Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Trabalhando o gênero Lista de telefones on-line.

 

11/07/2011

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Conhecer e identificar as situações que exigem a busca de telefones on line.
  • Localizar números de telefones na lista.
  • Compreender a ordenação da lista.
  • Produzir uma lista de telefones fictícios ou não. 
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ordem alfabética.
  • Uso do computador para localizar informações.
Estratégias e recursos da aula

 

 As aulas serão realizadas com:

- o auxílio do laptop UCA e proporcionarão o contato com os softwares abaixo: 

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]

Mozilla Firefox     [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]  

- ou com a utilização do laboratório de informática.

- e com leituras, exercícios e pesquisa em grupo.

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KPresenter          [ Iniciar > Aplicativos > KolourPaint ]
KSpread             [ Iniciar > Apl

Mozilla Firefox     [ Iniciar > Aplicativos > InterneMOTIVAÇÃO

  • Professor, motive a sala perguntando aos alunos se eles têm facilidade para memorizar todos os telefones dos amigos e parentes com quem falam, gostam, ou necessitam de falar com frequência. Pergunte se seus alunos têm agenda, se a agenda apresenta a opção de registro em ordem alfabética e se isso facilita a procura.

Em seguida, pergunte-lhes em que outras situações, saber a ordem alfabética pode facilitar suas vidas.

Atividade 1

 pesquisa

Peça-lhes que acessem o site indicado abaixo para responderem perguntas sobre uma lista de compras que encontrarão.

http://www.terra.com.br/culinaria/super_110805.htmlhttp://bruceveloso.zip.net/arch2009-06-28_2009-07-04.html  

Os alunos deverão ler a 1ª seleção (alimentos). O professor perguntará se a ordem alfabética foi obedecida. Em seguida, os  alunos passarão para outras seções como a de bebidas, de carnes... Quando o professor tiver certeza de que todos já dominam o assunto, passará para o próximo site.

Atividades

 

Atividade 2

Os alunos acessarão o site indicado abaixo. Ele é composto por duas atividades que deverão ser realizadas pelos alunos.

http://bruceveloso.zip.net/arch2009-06-28_2009-07-04.htmlAtividade 1   

1- Os alunos assistirão no site acima a um vídeo no youtube.

  • Atenção, professor, esse vídeo do youtube antecede a um exercício sobre listas, porém, ele próprio não trata especificamente do assunto. A atividade está indicada, pois é muito educativa. Ao final, você deverá perguntar o que o anjo e o demônio representam nesse vídeo. Pedirá aos alunos que assistam a ele novamente para escreverem em seus cadernos, em ordem alfabética, cinco alimentos indicados pelo anjo e cinco indicados pelo demônio.

2- A lista de compras abaixo não está em ordem alfabética, o professor deverá imprimi-la para que os alunos numerem os itens para deixá-los em ordem. 

  Lista de compras

 Atividade 3

Os alunos acessarão a lista de filmes indicada no site e transcrita abaixo: 

http://melhoresfilmes.com.br/listas/melhores 

 

  Filme Ano Nota
Cidadão Kane (Orson Welles) 1941 9,5
A Regra do Jogo (Jean Renoir) 1939 9,5
Um Corpo Que Cai (Alfred Hitchcock) 1958 9,5
8 ½ (Federico Fellini) 1963 9,5
2001, uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubrick) 1968 9,5
O Poderoso Chefão 2 (Francis Ford Coppola) 1974 9,5
O Encouraçado Potekim (Sergei Eisenstein) 1925 9,5
Cantando na Chuva (Stanley Donen) 1952 9,5
O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola) 1972 9,5
10º Era Uma Vez em Tóquio (Yasujiro Ozu) 1953 9,5
11º Os Sete Samurais (Akira Kurosawa) 1954 9,5
12º Rastros de Ódio (John Ford) 1956 9,4
13º A Aventura (Michelangelo Antonioni) 1960 9,4
14º Ladrões de Bicicletas (Vittorio De Sica) 1948 9,4
15º A Paixão de Joana D'Arc (Carl Theodor Dreyer) 1928 9,4
16º Lawrence da Arábia (David Lean) 1962 9,4
17º O Touro Indomável (Martin Scorsese) 1980 9,4
18º Acossado (Jean-Luc Godard) 1960 9,4
19º A Doce Vida (Federico Fellini) 1960 9,4
20º Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder) 1959 

 

O roteiro abaixo auxiliará o professor na exploração da página:

  • Professor, xeroque o roteiro para os alunos e peça a eles que o siga e resolva-o em seus computadores no K-Word, quando necessário.

 

ROTEIRO

a- Os fimes estão em ordem alfabética? Sim? Não? Vocês sabem explicar o porquê?

  • Professor, explore o cabeçalho da página. Há ali  a relação de 3699 filmes classificados como melhores. Também há a  classificação quanto ao gênero (policial, comédia, terror...), por país de origem, nome dos diretores, atores e décadas em que foram produzidos.

c- Os alunos deverão clicar sobre  alguns nomes de filmes para saberem mais sobre eles como sinopse e comentários de quem os assistiu.

d- Os alunos farão duas cópias, em ordem alfabética, com os nomes de cinco filmes que gostariam de assistir. Uma para colarem no caderno e outra para fixarem no mural da sala. Numa atividade multidisciplinar, o professor de Matemática poderá fazer um gráfico com o nome dos filmes mais sugeridos pela turma.

 

Imagem de lista on line

Imagem disponível em:

http://guarulhos.olx.com.br/lista-comercial-brasileira-lista-de-telefones-na-internet-iid-67702505

 

Atividade 5

O professor dirá: Agora vamos falar sobre Listas telefônicas.

Perguntará: Quem já consultou uma lista de telefones? É fácil? É difícil? Vocês já consultaram uma lista telefônica on-line? Que situação pode nos levar à necessidade de usá-la? (O aluno poderá responder, por exemplo, que a lista impressa  sumiu, por comodidade etc.)

a- O exercício proposto agora - consulta de números de telefones on-line - exige que os alunos sigam alguns passos. Passar os passos no quadro.

Passo 1: Quem quiser o número de um telefone em Uberlândia, por exemplo, acessará: www.netsabe.com.br

Passo 2: Esta página dará ao pesquisador três opções: Empresa- Pessoas- Endereço.

Em Empresa, se acessar, por exemplo, Vìctor Gama Art's encontrará dois números de telefone.

  • Professor, identifique a operadora de telefonia fixa em sua região e peça para os alunos encontrarem cinco números telefônicos: de duas empresas, de duas pessoas que eles conheçam e um por endereço. Os alunos deverão acessar o Google, por exemplo, e digitar Lista Telefônica e o nome da cidade.

b- O professor pedirá aos alunos que, individualmente, construam, em seus cadernos, uma lista com 20 nomes e números de telefones que usam frequentemente ou que poderão ser úteis a eles.

  • Professor, quando certificar de que os alunos dominam o assunto, encerre a aula fazendo uma avaliação através de perguntas orais sobre o que ensinou. É um fechamento. Se eles demonstrarem dúvidas, tente resolvê-las.
Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deve ser processual. O acompanhamento e a correção das atividades deve oferecer condições de avaliar o envolvimento e o nível de aprendizado dos alunos. Faça avaliações diárias através de observações e anotações. Se necessário, modifique sua prática docente, tendo como elemento central da aprendizagem o aluno.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.