Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Capoeira: quem não luta, joga...quem não joga, dança! UCA

 

03/07/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre as principais manifestações da capoeira e sua inserção no Brasil;
  • Contextualizar a Capoeira na cultura africana, enfocando seus elementos constitutivos;
  • Debater aspectos ligados à cultura africana, para que os alunos elaborem cantigas para as rodas praticadas nas aulas;
  • Realizar visitas de campo para registrar os elementos constitutivos dessa luta.
Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos / Total: 600 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias de ensino ou trabalhos anteriores que abordaram conteúdos da história e cultura africana, tais como: jogos e brincadeiras afro-brasileiras;

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2: Conhecimento prévio dos (as) alunos (as) sobre Capoeira

1) O professor fará uma "roda de conversa" com os alunos buscando identificar as definições que os mesmos já possuem sobre a Capoeira.

Os alunos poderão inicialmente apresentar diversas definições: "É uma espécie de luta?";  "É uma dança de origem africana?"; "É um jogo com movimentos de luta?", "É uma luta com música e dança?" .

Obs.: Nessa estratégia dependendo da faixa etária que os alunos se encontram, o professor poderá utilizar a técnica  brainstorming, "tempestade de idéias" (Ver procedimento da técnica em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming, acessado em 22/05/2011).

Solicite que os (as) alunos (as) criem uma subpasta em seus pendrives denominada "Capoeira", dentro da pasta denominada "Educação Física". Nesta pasta eles salvarão os registros das aulas. Em seguida, oriente que eles (as): a) registrem, no editor de texto de seus netbooks, todas as definições de capoeira que apareceram na atividade anterior; b)  escrevam uma definição de capoeira diante da pergunta: capoeira é jogo, dança ou luta? Por quê?

2) Posteriormente, organize-os em grupos em função de suas definições. A turma poderá dividir-se em grupos de no máximo de 05 componentes, sendo que 02 grupos para cada tema associado à Capoeira. Veja abaixo como poderá ficar a turma organizada em 06 grupos:

A primeira tarefa dos grupos será criar definições de capoeira como: jogo, dança ou luta. As definições devem ser ilustradas com boas imagens que as representem.

Capoeira como jogo: Grupos 1 e 2

capoeira jogo 1                        capoeira jogo 3

Disponíveis em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=661&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=jogo+capoeira&oq=jogo+capoeira&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=377101l378361l0l4l3l0l0l0l0l0l0l, acesso em 21/05/2011

 

Capoeira como Dança: Grupos 3 e 4

             capoeira dança 2            capoeira dança 3

Disponíveis em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=661&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=jogo+capoeira&oq=jogo+capoeira&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=377101l378361l0l4l3l0l0l0l0l0l0l, acesso em 21/05/2011.

 

Capoeira como Luta: Grupos 5 e 6

                    capoeira luta 1                          capoeira luta 3

Disponíveis em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=661&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=luta+capoeira&oq=luta+capoeira&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=167126l167849l0l4l4l0l0l0l0l0l0l, acesso em 21/05/2011.

 

Aulas 3 e 4: Vivenciando e pesquisando: capoeira na Internet

1) O professor solicitará, como tarefa de casa, que os alunos façam uma primeira pesquisa sobre as principais manifestações da capoeira e sua inserção no Brasil. Os dados levantados serão socializados nos mesmos grupos formados na aula anterior.

Obs.: Os (as) alunos (as) deverão salvar os dados em uma subpasta denominada "pesquisa sobre Capoeira" e, ao final dessa estratégia de ensino, apresentarão os dados em forma de um clipe para.

O professor destinará o restante da aula para contextualizar a Capoeira na cultura africana (História da Capoeira), enfocando seus elementos constitutivos (roda, movimentos, instrumentos, música).

Obs.: Dependendo do envolvimento da turma e do transcorrer das discussões, a temática explorada, "história da capoeira", poderá exigir continuidade da próxima aula.

 

Sugestões de vídeos sobre história da capoeira:

video hist capo 2                                                                                                        video hist capo

http://www.youtube.com/watch?v=-VAj0kKQ_g4&feature=related, acesso em 22/05/2011               http://www.youtube.com/watch?v=dtBtuREXSNg, acesso em 22/05/2011

 

2) Sobre os elementos constitutivos da Capoeira (roda, movimentos, instrumentos, música),  o professor deverá explicar a importância da cada um deles. Evidentemente, que a prática dos mesmos será fundamental para a compreensão dos seus sentidos/significados dentro do tema em estudo. Nesse sentido, dependendo do conhecimento dos alunos sobre a Capoeira, o professor pode destinar um maior número de aulas em seu planejamento para a prática dos mesmos, no entanto, sempre associando com a pesquisa em andamento.

Obs.: Esses momentos das aulas serão preciosos e, inevitavelmente, exigirá do professor diferenciar Capoeira Angola de Capoeira Regional. O que torna este aprendizado ainda mais rico para os alunos.

Veja logo abaixo algumas sugestões de textos e vídeos dos elementos constitutivos da Capoeira:

 

A) Roda de Capoeira

Sugestão de texto sobre o tema "Roda de Capoeira": http://www.angolangolo.com/textos/na_roda_de_capoeira_mbc.pdf, acesso em 22/05/2011.

 

Sugestões de vídeos:

Roda de Capoeira Regional                                                                                                                                              Roda de Capoeira Angola

roda capo regional                                                                                                roda capo angola

http://www.youtube.com/watch?v=Uv-WMFWpjo0, acesso em 22/05/2011                            http://www.youtube.com/watch?v=0qTrk6WLpnI&feature=related, acesso em 22/05/2011

 

 

B) Movimentos de Capoeira

Sugestão de texto sobre o tema Movimentos de Capoeira (Angola e Regional): http://www.capoeirabelgie.be/capoeira/capoeira-angola-en-regional/lang/pt-br/, acesso em 22/05/2011

 

Sugestões de vídeos:

Movimentos de Capoeira Angola                                                                                                                               Movimentos de Capoeira  Regional

mov capo angola                                                                                                mov capo regional

http://www.youtube.com/user/TVcapoeiraAngola?blend=5&ob=5, acesso em 22/05/2011                 http://www.youtube.com/watch?v=8vVESC9p_WY&feature=fvsr, acesso em 22/05/2011

 

 

C) Instrumentos de Capoeira

Sugestão de texto sobre o tema Instrumentos de Capoeira: http://www.cienciasdacapoeira.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=73&Itemid=80, acesso em 22/05/2011

 

Sugestões de vídeos:

instrumentos capo                                                                                         instrumentos capo 2

http://www.youtube.com/watch?v=90jkBMa3ExM, acesso em 22/05/2011                                    http://www.youtube.com/watch?v=8Flcg475gsM, acesso em 22/05/2011

 

 

D) Músicas de Capoeira

Sugestão de texto sobre o tema Músicas de Capoeira:

 

Sugestões de vídeos:

musicas capo                                                                               musicas capo 2

http://www.youtube.com/watch?v=f672QZXLNvc, acesso em 22/05/2011                               http://www.youtube.com/watch?v=f672QZXLNvc, acesso em 22/05/2011

 

Aulas 5, 6: Capoeira, roda, instrumentos e música

Os alunos deverão abordar aspectos ligados à cultura africana, para que elaborem músicas para a prática nas rodas de capoeira.

1) Nas próximas aulas os alunos, em momentos específicos escolhidos pelo professor, durante a prática da capoeira nas aulas de Educação Física, deverão reunir com os grupos de pesquisa para elaborarem coletivamente canções para as rodas de capoeira. As canções deverão contemplar temas estudados nas aulas e que fazem referência à história da capoeira e da cultura africana que eles estão estudando.

2) O professor deverá solicitar que os alunos levem seus notebooks para que as canções construídas seja registradas, mediante recurso de gravação de áudio existente no computador.

3) Nessas aulas portanto, passarão a existir reprodução e criação de movimentos, ritmos e músicas e, quando os grupos concluírem as músicas, poderão apresentar aos demais colegas. Todo processo (movimentos, imagens e sons) deverão ser registrados, para a composição do clipe final que será apresentado na última aula desta estratégia.

Sugestões de sites com músicas de Capoeira

http://letras.terra.com.br/abada-capoeira/, acesso em 22/05/2011

http://www.magalicapoeira.com/category/musicas-de-capoeira, acesso em 22/05/2011

 

Aulas 7, 8 e 9 : Capoeira e seus locais de manifestações sociais

1) Os alunos irão (re) conhecer os espaços de prática da Capoeira.  O professor anunciará que na próxima aula os alunos irão fazer duas visitas de campo. Uma visita em uma Academia de Capoeira (Regional), outra visita em um Grupo de Capoeira Angola.

Obs.: Caso o professor não consiga realizar uma visita de campo como foi proposto, ele poderá convidar mestres e/ou praticantes, para que uma visita à escola. Neste caso, a entrevista será substituída por uma "roda de conversas" que logo poderá ser convertida em uma Roda de Capoeira.

Para tanto, munidos de seus netbooks, os alunos registrarão os momentos da visitas com o seguinte roteiro:

a) Fotos

b) Filmagens

c) Entrevistas com mestres e/ou praticantes, a partir da pergunta: O que é a Capoeira para você?

As entrevistas servirão para compor o clipe final dos grupos de pesquisa, e para que o professor, em momento oportuno, reflita com os alunos sobre aproximações e diferenças sobre a Capoeira Regional e Angola, a partir das imagens e falas registradas.

2) Nas próximas aulas os alunos vivenciarão movimentos das duas modalidades de capoeira: Regional e Angola

Obs.: Para essas aulas, o professor também poderá convidar praticantes experientes das duas modalidades de capoeira para contribuir orientações de ordem prática.

Sugestões de Imagens

Capoeira Regional:

capo regional1                capo regional2

http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1280&bih=661&q=capoeira+regional&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=, acesso em 22/05/2011

 

Capoeira Angola:

capo angola 1                 capo angola 2

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=661&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=capoeira+angola&aq=f&aqi=g4&aql=&oq=, acesso em 22/05/2011

 

Aulas 10 e 11: Oficina de Instrumentos da Capoeira

1) O professor convidará mestres e/ou praticantes de Capoeira para uma oficina de instrumentos, de modo a agregar mais este conhecimento para os alunos.

Obs.: Caso não existam materiais disponíveis na escola, e mesmo que o professor e alunos tenha dificuldade de trazê-los de casa, é possível entrar em contato com instituições, ou grupos de Capoeira, que ofereçam esta oportunidade.

Sugestões de vídeos sobre cursos e/ou oficinas de Instrumentos de Capoeira:

 

Diversos Instrumentos

oficina capo 1 

http://www.youtube.com/watch?v=F7bJ3UJxstk, acesso em 22/05/2011 OFICINA

Pandeiro

oficina capo pandeiro

http://www.youtube.com/watch?v=4BGIOyjAcgY&feature=related, acesso em 22/05/2011  

 

Berimbau

oficina capo berimbau

http://www.youtube.com/watch?v=ZH2GVIwSdWM&feature=related, acesso em 22/05/2011       

2) Na aula seguinte, utilizando os instrumentos que os (as) alunos (as) conseguiram montar, os alunos vivenciarão a capoeira com uma ou mais rodas, a critério de organização definido pelo (a) professor (a).

 

Aula 12: Apresentação da pesquisa em roda de Capoeira

O professor organizará os alunos em uma grande roda. Os alunos apresentarão os dados das pesquisas em forma de clipes, e o professor conduzirá a "Roda de capoeira da Turma" como encerramento da estratégia de ensino.

Recursos Complementares

Capoeira Angola

http://www.youtube.com/watch?v=OMUHKFwx05I, acesso em 22/05/2011

Capoeira Regional

http://www.youtube.com/watch?v=h-wk2VEIj2k, acesso em 22/05/2011

Avaliação

Todo processo deverá privilegiar o olhar do professor e o do aluno (autoavaliação).

Um dos instrumentos de avaliação é o Clipe final dos grupos de pesquisa. O professor e os alunos devem questionar: o clipe conseguiu contemplar os registros mais importantes do processo?

O professor ainda pode solicitar que o aluno faça um último registro: o que foi mais significativo pra você com o aprendizado sobre história da capoeira.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.