Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Período Helenístico

 

09/06/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A morte de Alexandre, o Grande, e suas consequências.

- O período dos diádocos.       

- A influência greco-macedônia na construção dos reinos helênicos.

- Os principais reinos formados após a partilha das conquistas de Alexandre, o Grande.

- As principais estruturas políticas, sociais, econômicas e culturais da civilização helenística.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noções sobre as estruturas básicas do período grego clássico.

- A formação do Império de Alexandre, o Grande.

- As batalhas de Alexandre.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Ao iniciar a abordagem do tema, é importante que o professor saliente que o período que será estudado foi, em sua grande parte, permeado por guerras e disputas resultantes das conquistas de Alexandre, da incapacidade administrativa de tão gigantesco império e das disputas entre seus generais após a sua morte. 

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

Para dar início à primeira aula, o professor deverá apresentar aos alunos o seguinte vídeo sobre a morte de Alexandre, o Grande, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bev3NSFDf3s.

Em seguida, apresentar aos alunos os seguintes mapas:

- Imagem 1: O império de Alexandre, o Grande, em sua máxima extensão. Disponível em:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/40/MacedonEmpire.jpg.

Império Meconico

- Imagem 2: O império de Alexandre, o Grande, dividido após a sua morte, em 323 a.C. Disponível em:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b0/Diadochen1.png.

Império dividido

Uma vez exibido o vídeo e apresentado os mapas, estimular os alunos a uma discussão, questionando-os: “Quais as consequências da morte de Alexandre que se podem inferir por meio dos mapas e do vídeo apresentados?”

Após a discussão, os alunos deverão apresentar um texto por escrito, de 10 linhas, com suas observações e entregá-lo ao professor.

Aula 2

O professor deverá iniciar a segunda aula exibindo o seguinte vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=u3z378Sx-X4.

Em seguida, deverá distribuir aos alunos o seguinte texto, disponível em: http://www.infoescola.com/historia/helenismo/.

Uma vez exibido o vídeo e feita a leitura do texto, o professor deverá dividir a turma em cinco grupos para que possam discutir a respeito dos seguintes pontos:

- O que é o Helenismo?

- Como se processou a inserção da cultura Greco-Macedônia pelo antigo império de Alexandre?

- Quais as estratégias utilizadas por Alexandre para a penetração da cultura grega em seus domínios recém-conquistados?

- Quais as principais características apontadas pelo vídeo dessa cultura helenística?

- Quais as principais características apontadas pelo texto dessa cultura helenística?

Cada grupo deverá discutir os pontos supracitados e deverá produzir um pequeno texto esquemático para ser entregue ao professor no fim da aula. O professor, além disso, deverá ficar atento à participação e ao empenho de cada aluno dentro de seu respectivo grupo, como uma maneira de melhor avaliar o desempenho e a interação com o tema.

Aula 3

O professor deverá iniciar a aula mostrando as imagens disponíveis nos links abaixo:

- Imagem 1: Vênus de Milo. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_81e7JLCThRg/TErq0d6ltFI/AAAAAAAACdI/eVmwop9AuYE/s1600/venus+de+milo.jpg

Venus de Milo

- Imagem 2: Vitória da Samotrácia. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_3YOYxLif7rU/S_UQ8ThdzI/AAAAAAAAAy4/urQvy9gH6KY/s400/vitoria_da_samotracia.jpg

Vitoria de Samotracia

- Imagem 3: Laocoonte. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-EJ-QHCMtiyU/TZtvGF1jTLI/AAAAAAAAAzU/oxz3EwFPcFg/s1600/Arte++Gr%25C3%25A9cia+-+Laocoonte+175-150+ac.jpg

Laocoonte

A partir daí, questionar com os alunos as imagens:

- Vocês, alunos, conhecem alguma dessas esculturas?

- Sabem em que período elas foram feitas?

- Sabem o que representam?

Em seguida, apresentar os seguintes textos, disponíveis em:

- http://www.infopedia.pt/$arte-helenistica

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_helen%C3%ADstica.

Feita a leitura do texto, reunir a turma em grande círculo e iniciar um debate a respeito da Arte Helenística. O professor deverá seguir o seguinte roteiro:

- Quais as influências da Arte Helenística?

- Quais as principais obras?

- Qual a importância da Arte Helenística para a difusão da cultura grega?

 CONCLUSÂO

Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que, quando da morte de Alexandre, mesmo com a sua extensão e poderio, o império por ele construído necessitava de uma administração mais centralizada e, mais que isso, precisava da presença do próprio conquistador para manter a sua unidade. Entretanto, apesar dessa centralização administrativa, é possível perceber o legado de Alexandre por meio da inserção da cultura Greco-Macedônia em cidades onde, outrora, sequer se imaginaria a presença do Helenismo. 

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo das atividades sugeridas. Assim como os textos escritos pelos alunos deverão ser avaliados em conteúdo e consistência.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.