Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Linguagem verbal e não verbal: leitura de revistas e jornais online

 

20/06/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar seu laptop para pesquisar revistas de notícias online.
  • Comparar revistas e jornais online, identificando diferenças e semelhanças.
  • Identificar estratégias das revistas online para exposição das matérias.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer:

- noções básicas de aspectos gráficos da estrutura de textos jornalísticos.

Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;
  • acesso a internet;
  • navegação em diferentes sites;  
  • trabalho interativo.

 

Atividades

Atividade 1 – Motivação

- Alunos dispostos em círculo.

Professor, o objetivo específico desta etapa da atividade é possibilitar aos alunos terem contato com revistas de notícias impressas, para posteriormente verificarem que as revistas online utilizam-se de estratégias específicas, diferentes das impressas.

Leve várias revistas de notícias impressas para que os alunos as folheiem. Solicite que observem, principalmente: capa, sumário, distribuição e organização dos diversos textos na revista, ocupação do espaço por publicidade e por textos jornalísticos, quantidade de páginas. Informe-lhes que, em atividades posteriores, irão identificar semelhanças e diferenças entre revistas impressas e online. Estando em círculo, eles deverão trocar as revistas entre si, de modo que cada aluno possa folhear, pelo menos, duas revistas diferentes. O tempo previsto para essa atividade é de 10 a 15 minutos.

 

Atividade 2 – Acessando revistas online

- Alunos organizados em duplas.  

O objetivo específico desta atividade é orientar os alunos a navegar, por 5 a 10 minutos, pela página inicial (ou de abertura) de duas revistas de notícias online, a fim de identificar características visuais de disposição dos textos e das imagens. Posteriormente, eles vão responder a um questionário e consolidar suas respostas.

Professor, metade da turma vai acessar o site da revista Carta Capital; a outra metade vai acessar o site da revista Veja.com. Para a primeira metade da turma, solicite que um aluno de cada dupla acesse, em seu laptop, o site da revista Carta Capital (Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/>. Acesso em: 19 abr. 2011):

carta capital  

 

Para a outra metade da turma, solicite que um aluno de cada dupla acesse, em seu laptop, o site da revista Veja.com (Disponível em: <http://veja.abril.com.br/>. Acesso em: 19 abr. 2011):

 veja

 

Professor, após acessarem os sites, os alunos desenvolverão a seguinte atividade, a qual está prevista para ser concluída em até 30 minutos:

 

Exercício 1 – Revistas online

 Em duplas, conectem apenas um laptop à internet. Metade dos grupos deve acessar o site da revista Carta Capital (http://www.cartacapital.com.br/); a outra metade, o site da revista Veja.com (http://veja.abril.com.br/). Estando conectados aos referidos sites, respondam às questões abaixo em seus cadernos:

  1. Observem a página inicial da revista online que vocês acessaram. Existe capa nessa revista? Justifiquem suas respostas.
  2.  Na revista impressa, para ter um conhecimento global de seu conteúdo, o leitor recorre ao sumário e, a partir dele, localiza os textos de seu interesse. Na revista online, quais recursos cumprem função semelhante à do sumário?
  3. Para acessar os textos em uma revista online, quais atitudes o leitor deve tomar?
  4. Pela página inicial é possível identificar se a revista tem como foco de interesse alguns temas principais, por exemplo, política, economia, esporte, moda, comportamento? Expliquem como isso ocorre.
  5. Descrevam a página inicial da revista.
  6. Como é feita a distribuição e organização dos diversos textos verbais e não verbais na revista?
  7. Vocês consideram que é possível precisar quantas páginas seriam necessárias para imprimir uma revista online?

 

Professor, para socializar as respostas, peça que as duplas que trabalharam com a revista Veja.com troquem seus cadernos com as duplas que trabalharam com a revista Carta Capital. Assim procedendo, os alunos terão oportunidade de ampliar seu olhar sobre as revistas online. Duração da socialização: 10 a 15 minutos.

 

Atividade 3 – Acessando jornais online

- Alunos organizados em duplas. 

O objetivo específico desta atividade é navegar pela página inicial de dois jornais online, a fim de identificar características visuais da disposição dos textos e das imagens.

Professor, metade da turma vai acessar o site do jornal Folha.com; a outra metade, o site do jornal Estado de Minas. Para uma metade da turma, solicite que cada dupla acesse, em apenas um laptop, o site do jornal Folha.com (Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br/>. Acesso em: 18 abr. 2011):

  

folha

 

Para a outra metade da turma, solicite que cada dupla acesse, em apenas um laptop, o site do jornal Estado de Minas (Disponível em: <http://www.uai.com.br/em.html>. Acesso em: 19 abr. 2011):

 

estado de minas

 

 Professor, após acessarem os sites, os alunos desenvolverão a seguinte atividade, a qual está prevista para ser concluída em até 15 minutos:

  

Exercício 2 – Jornais online

Em duplas, conectem apenas um laptop à internet. Metade da turma vai acessar o site do jornal Folha.com (http://www.folha.uol.com.br/);a outra metade, o site do jornal Estado de Minas (http://www.uai.com.br/em.html). Estando conectados aos referidos sites, respondam às questões abaixo em seus cadernos: 

  1. A primeira página de um jornal impresso é considerada um elemento relevante, pois funciona como um atrativo para os leitores, sendo composta por uma chamada maior, que destaca a matéria mais importante de cada edição, e por chamadas menores. No jornal online, qual é a estrutura utilizada? Descreva-a.
  2. Algumas informações que aparecem na página de abertura do jornal online pesquisado estão em movimento. Caracterize as situações em que ocorrem os movimentos.
  3. Na sua opinião, por que os jornais online se utilizam do movimento na apresentação das informações?
  4. No jornal impresso, o leitor consulta o sumário dos cadernos e seções e folheia o exemplar para encontrar as matérias de seu interesse. Como o leitor de jornais online deve proceder para localizar as matérias de seu interesse?
  5. Na sua opinião, é possível definir a quantidade de páginas de um jornal online?

 

Professor, para socializar as respostas, peça que as duplas que trabalharam com o jornal Folha.com troquem seus cadernos com as duplas que trabalharam com o jornal Estado de Minas. Assim procedendo, os alunos terão oportunidade de ampliar seu olhar sobre os jornais online. Duração da socialização: 10 a 15 minutos.

 

Atividade 4 – Estabelecendo comparações

- Alunos organizados em grupos de quatro integrantes.  

O objetivo específico desta atividade é propiciar um momento para que os alunos analisem suas respostas e estabeleçam comparações entre a estrutura de revistas e jornais online. A expectativa é que suas análises apresentem, principalmente, semelhanças entre esses dois suportes textuais, tendo em vista que, no caso desses dois suportes, o ambiente virtual tende a apresentar regularidades. É importante que os alunos identifiquem esse aspecto, o qual é relacionado à finalidade de ambos suportes.

Professor, solicite que os alunos se reorganizem em grupos de quatro integrantes, de modo a garantir que sejam duas duplas que analisaram revistas e jornais diferentes.

 

Exercício 3 – Análise comparativa

 Estando em grupos constituídos por quatro integrantes que analisaram diferentes revistas e jornais online, respondam às questões abaixo em seus cadernos: 

  1. Quais são as semelhanças entre a revista e o jornal online acessados?
  2. Vocês identificaram diferenças entre esses suportes textuais? Quais?
  3. Formule hipóteses para justificar a existência dessas semelhanças e diferenças. Elas se devem a quais fatores?
  4. Comparando as respostas de todos vocês para os Exercícios 1 e 2, é possível perceber quais semelhanças e diferenças entre os quatro suportes acessados?

Para socializar as conclusões dos grupos, digitem suas respostas em um arquivo do programa KWord intitulado “Revistas e jornais online – conclusões”, salvem-no em um pen drive e projetem-no para toda a sala. Cada grupo terá 3 minutos para a apresentação.

Recursos Complementares

Por meio do site Jornais de Hoje (Disponível em: <http://www.jornaisdehoje.com.br/conteudo.htm>. Acesso em: 16 abr. 2011.), é possível acionar diversos sites de jornais e revistas nacionais e internacionais. Os jornais nacionais são divididos por estados, possibilitando que os alunos encontrem e leiam, inclusive, periódicos de suas regiões.

Avaliação

Para avaliar os discentes, é necessário observar se conseguem identificar semelhanças e diferenças entre os suportes textuais analisados e se conseguem formular hipóteses para explicar essas ocorrências.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.