31/05/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para o desenvolvimento das atividades dessa aula é necessário que os alunos e o (a) professor (a) utilizem como principal recurso didático pedagógico os laptops UCA, conectados a internet.
Aula 1:
Conhecendo algumas ferramentas online de comunicação.
(Importante: peça aos alunos para acessarem os links de pesquisa sugeridos abaixo, para facilitar a elucidação dessa apresentação.)
Msn (derivado de The Microsoft Network) é um portal e uma rede de serviços oferecidos pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet. O logotipo representa uma borboleta, que "captura a imaginação e a liberdade" de conversar no MSN. (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/MSN, acesso em 17 de Maio de 2011). Esse recurso permite conversa online entre duas ou mais pessoas.
(Disponível em: http://otld.blogspot.com/2009/11/frases-de-msn.html, acesso em: 17 de maio de 2011).
Comunicador de mensagens espontâneo que permite conversas online com uma ou mais pessoas. (Disponível em: http://www.techtudo.com.br/downloads/pidgin, acesso em: 17 de maio de 2011).
(Disponível em: http://pidgindownload.org/, acesso em: 17 de maio de 2011)
Skype Technologies é uma empresa global de comunicação via Internet, permitindo comunicação de voz e vídeo grátis entre os usuários do software.(Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Skype, acesso em: 17 de Maio de 2011).
(Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2c/Skype_meeting_ayvak_%26_nancyajones_2008oct16.jpg, acesso em: 17 de maio de 2011).
Reflexão sobre os pontos positivos e os pontos negativos do diálogo virtual:
Em seguida, inicie com os alunos uma reflexão sobre os pontos positivos e os negativos do diálogo via ferramentas apresentadas, como por exemplo, os comunicadores online que facilitam o contato com pessoas distantes, mas ao mesmo tempo, distancia as pessoas, pois a comunicação é virtual e não presencial. Refletir sobre a importância do diálogo presencial para a convivência entre as pessoas. Deixe que os alunos exponham suas opiniões e faça a mediação dessa conversa.
Aula 2:
Sugestão de sites de pesquisa:
http://felizvida.com.br/?p=1241 (acesso em 17 de maio de 2011).
http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/pccs/documents/rc_pc_pccs_doc_20020228_ethics-internet_po.html (acesso em 17 de maio de 2011).
http://paratudo.wordpress.com/ (acesso em 17 de maio de 2011).
Adote como estratégia de avaliação dessa aula a observação livre do envolvimento dos alunos com o diálogo virtual, com as reflexões e as atividades propostas nas aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!