03/07/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Estratégias de ensino ou trabalhos anteriores que abordaram conteúdos da história e cultura africana, tais como: jogos e brincadeiras afro-brasileiras;
Aulas 1 e 2: Conhecimento prévio dos (as) alunos (as) sobre Capoeira
1) O professor fará uma "roda de conversa" com os alunos buscando identificar as definições que os mesmos já possuem sobre a Capoeira.
Os alunos poderão inicialmente apresentar diversas definições: "É uma espécie de luta?"; "É uma dança de origem africana?"; "É um jogo com movimentos de luta?", "É uma luta com música e dança?" .
Obs.: Nessa estratégia dependendo da faixa etária que os alunos se encontram, o professor poderá utilizar a técnica brainstorming, "tempestade de idéias" (Ver procedimento da técnica em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming, acessado em 22/05/2011).
Solicite que os (as) alunos (as) criem uma subpasta em seus pendrives denominada "Capoeira", dentro da pasta denominada "Educação Física". Nesta pasta eles salvarão os registros das aulas. Em seguida, oriente que eles (as): a) registrem, no editor de texto de seus netbooks, todas as definições de capoeira que apareceram na atividade anterior; b) escrevam uma definição de capoeira diante da pergunta: capoeira é jogo, dança ou luta? Por quê?
2) Posteriormente, organize-os em grupos em função de suas definições. A turma poderá dividir-se em grupos de no máximo de 05 componentes, sendo que 02 grupos para cada tema associado à Capoeira. Veja abaixo como poderá ficar a turma organizada em 06 grupos:
A primeira tarefa dos grupos será criar definições de capoeira como: jogo, dança ou luta. As definições devem ser ilustradas com boas imagens que as representem.
Capoeira como jogo: Grupos 1 e 2
Disponíveis em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=661&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=jogo+capoeira&oq=jogo+capoeira&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=377101l378361l0l4l3l0l0l0l0l0l0l, acesso em 21/05/2011
Capoeira como Dança: Grupos 3 e 4
Disponíveis em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=661&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=jogo+capoeira&oq=jogo+capoeira&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=377101l378361l0l4l3l0l0l0l0l0l0l, acesso em 21/05/2011.
Capoeira como Luta: Grupos 5 e 6
Disponíveis em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=661&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=luta+capoeira&oq=luta+capoeira&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=167126l167849l0l4l4l0l0l0l0l0l0l, acesso em 21/05/2011.
Aulas 3 e 4: Vivenciando e pesquisando: capoeira na Internet
1) O professor solicitará, como tarefa de casa, que os alunos façam uma primeira pesquisa sobre as principais manifestações da capoeira e sua inserção no Brasil. Os dados levantados serão socializados nos mesmos grupos formados na aula anterior.
Obs.: Os (as) alunos (as) deverão salvar os dados em uma subpasta denominada "pesquisa sobre Capoeira" e, ao final dessa estratégia de ensino, apresentarão os dados em forma de um clipe para.
O professor destinará o restante da aula para contextualizar a Capoeira na cultura africana (História da Capoeira), enfocando seus elementos constitutivos (roda, movimentos, instrumentos, música).
Obs.: Dependendo do envolvimento da turma e do transcorrer das discussões, a temática explorada, "história da capoeira", poderá exigir continuidade da próxima aula.
Sugestões de vídeos sobre história da capoeira:
http://www.youtube.com/watch?v=-VAj0kKQ_g4&feature=related, acesso em 22/05/2011 http://www.youtube.com/watch?v=dtBtuREXSNg, acesso em 22/05/2011
2) Sobre os elementos constitutivos da Capoeira (roda, movimentos, instrumentos, música), o professor deverá explicar a importância da cada um deles. Evidentemente, que a prática dos mesmos será fundamental para a compreensão dos seus sentidos/significados dentro do tema em estudo. Nesse sentido, dependendo do conhecimento dos alunos sobre a Capoeira, o professor pode destinar um maior número de aulas em seu planejamento para a prática dos mesmos, no entanto, sempre associando com a pesquisa em andamento.
Obs.: Esses momentos das aulas serão preciosos e, inevitavelmente, exigirá do professor diferenciar Capoeira Angola de Capoeira Regional. O que torna este aprendizado ainda mais rico para os alunos.
Veja logo abaixo algumas sugestões de textos e vídeos dos elementos constitutivos da Capoeira:
A) Roda de Capoeira
Sugestão de texto sobre o tema "Roda de Capoeira": http://www.angolangolo.com/textos/na_roda_de_capoeira_mbc.pdf, acesso em 22/05/2011.
Sugestões de vídeos:
Roda de Capoeira Regional Roda de Capoeira Angola
http://www.youtube.com/watch?v=Uv-WMFWpjo0, acesso em 22/05/2011 http://www.youtube.com/watch?v=0qTrk6WLpnI&feature=related, acesso em 22/05/2011
B) Movimentos de Capoeira
Sugestão de texto sobre o tema Movimentos de Capoeira (Angola e Regional): http://www.capoeirabelgie.be/capoeira/capoeira-angola-en-regional/lang/pt-br/, acesso em 22/05/2011
Sugestões de vídeos:
Movimentos de Capoeira Angola Movimentos de Capoeira Regional
http://www.youtube.com/user/TVcapoeiraAngola?blend=5&ob=5, acesso em 22/05/2011 http://www.youtube.com/watch?v=8vVESC9p_WY&feature=fvsr, acesso em 22/05/2011
C) Instrumentos de Capoeira
Sugestão de texto sobre o tema Instrumentos de Capoeira: http://www.cienciasdacapoeira.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=73&Itemid=80, acesso em 22/05/2011
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=90jkBMa3ExM, acesso em 22/05/2011 http://www.youtube.com/watch?v=8Flcg475gsM, acesso em 22/05/2011
D) Músicas de Capoeira
Sugestão de texto sobre o tema Músicas de Capoeira:
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=f672QZXLNvc, acesso em 22/05/2011 http://www.youtube.com/watch?v=f672QZXLNvc, acesso em 22/05/2011
Aulas 5, 6: Capoeira, roda, instrumentos e música
Os alunos deverão abordar aspectos ligados à cultura africana, para que elaborem músicas para a prática nas rodas de capoeira.
1) Nas próximas aulas os alunos, em momentos específicos escolhidos pelo professor, durante a prática da capoeira nas aulas de Educação Física, deverão reunir com os grupos de pesquisa para elaborarem coletivamente canções para as rodas de capoeira. As canções deverão contemplar temas estudados nas aulas e que fazem referência à história da capoeira e da cultura africana que eles estão estudando.
2) O professor deverá solicitar que os alunos levem seus notebooks para que as canções construídas seja registradas, mediante recurso de gravação de áudio existente no computador.
3) Nessas aulas portanto, passarão a existir reprodução e criação de movimentos, ritmos e músicas e, quando os grupos concluírem as músicas, poderão apresentar aos demais colegas. Todo processo (movimentos, imagens e sons) deverão ser registrados, para a composição do clipe final que será apresentado na última aula desta estratégia.
Sugestões de sites com músicas de Capoeira
http://letras.terra.com.br/abada-capoeira/, acesso em 22/05/2011
http://www.magalicapoeira.com/category/musicas-de-capoeira, acesso em 22/05/2011
Aulas 7, 8 e 9 : Capoeira e seus locais de manifestações sociais
1) Os alunos irão (re) conhecer os espaços de prática da Capoeira. O professor anunciará que na próxima aula os alunos irão fazer duas visitas de campo. Uma visita em uma Academia de Capoeira (Regional), outra visita em um Grupo de Capoeira Angola.
Obs.: Caso o professor não consiga realizar uma visita de campo como foi proposto, ele poderá convidar mestres e/ou praticantes, para que uma visita à escola. Neste caso, a entrevista será substituída por uma "roda de conversas" que logo poderá ser convertida em uma Roda de Capoeira.
Para tanto, munidos de seus netbooks, os alunos registrarão os momentos da visitas com o seguinte roteiro:
a) Fotos
b) Filmagens
c) Entrevistas com mestres e/ou praticantes, a partir da pergunta: O que é a Capoeira para você?
As entrevistas servirão para compor o clipe final dos grupos de pesquisa, e para que o professor, em momento oportuno, reflita com os alunos sobre aproximações e diferenças sobre a Capoeira Regional e Angola, a partir das imagens e falas registradas.
2) Nas próximas aulas os alunos vivenciarão movimentos das duas modalidades de capoeira: Regional e Angola
Obs.: Para essas aulas, o professor também poderá convidar praticantes experientes das duas modalidades de capoeira para contribuir orientações de ordem prática.
Sugestões de Imagens
Capoeira Regional:
http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1280&bih=661&q=capoeira+regional&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=, acesso em 22/05/2011
Capoeira Angola:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=661&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=capoeira+angola&aq=f&aqi=g4&aql=&oq=, acesso em 22/05/2011
Aulas 10 e 11: Oficina de Instrumentos da Capoeira
1) O professor convidará mestres e/ou praticantes de Capoeira para uma oficina de instrumentos, de modo a agregar mais este conhecimento para os alunos.
Obs.: Caso não existam materiais disponíveis na escola, e mesmo que o professor e alunos tenha dificuldade de trazê-los de casa, é possível entrar em contato com instituições, ou grupos de Capoeira, que ofereçam esta oportunidade.
Sugestões de vídeos sobre cursos e/ou oficinas de Instrumentos de Capoeira:
Diversos Instrumentos
http://www.youtube.com/watch?v=F7bJ3UJxstk, acesso em 22/05/2011 OFICINA
Pandeiro
http://www.youtube.com/watch?v=4BGIOyjAcgY&feature=related, acesso em 22/05/2011
Berimbau
http://www.youtube.com/watch?v=ZH2GVIwSdWM&feature=related, acesso em 22/05/2011
2) Na aula seguinte, utilizando os instrumentos que os (as) alunos (as) conseguiram montar, os alunos vivenciarão a capoeira com uma ou mais rodas, a critério de organização definido pelo (a) professor (a).
Aula 12: Apresentação da pesquisa em roda de Capoeira
O professor organizará os alunos em uma grande roda. Os alunos apresentarão os dados das pesquisas em forma de clipes, e o professor conduzirá a "Roda de capoeira da Turma" como encerramento da estratégia de ensino.
Capoeira Angola
http://www.youtube.com/watch?v=OMUHKFwx05I, acesso em 22/05/2011
Capoeira Regional
http://www.youtube.com/watch?v=h-wk2VEIj2k, acesso em 22/05/2011
Todo processo deverá privilegiar o olhar do professor e o do aluno (autoavaliação).
Um dos instrumentos de avaliação é o Clipe final dos grupos de pesquisa. O professor e os alunos devem questionar: o clipe conseguiu contemplar os registros mais importantes do processo?
O professor ainda pode solicitar que o aluno faça um último registro: o que foi mais significativo pra você com o aprendizado sobre história da capoeira.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/11/2015
Cinco estrelasMT BOM NOSSA ARTE.FAÇO A 36 ANOS
09/01/2013
Cinco estrelasMuito bom. A capoeira também faz parte de nossa cultura.
26/09/2011
Quatro estrelasgostei muito do material exposto, assim, da uma ampla visão cm se uma aula, muito,muito bom.