14/06/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Os seguintes programas serão necessários:
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]
Os conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) serão construídos ao longo das aulas.
1ª aula
Atividade 1
1º momento: Leitura geral
De posse de seus laptops, peça que os grupos pesquisem o Estatuto da Criança e do Adolescente no site do governo: Iniciar -> Aplicativos -> Internet
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm
Este site traz o Estatuto da Criança e do Adolescente com todas as últimas modificações na lei 8069.
Este primeiro momento é somente para os alunos navegarem pela lei conhecendo-a em sentido geral.
2º momento: Estudo dos capítulos
O ECA é dividido em duas partes: Parte Geral e Parte Especial. Cada Parte é assim dividida:
Parte Geral:
Título I – Introdução – Das Disposições Preliminares
Título II – 5 capítulos
Título III – 2 capítulos
Parte Especial:
Título I – 2 capítulos
Título II – 2 capítulos
Título III – 5 capítulos
Título IV – Medidas aos pais ou responsáveis
Título V – 5 capítulos
Título VI – 6 capítulos
Título VII – 2 capítulos
Disposições Finais e Transitórias
Divida os alunos em grupos menores e subdivida apenas os capítulos da Parte Geral para leitura e estudo.
2ª aula
1º momento:
Apresentação dos capítulos
Os alunos utilizam o aplicativo kolourpaint para apresentarem o capítulo que leram. Peça que os alunos, utilizando este aplicativo, façam ilustrações e frases que representam as ideias principais do capítulo. KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]
2º momento:
Os alunos socializam suas apresentações utilizando o Datashow ou imprimem os trabalhos e organizam uma exposição dentro da sala de aula ou na escola. Após a apresentação, promover um debate com a turma toda ou dividindo a turma em dois grupos: contra e a favor do que está promulgado na lei.
3ª aula
Utilizando seus classmates: WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia]; os alunos realizam entrevistas com:
- uma assistente social,
- um juiz da infância e da juventude,
- um psicólogo,
- um promotor da juventude.
Passos para o trabalho:
1. o professor faz os contatos com os possíveis profissionais que se dispuserem a colaborar com a pesquisa;
2. em seguida, faz o agendamento no contraturno para os alunos irem até estes profissionais de posse de uma carta de apresentação da escola;
3. determine um prazo para entrega das entrevistas pelos grupos.
Elabore com os alunos um roteiro de entrevistas com toda a turma participando dando sugestões de perguntas. Abaixo são somente sugestões do roteiro para o professor:
Enquanto os alunos estão providenciando as entrevistas, o professor prossegue para a próxima atividade. Terminadas as entrevistas, a turma traz as entrevistas e apresenta em sala utilizando o Datashow ou gravam em DVDs e apresentam em aparelho de vídeo.
4ª e 5ª aulas
Agora é o momento de trabalhar com a Parte Especial. Divida a turma em grupo e subdivida os capítulos desta parte do ECA para estudo.
Os alunos, em grupos, montam uma peça de teatro em que simulam situações de violação dos direitos da criança e do adolescente ou uma situação familiar. Os grupos montam um cenário e gravam as cenas utilizando os classmates: metasys – aplicativos – webcam. As gravações são apresentadas em sala de aula com Datashow ou gravadas em pendrive ou DVDs para apresentarem em aparelho de vídeo.
6ª aula
É hora de fazer a campanha. De posse de todas estas informações e após sucessivos debates, os alunos criam panfletos e cartazes utilizando o recurso do editor de texto: Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword] e o recurso do kolourpaint: KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]. Esta campanha pode ter seu lançamento na escola em um dia comemorativo ou reunindo as turmas para apresentação dos trabalhos. Os panfletos podem ser distribuídos para os visitantes no dia de lançamento da campanha.
www.unicef.org.br, acesso em 14.05.2011.
http://www.direitoshumanos.gov.br/conselho/conanda, acesso em 14.05.2011
imagem disponível em: http://www.portaldelivros.com.br/default.asp?Pag=5&Destino=Template&Codigo_Produto=105790, acesso em 20.05.2011
Título: A efetividade dos direitos da criança e do adolescente
Autor: Jardir Cirqueira de Souza
Editora: Pillares, 2010.
imagem disponível em: http://www.estantevirtual.com.br/thiagoblima/Maria-Ines-Franca-Ardigo-Estatuto-da-Crianca-e-do-Adolescente-30314187, acesso em 20.05.2011.
Título: Estatuto da criança e do adolescente. Direitos e deveres
Autor: Maria Inês França Ardigó
Editora: Cronus, 2009.
www.observatoriodainfancia.com.br, acesso em 15.05.2011.
A avaliação será contínua e processual. Avalie o quanto os alunos conseguem aprofundar os conceitos de direitos da criança e do adolescente, bem como o quanto conseguem desmistificar conceitos errôneos desta lei. Avalie também a produção visual do material.
Quatro estrelas 1 classificações
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04/11/2012
Quatro estrelasotima aula.As entrevistas torna concreta a aprendizagem.