20/05/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Importante: professor, essa aula pressupõe o conhecimento prévio do aluno acerca das noções básicas do que seja substantivo coletivo e , neste momento, ele apenas colocará em prática os conhecimentos.
O professor deverá iniciar a aula solicitando aos alunos que se organizem em duplas para realizar as atividades propostas. A primeira delas é identificar no texto trabalhado, palavras que sugerem a presença de mais de um ser da mesma espécie. Para a realização da atividade, as duplas não poderão se comunicar, pois estarão competindo entre si.
O texto deverá ser projetado em telão para toda a sala ao mesmo tempo. Após a identificação pelas duplas das palavras, cada uma terá de pesquisar na internet, em um site de busca (que pode ser estipulado pelo professor: http://www.google.com.br/, imagens do ser da espécie identificada. Por exemplo, se no texto os alunos identificam a palavra enxame como uma palavra que sugere a presença de mais de um ser, os alunos terão de buscar na internet a imagem de uma abelha. Ao encontrá-la, eles copiarão a imagem para o KWord.
Para copiar a imagem, o professor deverá ensinar aos alunos a apertar o botão direito do mouse, clicar em copiar e, no KWord, clicar novamente o botão direito do mouse e, em seguida, clicar em colar. Essa etapa de cópia e colagem pode ser feita também pelo recurso Ctrl C (cópia) + Ctrl V (cola). |
Nesta atividade, ganha ou pontua em ordem:
1º) a(s) dupla(s) que primeiro termina(m);
2º) a(s) dupla(s) que acerta(m) o maior número de identificações de coletivos.
Obs.: para verificar o acerto, o professor deverá observar a figura colada no KWord.
Texto a ser projetado para os alunos:
João adora brincar à tarde, depois que volta da escola. Certo dia, no trajeto habitual que fazia de volta para a casa, João deparou-se com um enorme e suspeito ramalhete caído próximo à vizinhança. Sem entender o que estava acontecendo, o garoto chamou uma patrulha que passava pelo local. Ao ver a movimentação, a meninada disparou em direção a João. |
Substantivos coletivos do texto |
ramalhete vizinhança patrulha meninada esquadrilha formigueiro turma matilha Sugestão de imagens abaixo. |
aviao.brinquedos-para-meninos.brinquedos-
Atividade 2
Para trabalhar a associação entre nome do ser e sua correlata espécie, o professor pedirá aos alunos para acessarem o(s) site(s):
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=549
E/OU
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/coletivos-quiz.html
Nesses endereços, os alunos encontrarão joguinhos virtuais sobre coletivos. A ideia é deixar os alunos se divertirem. No próprio jogo há uma tabela de pontuação. Essa tabela pode ser utilizada pelo professor, se ele quiser brincar com os alunos competitivamente.
Aula 2
Atividade 1
Nesta aula, os alunos brincarão com a língua portuguesa, por meio da invenção de novas palavras coletivas. O trabalho deverá ser realizado em duplas e cada uma pensará na criação de coletivos para as palavras:
rato |
caneta |
tristeza |
relâmpago |
princesa |
Obs.: podem ser sugeridas outras palavras. Ainda, os próprios alunos podem criar sem a indicação do professor. Tudo dependerá do empenho da turma nas atividades propostas.
Depois da criação, os alunos farão um momento de socialização oral das ideias e poderão divulgar sua criação por meio de cartazes afixados na escola. Esses cartazes podem ser confeccionados nesta aula ou em outras.
Atividade 2
Os alunos farão um bingo com os coletivos aprendidos no decorrer das aulas sobre o tema em questão. Antes de iniciar o bingo, o professor poderá pedir a cada aluno para ir até o quadro e escrever um coletivo aprendido. Após a escrita de, pelo menos, 30 coletivos, os alunos escolherão 6 deles para compor sua cartela do bingo.
Importante: professor, à medida que os alunos vão ao quadro para escrever os coletivos aprendidos, é necessário que você, concomitantemente, escreva-os em pedaços de papel para serem sorteados posteriormente. Quanto à cartela para o bingo, é interessante que ela já esteja pronta antes do início da aula.
Depois de pronta a cartela, chegou o momento da diversão. O professor realiza o bingo e após a conclusão da dinâmica, o professor presenteiará o ganhador com uma guloseima, um bombom, por exemplo.
Para leitura do professor:
http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/letras/article/viewArticle/19432
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/substantivos-coletivos.php
http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/substantivo-coletivo.html
Os alunos serão avaliados conforme seu empenho nas atividades propostas. O mais importante é trabalhar com o aluno o conhecimento do substantivo coletivo de uma maneira atrativa. Assim, o que deverá ser cobrado é a participação nas propostas de trabalho.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/11/2011
Cinco estrelaseu adorei estava precisando de uma aulinha por causa da minha prova!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!