28/07/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 5, poderão:
Os professores para propor atividades com relógio, de forma sistematizada, devem ter trabalhado anteriormente com as crianças a noção da contagem, representação numérica, agrupamento de 5 em 5 e cálculo mental de pequenas quantidades.
Essa atividade poderá ser realizada individualmente ou em duplas.
É interessante dividir a atividade por etapas, em diferentes dias, de modo que se respeite a capacidade de tolerância das crianças e o tempo de concentração.
1º MOMENTO - Iniciamos a realização da tarefa discutindo com as crianças sobre os relógios de suas vivências e de suas preferências. Depois desta etapa o grupo deverá planejar qual o modelo que deverá construir. Para tal escolha o professor pode apresentar várias imagens de relógios ou solicitar que os pais procurem em revistas ou em outros materiais e enviem à escola, para serem observados, analisados e escolhidos como modelos.
2º MOMENTO - O professor deverá disponibilizar para o grupo de crianças os seguintes materias:
Depois de apresentar o material, cada criança ou grupo de crianças, constrói o seu relógio a partir da orientação do professor.
Quando os relógios estiverem prontos, servirão para marcar o tempo em diversas atividades.
figura 1- Rélógios de brinquedo construidos por crianças de 5 anos.
Durante o processo de ensino-aprendizagem é observado se a criança participou do planejamento; se fez a escolha e no momento da produção conservou o modelo inicial ou houve mudança e por que; quais as dificuldades ou o que facilitou a construção de relógio.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!