17/08/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 5 a 6 anos, poderão:
Os professores para propor atividades com relógio, de forma sistematizada, devem ter trabalhado anteriormente com as crianças a noção da contagem, representação numérica, agrupamento de 5 em 5 e cálculo mental de pequenas quantidades.
Como sugestão seria importante que o professor, antes da realização desta aula tomasse como referência as aulas anteriores desta série, que estão publicadas neste portal: NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: diagnosticando o conhecimento inicial; NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: como motivar as crianças; NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: construindo um relógio para brincar e estudar.
Atividade 1 – Movimentar os ponteiros do relógio construído com base nos ponteiros do relógio real.
A utilização do relógio como um instrumento de medida de tempo deve relacionar-se a qualquer atividade que necessite de uma contagem e presente um significado e funcionalidade para as crianças, como: acompanhar a rotina, marcar a duração de um passeio ou de uma culinária, dentre outras.
1º Momento - Ensinar as crianças a fazerem leituras do relógio para desenvolver a noção de tempo relacionada ao instrumento de medida desse tempo. Em um primeiro momento, tudo não passa de uma brincadeira, as crianças colam seus relógios na parede da sala, observam o relógio real e marcam a hora, fazem brincadeiras com 5 minutos de duração. Exemplo, uma ou um grupo de crianças recebe a tarefa de montar um castelo em 5 minutos, uma ou outra(s) criança(s) controla o tempo e marcam com os ponteiros do relógio, com base na dedução do que seja esse espaço de tempo. Com o desenvolvimento desse tipo de atividade em diferentes situações cotidianas de marcação do tempo, essa brincadeira transforma-se em coisa séria.
Figura 1- Relógios de brinquedo construídos por crianças de 5 anos de idade.
2º Momento - As crianças podem marcar no relógio o início e o final de uma atividade escolhida. O professor mostra o relógio real, ajuda as crianças a fazerem a leitura da hora, solicita que descrevam a posição dos ponteiros e marquem nos seus relógios, como no exemplo destacado na figura 1 (nesse momento o relógio construído pelas crianças são objetos de manipulação, de dedução e de aprendizagem do conhecimento sobre o tempo. Com esse trabalho, as crianças começam a construir uma noção do relógio como um instrumento de medida do tempo.
Ao final desta atividade o professor deverá observar quais as estratégias utilizadas pelas crianças para realizar a leitura da hora, durante cada momento da atividade, ou seja como faziam no início e no final (como desenvolveram a atividade: com ajuda, sozinhos, independentes do professor ou colegas), analisando qual a relação que elas fizeram entre a manipulação dos ponteiros do relógio e a noção de tempo contínuo (o momento do desenvolvimento da atividade sem intercalar com outro tipo).
Quatro estrelas 16 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/11/2014
Cinco estrelasexcelente
11/09/2014
Cinco estrelasAdoramos a aulla!!!
25/07/2013
Cinco estrelasCabe ao professor uma ação pedagógica que privilegie um ou outro aspecto no uso de jogos como por exemplo o jogo de raciocínio em jogos de relógio. Propor atividades lúdicas com criatividade significa utilizar jogos variados.
14/10/2012
Quatro estrelasplano de aula muito bom contendo varias informações importante para o dia a dia de uma aula esses planos me ajudam muito quando estou sem saber o que aplicar na semana para meus alunos.
22/09/2012
Três estrelasAchei muito simples, mas é boa.
03/09/2012
Cinco estrelasmui bom. sugestões maravilhosas. parabés
20/08/2012
Cinco estrelasMuito boa aula
27/06/2012
Quatro estrelasMuito criativa sua aula, sugerir a criança na construção do relógio foi simplesmente maravilhosa trabalhei com meus alunos do 3º ano infantil que ainda não sabiam as horas e eles aprenderam rapidinho. Parabéns!
30/05/2012
Cinco estrelaseu amei esta aula, muito intereçante.
23/01/2012
Cinco estrelasAdorei a sugestão estarei aguardando mais novidades.
30/11/2010
Três estrelasGostei muito da aula, inclusive apliquei a mesma e deu muito certo. Parabéns.
04/10/2010
Cinco estrelasMUITO BOA.
31/08/2010
Quatro estrelasMuito bom! Gostei muito da aula quanto ao objetivo,metodologias e estratégias, porém penso que o tempo deveria ter sido estabelecido.
22/08/2010
Cinco estrelasAdorei a Aula, me ajudou bastante. Gostaria de ficar recebndo dicas de aulas dinâmicas.
11/08/2010
Quatro estrelasADELE, MUITO CRIATIVA E SUGESTIVA A AULA PARA MELHOR APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. ESTOU TRABALHANDO COM MEUS ALUNOS, MAS SÃO DE 4 ANONS. APROVEITAREI DENTRO DA REALIDADE E VIVÊNCIA DA TURMA. PARABÉNS!! ABRAÇOS, DENISE.
24/03/2010
Quatro estrelasFico muito feliz de ver que temos profissionais competes que se preocupa com o aprendizado do aluno, digo isto porque conheci um joven de 17 anos, outro de 13 anos que não sabiam ver as horas do relógio com númerosso´sabiam no relógio digital, e eles estudam em escolas do Estado, fiquei indgnada. por isto te parabenizo e terei muito prazer de levar esta sugestão para educação infantil introduzindo na em tecnologias da educação.