Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – Brincando com os substantivos coletivos

 

20/05/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar em contextos substantivos que nomeiam elementos de uma mesma espécie.
  • Nomear coletivamente.
  • Inventar novos (Neologizar) substantivos coletivos.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Classe de palavras: substantivo.
  • Classificação do substantivo: coletivo.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • atividades em duplas;
  • pesquisa na internet;
  • criação (neologismo).

 

Recursos:

  •  laptop (Classmate) com internet;
  • bingo;
  • projetor.

 

 

 

 ESEBA

Aula 1

Atividade 1

Importante: professor, essa aula pressupõe o conhecimento prévio do aluno acerca das noções básicas do que seja substantivo coletivo e , neste momento, ele apenas colocará em prática os conhecimentos.

atividades

O professor deverá iniciar a aula solicitando aos alunos que se organizem em duplas para realizar as atividades propostas. A primeira delas é identificar no texto trabalhado, palavras que sugerem a presença de mais de um ser da mesma espécie. Para a realização da atividade, as duplas não poderão se comunicar, pois estarão competindo entre si.

O texto deverá ser projetado em telão para toda a sala ao mesmo tempo. Após a identificação pelas duplas das palavras, cada uma terá de pesquisar na internet, em um site de busca (que pode ser estipulado pelo professor: http://www.google.com.br/, imagens do ser da espécie identificada. Por exemplo, se no texto os alunos identificam a palavra enxame como uma palavra que sugere a presença de mais de um ser, os alunos terão de buscar na internet a imagem de uma abelha. Ao encontrá-la, eles copiarão a imagem para o KWord.

 

Para copiar a imagem, o professor deverá ensinar aos alunos a apertar o botão direito do mouse, clicar em copiar e, no KWord, clicar novamente o botão direito do mouse e, em seguida, clicar em colar. Essa etapa de cópia e colagem pode ser feita também pelo recurso Ctrl C (cópia) + Ctrl V (cola).

Nesta atividade, ganha ou pontua em ordem:

1º) a(s) dupla(s) que primeiro termina(m);

2º) a(s) dupla(s) que acerta(m) o maior número de identificações de coletivos.

Obs.: para verificar o acerto, o professor deverá observar a figura colada no KWord.

 

Texto a ser projetado para os alunos:

 

             João adora brincar à tarde, depois que volta da escola. Certo dia, no trajeto habitual que fazia de volta para a casa, João deparou-se com um enorme e suspeito ramalhete caído próximo à vizinhança. Sem entender o que estava acontecendo, o garoto chamou uma patrulha que passava pelo local. Ao ver a movimentação, a meninada disparou em direção a João.
             No meio da confusão, João perdeu sua esquadrilha que levava consigo para brincar no horário do recreio, na escola. Muito triste e abatido, João ainda teve a infelicidade de pisar em um formigueiro. Mas, calma! Tudo pode melhorar!
            A turma presente, curiosa com a confusão, ajudou João a se livrar do formigueiro e a encontrar sua esquadrilha. Pena que a esquadrilha estava amassada porque havia sido mordida por uma matilha furiosa que acompanhava os acontecimentos. E o ramalhete? Ah.... o ramalhete... esse foi a causa dos sofrimentos de João naquele dia, e, por mais inacreditável que pareça, o ramalhete estava intacto ao final da desordem.

Texto de Walleska Bernardino Silva

 

Substantivos coletivos do texto

ramalhete

vizinhança

patrulha

meninada

esquadrilha

formigueiro

turma

matilha

Sugestão de imagens abaixo.

1

pinkflores.com

2

colacomgelo.com

3 

subdoxurupita.wordpress.com

4

uniblog.com.br

5

aviao.brinquedos-para-meninos.brinquedos-

 

6

imagensporfavor.com

7 

topfivesecret.blogspot.com

 

8 

estilors.com.br 

 

Atividade 2

 

Para trabalhar a associação entre nome do ser e sua correlata espécie, o professor pedirá aos alunos para acessarem o(s) site(s):

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=549

1

 

E/OU

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/coletivos-quiz.html

2

 

 Nesses endereços, os alunos encontrarão joguinhos virtuais sobre coletivos. A ideia é deixar os alunos se divertirem. No próprio jogo há uma tabela de pontuação. Essa tabela pode ser utilizada pelo professor, se ele quiser brincar com os alunos competitivamente.

 

Aula 2

Atividade 1

 

Nesta aula, os alunos brincarão com a língua portuguesa, por meio da invenção de novas palavras coletivas. O trabalho deverá ser realizado em duplas e cada uma pensará na criação de coletivos para as palavras:

rato
caneta
tristeza
relâmpago
princesa

 

a

Obs.: podem ser sugeridas outras palavras. Ainda, os próprios alunos podem criar sem a indicação do professor. Tudo dependerá do empenho da turma nas atividades propostas.

Depois da criação, os alunos farão um momento de socialização oral das ideias e poderão divulgar sua criação por meio de cartazes afixados na escola. Esses cartazes podem ser confeccionados nesta aula ou em outras.

 

Atividade 2

Os alunos farão um bingo com os coletivos aprendidos no decorrer das aulas sobre o tema em questão. Antes de iniciar o bingo, o professor poderá pedir a cada aluno para ir até o quadro e escrever um coletivo aprendido. Após a escrita de, pelo menos, 30 coletivos, os alunos escolherão 6 deles para compor sua cartela do bingo.

Importante: professor, à medida que os alunos vão ao quadro para escrever os coletivos aprendidos, é necessário que você, concomitantemente, escreva-os em pedaços de papel para serem sorteados posteriormente. Quanto à cartela para o bingo, é interessante que ela já esteja pronta antes do início da aula.

 Depois de pronta a cartela, chegou o momento da diversão. O professor realiza o bingo e após a conclusão da dinâmica, o professor presenteiará o ganhador com uma guloseima, um bombom, por exemplo.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados conforme seu empenho nas atividades propostas. O mais importante é trabalhar com o aluno o conhecimento do substantivo coletivo de uma maneira atrativa. Assim, o que deverá ser cobrado é a participação nas propostas de trabalho.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • vitoria, Bermuda - disse:
    vitoria.vi8@gmail.com

    03/11/2011

    Cinco estrelas

    eu adorei estava precisando de uma aulinha por causa da minha prova!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.