Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – Gravando pelo audacity

 

10/06/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Usar a ferramenta para gravação de áudio.
  • Compor um texto para a gravação em áudio.
  • Gravar áudio.
Duração das atividades
4 aulas com 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimentos mínimos para comandos do computador.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  •  pesquisa;
  • testagem de gravação;
  • gravação de áudio.

Recursos:

  •  laptop - Classmate com conexão à internet;
  • ferramenta de edição de áudio: Audacity.

 

 

ESEBA

 

Aulas 1, 2, 3 e 4

 a

  • SUGESTÃO INICIAL: para tornar o trabalho produtivo e interessante, sugere-se a presença de um professor e/ou monitor da área de Informática para ajudar o docente no desenvolvimento da proposta.

 

Nesta aula, os alunos conhecerão e testarão a ferramenta Audacity 1.3.4-beta (disponível em seus laptops - Classmate) para posterior gravação de áudio.

Os alunos deverão estar em um ambiente sem grandes interferências sonoras.

O professor preliminarmente dirá aos alunos que o Audacity é um programa livre e gratuito para a edição de áudio digital. Por meio dele é possível:

Gravar áudio ao vivo.
Converter fitas em gravações digitais e CDs.
Editar Ogg Vorbis, MP3, WAV ou arquivos de som AIFF.
Cortar, copiar ou misturar os sons juntos.
Alterar a velocidade ou o timbre de uma gravação.
Dentre outros recursos.
 
 
Para conhecerem mais sobre a ferramenta, o professor pedirá que os alunos acessem ao Audacity Wiki em: http://wiki.audacityteam.org/wiki/Audacity_Wiki_Home_Page   

1

 

 

Atividade 2

 

Após o contato inicial com as informações sobre a ferramenta, a próxima etapa é, cada aluno, com seu laptop, seguir os comandos do tutorial disponibilizado pelo professor. Esse tutorial pode ser xerocopiado e/ou disponibilizado no e-mail dos alunos e/ou projetado na sala.

Importante: os alunos devem estar com todos os acessórios (fone de ouvido, microfone, etc) para facilitar a edição do áudio.

TUTORIAL:

1) Clique em Metasys, depois em Aplicativos, Multimídia e Editor de áudio (Audacity).

2) Na página inicial, clique em Reproduzir um arquivo de áudio para visualizar um texto com maiores informações sobre a ação. Obs.: deixe essa tela minimizada para você voltar a ela quando necessário.

3)  Na janela do programa, clique em Arquivo, depois em Importar áudio.

Obs. Para o professor: para que a atividade aconteça de forma produtiva, é importante que os alunos já tenham alguma música ou arquivo de áudio salvo no laptop.

4) Escolha o áudio com o qual deseja trabalhar e abra-o. Ao abrir, aperte play para escutá-lo.

5)  Após a escuta, chegou o momento de editar o arquivo.

6) Corte, copie, cole, aumente ou diminua a velocidade da gravação, enfim, descubra todas as possibilidades que o programa oferece para a edição. Não se preocupe com o resultado, pois este é o momento de testar as opções do programa.

 

Atividade 3

 

Depois de conhecer o que se pode fazer na edição do Audacity, chegou o momento de os alunos gravarem um arquivo de áudio feito por eles próprios. Para isso, o professor determinará o gênero textual que será produzido.

 

a

  • Professor, aproveite a gravação para trabalhar com algum conteúdo.

 

Supondo que o tema seja atualidades e que o professor esteja trabalhando o gênero textual notícia, o docente poderá pedir que os alunos recriem a notícia sobre o reconhecimento legal da união estável de casais homossexuais. Ou ainda, caso o professor esteja trabalhando a sequência textual narrativa, ele poderá mostrar aos alunos algum trecho de uma partida de futebol, ou vôlei, ou basquete e pedir que os alunos gravem a narração do que assistem. O importante é dar significação à gravação. Os alunos devem ser incentivados a compreender seus papéis sociais e a finalidade do que estão gravando.

 

Para gravar, os alunos terão de entrar no editor de áudio Audacity, em seus laptops, e terem à disposição um microfone. Com este aparelho conectado ao laptop, os alunos apenas apertarão o botão gravar e, ao finalizarem, apertarão o botão parar.  Depois, basta escutar a gravação e editá-la conforme o que julgarem necessário.

Importante: é imprescindível que o som do microfone e o dispositivo a ser gravado estejam regulados.

 2.1

http://efacil.jor.br/blog/download/audacity.html

 

3

http://2.bp.blogspot.com/_oHvwnW-xkMw/TNqbz4qyHBI/AAAAAAAAAE4/7tTkFelZZMw/s1600/audacity.jpg

 

Para facilitar o trabalho do professor, este poderá solicitar aos alunos que acessem o tutorial elaborado por Ezequiel Menta, disponível em: http://www.escolabr.com/projetos/ferramentas_de_comunicacao/podcast_criar2_audacity.htm

 

  4

Nesse tutorial, poderão ser observadas as instruções referentes à:

  • gravação;
  • edição de faixa de áudio;
  • reinício de gravação;
  • amplificação de áudio;
  • remoção de ruídos;
  • outros efeitos;
  • exportação do arquivo.

 

Atividade 4

 

Por fim, após, testar a edição, gravar um arquivo de áudio e editá-lo, chegou o momento de apresentar a gravação. A gravação pode ser apresentada à turma e avaliada pelos colegas. Para isso, basta que o professor distribua entre os alunos uma ficha avaliativa.

Sugestão:

  Bom Ótimo Fantástico
Atendimento às exigências textuais do gênero gravado.      
Qualidade da gravação.      
Adequação das edições do arquivo de áudio à proposta.      
Criatividade.      
Outros comentários:      

 

Importante: professor, a ficha serve apenas como base para o início de uma avaliação oral que pode se estender conforme demanda do trabalho avaliado.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa na preparação do áudio final. É importante nesta proposta não deixar de mostrar ao aluno o quanto um editor de áudio pode tornar as propostas de ensino muito mais interessantes e ricas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.