12/07/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Não são necessários conhecimentos prévios.
Aulas 1, 2 e 3: Dança Africana: origem e influência na história do Brasil
1. O (a) professor (a) solicitará que os (as) alunos (as) apresentem seus conhecimentos e vivências sobre as danças africanas. Eles (as), munidos de seu netbook, deverão procurar na Internet imagens e/ou figuras que ilustrem esse conhecimento prévio sobre o tema.
[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]
Sugestões de Imagens e figuras:
Disponíveis no site Google Imagens: Imagem à esquerda (Clique aqui) e Imagem à direita (Clique aqui) acesso em 22/05/2011
2. Em seguida, o (a) professor (a) reunirá os (as) alunos (as) em grupos de, no máximo, cinco pessoas. Eles (as) socializarão no grupo a figura escolhida explicando os motivos da escolha.
3. Vivenciar cada um dos ritmos da dança africana que aparecem na figuras escolhida por cada grupo.
Possivelmente, haverá necessidade de pesquisa para que eles (as) descubram que dança é esta representada pela figura e como dançá-la.
4. Solicite que eles (as) façam esta pesquisa como tarefa de casa e, na próxima aula, tragam vídeos com demonstrações:
Obs.: Caso os (as) alunos (as) não possuam internet em casa, o (a) professor (a) pode orientá-los (as) para uma atividade de retorno, para que usem o servidor da escola, na biblioteca.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=APWQ0IJxRTw&feature=related, acesso em 22/05/2011
http://www.youtube.com/watch?v=FsnK86qdOQM, acesso em 22/05/2011
http://www.youtube.com/watch?v=hyxCMEARuc0&feature=related, acesso em 22/05/2011
Aulas 4, 5 e 6. Quais as danças africanas existem na Net?
1. Solicitar que os (as) alunos (as) pesquisem na internet a origem e história da dança escolhida pelo grupo na aula anterior. Manterão os mesmos grupos para a pesquisa. A pesquisa seguirá os seguintes critérios:
Origem: País e região em que a dança surgiu;
História: surgimento e evolução da dança até os dias atuais;
Imagens e vídeos associados à dança:
Sugestões de sites sobre modalidades de danças africanas:
http://www.ceacc.org.br/site/Esp_DancaAfro.aspx, acesso em 22/05/2011
http://dancas-africanas.blogspot.com/2008/12/origem-e-importncia-da-dana-africana.html, acesso em 22/05/2011
2. Os (as) alunos (as) deverão pesquisar, também, os ritmos de Dança Afro mais frequentes na Internet. Eles (as) ficarão responsáveis por escolher um site (idôneo), sob orientação do (a) professor (a), para estudar seus recursos e apresentar para turma.
http://www.dancasafricanas.com/index2.php, acesso em 23/05/2011
http://www.caboindex.com/algumas-notas-sobre-dancas-africanas/, acesso em 23/05/2011.
3. Em seguida pesquisarão outras formas de compreensão e manifestação da dança africana:
a) Alguns ritmos de dança africana foram desportivizados:
Fonte: Google Imagens, 11/07/2011
b) Alguns ritmos de dança africana estão localizados no contexto religioso, ou como forma de busca espiritual: Ex: Gnawa
Fonte: Google Imagens, acesso em 22/05/2011
4. O (a) professor (a) deverá organizar os dados de pesquisa num Quadro de danças africanas. Dizer, ainda, que serão aqueles ritmos que serão praticados nas próximas aulas. Ainda nesta aula, pedir para turma escolher um ritmo apresentado para vivenciarem em local apropriado na escola.
5. Os (as) alunos (as), em grupos, deverão levar os netbooks para registrarem pelo recurso de filmagem, movimentos feitos pelos (as) colegas dos outros grupos.
Abaixo temos um exemplo que eles (as) poderiam escolher, e excelente atividade para filmar e/ou fotografar usando a webcam do netbook.
Ex: Dança Africana Desportivizada: O (a) professor (a) pedirá para turma que, em forma de desafio, formem uma coreografia em grupo de seis colegas. Os (as) alunos (as) terão 10 minutos para montar a apresentação (veja imagem abaixo que ilustra o exemplo). Após o tempo esgotado, eles (as) deverão apresentar do jeito que conseguiram organizar. O (a) professor (a) deve mediar o processo possibilitando um clima prazeroso e agradável, assim, aqueles (as) que conseguiram dentro do prazo terão a sensação de diversão e tarefa cumprida, aqueles (as) que, eventualmente, não conseguiram poderão assimilar e se divertir com a forma "esquisita" de sua coreografia incompleta. Ambos os resultados devem ser valorizados pelo esforço do grupo tendo em vista que o tempo foi reduzido propositalmente.
Sugestão de imagem:
Fonte: Google Imagens, acesso em 11/07/2011
Aulas 7, 8, 9 e 10: Vivência das diversas danças africanas
Como o objetivo, nesta estratégia, é vivenciar as diversas manifestações sociais da dança africana, uma aula para cada ritmo é suficiente. Veja o que deve ser questionado junto aos (as) alunos (as) durante as vivências.
1. Vivência da Capoeira. O (a) professor (a) indagará os (as) alunos (as):
a) Quais são as características desse ritmo?
b) Quais são as motivações que levam as pessoas a praticarem-na?
Sugestões de imagens sobre Capoeira:
Disponíveis no site Google Imagens: Imagem à esquerda (Clique aqui) e Imagem à direita (Clique aqui), acesso em 22/05/2011
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=MDUr1LhWUhA, acesso em 22/05/2011
http://www.youtube.com/watch?v=N20H_POAsLY&feature=related, acesso em 22/05/2011
2.Vivência da Gnawa: O (a) professor (a) indagará os (as) alunos (as) com relação as características dessa modalidade, e os motivos que levam as pessoas a praticarem-na.
Sugestões de imagens sobre Gnawa:
Fonte: Google Imagens, acesso em 22/05/2011
Sugestões de vídeos sobre Gnawa:
http://www.youtube.com/watch?v=dlLwDnls4rM, acesso em 22/05/2011
http://mais.uol.com.br/view/1xu2xa5tnz3h/metrpolis--so-paulo-cia-de-dan-04023164C4C98326?types=A, acesso em 22/05/2011
3. Vivência da Kizomba: O (a) professor (a) indagará os (as) alunos (as) com relação as características dessa modalidade, e os motivos que levam as pessoas a praticarem-na.
Sugestões de imagens sobre Kizomba:
Fonte: Google Imagens, acesso em 22/05/2011
Sugestões de vídeos sobre Kizomba:
http://www.youtube.com/watch?v=tv0B2kDOxsg, acesso em 22/05/2011
http://www.youtube.com/watch?v=BiJIKbQFWyA, acesso em 22/05/2011
4. Vivência da Kabetula: O (a) professor (a) indagará os (a) alunos (a) com relação às características dessa modalidade, e os motivos que levam as pessoas a praticarem-na (Ex: ocasiões festivas, celebração religiosas etc.).
Sugestões de imagens sobre Kabetula:
Disponíveis no site Google Imagens: Imagem à esquerda (Clique aqui) e Imagem à direita (Clique aqui), acesso em 22/05/2011
Aulas 10,11 e 12: Construindo a Dança Afro no ritmo da turma
A partir das referências das aulas anteriores sobre a dança africana os (as) alunos (as) modificarão e construirão uma sequência de movimentos coreográficos.
1. O (a) professor (a) pedirá para os grupos que escolham três ritmos de dança africana para que a turma reconstrua os seus movimentos. Após construírem os movimentos (início, meio, fim), cada grupo dará um nome à sua coreografia.
2. Os movimentos da coreografia final serão fotografados pelo grupo para compor Blog da turma (que deverá ser construído coletivamente). Tudo isso, utilizando os recursos da webcam dos seus netbooks.
3. O (a) professor (a) deverá definir a ordem (ou cronograma) de apresentação das coreografias nas aulas e divulgar na escola.
Obs.: O professor deve informar que haverá um Festival de Dança Afro, onde serão apresentadas estas coreografia.
Aula 13: Organização do Festival da Dança Afro
1. Na aula seguinte, os (as) alunos (as) deverão reunir para organizar o Festival. Poderão se organizar nos mesmos grupos de pesquisa para fazer propostas de organização do mesmo considerando a estrutura disponível na escola.
2. O (a) professor (a) pode convidar profissionais ou praticantes da dança africana para uma apresentação (palestra, apresentação da dança) na última aula. Nesse caso, o (a) professor (a) dirá previamente quem será o (a) palestrante.
3. Ainda, orientará os (as) alunos (as) que tragam como tarefa de casa, em seus editores de textos de seus netbooks, duas perguntas que serão dirigidas ao (a) convidado (a) após a apresentação. [Metasys> Aplicativos>Ferramentas De Produtividade>Suíte De Escritório> Processador De Textos].
Atividade 14 - Apresentação Festival na escola
1. Os (as) alunos (as) apresentarão as coreografias, conforme ordem e cronograma divulgado pelo (a) professor (a). O grupo de dança convidado apresentará no final.
2. Os grupos revezarão, elegerão pelo menos um (a) aluno (a), para registrar as apresentações com seus netbooks.
3. Na próxima aula, eles (as) socializarão entre si os registros dos vídeos e fotos. Nesta aula, também, cada grupo ficará responsável por postar os vídeos e fotos referentes à sua apresentação no Blog da turma.
Sugestão de sites sobre modalidades de danças africanas:
http://www.dancasafricanas.com/tipos_de_danca.php, acesso em 22/05/2011
1. Avaliar através das atividades propostas, como a pesquisa, os conceitos, as vivências das diferentes manifestações da Dança Afro, a construção coletiva de coreografia a compreensão dos (as) alunos (as) a respeito da temática estudada.
2. Avaliar o uso dos recursos do computador e da internet neste processo de aprendizagem, na visão do (a) aluno (a):
a) Que fontes (sites, vídeos, imagens) tinham qualidade para estudo, e quais delas não tinham? Por quê?
b) A internet e o uso dos recursos do netbook facilitaram seu aprendizado? De que forma?
3. Você ampliou seu conceito sobre cultura africana a partir dos estudo das Danças Africanas?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!