Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – Conhecendo a Wikipédia: possibilidades de escrita colaborativa

 

10/06/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Navegar  pela  Wikipédia conhecendo o site.
  • Compreender o significado de Wiki.
  • Analisar a Wikipédia para avaliá-la.
  • Escrever colaborativamente.
Duração das atividades
5 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Paráfrase.
  • Sequências textuais, especialmente, a expositiva.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • pesquisa;
  • trabalho coletivo e/ou em duplas/grupos;
  • discussões orais coletivas;
  • texto coletivo;
  • escrita colaborativa.

 

Recursos:

  • laptops (Classmates) com acesso à internet;
  • projetor;
  • xerocópias. 

 ESEBA

Aula 1

Atividade 1

 

Antes de dar início às atividades, o professor pedirá aos alunos, com os laptops em mãos e conectados à internet, para acessarem a  imagem abaixo que encontra-se disponível em:  http://cienciaecuriosidade.files.wordpress.com/2010/05/wikipedia-logo2.jpg

1

 

Depois, conversará com os alunos sobre a imagem. Para tanto, as sugestões abaixo poderão ajudar o professor nessa tarefa. Questionar:

  1. Essa imagem os remete a alguma significação, a alguma simbologia?
  2. Qual a forma geométrica da imagem? E o que podemos dizer dessa forma relacionada à ferramenta virtual que ela representa?
  3. E por que o uso de peças de quebra-cabeças para emoldurar a circunferência?
  4. Por que a circunferência não está totalmente fechada? O que isso sugere?
  5. E o uso de símbolos nas peças da circunferência seria aleatório? Quais sentidos emanam desse uso?

 

Esses questionamentos possibilitam uma discussão inicial acerca dos usos e funções da Wikipédia: uma enciclopédia virtual que pode ser acessada e editada por qualquer pessoa.

 

Atividade 2

 

pesquisa

Os alunos terão agora de buscar na internet o significado de Wiki. Mas para tornar a atividade divertida, o professor demandará o trabalho em duplas e com a realização em menor tempo possível. Isso significa que a dupla que primeiro encontrar um texto que trate sobre o significado de Wiki terá de lê-lo e parafraseá-lo em documento salvo no processador de texto KWord. Será vencedora a dupla que desenvolver a atividade primeiro. Ao professor cabe estimulá-los premiando-os com alguma guloseima, um bombom, por exemplo.

Importante: professor, quando já houver a dupla campeã, oriente as outras duplas a continuarem buscando pelo significado até que toda a tarefa seja concluída.

Após a atividade de busca e paráfrase, os alunos serão orientados a acessarem o texto de Jony Santellano que trata sobre o significado de Wiki de uma forma bastante acessível e objetiva:

O que significa “wiki”?

Publicado em 21/11/2007 pelo(a) Wiki Repórter Jony Santellano, São José dos Campos - SP

Disponível em:  http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=3153

Consta que a palavra wiki pertence originalmente ao repertório de termos usados na linguagem dos nativos das ilhas do Havaí, arquipélago localizado no Oceano Pacífico e administrado pelos EUA. O significado usual para essa palavra é rápido, ligeiro, imediato. O termo descreve, assim, qualitativamente, uma espécie de medida do tempo necessário para o desenvolvimento de uma determinada ação. Entretanto, não é esse significado do termo cuja trajetória estamos aqui interessados em apresentar.
 
A palavra wiki passou a ser também empregada em um sentido técnico, para descrever uma maneira de construir conhecimento, de forma coletiva, em certos ambientes disponíveis na internet. Nesses ambientes, existiriam ferramentas de software, mecanismos embutidos, uma infra-estrutura que permitiriam a agregação rápida, de novos conteúdos fornecidos a partir dos usuários do ambiente. 

Descreveria, então, o termo técnico wiki, empregado na área de tecnologia da informação, além da maneira coletiva e colaborativa de construção de conhecimento em um ambiente acessível através da rede mundial de computadores, para o conjunto de ferramentas e mecanismos que possibilitariam a inclusão rápida, de forma imediata, desses conhecimentos ao ambiente. 

De uma maneira estrutural e abstrata, podemos considerar a internet, ou parte dela, a chamada web (teia global), como um conjunto de textos ou páginas. Essas páginas podem ser consultadas a partir de endereços e também podem ser percorridas através de elementos de ligação. Uma visita aos textos ou páginas que compõem a internet, por meio de endereços ou elementos de ligação, denomina-se, tecnicamente, navegação.

Os textos que formam a vasta teia global (web) e que permitem a navegação por ação de um usuário são chamados de hipertextos. E assim, mais rigorosamente falando, uma ferramenta wiki permite a criação rápida de hipertextos. As ferramentas e a maneira de construção rápida e colaborativa de uma obra na internet, sem fins lucrativos e de propriedade coletiva, tornaram-se conhecidos do grande público a partir do projeto e da realização de uma enciclopédia de livre acesso, denominada Wikipédia

Essa obra, a Wikipédia, a despeito dos estímulos positivos e nem tanto recebidos, apoiando ou desestimulando a sua realização, continua em franco processo de construção coletiva na internet, contando atualmente com versões em diversos idiomas, inclusive o português  (http://pt.wikipedia.org/). 

Dados estatísticos sobre a Wikipédia: número de verbetes, taxas de crescimento, número de alterações por unidade de tempo, número de versões em diferentes idiomas, etc., como também toda a sorte de informações com respeito à própria internet são muito voláteis e alteram-se, não raro, diariamente. Quando esses dados são necessários, eles podem ser consultados em locais específicos da própria internet e o seu prazo de validade, dependendo do dado, pode mesmo não passar de um dia.
 
A ideia original de um ambiente wiki é que os seus conteúdos sejam agregados de uma forma livre, amadurecida e democrática. O conhecimento construído conjuntamente seria de livre acesso e de propriedade de toda a coletividade. Não seria objeto de fins comerciais o volume de dados armazenados, como também a sua utilização. Cada usuário colaborador seria o único responsável pela qualidade e veracidade da sua contribuição ao conhecimento coletivo que está sendo criado. 

A experiência da Wikipédia mostrou que esse ideal não se realizou na prática. Pessoas ou grupos começaram a utilizar as páginas da Wikipédia para fins outros do que o desinteressado registro do conhecimento humano, tão neutro e imparcial quanto possível, nos moldes criados pelo iluminismo francês. As páginas passaram a ser poluídas com textos de autopromoção, propaganda comercial ou terrorista, disseminação de inverdades históricas, etc.

Em face dessas ações, empresas, grupos e até mesmo Estados soberanos iniciaram a realização de ações de censura, reescrita de conteúdos da Wikipédia, com o objetivo de evitar abusos ou práticas difamatórias condenáveis ou até desinformar, omitindo dados sobre o passado de personalidades políticas ou sobre ações de caráter duvidoso de governos do presente ou do passado.
 
Para impedir tais abusos acontecidos, como a propaganda difamatória ou a censura indiscriminada, hoje a inclusão ou a exclusão de conteúdos da Wikipédia, é submetida à supervisão de uma espécie de conselho editorial, cuja função é realizar uma avaliação para todo conteúdo incluído ou eliminado dessa grande obra coletiva. 

A ideia de um conselho editorial associado ao modelo wiki inicialmente proposto passou, também, a ser adotado em outros ambientes concebidos no estilo wiki. Tal, por exemplo, é a política de funcionamento do BrasilWiki, conhecido local do ciberespaço brasileiro onde são reunidas matérias de conteúdo jornalístico, formando uma espécie de revista diária, de construção coletiva e acesso livre, onde adota-se a figura descrita do conselho editorial para a aprovação das novas matérias a serem acrescentadas.
 
Outras obras passaram também a serem construídas de forma colaborativa, em face da disponibilidade de recursos para tal empreendimento na internet. Algumas dessas obras, complexas e especializadas, são programas de computador (software). Em certos casos, o acesso aos códigos e registros desses programas é livre e de conhecimento público, mas o seu uso, ou licença de uso, pode ser remunerado.

Um bom exemplo de caso é o sistema operacional Linux, usado na operação de computadores digitais e, resultante do esforço criativo de uma grande coletividade de empreendedores, espalhados pelo mundo afora e reunidos através da Internet.
A adoção do estilo wiki para o desenvolvimento coletivo de obras com fins lucrativos, levou ao aparecimento recente de um novo termo técnico, a wikonomics, destinado a descrever esse modo de produção de bens, com o uso das facilidades e ferramentas oferecidas pela internet. 

Mesmo emergente e pouco conhecida, a wikonomics tem sido tema de estudos acadêmicos sérios e investimentos consideráveis. Poderia já, por si só, ser o tema de uma outra matéria. 

E assim, com grande rapidez, vão acontecendo as transformações no mundo real influenciado pelo ciberespaço, que é o mundo criado a partir da operação das tecnologias da informação e comunicação. Transformações essas, resultantes da interação permanente entre o homem e a tecnologia e, da tecnologia com o homem. Ou, seria ao contrário?

 Após a leitura coletiva em sala, os alunos deverão retornar a suas paráfrases para verificar o conceito correto de Wiki, conforme exposto por Jony Santellano. Caso seja necessário, pedir aos alunos para reescreverem informações e/ou adicioná-las. O mais importante a ser registrado é :

"A palavra wiki descreve uma maneira de construir conhecimento, de forma coletiva, em certos ambientes disponibilizados na internet. Nesses ambientes, existem ferramentas de software, mecanismos embutidos, uma infra-estrutura que permite a agregação rápida de novos conteúdos fornecidos a partir dos usuários do ambiente. O ambiente é acessível através da rede mundial de computadores, para o conjunto de ferramentas e mecanismos que possibilitariam a inclusão rápida, de forma imediata, desses conhecimentos ao ambiente. "

 

Aula 2

Atividade

 

O objetivo desta aula será conhecer a Wikipédia. Para tanto, os alunos acessarão a página:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

 

2

 

Primeiramente, a navegação pelo site será direcionada por meio de questões xerocopiadas entregues aos alunos e as quais eles devem responder no KWord. O detalhe é que, para responder a essas questões, os alunos deverão navegar pelo site, "desbravando-o".

Questionário:

1) Na política do site, há cinco pilares que constituem os princípios fundadores da Wikipédia. Quais são eles e o que eles demandam?

2) Escreva, pelo menos, cinco normas de conduta estipuladas pela política da enciclopédia livre.

3) O que significa a recomendação dada "Seja audaz!"?

4) Quais os softwares e ferramentas de acessibilidade disponíveis na Wikipédia?

5) Complete a ideia: "A esplanada é o principal...."

6) Quem é o fundador da Wikipédia?

7) Na página inicial da Wikipédia, são listados temas que facilitam a navegação do usuário. Quais são eles?

8) Como é sabido, a Wikipédia existe em várias línguas. Quantas são as edições ativas da Wikipédia atualmente?

9) Quais os comandos para iniciar uma Wikipédia em uma língua nova?

10) O que é possível fazer por meio do link "Editar"?

11) É possível informar um erro na Wikipédia? Como?

12) No Portal Comunitário é possível ver a lista de tarefas que os usuários podem fazer para ajudar a melhorar a Wikipédia enquanto uma enciclopédia livre. Quais são essas tarefas?

13) Quais são os correlatos Wikis?

14) Ao final da página, existe um link "Avisos gerais". Quais são esses avisos e qual a utilidade deles para os usuários?

 

  • Acreditamos que, por meio das respostas às perguntas acima, os alunos terão noções básicas sobre a Wikipédia.
  • Ao final da atividade, o professor deve oralmente discutir cada questionamento, mostrando no próprio site da enciclopédia os caminhos para as respostas.

Importante: professor, nesta aula, é imprescindível contar com um projetor, porque os alunos serão norteados na navegação no site da Wikipédia conforme seus comandos após a resolução dos questionamentos a eles entregues.

 

Aulas 3, 4 e 5

Atividades

 

Após conhecer a Wikipédia e suas possibilidades, os alunos terão a incumbência de escrever colaborativamente conforme propõe a enciclopédia virtual.

Antes, todavia, os alunos serão organizados em grupos de até 4 pessoas. Cada grupo ficará com a tarefa de pesquisar sobre um tema estipulado pelo professor e alimentar a enciclopédia com a escrita de um artigo simples sobre o tema em questão.

Importante: professor, pesquise antes na própria enciclopédia os temas já disponíveis para consulta para evitar propor algo que já exista. Ainda, se preferir, pode "alimentar" o conteúdo existente sobre dado tema, com novas informações. É possível também propor um trabalho interdisciplinar com alguma outra área de conhecimento para criar artigos.

Para essa tarefa, os alunos, após pesquisarem sobre o tema estipulado, deverão apresentar o artigo para o professor que dará o aval para a colocação dele na Wikipédia. Depois dos artigos prontos, os alunos acessarão o trabalho dos colegas e avaliarão o artigo produzido pelos pares.

Ao final do trabalho com a Wikipédia, o professor deve propor uma avaliação do site bem como suas possibilidades. A avaliação deverá ser feita no KWord por cada grupo. Depois de prontas, as avaliações devem ser discutidas pela turma e, a partir delas, criado um texto coletivo que exalta ou não o uso da enciclopédia livre na internet. Esse texto coletivo pode ser publicado no jornal ou mural da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta proposta, a avaliação deverá ser a processual, atentando-se para a colaboração dos alunos frente às demandas para o conhecimento da Wikipédia. É importante valorizar as conquistas dos alunos no que tange às descobertas sobre as potencialidades da enciclopédia virtual bem como seu posicionamento na avaliação do site.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.