Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – Using Toondoo (Usando Toondoo)

 

10/06/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Criar uma história em quadrinhos.
  •  Usar o tempo verbal Present Continuous (nas formas Afirmativa, Negativa e Interrogativa).
Duração das atividades
3 horas-aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Verbos básicos como run, walk, drink, talk, eat, entre outros.
  • Present Continuous Tense.
Estratégias e recursos da aula

Alguns recursos do laptop Classmate, tais como:

  • KPresenter [Iniciar -> Aplicativos -> KPresenter]
  • Navegador Mozilla Firefox [Metasys-> Aplicativos -> Internet ]
  • Visualizador de Imagens

 

Warm up (Atividade realizada com o intuito de motivar os alunos para as atividades que serão desenvolvidas na aula) 

Para introduzir o assunto, o professor poderá fazer mímicas de algumas ações, como andar, tomar algo, sentar-se. Ao realizar as ações, ele deverá perguntar e depois escrever no quadro: What am I doing? e  deverá escrever também a resposta: You are ....

Quando finalizar as mímicas, o professor deverá perguntar aos alunos qual tempo verbal foi utilizado (Present Continuous) e pedir para que eles expliquem qual a finalidade desse tempo verbal (relatar ações que estão acontecendo nesse momento).

 

 Atividade 1

Com o intuito de maior prática desse tempo verbal (present continuous), o professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site http://www.eslvideo.com/

  • Professor, esse site contém opções de atividades com vídeos e e elas são divididas por níveis de proficiência. Você pode utilizá-lo em sala de aula ou indicar uma atividade dele para ser feita em casa, uma vez que as atividades vêm com respostas e é possível acessá-las ao final de suas realizações. As atividades são divididas em categorias como film trailer, music video, everyday English, entre outras.

 

Uma vez no site, os alunos devem seguir os seguintes passos para encontrar a atividade a ser realizada: Quizzes > High Intermediate > Present Continuous with the Simpsons. O link para essa página é http://www.eslvideo.com/quiz_int3.php?id=973&pagenum=1

  • Professor, como motivação, faça perguntas sobre os Simpsons, personagens que aparecerão no vídeo.

Do you like the Simpsons? (Você gosta dos Simpsons?)

Who are the characters?  (Quem são os personagens?)

Which one is your favorite character? (Qual é o seu personagem preferido?)

Present Continuous with The Simpsons

  • Professor, peça aos alunos para assistirem ao vídeo e depois realizar os exercícios propostos. Ajude os alunos em relação a dúvidas de vocabulário e explore outros aspectos do vídeo que julgar relevantes. Faça outras perguntas, tais como:
  1. Where are the Simpsons at the beginning of the video? They're on the street. (Onde os Simpsons estão no início do vídeo? - Eles estão na rua.)
  2. What are they  all wearing? They all are wearing suits. (O que todos eles estão usando? - Eles estão usando ternos.)
  3. Who is not wearing shoes? Bart is not wearing shoes. (Quem não está usando sapatos? - Bart não está usando sapatos.)
  4. While Homer is dancing what is happening to his house? The house is on fire. (Enquanto Homer está dançando o que está acontecendo com a casa? - A casa está pegando fogo.)
  5. What is Bart trying to get? He's trying to get a 'dollar' bill. Actually, it's a 'Krusty bill'. (O que Bart está tentando pegar? - Ele está tentando pegar uma nota de 'dólar'. Na verdade, é uma nota com a foto de Krusty, o palhaço.)
  6. Which famous bands the Simpsons 'honor'  in this video?The Beatles ,when they are crossing the street, and Nirvana , when Bart is swimming. (Quais bandas famosas os Simpsons 'prestam tributo' nesse vídeo? - Os Beatles, quando eles estão atravessando a rua, e Nirvana, quando Bart está nadando.)

 

Atividade 2

O professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site http://www.toondoo.com/, o qual  possibilita a criação de histórias em quadrinhos.

O professor deverá pedir aos alunos que digitem a palavra Simpsons no campo search ( busca) e observem os resultados.

Toondoo home page

 

Atividade 3

Os alunos deverão criar uma história em quadrinhos usando o tempo verbal Present Continuous. As histórias deverão ter, no mínimo, 4 quadrinhos e em todos eles deverá ter, pelo menos, duas frases. Os personagens deverão ser criados pelos alunos.

Para criar a história em quadrinhos, os alunos devem se cadastrar no site. Para tal, os alunos devem clicar em Sign up for free! e depois escolher a opção Sign up for toondoo (public Toondoo for individual)

Toondoo home page

Uma vez registrados, os alunos podem começar a elaborar suas histórias em quadrinhos!

  • Professor, oriente seus alunos quanto à escolha do tema a ser trabalhado, o uso de vocabulário e a escrita da história em si. Lembre a seus alunos que as histórias devem ser criativas, porém não há necessidade de uso de palavras rebuscadas. As histórias podem ser simples e diretas, afinal, os alunos terão que apresentá-las em voz alta para a sala .
Recursos Complementares

Professor, os sites abaixo poderão auxiliá-lo em sua tarefa de ensinar.

Avaliação

A avaliação deverá privilegiar todo o processo de confecção da história em quadrinhos, por isso, a participação e o envolvimento dos alunos na elaboração da mesma deve ser levada em consideração. Quanto à história em quadrinhos em si, aspectos como criatividade, originalidade tanto na escolha dos personagens quanto do enredo deverão ser observados pelo docente.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.