Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SOS Água IV: Folhetos (UCA)

 

09/06/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
imagem do usuário

CONTAGEM - MG CESEC CLEMENTE DE FARIA

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·                    Interpretar e produzir folhetos informativos;

·                    Conscientizar-se sobre problemas ambientais.

Duração das atividades
4 aulas 50 mim.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os problemas ambientais, sobretudo os relacionados à água, têm sido, recorrentemente, alvo de discussões sobre consciência ambiental. Por causa disso, é bem provável que os alunos já tenham informações a esse respeito, principalmente, sobre a consciência de que a água disponível para consumo está acabando e, portanto, deve ser preservada. É muito importante que o professor aborde essas questões para que os alunos se aproximem da temática da aula.

Estratégias e recursos da aula

1

Atividade 01

 

            O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre os problemas relacionados à preservação da água. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre que problemas o mundo têm enfrentado para preservar a água ou até mesmo como os brasileiros se comportam neste quesito. Para desenvolver a discussão, os alunos, junto ao professor devem analisar a seguinte imagem:

 

13

Disponível em: http://trabalhodefisica-n11.blogspot.com/20100501archive.html.

Acesso em: 14 abr. 2011

            Nessa análise, o professor fará algumas perguntas oralmente para interpretação desta imagem, as quais servirão como norte para o professor promover a discussão:

  • Que figura a imagem representa em seu centro?
  • O que encontramos ao redor da figura? Onde ela se encontra?
  • Repare nas cores da figura. Que cor está predominando. Por quê?
  • Há algumas gotas azuis “pingando” da figura central. Que são essas gotas? O que elas representam?
  • A imagem, em conjunto, faz uma crítica? Que crítica é essa? Que elementos da imagem comprovam essa crítica.

 

            O professor deve retificar os comentários mais relevantes da discussão, para garantir uma maior aproximação do aluno ao tema debatido, uma apreensão mais ampla do tema abordado, bem como a reativação de conhecimentos prévios.

 

Atividade 02

 

A atividade tem por objetivo conhecer o gênero folheto. Para isso, o professor apresentará inicialmente uma coletânea desse gênero, para que os alunos as analisem e apreendam, com o auxílio do professor, as características específicas ou mais comuns desse gênero.

           

O professor deverá apresentar a coletânea a seguir, e, a cada folheto apresentado, deverá primar pela análise não apenas da estrutura do gênero em questão, mas também do assunto veiculado pelo folheto. Preliminarmente, ele deve ler os folhetos junto aos alunos, pausando a leitura nos momentos que lhe convier para fazer a análise do folheto apresentado.

           

Nessa análise, algumas perguntas podem nortear a construção de conhecimento dos alunos em relação ao gênero.

·        O que pode ser visto em cada folheto?

·        Onde se encontram os títulos de cada folheto?

·        Quais são as imagens de cada folheto? Qual a função delas nesse contexto?

·        Se repararmos apenas as imagens e os títulos, é possível saber os conteúdos de cada folheto? Por quê?

·        Para que serve cada um desses folhetos? Por que é importante que as pessoas o leiam?

·        Como estão distribuídos as imagens e os textos ao longo dos folhetos?

·        Qual o tamanho dos textos? De que forma são escritos? Por quê?

·        Qual o objetivo dos textos? Eles servem para nos divertir, ou para nos instruir?

·        Como são organizadas as instruções dos textos? Em prosa? Em verso? Em tópico? Por quê?

·        Quem foram os responsáveis pela produção e divulgação de cada folheto?

 

 


14

Disponível em: http://www.designup.pro.br/files/port/1245024709.jpg.

Acesso em: 18 abr. 2011.


15

Disponível em: http://www.qualivida.intermedica.com.br.

Acesso em: 18 abr. 2011.

16

Disponível em: www.rodadagua.wordpress.com.

Acesso em 18 abr. 2011.

            Ao abordar essas questões, o professor ouvirá as respostas de seus alunos a cada folheto analisado e as sintetizará no quadro, para que os alunos possam compará-los, ressaltando as semelhanças e as diferenças entre eles. É dessa forma que o professor chegará, por fim, às principais características do gênero, a saber:

 

·        Existência de título, slogan e/ou texto introdutório;

·        Textos curtos, com informações organizadas em tópicos, com o objetivo de instruir as pessoas sobre o modo de agir em relação à determinada questão;

·        Utilização de ilustrações para que as pessoas tenham informações, de forma mais rápida, sobre o assunto tratado.

·        Presença de créditos ou nome dos responsáveis pela elaboração e divulgação.

 

Atividade 03

           

            Após o estudo do gênero folheto, abordando suas principais características formais apresentadas em geral, os alunos já podem partir para a produção do próprio folheto sobre a preservação da água.

 

            Para executar a atividade, o professor deve orientar os alunos para que se dividam em grupos de no máximo 04 componentes. O trabalho em grupo visa a desenvolver a capacidade de interação entre os colegas, e a avaliar o comportamento e colaboração dos alunos entre si, na produção de um trabalho coletivo.

 

            Inicialmente, eles devem buscar imagens relativas ao tema, digitando palavras relacionadas à água no site de buscas e pesquisas que julgarem mais conveniente, por exemplo, no Google: www.google.com. Eles podem digitar expressões como “preservação da água”, “consciência ambiental”, “a falta d’água”, etc., para encontrar imagens a serem analisadas. Se eles tiverem dificuldade nesse processo, eles podem direcionar a pesquisa nos sites listados na seção “Recursos Complementares”.

 

Atividade 04

 

            Para continuar a confecção do folheto, o professor pedirá para que os alunos utilizem um editor de texto, por exemplo, ‘BROffice’ (o ‘Microsoft Word’ do equipamento UCA), para confecção do folheto. Eles deverão abrir um novo documento e copiar e colar as imagens que acharem mais interessantes para a criação do folheto. Também devem digitar frases e textos referentes a cada imagem da seguinte forma:

 

            Após a prévia seleção das imagens (na atividade anterior) que o grupo considerar mais interessante, os alunos devem criar, para cada imagem, pequenos textos que mostrem o desperdício da água e a postura que deve ser adotada em contrapartida. Logo após a criação dos pequenos textos, eles devem redigir uma pequena introdução, que englobe todas as imagens e textos apresentados, de forma a convidar o leitor a continuar a leitura completa do folheto. Por fim, os alunos deverão criar o slogan do folheto, uma frase criativa e original, que tem por objetivo chamar a atenção do leitor para o folheto e dar destaque à campanha.

 

            O professor auxiliará os alunos ao longo de todo o processo de elaboração do folheto, principalmente nesta etapa de redação de textos, em que os alunos devem se atentar à utilização de uma linguagem adequada ao contexto. Nessa etapa, o professor deve atentar os alunos para uma escrita vinculada, sobretudo, à norma padrão, para dar maior credibilidade ao folheto. Entretanto, o professor também deve ressaltar que os alunos devem evitar expressões rebuscadas ou pedantes, já que o folheto tem por objetivo a aproximação com o leitor.

           

Atividade 05

           

Após a criação dos textos referentes às imagens e ao folheto em geral, os alunos devem partir para a etapa de diagramação e formatação. Para que o trabalho tenha o caráter de folheto, o professor deve orientar os alunos a ‘Configurar a Página’ no formato ‘Paisagem’ e dividir o texto em duas ou mais colunas, de forma a distribuir bem as imagens, os textos e o slogan. Os alunos devem se atentar ao grau de importância das informações e imagens divulgadas. O professor deverá propor a seguinte divisão do folheto: capa, corpo, créditos.

 

Na capa, os alunos deverão ser bastante criativos, pois se trata da apresentação do folheto. Nela, deverão constar o slogan, a imagem principal e o texto introdutório.           No corpo, os alunos colocarão as imagens e os textos sobre as atitudes positivas e negativas das pessoas em relação à preservação da água. A disposição das imagens e dos textos dessa secção fica a cargo da originalidade dos alunos. Por fim, nos créditos, deverão aparecer os nomes dos organizadores e da escola a que pertencem, os responsáveis pela divulgação do folheto.

 

Ao dividir o trabalho em colunas, o professor deve orientar os alunos que o folheto será produzido na frente e no verso de uma folha A4 comum. O folheto deverá ser fechado como se fosse um pequeno caderno, com a seguinte ordem: capa, corpo e créditos. Os alunos devem se atentar que a divisão da folha ser por igual e que os textos e as imagens devem ser bem distribuídos para ocupar o espaço da melhor forma possível.

 

           Observe o exemplo a seguir:

 

17

 

De forma semelhante à elaboração de textos, o auxílio do professor também será essencial nessa etapa da diagramação. O professor deve ajudá-los atentando-se à forma como os alunos estão dispondo os elementos do folheto, elogiando o esforço e trabalho que estão tendo e dando conselhos e sugestões sobre com dispor os elementos para chamar a atenção do leitor de forma mais eficaz.

 

Atividade 06

 

Quando todos os grupos terminarem a elaboração de seus respectivos folhetos, os alunos devem proceder a uma revisão atenciosa do trabalho feito. Eles se atentarão não apenas aos textos produzidos como também à disposição deles atrelada às imagens. O professor deve frisar a importância dessa revisão, visto que o texto será divulgado – e com o nome deles – não só para a escola, como também para a comunidade. É essencial, portanto que eles corrijam devidamente quaisquer inadequações.

 

Antes da divulgação do material, o professor deve avaliar cada trabalho produzido, de modo a fazer uma revisão final para evitar que inadequações sejam divulgadas. Além disso, ele deverá, sobretudo, ressaltar a criatividade dos alunos na produção de seus folhetos. Esse retorno positivo é essencial para incentivar os alunos a se empenharem cada vez mais na execução de seus trabalhos.

 

Atividade 07

 

Depois da correção dos trabalhos pelo professor, e da realização das últimas modificações pelos alunos, o folheto pode, então, ser divulgado. A divulgação ocorrerá não apenas na Internet, como também na escola e na comunidade.

 

Na Internet, os alunos deverão postar seus trabalhos no blog da turma para a apreciação dos colegas e dos internautas em geral. Além disso, os alunos devem enviar o folheto por e-mail à sua lista de contatos, pedindo para que os destinatários também o encaminhem para suas respectivas listas. Assim, o folheto formará uma “corrente”, com o objetivo de atingir e conscientizar o maior número de internautas possível.

 

Na escola e na comunidade, os alunos deverão divulgar os folhetos em papel impresso. A impressão fica, inicialmente, a cargo dos grupos, mas seria ótimo se a escola ou outra entidade pudessem custeá-los. Quanto mais cópias, maior a difusão e alcance dos folhetos, maior também a possibilidade de conscientização das pessoas. Na escola, os alunos podem divulgar os folhetos durante o intervalo, ou na saída para casa.

 

Na comunidade, os alunos podem divulgá-los, em grupo no horário da aula junto ao professor, indo a um parque ou uma praça, por exemplo, e divulgando os folhetos para os transeuntes ali presentes. Outra opção é a divulgação em um horário extra-classe. Nesse caso, os alunos, em grupo, deverão se dirigir a seus respectivos bairros para a distribuição dos folhetos a seus vizinhos, parentes, amigos ou a qualquer pessoa que passe pelo local.

 

É essencial que o professor, para o sucesso da atividade, mobilize e incentive seus alunos nesta última etapa. Para isso, é igualmente importante que o próprio professor abrace a causa deste trabalho e faça com que os alunos percebam a relevância de se conscientizar as pessoas sobre o problema da água. Sem um posicionamento ativo quanto a isso, infelizmente, não há como haver interesse por parte dos alunos e muito menos – o mais importante – conscientização por parte das pessoas.       

Recursos Complementares

Nos links a seguir, os alunos poderão interar-se mais sobre a preservação, inclusive, exercitar análises e conscientizar-se a respeito:

·        WWF Brasil: http://www.wwf.org.br/

·        Green Peace: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/

·        Associação Guardiã da água: http://www.agua.bio.br/

·        Universidade da água: http://www.uniagua.org.br/

·        Movimento Cyan: http://www.movimentocyan.com.br/home

Comunidades do Orkut:

·        Economize água: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=160297

·        E quando a água acabar? http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=4694827

Blogs:

·        2020 sustentável: http://2020sustentavelagua.blogspot.com/

·        Água dona da vida: http://aguadonadavida.blogspot.com/

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.

            Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

            As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

·        O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·        Os processos de coesão e coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico do texto;

·        O registro da língua utilizado, visto que esta sequência apresenta atividades que ora se pautam na variante padrão ora se valem da variante coloquial.

            O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e as capacidades de se interagir com textos dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da criatividade de cada um deles, lembrando que dela depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.