09/06/2011
Ligia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
O aluno deverá compreender quem foram os viajantes que contribuíram para constituir uma imagem de Brasil no início do século XIX que perdura até hoje. Além disso, compreender como a iconografia e os textos de viajantes estrangeiros moldaram algumas concepções nacionais sobre a identidade brasileira.
O aluno deve ter conhecimentos gerais sobre a passagem do século XVIII para o século XIX tanto na Europa, notadamente em Portugal, quanto no Brasil. Compreender, também, que é um momento de grandes transformações, tendo a Revolução Francesa como desencadeadora de uma série dessas transformações.
PRIMEIRO PASSO
O professor deverá fazer uma breve introdução sobre o contexto do início do século XIX, chamando a atenção principalmente para as transformações do período de D. João VI e a vinda de muitos viajantes para o País, o que foi chamado de redescobrimento do Brasil. Deverá dizer que, do enorme número de viajantes, ele selecionou três que farão parte da atividade logo abaixo. A seleção é para poder aprofundar melhor nos assuntos necessários, senão dispersaria muito o tema, devido ao grande número de viajantes estrangeiros nesse período.
O professor deverá pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre a biografia e as obras de três viajantes: Auguste de Saint-Hilaire, Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas. O professor deverá ressaltar que, na pesquisa, os alunos deverão destacar alguns fatos e obras que lhe chamaram atenção. Isso deverá ser feito de forma oral na frente de todos os outros alunos. O professor deverá pedir aos alunos que guardem todo o material usado.
Links que ajudarão na pesquisa:
Saint-Hilaire:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/brasil/2003/08/06/001.htm (acesso em: 30 abr. 2011): texto “Lembrando Saint-Hilaire”;
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/brasil/2003/08/06/000.htm (acesso em: 30 abr. 2011): texto “Relatos de Saint-Hilaire”;
http://www.brasiliana.com.br/brasiliana/colecao/autores/25/Auguste-de-Saint-Hilaire (acesso em: 30 abr. 2011): obras de Saint-Hilaire;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_de_Saint-Hilaire (acesso em: 30 abr. 2011): biografia de Saint-Hilaire;
http://www.brnuede.com/bhds/bhd37/versaint.pdf (acesso em: 30 abr. 2011): artigo “Os Escravos que Saint-Hilaire viu”;
http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1280&bih=585&q=Saint-Hilaire&gbv=2&aq=f&aqi=g1&aql=&oq= (acesso em: 30 abr. 2011): imagens sobre Saint-Hilaire.
Debret:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142006000100008 (acesso em: 30 abr. 2011): artigo “A representação da realeza: análise de quadros de Debret”;
http://nuevomundo.revues.org/3669 (acesso em: 30 abr. 2011): artigo “O olhar de Debret sobre o Rio”;
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=PJ2vs0vHMZsC&oi=fnd&pg=PA5&dq=Jean+Baptiste+Debret&ots=6rGu_xLF2_&sig=j5DTrkqGqk9yvl931j_2-aFgZMc#v=onepage&q=Jean%20Baptiste%20Debret&f=false (acesso em: 30 abr. 2011): livro “Uma viagem com Debret”;
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142006000200009 (acesso em: 30 abr. 2011): artigo sobre a “Missão Artística Francesa”;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Debret (acesso em: 30 abr. 2011): biografia de Debret;
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=585&gbv=2&site=search&tbm=isch&sa=1&q=Debret&aq=f&aqi=&aql=&oq= (acesso em: 30 abr. 2011): Imagens de e sobre Debret;
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=670&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=1 (acesso em: 30 abr. 2011): Debret na Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural.
Rugendas:
http://www.ifcs.ufrj.br/~ppghis/pdf/topoi5a5.pdf (acesso em: 30 abr. 2011): artigo “O Brasil de Rugendas”;
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=928 (acesso em: 30 abr. 2011): Rugendas na Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Moritz_Rugendas (acesso em: 30 abr. 2011): biografia de Rugendas;
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=585&gbv=2&site=search&tbm=isch&sa=1&q=Rugendas&aq=f&aqi=&aql=&oq= (acesso em: 30 abr. 2011): imagens de e sobre Rugendas.
Rugendas e Debret:
http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_moderna/PDF/escravidao_negra_brasil.pdf (acesso em: 30 abr. 2011): oficina pedagógica “Análise da escravidão através da obra de Debret e Rugendas”.
SEGUNDO PASSO
O professor deverá mostrar as imagens abaixo e pedir aos alunos que respondam às perguntas correspondentes a cada uma das imagens.
Pintura das Margens do São Francisco, de Spix e Martius. Fonte: Nossa História. São Paulo: Ed. Vera Cruz, ano 1, n. 6, abr. 2004, p. 15.
Perguntas:
- Que impressão tal pintura provoca em você?
- Quais são os elementos predominantes no quadro?
- Qual a relação entre o meio natural e os homens no quadro?
- Qual é a atitude dos homens no quadro?
- Qual a imagem de Brasil o quadro apresenta?
Pintura “Rua Direita no Rio de Janeiro”, de Rugendas. Fonte: RUGENDAS, Johann Moritz. O Brasil de Rugendas. Tradução de Sérgio Milliet. Belo Horizonte: Itatiaia, 1998. v. 1. Coleção Imagens do Brasil.
Perguntas:
- Que impressão tal pintura provoca em você?
- Quantos grupos sociais ou indivíduos de classes ou profissões diferentes você é capaz de perceber?
- Qual a imagem de Brasil a pintura apresenta?
Depois de os alunos refletirem e responderem às perguntas, o professor fará uma roda e pedirá aos alunos que apresentem suas respostas. Guardar as respostas para uma futura atividade.
TERCEIRO PASSO
O professor pedirá aos alunos que assistam aos vídeos relacionados abaixo sobre os viajantes Debret e Rugendas. Durante o processo, os alunos deverão ir anotando suas impressões, comentários ou trechos que mais chamarem a atenção.
Vídeos:
- Vídeo “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, livro de Debret: http://www.youtube.com/watch?v=e9o04Du4214 (acesso em: 30 abr. 2011);
- “Animação sobre Debret”: http://www.youtube.com/watch?v=twr8uQRMokE (acesso em: 30 abr. 2011);
- Filme sobre Debret: http://www.youtube.com/watch?v=EL7KAHrl0kQ&feature=related (acesso em: 30 abr. 2011);
- Vídeo sobre Rugendas: http://www.youtube.com/watch?v=_OJrxHnsr4M (acesso em: 30 abr. 2011);
- Vídeo “Debret e Rugendas”: http://www.youtube.com/watch?v=iENfhhjZ3q0 (acesso em: 30 abr. 2011).
Depois de assistido aos vídeos, o professor irá pedir aos alunos que elaborem um roteiro de vídeo sobre os dois viajantes, produzindo uma sequência como num filme. O roteiro deverá conter: o título do filme; as informações que estarão presentes no vídeo; a forma como essas informações serão tratadas: se será narração ou se serão legendas; e as imagens que estarão no vídeo e em que sequência elas aparecerão.
Se houver condições técnicas, os alunos deverão, além do roteiro, executar o vídeo e mostrar para a sala e para a escola.
CONCLUSÃO
Ao final os alunos deverão compreender a complexidade dos vários interesses envolvidos nessa viagem e a variedade das imagens e conceitos produzidos pelos viajantes a respeito do Brasil.
Links complementares para contribuir em todos os passos:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702010000200009 (acesso em: 30 abr. 2011): artigo “Narrativas e Imagens de Viagens”;
http://www.ufpe.br/clioarq/images/documentos/V23N2-2008/artigo7.pdf (acesso em: 30 abr. 2011): artigo sobre a representação do índio;
http://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/10529/6175 (acesso em: 30 abr. 2011): artigo “A viagem pitoresca como categoria estética e a prática dos viajantes”;
http://comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=14&id=121 (acesso em 30 abr. 2011): edição de uma revista com vários artigos sobre viajantes.
Além da avaliação de participação ao longo de todo o processo das aulas, o professor deverá pedir a cada grupo que avalie, com notas de 1 a 10 e com justificativas (tudo por escrito), os roteiros dos outros grupos. Além disso, que o grupo avalie seu empenho e trabalho na elaboração do seu roteiro. A avaliação final deverá ser o resultado dessas duas partes na avaliação, mais a avaliação em nota do próprio professor.
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