11/07/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
As aulas serão realizadas com:
- o auxílio do laptop UCA e proporcionarão o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
- ou com a utilização do laboratório de informática.
- e com leituras, exercícios e pesquisa em grupo.
Em seguida, pergunte-lhes em que outras situações, saber a ordem alfabética pode facilitar suas vidas.
Peça-lhes que acessem o site indicado abaixo para responderem perguntas sobre uma lista de compras que encontrarão.
http://www.terra.com.br/culinaria/super_110805.html
Os alunos deverão ler a 1ª seleção (alimentos). O professor perguntará se a ordem alfabética foi obedecida. Em seguida, os alunos passarão para outras seções como a de bebidas, de carnes... Quando o professor tiver certeza de que todos já dominam o assunto, passará para o próximo site.
Atividade 2
Os alunos acessarão o site indicado abaixo. Ele é composto por duas atividades que deverão ser realizadas pelos alunos.
http://bruceveloso.zip.net/arch2009-06-28_2009-07-04.html
1- Os alunos assistirão no site acima a um vídeo no youtube.
2- A lista de compras abaixo não está em ordem alfabética, o professor deverá imprimi-la para que os alunos numerem os itens para deixá-los em ordem.
Atividade 3
Os alunos acessarão a lista de filmes indicada no site e transcrita abaixo:
http://melhoresfilmes.com.br/listas/melhores
Filme | Ano | Nota | |
---|---|---|---|
1º | Cidadão Kane (Orson Welles) | 1941 | 9,5 |
2º | A Regra do Jogo (Jean Renoir) | 1939 | 9,5 |
3º | Um Corpo Que Cai (Alfred Hitchcock) | 1958 | 9,5 |
4º | 8 ½ (Federico Fellini) | 1963 | 9,5 |
5º | 2001, uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubrick) | 1968 | 9,5 |
6º | O Poderoso Chefão 2 (Francis Ford Coppola) | 1974 | 9,5 |
7º | O Encouraçado Potekim (Sergei Eisenstein) | 1925 | 9,5 |
8º | Cantando na Chuva (Stanley Donen) | 1952 | 9,5 |
9º | O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola) | 1972 | 9,5 |
10º | Era Uma Vez em Tóquio (Yasujiro Ozu) | 1953 | 9,5 |
11º | Os Sete Samurais (Akira Kurosawa) | 1954 | 9,5 |
12º | Rastros de Ódio (John Ford) | 1956 | 9,4 |
13º | A Aventura (Michelangelo Antonioni) | 1960 | 9,4 |
14º | Ladrões de Bicicletas (Vittorio De Sica) | 1948 | 9,4 |
15º | A Paixão de Joana D'Arc (Carl Theodor Dreyer) | 1928 | 9,4 |
16º | Lawrence da Arábia (David Lean) | 1962 | 9,4 |
17º | O Touro Indomável (Martin Scorsese) | 1980 | 9,4 |
18º | Acossado (Jean-Luc Godard) | 1960 | 9,4 |
19º | A Doce Vida (Federico Fellini) | 1960 | 9,4 |
20º | Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder) | 1959 |
ROTEIRO |
a- Os fimes estão em ordem alfabética? Sim? Não? Vocês sabem explicar o porquê?
c- Os alunos deverão clicar sobre alguns nomes de filmes para saberem mais sobre eles como sinopse e comentários de quem os assistiu.
d- Os alunos farão duas cópias, em ordem alfabética, com os nomes de cinco filmes que gostariam de assistir. Uma para colarem no caderno e outra para fixarem no mural da sala. Numa atividade multidisciplinar, o professor de Matemática poderá fazer um gráfico com o nome dos filmes mais sugeridos pela turma.
Imagem disponível em:
http://guarulhos.olx.com.br/lista-comercial-brasileira-lista-de-telefones-na-internet-iid-67702505
Atividade 5
O professor dirá: Agora vamos falar sobre Listas telefônicas.
Perguntará: Quem já consultou uma lista de telefones? É fácil? É difícil? Vocês já consultaram uma lista telefônica on-line? Que situação pode nos levar à necessidade de usá-la? (O aluno poderá responder, por exemplo, que a lista impressa sumiu, por comodidade etc.)
a- O exercício proposto agora - consulta de números de telefones on-line - exige que os alunos sigam alguns passos. Passar os passos no quadro.
Passo 1: Quem quiser o número de um telefone em Uberlândia, por exemplo, acessará: www.netsabe.com.br |
Passo 2: Esta página dará ao pesquisador três opções: Empresa- Pessoas- Endereço. |
Em Empresa, se acessar, por exemplo, Vìctor Gama Art's encontrará dois números de telefone.
b- O professor pedirá aos alunos que, individualmente, construam, em seus cadernos, uma lista com 20 nomes e números de telefones que usam frequentemente ou que poderão ser úteis a eles.
O professor poderá usar outras listas, tais como:
http://www.todabiologia.com/ecologia/extincao_animais_plantas.htm
Professor, a avaliação deve ser processual. O acompanhamento e a correção das atividades deve oferecer condições de avaliar o envolvimento e o nível de aprendizado dos alunos. Faça avaliações diárias através de observações e anotações. Se necessário, modifique sua prática docente, tendo como elemento central da aprendizagem o aluno.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!