09/06/2011
Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
· Interpretar textos imagéticos;
· Fazer apresentações orais;
· Conscientizar-se sobre problemas ambientais.
Os problemas ambientais, sobretudo os relacionados à água, têm sido, recorrentemente, alvo de discussões sobre consciência ambiental. Por causa disso, é bem provável que os alunos já tenham informações a esse respeito, principalmente, sobre a consciência de que a água disponível para consumo está acabando e, portanto, deve ser preservada. É muito importante que o professor aborde essas questões para que os alunos se aproximem da temática da aula.
Atividade 01
O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre os problemas relacionados à preservação da água. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre que problemas o mundo têm enfrentado para preservar a água ou até mesmo como os brasileiros se comportam neste quesito. Para desenvolver a discussão, os alunos, junto ao professor devem analisar as seguintes imagens:
Disponível em: http://www.mises.org.br/images/articles/2011/ Mar%C3%A7o/ambiente1.jpg.
Acesso em: 05 mai. 2011.
Disponível em: https://lh4.googleusercontent.com/-gntECZgwuDQ/TYk8YJEyTVI/AAAAAAAAD8I/SR-Cl21kRnQ/s1600/ ChargeDIADA%25C3%2581GUAd%25C3%25A1lcio.jpg.
Acesso em: 05 mai. 2011.
Disponível em: http://www.prg.unicamp.br/portal/images/stories/dummyartid336-desperdiciodeagua.png.
Acesso em: 05 mai. 2011.
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-OfeIxJ5SVZs/TZi0uaKBSjI/AAAAAAAAAAc/459eyO0OhvU/s1600/poluicao_da_agua_02.jpg.
Acesso em: 05 mai. 2011.
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-Fz6ppBBHmpo/TZPDSbrYhiI/AAAAAAAANfE W2qVfPXa8Ck/s1600/Terra-Planeta-Agua.jpg.
Acesso em: 05 mai. 2011.
Nessa análise, o professor fará algumas perguntas oralmente para interpretação dessas imagens. Essas perguntas servirão como norte para o professor promover a discussão.
Atividade 02
Após analisar as imagens, os alunos podem buscar outras semelhantes em seu teor crítico, para serem analisadas em sala. Para tanto, oriente seus alunos para digitar palavras relacionadas à água no site de buscas e pesquisas que julgar mais conveniente, por exemplo, o Google: www.google.com. Eles podem digitar expressões como “preservação da água”, “consciência ambiental”, “a falta d’água”, etc., para encontrar imagens a serem analisadas. Se eles tiverem dificuldade nesse processo, eles podem direcionar a pesquisa nos sites listados na seção “Recursos Complementares”.
Essas imagens, após análise conjunta entre o professor e os alunos, devem ser compiladas e postadas no blog da turma, junto às imagens analisadas na Atividade 01, que também deverão ser disponibilizadas no blog. Essas imagens recolhidas serão utilizadas pelos alunos na próxima atividade.
Observação:
Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.
Passo a Passo
Fazendo o Blog da Turma
Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube.
Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.
Acesso em: 17 mar. 2011.
Atividade 03
O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos de no máximo 04 componentes, para que os alunos escolham 03 imagens, das que já foram apresentadas, que mais lhes chamaram a atenção. Eles devem fazer uma apresentação de slide para a turma, analisando-as oralmente perante a turma.
Nessa análise os alunos devem considerar suas respostas às seguintes perguntas já abordadas na Atividade 01:
Para realizar a apresentação de slide, o aluno deverá, sob orientação do professor, utilizar o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft PowerPoint). Na criação dos slides, eles deverão fazer:
· Uma capa, contendo o título do trabalho;
· O corpo do trabalho, composto pelas três imagens;
· Um último slide, contendo a relação dos integrantes do grupo.
Após as apresentações, os alunos podem postar no blog cada slide e a turma pode tecer comentários que julgarem pertinentes sobre os trabalhos apresentados. Nesta etapa final, é muito importante que o professor também comente o trabalho dos alunos, como uma forma de incentivo às atividades que estão desenvolvendo.
Nos links a seguir, os alunos poderão interar-se mais sobre a preservação, inclusive, exercitar análises e conscientizar-se a respeito:
· WWF Brasil: http://www.wwf.org.br/
· Green Peace: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
· Associação Guardiã da água: http://www.agua.bio.br/
· Universidade da água: http://www.uniagua.org.br/
· Movimento Cyan: http://www.movimentocyan.com.br/home
Comunidades do Orkut:
· Economize água: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=160297
· E quando a água acabar? http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=4694827
Blogs:
· 2020 sustentável: http://2020sustentavelagua.blogspot.com/
· Água dona da vida: http://aguadonadavida.blogspot.com/
As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, e, sobretudo, de expressão oral.
Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.
O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação entre alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da criatividade de cada um deles, lembrando que dela depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!