10/06/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias:
Recursos:
Aulas 1, 2, 3 e 4
Nesta aula, os alunos conhecerão e testarão a ferramenta Audacity 1.3.4-beta (disponível em seus laptops - Classmate) para posterior gravação de áudio.
Os alunos deverão estar em um ambiente sem grandes interferências sonoras.
O professor preliminarmente dirá aos alunos que o Audacity é um programa livre e gratuito para a edição de áudio digital. Por meio dele é possível:
Atividade 2
Após o contato inicial com as informações sobre a ferramenta, a próxima etapa é, cada aluno, com seu laptop, seguir os comandos do tutorial disponibilizado pelo professor. Esse tutorial pode ser xerocopiado e/ou disponibilizado no e-mail dos alunos e/ou projetado na sala.
Importante: os alunos devem estar com todos os acessórios (fone de ouvido, microfone, etc) para facilitar a edição do áudio.
TUTORIAL: 1) Clique em Metasys, depois em Aplicativos, Multimídia e Editor de áudio (Audacity). 2) Na página inicial, clique em Reproduzir um arquivo de áudio para visualizar um texto com maiores informações sobre a ação. Obs.: deixe essa tela minimizada para você voltar a ela quando necessário. 3) Na janela do programa, clique em Arquivo, depois em Importar áudio. Obs. Para o professor: para que a atividade aconteça de forma produtiva, é importante que os alunos já tenham alguma música ou arquivo de áudio salvo no laptop. 4) Escolha o áudio com o qual deseja trabalhar e abra-o. Ao abrir, aperte play para escutá-lo. 5) Após a escuta, chegou o momento de editar o arquivo. 6) Corte, copie, cole, aumente ou diminua a velocidade da gravação, enfim, descubra todas as possibilidades que o programa oferece para a edição. Não se preocupe com o resultado, pois este é o momento de testar as opções do programa. |
Atividade 3
Depois de conhecer o que se pode fazer na edição do Audacity, chegou o momento de os alunos gravarem um arquivo de áudio feito por eles próprios. Para isso, o professor determinará o gênero textual que será produzido.
Supondo que o tema seja atualidades e que o professor esteja trabalhando o gênero textual notícia, o docente poderá pedir que os alunos recriem a notícia sobre o reconhecimento legal da união estável de casais homossexuais. Ou ainda, caso o professor esteja trabalhando a sequência textual narrativa, ele poderá mostrar aos alunos algum trecho de uma partida de futebol, ou vôlei, ou basquete e pedir que os alunos gravem a narração do que assistem. O importante é dar significação à gravação. Os alunos devem ser incentivados a compreender seus papéis sociais e a finalidade do que estão gravando.
Para gravar, os alunos terão de entrar no editor de áudio Audacity, em seus laptops, e terem à disposição um microfone. Com este aparelho conectado ao laptop, os alunos apenas apertarão o botão gravar e, ao finalizarem, apertarão o botão parar. Depois, basta escutar a gravação e editá-la conforme o que julgarem necessário.
Importante: é imprescindível que o som do microfone e o dispositivo a ser gravado estejam regulados.
http://efacil.jor.br/blog/download/audacity.html
http://2.bp.blogspot.com/_oHvwnW-xkMw/TNqbz4qyHBI/AAAAAAAAAE4/7tTkFelZZMw/s1600/audacity.jpg
Para facilitar o trabalho do professor, este poderá solicitar aos alunos que acessem o tutorial elaborado por Ezequiel Menta, disponível em: http://www.escolabr.com/projetos/ferramentas_de_comunicacao/podcast_criar2_audacity.htm
Nesse tutorial, poderão ser observadas as instruções referentes à:
Atividade 4
Por fim, após, testar a edição, gravar um arquivo de áudio e editá-lo, chegou o momento de apresentar a gravação. A gravação pode ser apresentada à turma e avaliada pelos colegas. Para isso, basta que o professor distribua entre os alunos uma ficha avaliativa.
Sugestão:
Bom | Ótimo | Fantástico | |
Atendimento às exigências textuais do gênero gravado. | |||
Qualidade da gravação. | |||
Adequação das edições do arquivo de áudio à proposta. | |||
Criatividade. | |||
Outros comentários: |
Importante: professor, a ficha serve apenas como base para o início de uma avaliação oral que pode se estender conforme demanda do trabalho avaliado.
Para ajudar o professor:
Tutoriais:
http://wiki.audacityteam.org/wiki/Tutorials
http://forum.audacityteam.org/
http://persona.no.sapo.pt/Elementos%20audio.pdf
Audacity:
http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt
Para leitura do professor:
Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa na preparação do áudio final. É importante nesta proposta não deixar de mostrar ao aluno o quanto um editor de áudio pode tornar as propostas de ensino muito mais interessantes e ricas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!