10/06/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Antes de dar início às atividades, o professor pedirá aos alunos, com os laptops em mãos e conectados à internet, para acessarem a imagem abaixo que encontra-se disponível em: http://cienciaecuriosidade.files.wordpress.com/2010/05/wikipedia-logo2.jpg
Depois, conversará com os alunos sobre a imagem. Para tanto, as sugestões abaixo poderão ajudar o professor nessa tarefa. Questionar:
Esses questionamentos possibilitam uma discussão inicial acerca dos usos e funções da Wikipédia: uma enciclopédia virtual que pode ser acessada e editada por qualquer pessoa.
Atividade 2
Os alunos terão agora de buscar na internet o significado de Wiki. Mas para tornar a atividade divertida, o professor demandará o trabalho em duplas e com a realização em menor tempo possível. Isso significa que a dupla que primeiro encontrar um texto que trate sobre o significado de Wiki terá de lê-lo e parafraseá-lo em documento salvo no processador de texto KWord. Será vencedora a dupla que desenvolver a atividade primeiro. Ao professor cabe estimulá-los premiando-os com alguma guloseima, um bombom, por exemplo.
Importante: professor, quando já houver a dupla campeã, oriente as outras duplas a continuarem buscando pelo significado até que toda a tarefa seja concluída.
Após a atividade de busca e paráfrase, os alunos serão orientados a acessarem o texto de Jony Santellano que trata sobre o significado de Wiki de uma forma bastante acessível e objetiva:
Publicado em 21/11/2007 pelo(a) Wiki Repórter Jony Santellano, São José dos Campos - SP
Disponível em: http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=3153
Consta que a palavra wiki pertence originalmente ao repertório de termos usados na linguagem dos nativos das ilhas do Havaí, arquipélago localizado no Oceano Pacífico e administrado pelos EUA. O significado usual para essa palavra é rápido, ligeiro, imediato. O termo descreve, assim, qualitativamente, uma espécie de medida do tempo necessário para o desenvolvimento de uma determinada ação. Entretanto, não é esse significado do termo cuja trajetória estamos aqui interessados em apresentar. |
Após a leitura coletiva em sala, os alunos deverão retornar a suas paráfrases para verificar o conceito correto de Wiki, conforme exposto por Jony Santellano. Caso seja necessário, pedir aos alunos para reescreverem informações e/ou adicioná-las. O mais importante a ser registrado é :
"A palavra wiki descreve uma maneira de construir conhecimento, de forma coletiva, em certos ambientes disponibilizados na internet. Nesses ambientes, existem ferramentas de software, mecanismos embutidos, uma infra-estrutura que permite a agregação rápida de novos conteúdos fornecidos a partir dos usuários do ambiente. O ambiente é acessível através da rede mundial de computadores, para o conjunto de ferramentas e mecanismos que possibilitariam a inclusão rápida, de forma imediata, desses conhecimentos ao ambiente. " |
Aula 2
Atividade
O objetivo desta aula será conhecer a Wikipédia. Para tanto, os alunos acessarão a página: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
Primeiramente, a navegação pelo site será direcionada por meio de questões xerocopiadas entregues aos alunos e as quais eles devem responder no KWord. O detalhe é que, para responder a essas questões, os alunos deverão navegar pelo site, "desbravando-o".
Questionário: 1) Na política do site, há cinco pilares que constituem os princípios fundadores da Wikipédia. Quais são eles e o que eles demandam? 2) Escreva, pelo menos, cinco normas de conduta estipuladas pela política da enciclopédia livre. 3) O que significa a recomendação dada "Seja audaz!"? 4) Quais os softwares e ferramentas de acessibilidade disponíveis na Wikipédia? 5) Complete a ideia: "A esplanada é o principal...." 6) Quem é o fundador da Wikipédia? 7) Na página inicial da Wikipédia, são listados temas que facilitam a navegação do usuário. Quais são eles? 8) Como é sabido, a Wikipédia existe em várias línguas. Quantas são as edições ativas da Wikipédia atualmente? 9) Quais os comandos para iniciar uma Wikipédia em uma língua nova? 10) O que é possível fazer por meio do link "Editar"? 11) É possível informar um erro na Wikipédia? Como? 12) No Portal Comunitário é possível ver a lista de tarefas que os usuários podem fazer para ajudar a melhorar a Wikipédia enquanto uma enciclopédia livre. Quais são essas tarefas? 13) Quais são os correlatos Wikis? 14) Ao final da página, existe um link "Avisos gerais". Quais são esses avisos e qual a utilidade deles para os usuários? |
Importante: professor, nesta aula, é imprescindível contar com um projetor, porque os alunos serão norteados na navegação no site da Wikipédia conforme seus comandos após a resolução dos questionamentos a eles entregues.
Aulas 3, 4 e 5
Atividades
Após conhecer a Wikipédia e suas possibilidades, os alunos terão a incumbência de escrever colaborativamente conforme propõe a enciclopédia virtual.
Antes, todavia, os alunos serão organizados em grupos de até 4 pessoas. Cada grupo ficará com a tarefa de pesquisar sobre um tema estipulado pelo professor e alimentar a enciclopédia com a escrita de um artigo simples sobre o tema em questão.
Importante: professor, pesquise antes na própria enciclopédia os temas já disponíveis para consulta para evitar propor algo que já exista. Ainda, se preferir, pode "alimentar" o conteúdo existente sobre dado tema, com novas informações. É possível também propor um trabalho interdisciplinar com alguma outra área de conhecimento para criar artigos.
Para essa tarefa, os alunos, após pesquisarem sobre o tema estipulado, deverão apresentar o artigo para o professor que dará o aval para a colocação dele na Wikipédia. Depois dos artigos prontos, os alunos acessarão o trabalho dos colegas e avaliarão o artigo produzido pelos pares.
Ao final do trabalho com a Wikipédia, o professor deve propor uma avaliação do site bem como suas possibilidades. A avaliação deverá ser feita no KWord por cada grupo. Depois de prontas, as avaliações devem ser discutidas pela turma e, a partir delas, criado um texto coletivo que exalta ou não o uso da enciclopédia livre na internet. Esse texto coletivo pode ser publicado no jornal ou mural da escola.
Para leitura do professor:
http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/viewArticle/233
http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/handle/1904/20222
http://189.50.200.208/seer/index.php/localdatacenter/article/viewArticle/39
http://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/viewArticle/11178
http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/libero/article/viewArticle/6107
http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2010/resumos/R19-0610-1.pdf
Nesta proposta, a avaliação deverá ser a processual, atentando-se para a colaboração dos alunos frente às demandas para o conhecimento da Wikipédia. É importante valorizar as conquistas dos alunos no que tange às descobertas sobre as potencialidades da enciclopédia virtual bem como seu posicionamento na avaliação do site.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!