Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos e brincadeiras africanos: na internet, na escola, na vida - UCA

 

12/07/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Aline Rodrigues Cantalogo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e analisar os jogos e brincadeiras africanas presentes na internet;
  • Realizar uma pesquisa de campo para identificar o conhecimento da comunidade escolar sobre jogos e brincadeiras africanas.
  • Conhecer e refletir sobre quais os jogos e brincadeiras brasileiros foram reproduzidos ou modificados a partir de sua origem africana.
  • Organizar informações - utilizando recursos de mídia disponíveis - para registrar, em um Blog, a história dos jogos e brincadeiras africanas;
Duração das atividades
15 aulas de 50 minutos / Total 750 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Navegação na internet - Mozilla Firefox

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 - RESGATE DA DIFERENCIAÇÃO ENTRE JOGO E BRINCADEIRA JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANAS

1) Para a introdução do tema, o (a) professor (a) deve conversar com os (as) alunos (as) questionando-os  (as) sobre os jogos e brincadeiras que foram e/ou são presentes na sua infância. A conversa inicial pode ser provocada com as seguintes perguntas:

a) Vocês sabem diferenciar jogos de brincadeiras?

b) Quais brincadeiras vocês gostam? E quais jogos?

Obs.: Na primeira atividade, sobretudo nas séries iniciais, será necessário retomar as diferenças entre jogos e brincadeiras.

Sugestões de sites com as definições dos termos “brincadeira” e “jogo”:

Brincadeira

http://www.dicionarioweb.com.br/brincadeira.html, acesso em 22/05/2011

Jogo:

http://www.dicionarioweb.com.br/jogo.html, acesso em 22/05/2011

 

2) Em seguida, o (a) professor (a) deve solicitar que os (as) alunos (as) escolham uma atividade dentre as brincadeiras e os jogos que surgiram nas falas, para realizarmos nas quadras.

 

Aulas 2 e 3: INTRODUÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANAS

1) Na aula seguinte, o (a) professor (a) fará uma contextualização histórica da temática estudada (exposição oral), localizando os jogos e brincadeiras na Cultura Africana.

2) Em seguida, peça a eles (as) que façam uma pesquisa sobre os jogos e brincadeiras de origem africanas, a partir do seguinte roteiro:

JOGOS E BRINCADEIRAS DE ORIGEM AFRICANAS

Nome dos alunos:

Orientação: Em dupla, pesquise 3 jogos e brincadeiras de origem africanas e identifique todos os  aspectos citados abaixo:
Obs: Utilize Mozzilla Firefox em seu netbook [metasys> favoritos>navegador de internet]

Nome:

Classificação (jogo ou brincadeira):

Descrição:

 

Nome:

Classificação (jogo ou brincadeira):

Descrição:

Nome:

Classificação (jogo ou brincadeira):

Descrição:

 

3) Na aula seguinte, o (a) professor (a) solicitará que os (as) alunos (as) reúnam-se em grupos de cinco componentes para socializar os resultados da pesquisa no grupo.

Cada grupo terá a seguinte tarefa:

a) Garantir que todos (as) vejam as pesquisas dos (as) colegas do grupo;

b) Escolher (por unanimidade ou votação) um jogo africano para vivenciar nas quadras.

Em seguida, o (a) professor (a) solicitará que toda turma escolha (por votação) a brincadeira que vivenciarão utilizando o restante da aula.

 

Aulas 4 e 5: VIVÊNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS AFRICANAS

1) O(a) professor (a) permitirá que os (as)alunos (as) vivenciem os jogos que os grupos da aula anterior escolheram.

2) A turma terá duas aulas, incluindo esta, para praticar os jogos africanos.

3) O(a) professor (a) solicitará ainda que cada grupo, munido de netbook, registre fotos e filmagens das vivências dos jogos.

[Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]

 

Aulas 6 e 7: ENTREVISTAS

Agora que os (as) alunos (as) já conhecem um pouco mais sobre o tema, solicite que aqueles grupos já divididos na aula anterior entrevistem pessoas para saber quais jogos ou brincadeiras africanas fizeram parte da sua infância.

1) Esta atividade de entrevista terá o roteiro mostrado logo abaixo e eles utilizarão o recurso KRecord, de seus netbooks:  [Metasys>Aplicativos>Multimídia>Gravador de Som]

As falas deverão ser transcritas utilizando o KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos],  e salvas em seus pendrives, para que na próxima aula seja entregue e salvo no netbook do professor.

Orientações para a entrevista:

a) Local da entrevista: Escola

b) Quando:  Horário de retorno à escola

c) Entreviste 01 professor (a) e 01 funcionário (a) administrativo da escola: Veja roteiro abaixo

ROTEIRO DE ENTREVISTA:

Nome:

Idade:

1)       Qual era a sua brincadeira ou jogo preferido na infância?

 

2)      Você sabe a origem deles, quem inventou ou introduziu na nossa cultura? Se sim, qual?

 

3)      Você conhece jogos ou brincadeiras de origem africana? Qual?

 

4)      Na sua infância, era comum vivenciar brincadeiras de origem africana?

 

5)      Quais eram eles e suas regras?


2) Na aula seguinte, divididos em grupo, cada aluno (a) irá socializar o resultado de sua pesquisa aos colegas do grupo, e o (a) professor (a) salvará todas informações em seu netbook, para que, depois, faça um compilado daqueles dados em uma apresentação de slide única. Esta será apresentada para turma na próxima aula.

Ainda nesta aula, o (a) professor (a) permitirá que os (as) alunos (as) escolham mais um dos jogos das pesquisas para praticarem na quadra.

3) Na próxima aula o professor deve apresentar para os (as) alunos (as) o slide mencionado no item anterior, veja uma possibilidade de apresentação de slides:

http://www.slideshare.net/querjogar/jogos-africanos, acesso em 22/05/2011.

Posteriormente a apresentação dos slides, os (as) alunos (as) escolherão mais jogos e/ou brincadeiras africanos para vivenciarem. No entanto, nesta aula, os (as) alunos (as) levarão seus netbooks para quadra, para continuarem registrando fotos e vídeos das aulas que serão utilizados para a construção de um Blog sobre jogos e brincadeiras africanas, como registro final da estratégia. 

 

Aulas 8,  9 e 10: EXPLORANDO AS BRINCADEIRAS

Dentre as brincadeiras que os (as) alunos (as) trouxeram, selecione algumas para que, em uma área externa da escola, pátio ou quadra, por exemplo, possam experimentá-las.

Para isso, sugira que levem seus netbooks para esta área e, à medida que saírem da brincadeira, que fotografem e filmem a atividade utilizando o WxCam, a webcam presente na área de trabalho ou pelo atalho:

[Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]

 

Possibilidades de brincadeiras que surgirão:

Pular corda:

Pular corda

http://www.ancorador.com.br/recreacao-esporte/brinacadeiras-africanas-heranca-africana-nas-brincadeiras-de-criancas, acesso em 22/05/2011.

 

Escravos de Jó:

escravos de jó

Fonte: Google Imagens, acesso em 11/07/2011.

 

Pular elástico:

pular elástico

Fonte: Google Imagens, acesso em 11/07/2011.

Obs.: Antes de finalizar a aula, solicite que cada aluno (a) traga, na próxima aula, uma caixa de ovos vazia, com espaço para doze ovos.

 

Aula 11: EXPLORANDO E CONFECCIONANDO OS JOGOS

Preparando a aula

1) Leve para sala: pincéis ( mesma quantidade de alunos ), tinta guache (duas cores por dupla), saco de feijão ( Cada dupla gastará 48 grãos).

2) Os jogos, por carregarem regras, precisam ser mais contextualizados e explicados aos (as) alunos (as), antes de iniciá-los. Para isso, alguns sites se tornam importantes.

Sugestão de site com apresentação de slide:

O site: http://www.slideshare.net/querjogar/jogos-africanos mostra, em forma de slides, jogos de origem africana. Estes slides, podem ser apresentados aos (as) alunos (as) pelo professor com recursos do seu netbook KPresenter [Metasys> Aplicativos> Ferramentas de produtividade> Gerador de Apresentações], juntamente com um projetor de imagem.

3) Após exibição, separe os (as) alunos (as) em duplas, com uma caixa de ovo apenas, por dupla. Pinte um lado da caixa de uma cor e o outro de outra, mostrando bem os campos de cada um.

Enquanto a tinta seca, explique o jogo escolhido pelo (a) professor (a) e explique aos (às) alunos (as) suas regras.

As regras podem ser encontradas em:

http://www.colegioglauciacosta.com.br/moodle/file.php/1/Regras_Awele_CLMasse.pdf, acesso em 22/05/2011

http://pt.scribd.com/doc/6743440/Regras-Para-Mancala, acesso em 22/05/2011

4) Distribua as sementes, quatro por casa, conforme as regras. E bom jogo!

Vale lembrar que os (as) alunos (as), com seus netbooks em mãos, continuarão registrando os momentos.

 

Aulas 12 e 13: AMPLIANDO O REPERTÓRIO

1)  Inicie  este momento assistindo o vídeo da TV Escola: É TEMPO DE DIVERSÃO - INOCENTE EM RUANDA, disponível em:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=371, acesso em 22/05/2011

Para assistir este vídeo, compartilhe o endereço eletrônico pelo e-mail das crianças e solicite que assistam em seus netbooks. Não é um vídeo muito curto, 13 minutos, mas mostrará bem como vivem as crianças da África e trará idéias de brincadeiras para a nossa aula.

Posteriormente, selecione, com os (as) alunos (as), brincadeiras e jogos, que possam realizar.

Aproveite este momento para discutir as diferenças das nossas brincadeiras com as mostradas no vídeo, a fim de ampliar a criticidade dos (as) alunos (as) sobre questões sociais. Sugira também que, em casa tentem fazer algum dos brinquedos que aprendemos ao longo das aulas e compartilhem com seus familiares.

2) Jogos antigos, configurações atuais: jogos africanos on line

Embora seja importante que as aulas explorem o corpo e o movimento, é preciso lembrar também que o mundo virtual está muito presente no cotidiano de nossos (as) alunos (as).

3) O (a) professor (a) possibilitará que as crianças possam jogar em seus laptops as brincadeiras oriundas da África:

Para isso, solicite aos (as) alunos (as) que, com seus netbooks, vão para uma área externa da escola e que, em contato com o ar livre, assim como os africanos que deram origem aos jogos e brincadeiras, pratiquem os jogos africanos on line (Veja sugestões logo abaixo).

Obs.: Verifique com antecedência se a área possui internet acessível, pois os jogos são online. Se não tiver, procure um lugar que tenha o referido acesso ou permaneçam em sala.

 

JOGOS ONLINE:

JOGO 1: PULAR CORDA

Apertando a tecla “espaço” do teclado, no momento certo, o menino do jogo pula corda. É um jogo que exige atenção, concentração e habilidades motoras.

pular corda game

Disponível em: http://www.jogosegamesdahora.com.br/jogos_online_path/1871/Pula-Corda/, acesso em, 20/05/2011.

JOGO 2:  LABIRINTO

O labirinto também pode ser jogado online. Existem muitos jogos de labirinto, porém a maioria em outros idiomas. Este jogo é em português e só precisa que a criança movimente o ponto vermelho com as setas de direção o teclado.

labirinto

Disponível em: http://www.oitavaieq.com.br/web/2011/02/jogo-labirinto-smilinguido/, acesso em, 21/05/2011.

 

Aula 14 e 15: REGISTRO – CRIAÇÃO DE UM BLOG

1) O (a) professor (a) permitirá, neste momento, que os (as) alunos (as) socializem as informações registradas pelos grupos (dados das pesquisas, fotos e filmagens das aulas), para que possam ver a quantidade de dados, informações e atividades que conseguiram registrar. Isso pode acontecer com uma breve apresentação oral dos grupos para toda turma.

2) Em seguida o (a) professor (a) apresentará um tutorial de criação de blogs, para que os (as) alunos (as) já iniciem a construção dos seus Blogs:

Sugestão de site de tutoriais de Blogs:

http://tutorialdoblog.blogspot.com/, acesso em 22/05/2011

Sugestão de vídeo para criação de Blogs:

http://www.youtube.com/watch?v=_ggJ30boTic&feature=related, acesso em 22/05/2011

Sugestão de site de cadastro e criação de Blogs:

       www.blogger.com/start?hl=pt-BR, acesso em 22/05/2011

 

3) Os (as) alunos (as) iniciarão a construção e alimentação dos Blogs nesta aula e concluirão depois, como tarefa de casa, postando os registros feitos durante as aulas.

4) Na última aula, os grupos apresentarão os Blogs criados, e divulgarão os endereços eletrônicos para que os colegas e professores (as) possam visitar e fazer comentários.

Recursos Complementares

Para refletir:

Site sobre jogos Pan-Africanos 2011:

http://www.youtube.com/watch?v=qhPf6HhxSMw, acesso em 22/05/2011

Avaliação

O Blog será o principal instrumento de avaliação. Os (as) alunos (as) deverão efetuar comentários sobre fotos e vídeos postados nos blogs dos colegas ressaltando a importância das brincadeiras e jogos Africanos para nossa cultura lúdica.

O (a) professor (a) ainda poderá solicitar que eles criem um fórum de discussão on line sugestão: http://br.groups.yahoo.com/, acesso em 22/05/2011, para socializarem sua avaliação final da estratégia de ensino. A discussão poderá ser fomentada pela seguinte pergunta, a saber: por que o estudo de jogos e brincadeiras africanas foi importante para mim?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Junior, Colégio Lucia Barros Lisboa , Paraná - disse:
    junior@professorjunioronline.com

    14/11/2012

    Cinco estrelas

    Ótima sugestão, aproveitei para divulgar a aula no meu blog: http://www.professorjunioronline.com/2012/11/jogos-brincadeiras-africanos.html


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.