20/06/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Os alunos deverão conhecer:
- noções básicas de aspectos gráficos da estrutura de textos jornalísticos.
Atividades
Atividade 1 – Motivação
- Alunos dispostos em círculo.
Professor, o objetivo específico desta etapa da atividade é possibilitar aos alunos terem contato com revistas de notícias impressas, para posteriormente verificarem que as revistas online utilizam-se de estratégias específicas, diferentes das impressas.
Leve várias revistas de notícias impressas para que os alunos as folheiem. Solicite que observem, principalmente: capa, sumário, distribuição e organização dos diversos textos na revista, ocupação do espaço por publicidade e por textos jornalísticos, quantidade de páginas. Informe-lhes que, em atividades posteriores, irão identificar semelhanças e diferenças entre revistas impressas e online. Estando em círculo, eles deverão trocar as revistas entre si, de modo que cada aluno possa folhear, pelo menos, duas revistas diferentes. O tempo previsto para essa atividade é de 10 a 15 minutos.
Atividade 2 – Acessando revistas online
- Alunos organizados em duplas.
O objetivo específico desta atividade é orientar os alunos a navegar, por 5 a 10 minutos, pela página inicial (ou de abertura) de duas revistas de notícias online, a fim de identificar características visuais de disposição dos textos e das imagens. Posteriormente, eles vão responder a um questionário e consolidar suas respostas.
Professor, metade da turma vai acessar o site da revista Carta Capital; a outra metade vai acessar o site da revista Veja.com. Para a primeira metade da turma, solicite que um aluno de cada dupla acesse, em seu laptop, o site da revista Carta Capital (Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/>. Acesso em: 19 abr. 2011):
Para a outra metade da turma, solicite que um aluno de cada dupla acesse, em seu laptop, o site da revista Veja.com (Disponível em: <http://veja.abril.com.br/>. Acesso em: 19 abr. 2011):
Professor, após acessarem os sites, os alunos desenvolverão a seguinte atividade, a qual está prevista para ser concluída em até 30 minutos:
Exercício 1 – Revistas onlineEm duplas, conectem apenas um laptop à internet. Metade dos grupos deve acessar o site da revista Carta Capital (http://www.cartacapital.com.br/); a outra metade, o site da revista Veja.com (http://veja.abril.com.br/). Estando conectados aos referidos sites, respondam às questões abaixo em seus cadernos:
|
Professor, para socializar as respostas, peça que as duplas que trabalharam com a revista Veja.com troquem seus cadernos com as duplas que trabalharam com a revista Carta Capital. Assim procedendo, os alunos terão oportunidade de ampliar seu olhar sobre as revistas online. Duração da socialização: 10 a 15 minutos.
Atividade 3 – Acessando jornais online
- Alunos organizados em duplas.
O objetivo específico desta atividade é navegar pela página inicial de dois jornais online, a fim de identificar características visuais da disposição dos textos e das imagens.
Professor, metade da turma vai acessar o site do jornal Folha.com; a outra metade, o site do jornal Estado de Minas. Para uma metade da turma, solicite que cada dupla acesse, em apenas um laptop, o site do jornal Folha.com (Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br/>. Acesso em: 18 abr. 2011):
Para a outra metade da turma, solicite que cada dupla acesse, em apenas um laptop, o site do jornal Estado de Minas (Disponível em: <http://www.uai.com.br/em.html>. Acesso em: 19 abr. 2011):
Professor, após acessarem os sites, os alunos desenvolverão a seguinte atividade, a qual está prevista para ser concluída em até 15 minutos:
Exercício 2 – Jornais onlineEm duplas, conectem apenas um laptop à internet. Metade da turma vai acessar o site do jornal Folha.com (http://www.folha.uol.com.br/);a outra metade, o site do jornal Estado de Minas (http://www.uai.com.br/em.html). Estando conectados aos referidos sites, respondam às questões abaixo em seus cadernos:
|
Professor, para socializar as respostas, peça que as duplas que trabalharam com o jornal Folha.com troquem seus cadernos com as duplas que trabalharam com o jornal Estado de Minas. Assim procedendo, os alunos terão oportunidade de ampliar seu olhar sobre os jornais online. Duração da socialização: 10 a 15 minutos.
Atividade 4 – Estabelecendo comparações
- Alunos organizados em grupos de quatro integrantes.
O objetivo específico desta atividade é propiciar um momento para que os alunos analisem suas respostas e estabeleçam comparações entre a estrutura de revistas e jornais online. A expectativa é que suas análises apresentem, principalmente, semelhanças entre esses dois suportes textuais, tendo em vista que, no caso desses dois suportes, o ambiente virtual tende a apresentar regularidades. É importante que os alunos identifiquem esse aspecto, o qual é relacionado à finalidade de ambos suportes.
Professor, solicite que os alunos se reorganizem em grupos de quatro integrantes, de modo a garantir que sejam duas duplas que analisaram revistas e jornais diferentes.
Exercício 3 – Análise comparativaEstando em grupos constituídos por quatro integrantes que analisaram diferentes revistas e jornais online, respondam às questões abaixo em seus cadernos:
Para socializar as conclusões dos grupos, digitem suas respostas em um arquivo do programa KWord intitulado “Revistas e jornais online – conclusões”, salvem-no em um pen drive e projetem-no para toda a sala. Cada grupo terá 3 minutos para a apresentação. |
Por meio do site Jornais de Hoje (Disponível em: <http://www.jornaisdehoje.com.br/conteudo.htm>. Acesso em: 16 abr. 2011.), é possível acionar diversos sites de jornais e revistas nacionais e internacionais. Os jornais nacionais são divididos por estados, possibilitando que os alunos encontrem e leiam, inclusive, periódicos de suas regiões.
Para avaliar os discentes, é necessário observar se conseguem identificar semelhanças e diferenças entre os suportes textuais analisados e se conseguem formular hipóteses para explicar essas ocorrências.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!