20/06/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Não são necessários conhecimentos prévios.
Aula 1: A Mankala no contexto da Cultura Africana
Antes de iniciar a aula é importante que o (a) professor (a) faça uma contextualização histórica do tema localizando-o na cultura e história da África, bem como sua pertinência para o reconhecimento e valorização dos saberes oriundos deste continente sobretudo pelo fato de que, por muito tempo, estes conhecimentos foram ignorados nas aulas de educação física e na escola.
1) Convide os (as) alunos (as) a assistirem um vídeo com imagens significativas da cultura africana (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet), peça-os para copiar e colar o link abaixo no navegador.
Sugestão de vídeo de abertura:
http://www.youtube.com/watch?v=Q3RRk8AoX1E&feature=related, acesso em 22/05/2011
2) Após assistirem o vídeo permita que os alunos apresentem suas percepções, e conduza-os à uma reflexão em torno das seguintes questões:
a) Por que conhecemos tão pouco sobre a história e cultura africana?
b) Por que os conhecimentos da cultura africana historicamente foram excluídos da escola e das aulas de Educação Física?
Os (as) alunos (as) deverão registrar as respostas dessas perguntas em seus netbooks (Metasys> Aplicativos>Ferramentas De Produtividade>Suíte De Escritório> Processador De Textos), e aqueles que se sentirem à vontade poderão falar as suas respostas para toda turma.
A partir destas reflexões o professor justificará e localizará o tema a ser estudado nas próximas aulas no contexto da cultura africana: o jogo da Mankala.
Aulas 2, 3 e 4: A Mankala na internet
1) O (a) professor (a) conduzirá a turma a conhecer o jogo da Mankala mediante uma consulta à internet (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet).
Organizados em grupos de quatro componentes, os (as) alunos (as) deverão buscar informações sobre o referido jogo desde sua etimologia até sua origem e manifestações (países onde houve e ainda há prática do jogo), sendo que a tarefa deverá ser entregue organizada da seguinte forma:
a) Etimologia da palavra Mankala em pelo menos duas origens étnicas (Ex. Árabe e Africana).
b) Diferentes países africanos e/ou de outros continentes onde existe a prática (adaptada) do jogo Mankala.
c) Organizar as informações em um quadro no programa Kword ( Metasys> Aplicativos>Ferramentas De Produtividade>Suíte De Escritório> Processador De Textos), em seguida salvar no computador.
Após conclusão da tarefa pelos grupos, solicitar que enviem para o e-mail do (a) professor (a) para que ele (a) elabore um quadro único da Mankala no Mundo.
Sugestões de site de pesquisa sobre a Mankala:
Site Jogos Antigos
http://www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp, acesso em 20/05/2011
Site Africa e Africanidades
http://www.africaeafricanidades.com/documentos/mancala.pdf, acesso em 20/05/2011
Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mancala, acesso em 20/05/2011
2) Na aula seguinte, o (a) professor (a) pedirá para os (as) alunos (as) apresentarem os quadros construídos e, utilizando o netbook do (a) professor (a) e o datashow, o (a) professor (a) fará uma síntese dos quadros, para criar um quadro único da Mankala no Mundo. Veja uma possibilidade de construção para o quadro único:
Etmologia | País/região onde jogado | Denominação / Nome do jogo |
Sugestão de referência bibliográfica que contribui na construção do quadro:
Clique na figura para abrir o site "Jogos Antigos".
http://www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp, acesso em 22/05/2011
3) A próxima atividade consistirá no prática do jogo a partir das regras que o (a) professor (a) deverá esclarecer.
Obs: Devido a significativa complexidade do jogo, e devido ao fato de nem todos (as) necessariamente conhecerem, 01 aula poderá não ser suficiente para garantir uma vivência significativa para todos (as), nesse caso o (a) professor (a) poderá programar até três aulas em seu planejamento destinadas exclusivamente para a vivência da Mankala.
Sugestões de imagens da Mankala:
Disponíveis em: http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1280&bih=661&q=mankala&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=, acesso em 22/05/2011
Sugestões de sites de informações sobre a estrutura e as regras da Mankala:
http://www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp, acesso em 20/05/2011
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mancala, acesso em 20/05/2011
http://www.ludomania.com.br/Tradicionais/mancala.html, acesso em 20/05/2011
Sites de vídeos para demonstração do jogo
http://www.youtube.com/watch?v=goaDYE-sO4U, acesso em 21/05/2011
http://www.youtube.com/watch?v=9Zvjk-OEtsw&feature=related, acesso em 21/05/2011
http://www.youtube.com/watch?v=X5kpk0Jqrvc&feature=related, acesso em 21/05/2011
Aula 5: Mankala dos tabuleiros para os sites de jogos
O (a) professor (a) permitirá que os (as) alunos (as), em duplas, ou mesmo nos grupos da primeira atividade de pesquisa, identifiquem sites na internet que ofereçam a prática do Mankala virtualmente.
O objetivo é que eles (as) continuem vivenciando o jogo e assimilando suas regras, no entanto, agora no tabuleiro virtual.
Sugestões de sites para a prática da Mankala via jogos on line: clique na figura para ir direto ao jogo!!
http://qplaygames.ojogos.com.br/games/mancala.htm#content, acesso em 21/05/2011
http://www.jogajogos.com/content/view/1562/, acesso em 21/05/2011
http://www.aflcio.org/unionshop/games/game_mancala.cfm, acesso em 21/05/2011
Clique imagem para acessar o jogo:
http://www.jogajogos.com/content/view/1562/, acesso em 21/05/2011
Aula 6, 7 e 8: A Mankala dos sites para as quadras
1) O(a) professor(a) colocará o seguinte desafio para a turma: jogar a Mankala com "tabuleiro humano"...é possível?
a) Os alunos, reunidos nos grupos já formados, munidos de seus netbooks, irão para as quadras e tentarão construir a Mankala com tabuleiro humano, registrando processo de adaptação das regras originais, pessoa passo, em seus netbooks (Metasys> Aplicativos>Ferramentas De Produtividade>Suíte De Escritório> Processador De Textos).
b) Deverão esforçar-se para manterem o máximo possível da estrutura e regras do jogo original;
c) Deverão registrar, com os recursos de gravação de imagens e vídeo de seus netbooks, todo processo de construção coletiva (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam), os (as) alunos (as), deverão salvar os registros em seus pendrives.
Obs.: Os (as) alunos (as) deverão passar os registros para o professor (ou enviar por email), para que o mesmo reúna as imagens e vídeos em uma única apresentação para que os (as) alunos (as) assistam na próxima aula.
2) Após construírem as primeiras propostas, as mesmas serão socializadas no coletivo da turma.
3) Na aula seguinte, o professor providenciará o datashow, e os alunos assistirão as imagens e vídeos que os grupos registraram durante a criação do "tabuleiro humano" do jogo da Mankala.
Logo, em seguida, irão para a quadra o iniciarão a prática dos jogos de Mankala de "tabuleiro humano" criados, de modo que, se eventualmente, surgiram várias adaptações possíveis, todas serão praticadas nas próximas aulas.
Aula 9 e 10: Quadro comparativo do jogo da Mankala nos diferentes ambientes
1) Os (as) alunos (as) deverão construir no computador, um quadro comparativo sobre as diferenças da Mankala, considerando os ambientes: tabuleiro, computador e quadra.
O quadro deve ser elaborado utilizando o recurso de produção de textos dos netbooks (Metasys> Aplicativos>Ferramentas De Produtividade>Suíte De Escritório> Processador De Textos) com base nos seguintes critérios:
a) Estratégias: ao mudarmos os ambientes dos jogos (tabuleiro, computador ou quadra), as estratégias podem ser mantidas? Modificadas? Por quê?
b) Dificuldade: sinalizar o grau de dificuldade do jogo no referido espaço (alto, regular, baixo);
c) Motivação: sinalizar o grau de motivação para a prática do jogo no referido espaço (muito, médio, pouco)
d) Duração: apontar o tempo médio de duração do jogo no referido espaço em minutos.
Veja uma possibilidade de quadro comparativo, logo abaixo:
Critério | Tabuleiro | Computador | Quadra |
Estratégia | |||
Dificuldade | |||
Motivação | |||
Duração |
2) Na aula seguinte, os (as) alunos (as) apresentarão os quadros e refletirão, junto com o (a) professor (a), sobre as variáveis de informações de um grupo para o outro.
Aula 11 e 12: Vivência da Mankala nas quadras: modificação das regras
1) O professor oportunizará aos alunos a vivência da Mankala nas quadras pelo processo de modificação significativa. Sendo assim, eles poderão modificar as modalidades de Mankala do "tabuleiro humano" criadas nas aulas anteriores, com toda liberdade de transformação das regras, a partir das sugestões (acréscimo, alteração de regras), de modo que o jogo atenda o interesse do grupo.
2) Esse processo de construção coletiva nas quadras deve ser mediado pelo (a) professor(a), que deverá provocar a turma com as seguintes perguntas: a) Que regras devemos mudar e por quê? b) O jogo ficou mais ou menos competitivo? Por quê? c) Todos estão participando? Por quê? c) É possível criar / alterar regras de modo que todos participem?
http://jogoonlinegratis.com.br/jogos-de-estrategia/mancala-snails.html, acesso em 21/05/2011
http://luizjogos.com/view/1031/Mancala-Online, acesso em 21/05/2011
A avaliação deve ocorrer processualmente, em torno da reflexão sobre o sentido/significado do jogo Mankala nos três ambientes vivenciados: tabuleiro, sites, quadras.
O aluno ao final da estratégia deverá registrar as respostas das seguintes perguntas:
a) Qual dos ambientes você acha mais adequado para o jogo? Por quê?
b) Em qual dos ambientes você mais gostou de jogar? Por quê?
O professor, ainda, pode permitir uma discussão destas repostas no coletivo, para que os alunos socializem suas percepções para os demais colegas.
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