Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música na escola

 

28/10/2011

Autor e Coautor(es)
JAQUELINE MILIAVACA WIELEWSKI
imagem do usuário

CASCAVEL - PR MARIA T ABREU FIGUEIREDO E M E INF E F

Vera AparecidaM. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Perceber a música como um meio de sentir prazer, tranquilidade, alegria

Conhecer gêneros musicais brasileiros, ritmos diversificados.

Compreender rimas, versos, poesia.

Identificar elementos sonoros que aprecem na música.

Entender as diferenças da entonação de voz.

Duração das atividades
Durante o ano
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Estratégias e recursos da aula
1º momento
Realizar conversa por turma visando listar quais músicas que conhecem, bem como seus gêneros. (o professor deverá anotar todos os títulos e fazer um cartaz, para expor no saguão da escola)
2º momento
Organizar o multimídia no saguão da escola para que as crianças assistam clips e letras de músicas que serão cantadas por todos os alunos da escola
http://www.youtube.com/watch?v=NO6cClQxUBg
http://www.youtube.com/watch?v=9CVEiO1rBtI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=59GM_xjPhco&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=orxxp-3gBiE&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=15TrBR1N0T8
 
3º momento
A partir das músicas elencadas e assistidas cantar diariamente com todos os alunos da escola nas entradas de aula e recreio, utilizando-se de coreografias que ajudam o aluno a memorizar a canção. (elegendo uma por semana e se necessário, mais tempo até que as crianças aprendam)
4º momento
No laboratório de informática com a colaboração do instrutor: Assistir programas, reportagens e entrevistas com cantores de diferentes gêneros musicais.
http://www.youtube.com/watch?v=xxFhzquOYK0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=GrMIQWY_b0o
http://www.youtube.com/watch?v=T5jkkWS2QvI
 
 
5º momento
Analisar o contexto das músicas:
Saudade da minha terra – Goiá e Biá – Sertanejo raiz
De que me adianta viver na cidade
Se a felicidade não me acompanhar
Adeus, paulistinha do meu coração
Lá pro meu sertão quero voltar
Ver a madrugada, quando a passarada
Fazendo alvorada começa a cantar
Com satisfação arreio o burrão
Cortando o estradão saio a galopar
E vou escutando o gado berrando
Sabiá cantando no jequitibá
Por nossa senhora, meu sertão querido
Vivo arrependido por ter te deixado
Esta nova vida aqui na cidade
De tanta saudade, eu tenho chorado
Aqui tem alguém, diz que me quer bem
Mas não me convém, eu tenho pensado
Eu digo com pena, mas essa morena
Não sabe o sistema que eu fui criado
Tô aqui cantando de longe escutando
Alguém está chorando com o rádio ligado
Que saudade imensa do campo e do mato
Do manso regato que corta as campinas
Aos domingos ia passear de canoa
Nas lindas lagoas de águas cristalinas
Que doce lembrança daquelas festanças
Onde tinham danças e lindas meninas
Eu vivo hoje em dia sem ter alegria
O mundo judia, mas também ensina
Estou contrariado, mas não derrotado
Eu sou bem guiado pelas mãos divinas
Pra minha mãezinha já telegrafei
E já me cansei de tanto sofrer
Nesta madrugada estarei de partida
Pra terra querida, que me viu nascer
Já ouço sonhando o galo cantando
inhambu piando no escurecer
A lua prateada clareando a estrada
A relva molhada desde o anoitecer
Eu preciso ir pra ver tudo alí
Foi lá que nasci, lá quero morrer
http://www.youtube.com/watch?v=b0iFrYwy72I&feature=related
Lendas e Mistério – Maria Cecília e Rodolfo – sertanejo universitário
Lendas e Mistérios
Diz a lenda que muitos e muitos anos atrás
Um casal que se amava contra a vontade dos pais
Se encontravam escondidos na escuridão
Eram guiados pela força da sua paixão
Era o amor vencendo o medo
Eles guardavam um segredo á sete chaves em seu coração
Deus ouvindo as preces daquele jovem casal
Resolveu lá do céu e mandar o mais lindo sinal
E nesse instante uma luz iluminou o céu
E ele prometeu olhando em seus olhos de mel
O mundo inteiro vai saber que foi o nosso amor que fez nascer
A lua cheia no céu
Pra iluminar, quem quiser amar
Uma vez por mês a lua cheia vai brilhar
Lendas e mistérios de um amor eterno
Que nem mesmo o tempo foi capaz de apagar
Foi assim que aconteceu
Um amor que não morreu

Deus ouvindo as preces daquele jovem casal
Resolveu lá do céu e mandar o mais lindo sinal
E nesse instante uma luz iluminou o céu
E ele prometeu olhando em seus olhos de mel
O mundo inteiro vai saber que foi o nosso amor que fez nascer
A lua cheia no céu
Pra iluminar, quem quiser amar
Uma vez por mês a lua cheia vai brilhar
Lendas e mistérios de um amor eterno
Que nem mesmo o tempo foi capaz de apagar
Pra iluminar
Uma vez por mês a lua cheia vai brilhar
Lendas e mistérios de um amor eterno
Que nem mesmo o tempo foi capaz de apagar
Foi assim que aconteceu
Um amor que não morreu



http://www.vagalume.com.br/maria-cecilia-e-rodolfo/lendas-e-misterios.html#ixzz1QlCM14wd
No laboratório de informática ver os dois clips e ler as letras das músicas e fazer uma análise das diferenças entre as letras, prestando atenção na época em que foram escritas.
Utilizar a internet pesquisar em que ano cada música foi escrita e por quem.
 
6º Momento
No laboratório ouvir novamente as duas músicas e verificar quais instrumentos são utilizados em cada uma. Cada criança irá pesquisar na internet outras músicas que utilizam outros tipos de instrumentos ex: violino, flauta, cavaquinho, banjo, pandeiro, saxofone e outros.
Recursos Complementares
Avaliação

 

Avaliar se os alunos conseguiram entender a música como um meio de sentir prazer, tranquilidade, alegria se estão conhecendo os gêneros musicais, rimas, versos, poesia se percebem que tipos de instrumentos são utilizados. E esta verificação será feita durante a execução das aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.