Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os viajantes estrangeiros no Brasil da primeira metade do século XIX

 

09/06/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Ligia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender quem foram os viajantes que contribuíram para constituir uma imagem de Brasil no início do século XIX que perdura até hoje. Além disso, compreender como a iconografia e os textos de viajantes estrangeiros moldaram algumas concepções nacionais sobre a identidade brasileira.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter conhecimentos gerais sobre a passagem do século XVIII para o século XIX tanto na Europa, notadamente em Portugal, quanto no Brasil. Compreender, também, que é um momento de grandes transformações, tendo a Revolução Francesa como desencadeadora de uma série dessas transformações.

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRO PASSO

O professor deverá fazer uma breve introdução sobre o contexto do início do século XIX, chamando a atenção principalmente para as transformações do período de D. João VI e a vinda de muitos viajantes para o País, o que foi chamado de redescobrimento do Brasil. Deverá dizer que, do enorme número de viajantes, ele selecionou três que farão parte da atividade logo abaixo. A seleção é para poder aprofundar melhor nos assuntos necessários, senão dispersaria muito o tema, devido ao grande número de viajantes estrangeiros nesse período.

O professor deverá pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre a biografia e as obras de três viajantes: Auguste de Saint-Hilaire, Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas. O professor deverá ressaltar que, na pesquisa, os alunos deverão destacar alguns fatos e obras que lhe chamaram atenção. Isso deverá ser feito de forma oral na frente de todos os outros alunos. O professor deverá pedir aos alunos que guardem todo o material usado.

Links que ajudarão na pesquisa:

Saint-Hilaire:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/brasil/2003/08/06/001.htm (acesso em: 30 abr. 2011): texto “Lembrando Saint-Hilaire”;

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/brasil/2003/08/06/000.htm (acesso em: 30 abr. 2011): texto “Relatos de Saint-Hilaire”;

http://www.brasiliana.com.br/brasiliana/colecao/autores/25/Auguste-de-Saint-Hilaire (acesso em: 30 abr. 2011): obras de Saint-Hilaire;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_de_Saint-Hilaire (acesso em: 30 abr. 2011): biografia de Saint-Hilaire;

http://www.brnuede.com/bhds/bhd37/versaint.pdf (acesso em: 30 abr. 2011): artigo “Os Escravos que Saint-Hilaire viu”;

http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1280&bih=585&q=Saint-Hilaire&gbv=2&aq=f&aqi=g1&aql=&oq= (acesso em: 30 abr. 2011): imagens sobre Saint-Hilaire.

 

Debret:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142006000100008  (acesso em: 30 abr. 2011): artigo “A representação da realeza: análise de quadros de Debret”;

http://nuevomundo.revues.org/3669 (acesso em: 30 abr. 2011): artigo “O olhar de Debret sobre o Rio”;

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=PJ2vs0vHMZsC&oi=fnd&pg=PA5&dq=Jean+Baptiste+Debret&ots=6rGu_xLF2_&sig=j5DTrkqGqk9yvl931j_2-aFgZMc#v=onepage&q=Jean%20Baptiste%20Debret&f=false (acesso em: 30 abr. 2011): livro “Uma viagem com Debret”;

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142006000200009 (acesso em: 30 abr. 2011): artigo sobre a “Missão Artística Francesa”;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Debret  (acesso em: 30 abr. 2011): biografia de Debret;

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=585&gbv=2&site=search&tbm=isch&sa=1&q=Debret&aq=f&aqi=&aql=&oq=  (acesso em: 30 abr. 2011): Imagens de e sobre Debret;

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=670&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=1  (acesso em: 30 abr. 2011): Debret na Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural.

 

Rugendas:

http://www.ifcs.ufrj.br/~ppghis/pdf/topoi5a5.pdf  (acesso em: 30 abr. 2011): artigo “O Brasil de Rugendas”;

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=928 (acesso em: 30 abr. 2011): Rugendas na Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Moritz_Rugendas  (acesso em: 30 abr. 2011): biografia de Rugendas;

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=585&gbv=2&site=search&tbm=isch&sa=1&q=Rugendas&aq=f&aqi=&aql=&oq=  (acesso em: 30 abr. 2011): imagens de e sobre Rugendas.

 

Rugendas e Debret:

http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_moderna/PDF/escravidao_negra_brasil.pdf  (acesso em: 30 abr. 2011): oficina pedagógica “Análise da escravidão através da obra de Debret e Rugendas”.

 

SEGUNDO PASSO

 

O professor deverá mostrar as imagens abaixo e pedir aos alunos que respondam às perguntas correspondentes a cada uma das imagens.

Natureza Extasiante

Pintura das Margens do São Francisco, de Spix e Martius. Fonte: Nossa História. São Paulo: Ed. Vera Cruz, ano 1, n. 6, abr. 2004, p. 15.

Perguntas:

- Que impressão tal pintura provoca em você?

- Quais são os elementos predominantes no quadro?

- Qual a relação entre o meio natural e os homens no quadro?

- Qual é a atitude dos homens no quadro?

- Qual a imagem de Brasil o quadro apresenta?

 

Rua e seus personagens

Pintura “Rua Direita no Rio de Janeiro”, de Rugendas. Fonte: RUGENDAS, Johann Moritz. O Brasil de Rugendas. Tradução de Sérgio Milliet. Belo Horizonte: Itatiaia, 1998. v. 1. Coleção Imagens do Brasil.

Perguntas:

- Que impressão tal pintura provoca em você?

- Quantos grupos sociais ou indivíduos de classes ou profissões diferentes você é capaz de perceber?

- Qual a imagem de Brasil a pintura apresenta?

 

Depois de os alunos refletirem e responderem às perguntas, o professor fará uma roda e pedirá aos alunos que apresentem suas respostas. Guardar as respostas para uma futura atividade.

 

TERCEIRO PASSO

 

O professor pedirá aos alunos que assistam aos vídeos relacionados abaixo sobre os viajantes Debret e Rugendas. Durante o processo, os alunos deverão ir anotando suas impressões, comentários ou trechos que mais chamarem a atenção.

Vídeos:

- Vídeo “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, livro de Debret: http://www.youtube.com/watch?v=e9o04Du4214 (acesso em: 30 abr. 2011);

- “Animação sobre Debret”: http://www.youtube.com/watch?v=twr8uQRMokE  (acesso em: 30 abr. 2011);

- Filme sobre Debret: http://www.youtube.com/watch?v=EL7KAHrl0kQ&feature=related (acesso em: 30 abr. 2011);

- Vídeo sobre Rugendas: http://www.youtube.com/watch?v=_OJrxHnsr4M  (acesso em: 30 abr. 2011);

- Vídeo “Debret e Rugendas”: http://www.youtube.com/watch?v=iENfhhjZ3q0  (acesso em: 30 abr. 2011).

Depois de assistido aos vídeos, o professor irá pedir aos alunos que elaborem um roteiro de vídeo sobre os dois viajantes, produzindo uma sequência como num filme. O roteiro deverá conter: o título do filme; as informações que estarão presentes no vídeo; a forma como essas informações serão tratadas: se será narração ou se serão legendas; e as imagens que estarão no vídeo e em que sequência elas aparecerão.

Se houver condições técnicas, os alunos deverão, além do roteiro, executar o vídeo e mostrar para a sala e para a escola.

 

CONCLUSÃO

Ao final os alunos deverão compreender a complexidade dos vários interesses envolvidos nessa viagem e a variedade das imagens e conceitos produzidos pelos viajantes a respeito do Brasil.

Recursos Complementares

Links complementares para contribuir em todos os passos:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702010000200009   (acesso em: 30 abr. 2011): artigo “Narrativas e Imagens de Viagens”;

http://www.ufpe.br/clioarq/images/documentos/V23N2-2008/artigo7.pdf  (acesso em: 30 abr. 2011): artigo sobre a representação do índio;

http://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/10529/6175  (acesso em: 30 abr. 2011): artigo “A viagem pitoresca como categoria estética e a prática dos viajantes”;

http://comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=14&id=121  (acesso em 30 abr. 2011): edição de uma revista com vários artigos sobre viajantes.

Avaliação

Além da avaliação de participação ao longo de todo o processo das aulas, o professor deverá pedir a cada grupo que avalie, com notas de 1 a 10 e com justificativas (tudo por escrito), os roteiros dos outros grupos. Além disso, que o grupo avalie seu empenho e trabalho na elaboração do seu roteiro. A avaliação final deverá ser o resultado dessas duas partes na avaliação, mais a avaliação em nota do próprio professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.