09/06/2011
Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
· Interpretar textos audiovisuais;
· Fazer apresentações orais;
· Conscientizar-se sobre problemas ambientais.
Os problemas ambientais, sobretudo os relacionados à água, têm sido, recorrentemente, alvo de discussões sobre consciência ambiental. Por causa disso, é bem provável que os alunos já tenham informações a esse respeito, principalmente, sobre a consciência de que a água disponível para consumo está acabando e, portanto, deve ser preservada. É muito importante que o professor aborde essas questões para que os alunos se aproximem da temática da aula.
Atividade 01
O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre a problemática da água no século XXI. É importante o professor ressaltar a importância da preservação da água, como um bem esgotável, que, a cada dia mais, tem diminuído devido à utilização inadequada da população. Para tanto, ele deve pedir que os alunos acessem o vídeo “Desperdício de água”, postado pelo usuário ‘castrovillela’ do Youtube (www.youtube.com), a fim de ser analisado em sala.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CoF0eG01cbk.
Acesso em: 07 mai. 2011.
O vídeo se trata de uma reportagem da TV Brasil sobre a importância da preservação e do consumo consciente da água. Ele se inicia demonstrando algumas imagens sobre a escassez da água em alguns países, colocando o ser humano como o principal responsável pelo desequilíbrio hídrico. Para isso, a reportagem se vale de imagens de algumas práticas humanas inadequadas em relação à má utilização da água, como utilizar a água para “varrer” a calçada, deixar torneiras mal fechadas, etc.
Todas essas informações são apresentadas, atreladas a dados científicos que comprovam a situação calamitosa da água no planeta. Em seguida, para endossar ainda mais a culpa do ser humano pelo desperdício da água, dois profissionais preocupados com a preservação desse bem são entrevistados para analisar o fenômeno da escassez da água no mundo.
Ao abordar esse vídeo, o professor deverá promover um debate com os alunos sobre essas informações apresentadas, fazendo perguntas que poderão nortear essa análise. É importante que o professor incentive a participação dos alunos no debate, de forma que eles contribuam com a discussão, oferecendo acontecimentos e casos pessoais, em que se permita perceber o cuidado ou a falta dele quanto à preservação da água.
Atividade 02
Em seguida, o professor deve abordar um segundo vídeo, intitulado “Água. Quando você desperdiça, está condenando o nosso futuro.”, postado no Youtube (www.youtube.com) pelo usuário ‘userwood’, sobre a preservação da água.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JHw2sImLOB8.
Acesso em: 18 abr. 2011.
O vídeo anterior se trata de uma campanha publicitária da Prefeitura de Guarulhos em prol da preservação da água. Nele, o locutor chama a atenção para atitudes simples, que visam ao consumo consciente da água, como: não deixar a torneira aberta e pingando, não lavar a calçada com água, evitar escovar os dentes ou lavar as vasilhas com a torneira aberta, etc.
O professor deverá apresentar o vídeo aos alunos com o objetivo de eles perceberem como podemos preservar a água por meio de pequenas ações cotidianas. O professor deve, portanto, perguntar a eles quais seriam essas maneiras e se eles as praticam em seu dia a dia dentro e fora da escola.
O vídeo mobilizará uma discussão em torno do que o cidadão comum pode fazer em prol da preservação desse bem, que, devido à má utilização, se torna cada vez mais escasso no planeta. A partir da apresentação do vídeo, e logo após a discussão, os alunos devem, portanto, dar continuidade ao trabalho, fazendo a próxima atividade.
Atividade 03
Nesta atividade, já que os alunos receberam informações sobre a má utilização da água e o que deve ser feito para o seu consumo consciente, eles farão um trabalho de “campo” para verificar como a água é mal ou bem utilizada no cotidiano das pessoas de sua comunidade.
Disciplina: Língua Portuguesa Data: ___/___/___
A utilização da água
Roteiro
Observação:Se os alunos tiverem dificuldades em localizar outros vídeos, basta que o professor lhes apresente alguns sites listados na seção Recursos Complementares.
Orientações:O trabalho deverá ser realizado individualmente. Para fotografar as cenas, o aluno deverá utilizar seu celular, ou uma câmera digital. As fotos devem ser apresentadas para toda a turma, de forma a mostrar a boa ou má utilização da água no cotidiano das pessoas.
O objetivo dessa atividade é conscientizar os alunos de que pequenas práticas cotidianas podem ser feitas de modo a promover o consumo consciente da água. É necessário que o professor incentive os alunos nessa atividade, especialmente por ser em campo, pois a desenvoltura e o empenho do professor ao longo do processo implicarão maior comprometimento e sucesso do trabalho por parte dos alunos.
Nos links a seguir, os alunos poderão interar-se mais sobre a preservação, inclusive, exercitar análises e conscientizar-se a respeito:
· WWF Brasil: http://www.wwf.org.br/
· Green Peace: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/
· Associação Guardiã da água: http://www.agua.bio.br/
· Universidade da água: http://www.uniagua.org.br/
· Movimento Cyan: http://www.movimentocyan.com.br/home
Comunidades do Orkut:
· Economize água: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=160297
· E quando a água acabar? http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=4694827
Blogs:
· 2020 sustentável: http://2020sustentavelagua.blogspot.com/
· Água dona da vida: http://aguadonadavida.blogspot.com/
As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura e de expressão oral.
Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.
O trabalho de apresentação oral ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com as imagens a serem apresentadas. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação entre alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da criatividade de cada um deles, lembrando que dela depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!