola e ainda para os emails de outras escolas da rede UCA (dados que podem ser conseguidos via pesquisa na internet), propondo um fórum de debates sobre esse tema.
Recursos Complementares

Sugestão de sites de pesquisa:

http://felizvida.com.br/?p=1241  (acesso em 17 de maio de 2011).

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/pccs/documents/rc_pc_pccs_doc_20020228_ethics-internet_po.html (acesso em 17 de maio de 2011).

http://paratudo.wordpress.com/ (acesso em 17 de maio de 2011).

Avaliação

Adote como estratégia de avaliação dessa aula a observação livre do envolvimento dos alunos com o diálogo virtual, com as reflexões e as atividades propostas nas aulas.

 

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.