Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: Aprendendo a utilizar o relógio

 

17/08/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os  alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 5 a 6 anos, poderão:

  • Perceber que o relógio é um instrumento que mede o tempo;
  • Conhecer a história do relógio e o seu desenvolvimento;
  • Desenvolver a noção do tempo vivido.
Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os professores para propor atividades com relógio, de forma sistematizada, devem ter trabalhado anteriormente com as crianças a noção da contagem, representação numérica, agrupamento de 5 em 5 e cálculo mental de pequenas quantidades.
Como sugestão seria importante que o professor, antes da realização desta aula tomasse como referência  as aulas anteriores desta série, que estão publicadas neste portal: NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: diagnosticando o conhecimento inicial; NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: como motivar as crianças; NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: construindo um relógio para brincar e estudar.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1 – Movimentar os ponteiros do relógio construído com base nos ponteiros do relógio real.


A utilização do relógio como um instrumento de medida de tempo deve relacionar-se a qualquer atividade que necessite de uma contagem e presente um significado  e funcionalidade para as crianças, como: acompanhar a rotina, marcar a duração de um passeio ou de uma culinária, dentre outras.


1º Momento - Ensinar as crianças a fazerem leituras do relógio para desenvolver a noção de tempo relacionada ao instrumento de medida desse tempo. Em um primeiro momento, tudo não passa de uma brincadeira, as crianças colam seus relógios na parede da sala, observam o relógio real e marcam a hora, fazem brincadeiras com 5 minutos de duração. Exemplo, uma ou um grupo de crianças recebe a tarefa de montar um castelo em 5 minutos, uma ou outra(s) criança(s) controla o tempo e marcam com os ponteiros do relógio, com base na dedução do que seja esse espaço de tempo. Com o desenvolvimento desse tipo de atividade em diferentes situações cotidianas de marcação do tempo, essa brincadeira transforma-se em coisa séria.

Figura 1- Relógios de brinquedo construídos por crianças de 5 anos de idade.


2º Momento - As crianças podem marcar no relógio o início e o final de uma atividade escolhida. O professor mostra o relógio real, ajuda as crianças a fazerem a leitura da hora, solicita que descrevam a posição dos ponteiros e marquem nos seus relógios, como no exemplo destacado na figura 1 (nesse momento o relógio construído pelas crianças são objetos de manipulação, de dedução e de aprendizagem do conhecimento sobre o tempo. Com esse trabalho, as crianças começam a construir uma noção do relógio como um  instrumento de medida do tempo.

Recursos Complementares

 

Avaliação

Ao final desta atividade o professor deverá observar quais as estratégias utilizadas pelas crianças para realizar a leitura da hora, durante cada momento da atividade, ou seja como faziam no início e no final (como desenvolveram a atividade: com ajuda, sozinhos, independentes do professor ou colegas), analisando qual a relação que elas fizeram entre a manipulação dos ponteiros do relógio e a noção de tempo contínuo (o momento do desenvolvimento da atividade sem intercalar com outro tipo).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 8/15 - 53.33%
  • Quatro estrelas 5/15 - 33.33%
  • Três estrelas 2/15 - 13.33%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Larisse e Veronica, C. E. Dr Feliciano Sodré , Rio de Janeiro - disse:
    veronica.goncalves@gmail.com

    11/09/2014

    Cinco estrelas

    Adoramos a aulla!!!


  • Taisa, C.E.I Pequenos Brilhantes , Santa Catarina - disse:
    taisaheydt2011@hotmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Cabe ao professor uma ação pedagógica que privilegie um ou outro aspecto no uso de jogos como por exemplo o jogo de raciocínio em jogos de relógio. Propor atividades lúdicas com criatividade significa utilizar jogos variados.


  • ana maria rebello silva, Centro de Educação Infantil CEMIC São José , Paraná - disse:
    rogeriopaulofernandessilva@hotmail.com

    14/10/2012

    Quatro estrelas

    plano de aula muito bom contendo varias informações importante para o dia a dia de uma aula esses planos me ajudam muito quando estou sem saber o que aplicar na semana para meus alunos.


  • Fábio, IASP , São Paulo - disse:
    fabiofabricio_@hotmail.com

    22/09/2012

    Três estrelas

    Achei muito simples, mas é boa.


  • juciene martinsw de matos, secretaria da educação , Bahia - disse:
    jmartinsdematos@yahoo.com

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    mui bom. sugestões maravilhosas. parabés


  • Rosangela campos , Presidente vargas , Rio de Janeiro - disse:
    REJCRUSEIRO@HOTMAIL.COM

    20/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa aula


  • Edja Barros de Oliveira Vital, EMEF Cônego João de Deus , Paraíba - disse:
    vitaledja@hotmail.com

    27/06/2012

    Quatro estrelas

    Muito criativa sua aula, sugerir a criança na construção do relógio foi simplesmente maravilhosa trabalhei com meus alunos do 3º ano infantil que ainda não sabiam as horas e eles aprenderam rapidinho. Parabéns!


  • carolina , centro universitário geraldo di biase , Rio de Janeiro - disse:
    carol-siciliano@hotmail.com

    30/05/2012

    Cinco estrelas

    eu amei esta aula, muito intereçante.


  • Edleuza, CMEI Joaquim Lopes Pqueno , Rio Grande do Norte - disse:
    edleuzamaria.cruzeta@gmail.com

    23/01/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão estarei aguardando mais novidades.


  • Cristiana, Cassiano Ricardo , Rondônia - disse:
    crisstachovski@hotmail.com

    30/11/2010

    Três estrelas

    Gostei muito da aula, inclusive apliquei a mesma e deu muito certo. Parabéns.


  • MARCIA VALENTIM, face , Bahia - disse:
    MARCINHA200917@HOTMAIL.COM

    04/10/2010

    Cinco estrelas

    MUITO BOA.


  • Elza Costa Monteiro da Rocha., Cefapro , Mato Grosso - disse:
    oncamt@gmail.com

    31/08/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom! Gostei muito da aula quanto ao objetivo,metodologias e estratégias, porém penso que o tempo deveria ter sido estabelecido.


  • Luciana Rabelo, Colégio Raimundo Nonato Vieira , Ceará - disse:
    wrabelo2003@yahoo.com.br

    22/08/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a Aula, me ajudou bastante. Gostaria de ficar recebndo dicas de aulas dinâmicas.


  • DENISE, EMEI VERA ANITA NASCIMENTO DE SOUZA , Minas Gerais - disse:
    decoimbra@yahoo.com.br

    11/08/2010

    Quatro estrelas

    ADELE, MUITO CRIATIVA E SUGESTIVA A AULA PARA MELHOR APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. ESTOU TRABALHANDO COM MEUS ALUNOS, MAS SÃO DE 4 ANONS. APROVEITAREI DENTRO DA REALIDADE E VIVÊNCIA DA TURMA. PARABÉNS!! ABRAÇOS, DENISE.


  • Rosangela de Fatima Von Mühlen Claser, DEVANIR JOSE DE CARVALHO E.M E CRECHE , São Paulo - disse:
    rosangelavonmuhlen@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Fico muito feliz de ver que temos profissionais competes que se preocupa com o aprendizado do aluno, digo isto porque conheci um joven de 17 anos, outro de 13 anos que não sabiam ver as horas do relógio com númerosso´sabiam no relógio digital, e eles estudam em escolas do Estado, fiquei indgnada. por isto te parabenizo e terei muito prazer de levar esta sugestão para educação infantil introduzindo na em tecnologias da educação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.