09/06/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
- O contexto histórico do século IV a.C.
- Principais motivos, internos e externos, que levaram ao declínio das principais cidades-estados gregas.
- As principais estruturas que levaram ao domínio Macedônio.
- As conquistas e a política de Filipe da Macedônia.
- A conquista da Grécia por Filipe e Alexandre.
- A incorporação de ideias e cultura gregas pelos conquistadores macedônicos.
- As inovações técnicas e táticas: a falange macedônica e a cavalaria de apoio.
- As conquistas de Alexandre e a expansão do mundo grego.
- Características sociais, políticas e econômicas da Grécia Clássica.
- Guerras Médicas.
- Guerra do Peloponeso.
INTRODUÇÃO
O professor deverá iniciar suas aulas com uma rápida e prévia explicação a respeito da crise da Grécia Clássica. Além disso, o professor deverá prevenir os alunos de que se trata de outra época, uma cultura diferente da nossa e que não devemos julgar seus valores a partir de conceitos e preconceitos modernos.
Aula 1
Com a intenção de despertar a curiosidade dos alunos em sala de aula, o professor iniciará a aula exibindo o mapa abaixo:
- Macedônia sob Filipe II. Disponível em:
http://www.satrapa1.com/paginas/WEB%20filipo/MACEDONIA353.jpg
Em seguida, o professor deverá perguntar aos alunos se conseguem identificar o local a que se refere o mapa.
Atividade
O professor deverá distribuir entre os alunos os textos abaixo, disponíveis em:
- http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/Fili2Mac.html
- http://www.brasilescola.com/biografia/filipe-ii-da-macedonia.htm
- http://www.infopedia.pt/$filipe-da-macedonia
Após realizada a leitura em sala de aula, os alunos deverão responder, de forma sintética, em um texto de 10 a 15 linhas, ao seguinte roteiro de perguntas:
- Quem foi Filipe da Macedônia?
- Qual a sua importância para a Macedônia?
- Quais as principais modificações que realizou em seu reino?
- Quais os seus principais objetivos e ideias?
O texto deverá ser entregue ao professor.
Aula 2
O professor deverá dividir os alunos em quatro grupos, que trabalharão na primeira metade da aula:
- Grupo 1: “Estruturas militares macedônias”;
- Grupo 2: “Relações com povos ‘bárbaros’ limítrofes”;
- Grupo 3: “Relações com o mundo grego”;
- Grupo 4: “Relações com os persas”.
Baseando a pesquisa no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe_II_da_Maced%C3%B3nia, os alunos de cada grupo deverão preparar uma apresentação de seu respectivo tema para o restante da turma na segunda metade da aula. A apresentação deverá contar com a participação de todos os alunos de cada grupo, com imagens e, se possível, com a distribuição de textos esquemáticos para que sejam distribuídos entre os demais alunos, funcionando como um guia para aqueles que assistem à apresentação.
Aula 3
Na terceira aula, o professor dará início aos estudos sobre Alexandre, o Grande. Inicialmente, o professor apresentará o seguinte vídeo aos alunos:
- Trailer do filme Alexandre, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=jlNvoW9OlnE
- Imagem: Busto de Alexandre, o Grande. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/biblioteca-alexandria/imagens/alexandre-o-grande-3.jpg
A seguir, o professor deverá dispor os alunos em círculo e iniciar um debate a respeito de Alexandre, o Grande, tentando apreender:
- Se os alunos já ouviram falar de Alexandre, o Grande;
- Se conhecem seus feitos;
- Quais as principais fontes de informação dos alunos a respeito de Alexandre;
- Se conhecem a extensão do império por ele construído.
Aula 4
Esta aula será dedicada a conhecer a complexa personalidade de Alexandre. Para tanto, o professor deverá distribuir aos alunos os seguintes textos, disponíveis em:
- http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/biblioteca-alexandria/alexandre-o-grande1.php
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%B5es_pessoais_de_Alexandre,_o_Grande
Uma vez realizada a leitura de ambos os textos, o professor deverá dispor os alunos em círculo e iniciar um debate a respeito da vida de Alexandre. Sugerimos que o professor siga o roteiro abaixo, tentando abranger todos os seus aspectos:
- Como foi a educação de Alexandre? Foi igual ao de um garoto comum, seu contemporâneo?
- Como era o seu relacionamento familiar?
- Quem eram seus amigos? Como se dava esse relacionamento?
- Em que aspectos a educação e as relações pessoais de Alexandre se assemelham com as de nosso tempo?
Aula 5
As duas últimas aulas serão dedicadas aos feitos de Alexandre: as grandes batalhas que levaram à criação de seu enorme império e suas táticas militares.
Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar aos alunos as imagens abaixo:
- Imagem 1: Falange macedônica. Disponível em: http://www.universitario.com.br/noticias/imagens_noticias/persas.jpg
- Imagem 2: Extensão máxima das conquistas de Alexandre, o Grande. Disponível em:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/40/MacedonEmpire.jpg
O professor deverá questionar os alunos a respeito das imagens:
- Os alunos conseguem identificar semelhanças e diferenças entre a falange grega e a macedônica?
- Os alunos conseguem identificar as regiões pelas quais se estende o Império de Alexandre?
Aula 6
Para a sexta aula, o professor deverá dividir os alunos em cinco grupos para que possam realizar uma pesquisa, na Sala de Informática, a respeito das principais batalhas de que Alexandre participou.
- Grupo 1: “Batalha de Queronéia”.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Queroneia
- Grupo 2: “Batalha de Issus”.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Issus
- Grupo 3: “Batalha de Gaugamela”.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Gaugamela
- Grupo 4: “Batalha de Hidaspes”.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Hidaspes
- Grupo 5: “Batalha de Granico”.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Granico
Cada um dos grupos deverá preparar um Jornal Mural com textos e imagens a respeito de suas respectivas temáticas. Deverão conter os Jornais Murais:
- Data da batalha;
- Inimigo de Alexandre;
- Local da batalha;
- Um relato jornalístico da batalha.
Sugerimos a consulta, a todos os grupos, do seguinte site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre,_o_Grande
Conclusão
Após as aulas, os alunos compreenderão melhor o mundo de Alexandre, o Grande. Conhecerão as principais batalhas que levaram à formação de seu império, além do desenvolvimento de novas técnicas e táticas de combate que tornaram seu exército quase invencível. Ademais, reconhecerão que as conquistas de Alexandre só foram possíveis devido às transformações realizadas no reino da Macedônia por seu pai, Filipe II.
O professor deverá avaliar os alunos por sua participação e empenho ao longo das atividades sugeridas. Os textos produzidos, assim como o Jornal Mural, deverão ser avaliados em sua forma, conteúdo e redação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!