Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SOS Água I: imagens (UCA)

 

09/06/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
imagem do usuário

CONTAGEM - MG CESEC CLEMENTE DE FARIA

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·                     Interpretar textos imagéticos;

·                     Fazer apresentações orais;

·                     Conscientizar-se sobre problemas ambientais.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os problemas ambientais, sobretudo os relacionados à água, têm sido, recorrentemente, alvo de discussões sobre consciência ambiental. Por causa disso, é bem provável que os alunos já tenham informações a esse respeito, principalmente, sobre a consciência de que a água disponível para consumo está acabando e, portanto, deve ser preservada. É muito importante que o professor aborde essas questões para que os alunos se aproximem da temática da aula.

Estratégias e recursos da aula

Água fórmula

 

Atividade 01

 

            O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre os problemas relacionados à preservação da água. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre que problemas o mundo têm enfrentado para preservar a água ou até mesmo como os brasileiros se comportam neste quesito. Para desenvolver a discussão, os alunos, junto ao professor devem analisar as seguintes imagens:

 

2

Disponível em: http://www.mises.org.br/images/articles/2011/ Mar%C3%A7o/ambiente1.jpg.

Acesso em: 05 mai. 2011.

3

Disponível em: https://lh4.googleusercontent.com/-gntECZgwuDQ/TYk8YJEyTVI/AAAAAAAAD8I/SR-Cl21kRnQ/s1600/ ChargeDIADA%25C3%2581GUAd%25C3%25A1lcio.jpg.

Acesso em: 05 mai. 2011.

 

4

Disponível em: http://www.prg.unicamp.br/portal/images/stories/dummyartid336-desperdiciodeagua.png.

Acesso em: 05 mai. 2011.

imagem

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-OfeIxJ5SVZs/TZi0uaKBSjI/AAAAAAAAAAc/459eyO0OhvU/s1600/poluicao_da_agua_02.jpg.

Acesso em: 05 mai. 2011.

 

5

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-Fz6ppBBHmpo/TZPDSbrYhiI/AAAAAAAANfE W2qVfPXa8Ck/s1600/Terra-Planeta-Agua.jpg.

Acesso em: 05 mai. 2011.

 

Nessa análise, o professor fará algumas perguntas oralmente para interpretação dessas imagens. Essas perguntas servirão como norte para o professor promover a discussão.

  • Qual a temática principal de cada imagem?
  • Que elementos as imagens apresentam para comprovar essa temática?
  • Qual o objetivo de cada uma das imagens?
  • O que cada imagem faz para atingir seu objetivo?
  • As imagens criticam determinadas atitudes das pessoas. Quais seriam essas atitudes criticadas?
  • O que as pessoas podem fazer para mudar as situações apresentadas pelas imagens?

 

Atividade 02

           Após analisar as imagens, os alunos podem buscar outras semelhantes em seu teor crítico, para serem analisadas em sala. Para tanto, oriente seus alunos para digitar palavras relacionadas à água no site de buscas e pesquisas que julgar mais conveniente, por exemplo, o Google: www.google.com. Eles podem digitar expressões como “preservação da água”, “consciência ambiental”, “a falta d’água”, etc., para encontrar imagens a serem analisadas. Se eles tiverem dificuldade nesse processo, eles podem direcionar a pesquisa nos sites listados na seção “Recursos Complementares”.

           

            Essas imagens, após análise conjunta entre o professor e os alunos, devem ser compiladas e postadas no blog da turma, junto às imagens analisadas na Atividade 01, que também deverão ser disponibilizadas no blog. Essas imagens recolhidas serão utilizadas pelos alunos na próxima atividade.

 

Observação:

           

Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

          

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

6

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube.

7

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

 

Atividade 03

 

            O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos de no máximo 04 componentes, para que os alunos escolham 03 imagens, das que já foram apresentadas, que mais lhes chamaram a atenção. Eles devem fazer uma apresentação de slide para a turma, analisando-as oralmente perante a turma.

           

Nessa análise os alunos devem considerar suas respostas às seguintes perguntas já abordadas na Atividade 01:

 

  • Por que escolheram essas imagens?
  • Qual a temática principal de cada uma delas?
  • Qual o objetivo de cada uma delas?
  • Que elementos as imagens apresentam para comprovar essa temática?
  • O que cada imagem faz para atingir seu objetivo?
  • As imagens criticam ‘determinadas’ atitudes das pessoas. Quais seriam essas atitudes criticadas?
  • O que as pessoas podem fazer para mudar as situações apresentadas pelas imagens?

 

            Para realizar a apresentação de slide, o aluno deverá, sob orientação do professor, utilizar o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft PowerPoint). Na criação dos slides, eles deverão fazer:

·        Uma capa, contendo o título do trabalho;

·        O corpo do trabalho, composto pelas três imagens;

·        Um último slide, contendo a relação dos integrantes do grupo.

 

Após as apresentações, os alunos podem postar no blog cada slide e a turma pode tecer comentários que julgarem pertinentes sobre os trabalhos apresentados. Nesta etapa final, é muito importante que o professor também comente o trabalho dos alunos, como uma forma de incentivo às atividades que estão desenvolvendo.

Recursos Complementares

Nos links a seguir, os alunos poderão interar-se mais sobre a preservação, inclusive, exercitar análises e conscientizar-se a respeito:

·        WWF Brasil: http://www.wwf.org.br/

·        Green Peace: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/

·        Associação Guardiã da água: http://www.agua.bio.br/

·        Universidade da água: http://www.uniagua.org.br/

·        Movimento Cyan: http://www.movimentocyan.com.br/home

Comunidades do Orkut:

·        Economize água: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=160297

·        E quando a água acabar? http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=4694827

Blogs:

·        2020 sustentável: http://2020sustentavelagua.blogspot.com/

·        Água dona da vida: http://aguadonadavida.blogspot.com/

Avaliação

            As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, e, sobretudo, de expressão oral.

           Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

            O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação entre alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da criatividade de cada um deles, lembrando que dela depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.