09/06/2011
Marcela Telles Elian de Lima; Ligia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Trabalho |
- Projetos de modernização da Era Vargas.
- Projetos de modernização do governo Juscelino Kubitschek.
- Projetos de modernização da Ditadura Civil-Militar.
INTRODUÇÃO
É importante o professor destacar que o moderno cancioneiro caipira foi sistematizado, em 1929, pelo escritor e compositor Cornélio Pires a partir dos ritmos rurais do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Consolidou-se nas décadas seguintes por meio das apresentações de seus artistas em circos e programas de rádios. O professor deverá destacar que a análise de tal cancioneiro permitirá aos alunos perceberem nas canções uma visão singular de mundo que orientou os projetos, os desejos e as utopias desses intérpretes e compositores, em uma realidade histórica específica a partir de seus próprios códigos culturais. Dessa forma será possível considerar como a particular leitura do passado, realizada pelos tributários dessa tradição, fez desse cancioneiro um depositário da memória do processo de urbanização/modernização rural. Tal abordagem irá dotar de significado político uma paisagem, concebida como índice dessa memória, de três maneiras distintas: como cenário das transformações no mundo do trabalho, em contraposição à paisagem urbana e, ao ressignificá-la, como lugar de origem.
DESENVOLVIMENTO
AULA 1
1º. Passo: A sala será dividida em cinco grupos. Cada um deles será responsável por apresentar ao restante da turma uma vertente musical do cancioneiro, estabelecendo as relações de intertextualidade entre os intérpretes e o contexto cultural, social e político da época.
2º. Passo: O professor deverá apresentar aos alunos os temas a serem desenvolvidos por cada grupo. São eles:
Tema 1: “Anos 1930 - Os pioneiros: A Série Cornélio Pires”.
Os alunos que optarem por este tema serão responsáveis pela elaboração de uma pequena apresentação biográfica de Cornélio Pires e contextualizar seu empreendimento ao financiar as primeiras gravações de caipiras, em estúdio. Deverão apresentar o contexto político, cultural e social da época e responder às questões:
- Qual o perfil social dos compositores e intérpretes que fizeram parte da Série Cornélio Pires?
- Como o homem do interior era percebido pelos habitantes da capital?
Título: Turma Caipira Cornélio Pires (de paletó preto).
Fonte: SOUSA, Walter de. Moda inviolada: uma história da música caipira. São Paulo: Quiron, 2005.
Tema 2: “Anos 1940 - As duplas caipiras: A Era do Rádio”.
Os alunos que optarem por este tema deverão pesquisar e justificar a escolha por uma das duplas caipiras representativa do sucesso desse gênero musical na década de 1940. A dupla escolhida deverá evidenciar a identidade visual, temática e musical consolidada pelos diversos meios de comunicação disponíveis à época. Os alunos deverão apresentar, também, a trajetória da dupla escolhida e as diversas linguagens utilizadas por eles na divulgação dessa identidade, como os programas de rádios em horário nobre, as peças teatrais nas principais cidades brasileiras e, também, as apresentações em circos pelo interior do País.
Título: Elenco de artistas do Programa “Arraial da Curva Torta”. À esquerda, Tonico e Tinoco, Rosalinda e Florisbela (Hebe e Stela Camargo), Capitão Furtado, Lulu Benencase, apresentador do programa. À frente, os "Águias da Meia Noite". Fonte: http://www.widesoft.com.br/users/pcastro2/apresent.htm
Tema 3: “Anos 1950: As Guarânias e o surgimento da canção sertaneja”.
Os alunos que optarem por este tema serão responsáveis pela elaboração de uma pequena apresentação acerca da origem da Guarânia e como sua influência sobre a canção caipira levou ao enorme sucesso comercial do gênero, com a gravação de versões, como Índia, em 1954, pela dupla Cascatinha e Inhana. Deverão compreender por que canções influenciadas por rancheiras, guarânias e boleros deixaram de ser consideradas caipiras, passando a ser conhecidas como canções sertanejas interpretadas por duplas cantando em terças.
Título: Cascatinha e Inhana.
Fonte: http://www.widesoft.com.br/users/pcastro2/apresent.htm
Tema 4: “Anos 1970: Jovens Sertanejos”.
Os alunos que optarem por este tema irão identificar e apresentar como a ascensão do Rock, no cenário musical brasileiro, provocou uma mudança estética, musical e temática em algumas duplas caipiras.
Título: A dupla Léo Canhoto e Robertinho: os hippies da música sertaneja.
Fonte: http://www.boamusicaricardinho.com/
Tema 5: “1980: Um novo rural”.
Os alunos que optarem por este tema deverão apresentar uma pequena biografia da dupla Chitãozinho & Xororó. Além disso, deverão ser capazes de identificar e apresentar as alterações estéticas e musicais introduzidas por Léo Canhoto e Robertinho e aprimoradas por Chitãozinho & Xororó, no cancioneiro caipira. Deverão apresentar o contexto político, cultural e social da época e responder às questões:
- Qual o novo perfil social dos compositores e intérpretes nesse período?
- Como o homem do interior era percebido pelos habitantes da capital?
Título: Capa do LP Doce Amada, de Chitãozinho e Xororó. Data: 1975.
Fonte: http://www.concamusic.com.br/
AULA 2
1º. Passo: Após a realização da pesquisa da aula anterior, os grupos deverão dar início à apresentação dos temas.
2º. Passo: Após a apresentação dos grupos, o professor deverá propor a seguinte questão para o debate entre os alunos: “Os estrangeirismos deturpariam a musicalidade originária caipira e a ‘brasilidade’ nela contida?”
3°. Passo: Os principais pontos conclusivos sobre a questão proposta deverão ser levantados pelos alunos e anotados em relatório a ser entregue ao professor ao final do debate.
AULA 3
1º. Passo: Os alunos deverão ouvir as canções disponíveis nos links abaixo:
http://www.4shared.com/audio/TvJ2zeS9/Terra_Bruta-Jac__Jacozinho.html
http://www.4shared.com/audio/a_bt5pJ1/Aquarela_Sertaneja.html
http://www.4shared.com/audio/wIrAOdvX/Tropa_Saudosa-Jac__Jacozinho.html
http://letras.terra.com.br/almir-sater/44073/
2º. Passo: Após ouvirem as canções, o professor mediará um debate em que o processo de urbanização do campo será debatido entre os alunos em torno dos seguintes temas:
- Canção 1: natureza a ser dominada; espaço de conflito e trabalho;
- Canção 2: natureza como espaço de contemplação e fruição;
- Canção 3: memória dos modos de vida ligados aos ofícios do trabalhador rural caipira (permanências);
- Canção 4: transformações do mundo do trabalho caipira e dificuldade na preservação da memória de seus ofícios e modo de vida.
3º. Passo: Cada aluno deverá pesquisar e apresentar ao professor a letra de uma canção com temática comum às canções apresentadas, justificando a escolha a partir dos elementos mobilizados na construção narrativa do compositor.
CONCLUSÃO
Os alunos deverão ser capazes de perceber, pela análise das permanências e inovações do cancioneiro caipira, o processo histórico de urbanização do mundo rural brasileiro. Também deverão ser capazes de identificar, entre tão variado repertório, as canções que se configuram como lugar privilegiado de memória de tal processo.
Recursos Complementares
- Vídeo: “Trechos do programa MPB Especial com Tonico e Tinoco”, gravado em 1973 na TV Cultura.
Cada uma das atividades desenvolvidas pelos alunos, ao fim das aulas, será avaliada separadamente. São elas: pesquisa temática em grupo; participação no debate em torno da questão proposta; elaboração de relatório; capacidade de identificação de conceitos e interpretação de textos e contextos musicais. Por fim, como forma de avaliação da capacidade de sistematização do conteúdo desenvolvido ao longo das atividades, os alunos deverão entregar ao professor, pelo menos, duas canções referentes a cada tema trabalhado pelos grupos. Essas canções devem exemplificar a capacidade desse cancioneiro em narrar o processo de urbanização do campo.
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