Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

 

02/10/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Conceituar os 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Saberes sócio-culturais a respeito do tema.
Estratégias e recursos da aula

 

 

Aula 1 – 50 minutos

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

Como elemento motivador para os alunos, apresente-lhes o seguinte site (http://www.minerva.uevora.pt/publicar/3r/index.htm). Esta é a página da internet do Clube dos 3Rs, desenvolvida com o intuito de estimular as crianças a praticarem os conceitos relacionados com a redução, reutilização e reciclagem de materiais que normalmente compõe o lixo. Ao clicar em qualquer uma das figuras da página, o aluno é levado a uma segunda página, na qual é proposta a resolução de um questionário. O questionário é composto por 12 pequenas perguntas a respeito de atitudes habituais que tomamos diante da produção de lixo. As respostas são de múltipla escolha. (Atenção, este questionário está em Português de Portugal. Fique atento, algumas expressões podem ser diferentes em nossa língua.)

Ao final do questionário o aluno pode checar a sua pontuação. Atingindo uma pontuação de 10 ou mais o aluno ganha o título de “amigo do ambiente”, tendo o direito de imprimir um diploma. Pontuações menores que 10 trazem mensagens de alerta, isto é, convida o aluno a repensar seus hábitos e, mostra links nos quais o aluno pode conseguir mais informações sobre como utilizar a filosofia dos 3Rs no cotidiano. A exploração destes links pode ficar com atividade de aprofundamento para os alunos em outras oportunidades.

Dica! Oriente os alunos a responderem o questionário com a maior sinceridade possível. Saliente que a resolução do mesmo não vale ponto e que o objetivo do mesmo é fazer com que cada um se conheça melhor. Caso os alunos não consigam a pontuação necessária para se tornarem os “amigos do ambiente” tranqüilize-os. Diga-lhes que todos terão uma segunda oportunidade ao final da próxima aula para refazer o questionário e que, com o que será aprendido, o resultado provavelmente será diferente. Diga-lhes que o importante não é acertar ou não as perguntas e sim identificar onde erramos e, em cima disso, promover uma mudança de atitude, cujo resultado trará benefícios para nosso planeta. Uma forma interessante de estimu lá-los, é você também fazer o questionário e errar, de propósito, todas as perguntas.

A seguir, convide os alunos a conceituarem o que são os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Os alunos podem usar como fonte de pesquisa um dicionário on-line (http://www.workpedia.com.br/). Utilize as perguntas do questionário para trabalhar cada um dos conceitos. Relacione com os alunos quais situações (sugeridas pelas perguntas) tem maior afinidade com cada conceito.

Aqui esta uma possível relação:

1. Reduzir: perguntas 1, 2, 3, 5, 6, e 7;
2. Reutilizar: perguntas 1, 4, 8, 10 e 11;
3. Reciclar: perguntas 9, 11 e 12.

Dica! Fique atento com o tempo. É possível que você necessite de mais uma aula para trabalhar todas as situações com os alunos.

Atividade para casa – Brincando de detetive. Como atividade para casa, os alunos devem observar, secretamente, um membro da família, amigo ou pessoas na rua (no mercado, no pátio da escola, na rua onde mora, etc) a respeito de seus hábitos. Mais especificamente a respeito dos hábitos em relação ao destino do lixo que é produzido por esta(s) pessoa(s). Os alunos devem procurar por situações erradas de acordo com os conceitos dos 3Rs trabalhados em sala de aula. O registro das observações deve ser feito na forma de desenhos.

Dica! Como ponto de partida os alunos podem observar a pessoa escolhida em situações parecidas com as abordadas pelas perguntas do questionário.

 


Aula 2 – 50 minutos

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

A proposta de atividade para esta segunda aula é que os alunos trabalhem com o programa Hagáquê (http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/). Este é um programa que permite a criação de histórias em quadrinhos.

Utilizando o programa os alunos devem escolher uma das situaçõ es observadas durante a taref a de casa e reproduzi-la de d uas formas. A primeira forma é um desenho de como ela foi observada. A segunda forma é de como ela poderia ser corrigida utilizando um dos 3Rs. Veja o exemplo, produzido no Hagáquê, relacionado com o conceito “reduzir”:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/324/imagens/blaa.png

 

Os desenhos produzidos podem ser impressos e afixados na sala de aula e no quadro de avisos de sua escola. Incentive a troca dos desenhos entre os alunos. Outra idéia é editar uma revista com os desenhos. Esta revista pode conter o conceito de cada um dos 3Rs e trazer os desenhos como exemplos. É interessante que as pessoas “espionadas” pelos alunos recebam uma cópia da revista.

Dica! Explore o programa Hagáquê antes dos alunos. Esteja familiarizado com as ferramentas oferecidas por ele. Desta forma será mais fácil ajudar os alunos a utilizarem o programa.

Permita que, ao final da aula, os alunos refaçam o teste do questionário da primeira aula. Considerando que atitude eles tomariam diante das situações propostas. Houve diferença de resultado?

 

Material de aprofundamento para o professor:
http://www.ider.org.br/oktiva.net/anexo/51943 - Lixo é cidadania – Cartilha preparada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis – IDER. Traz inúmeras informações sobre conceitos relacionados ao tema “lixo”, incluindo os 3Rs.

 

http://web.educom.pt/pr1305/ambiente_reciclagemubi.swf
http://www.recicloteca.org.br/
- Sites com inúmeras informações sobre reciclagem e coleta seletiva.


Material de aprofundamento para o aluno:
http://www.cempre.org.br/download/pdf%20gaia.pdf - O livro de Gaia – Pequeno livro que conta a história de uma menina chamada Gaia e o seu interesse sobre reciclagem. Conta com uma lingu agem bem acessível para os alunos. Clique na imagem para acessar o livro.

 


http://www.cempre.org.br/download/livro_reciclino.pdf - Reciclino - Faminto por Reciclagem – Livro ilustrado que conta a história de Reciclino, um dinossauro faminto por reciclagem. Conta com uma linguagem bem acessível aos alunos. Clique na imagem para acessar o livro.


http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Ambiente - Site destino ao público infantil com várias informações relacionadas aos 3Rs.

 

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pela atividade para casa. Os alunos conseguiram encontrar situações nas quais alguns dos 3Rs poderiam ser utilizados para corrigir um hábito? 2. Pelos desenhos produzidos com o Hagáquê. A solução encontrada pelos alunos para corrigir uma situação levou consideração algum dos 3Rs?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.