14/06/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]
Aulas 1 e 2:
Atividade 1:
Os alunos pesquisam a origem e o significado da palavra bullying.Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
Sites sugeridos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying
www.wikipedia.org clicar em Português
Atividade 2:
Os alunos assistem ao filme Elefante em classe ou na sala de vídeo. O professor prepara alguns questionamentos para o debate com os alunos após o filme.
Título: Elefante
Diretor: Gus Van San
País: Estados Unidos
Ano: 2003
Duração e gênero: 81min/drama
Imagem disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=323 , acesso em 15.05.2011. Este filme encontra-se disponível para locação.
Aula 3:
Atividade 3: o debate sobre o filme:
Sugestões para o debate:
1. Por que tais atitudes estão presentes entre estes jovens?
2. O que os levou a terem este comportamento violento?
3. Isto poderia ter acontecido no Brasil? Se sim, haveria alguma diferença no comportamento?
Aula 4:
Atividade 5:
Os alunos consultam cartilhas informativas sobre a temática preparando-se para a construção de suas cartilhas. Endereços das cartilhas:
http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-197.pdf, acesso em 15.05.2011.
http://www.mp.mg.gov.br/portal/public/interno/repositorio/id/3941, clicar em: Navegar com segurança 01. Acesso em 15.05.2011.
http://www.techtudo.com.br/downloads/cartilha-contra-o-bullying, acesso em 15.05.2011.
Divida a turma em grupos. Cada grupo fica responsável por uma cartilha. Após estudarem a cartilha, os alunos apresentam o material coletado na dinâmica que preferirem: projeção da cartilha em Datashow, impressão da cartilha para confecção de painel, cartazes com algumas páginas da cartilha que mais chamaram atenção dos alunos.
Aula 5:
Atividade 6:
Os grupos pesquisam na internet depoimentos de pessoas que foram vítimas de bullying: metasys - aplicativos - internet. Site de busca sugerido: www.youtube.com.br. Terminada a exploração dos depoimentos os grupos organizam uma forma de apresentar para a turma o material que apresentaram: resumo, texto, apresentação oral do depoimento, gravação do depoimento em seus laptops para que outros grupos possam assistir, dentre outras.
Aula 6:
Atividade 7:
A turma participa de uma teleconferência sobre bullying estando conectada com outras escolas. Metasys - aplicativos - internet.
Passos para organizar a teleconferência:
1. o professor faz o contato via email com outras escolas;
2. agenda o horário e o dia para que estejam on line;
3. os grupos conectam-se pelo aplicativo metasys - aplicativos - mensageiro instantâneo
Aulas 7,8 e 9:
Atividade 8: O planejamento da campanha.
Os alunos utilizam seus classmates para confeccionarem material sobre o bullying.
O material gráfico:
Utilizando o editor de texto kword: Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword] e o aplicativo kolourpaint: KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas], os alunos confeccionam cartazes, cartilhas e panfletos para espalharem pela escola.
O material audiovisual:
Utilizando o aplicativo da webcam: WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia], os alunos produzem um vídeo sobre o Bullying com entrevistas de professores e alunos, entrevistas com os pais e outros profissionais que lidam com este tipo de violência: assistente social, psicólogo, advogado, etc.
Sugestão de roteiro de entrevista para se construir com os alunos:
1. O Sr/Sra foi vítima de violência no ambiente escolar?
2. O que aconteceu?
3. Quais foram as medidas que a escola tomou?
4. Teve ajuda de algum profissional?
Terminada a confecção do material, os alunos planejam a campanha com a ajuda do professor:
1 – o calendário da campanha
2 – se esta campanha será interna ou no bairro
3 – o público-alvo
Juntamente com o professor, os alunos executam esta campanha conforme o que planejaram, no espaço que planejaram, tendo um dia para execução da mesma.
Recursos complementares:
imagem disponível em: http://www.travessa.com.br/BULLYING_MENTES_PERIGOSAS_NAS_ESCOLAS/artigo/1f08e515-6bf3-4296-8490-e64de17e744e
Título: Bullying – Mentes perigosas nas escolas
Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora: Fontanar
imagem disponível em: http://www.americanas.com.br/produto/6994553/livros/autoajuda/geral/livro-bullying-o-que-voce-precisa-saber
Título: Bullying – O que você precisa saber
Autor: Lélio Braga Calhau
Editora: Impetus
Disponível em: http://www.fabiofaria33.com.br/site2011/noticias/414/projeto-de-fabio-faria-pode-ser-o-primeiro-a-definir-o-crime-de-bullying-no-ambiente-escolar, acesso em 15.05.2011.
Avaliar o quanto os alunos se dedicaram na busca dos recursos. Avaliar também a qualidade dos materiais da campanha, tanto visualmente quanto em termos de conteúdo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!