Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alfabetização Cartográfica: visão oblíqua - UCA

 

13/07/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar o espaço vivido como possibilidade de representação.

Desenvolver o interesse pela representação do espaço vivido.

Exercitar a possibilidade de observação e de representação da paisagem em uma visão oblíqua.

Compreender que as imagens de satélite possibilitam a aquisição da visão oblíqua.

Reconhecer que a forma de representação altera a possibilidade de observação e de análise da paisagem.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização da aula faz-se necessário que os alunos tenham conhecimento do conceito de cidade e de paisagem, além de noções sobre as relações topológicas e projetivas.

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

 

Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação coletiva e o envolvimento dos alunos, o que possibilita a troca de informações e a construção de conhecimentos.

 ATIVIDADE

 

1. Solicite aos alunos que tragam, para a escola, sucatas de materiais diversos como caixas vazias de: sapatos, creme dental, fósforos, além de papelão e outros materiais que poderão ser utilizados para a confecção de uma maquete de parte da cidade do município em que vivem.

Interrogue os alunos sobre:

a. O que iremos representar?

b. Como poderemos representar? 

c. Solicite aos alunos que elaborem coletivamente o esboço da maquete e, refletindo sobre o que devem colocar, onde colocar, para que, por que, para que encontrem os lugares apropriados para representar parte da cidade. 

Sugestão extraída de: CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: Alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. 

 

2. No dia combinado, confeccionem o material e organizem um espaço para montar a maquete produzida coletivamente pelos alunos. Deixe em exposição e, sempre que necessário, a maquete poderá ser explorada. Para maiores informações sobre como montar uma maquete, acesse o link http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/como-fazer-maquetes.html

 

3. Uma outra possibilidade de produção de maquetes é o uso de softwares livres na educação. Para obter maiores informações, acesse o link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=671

 

maquete obliqua

Imagem: Maquete - Visão Oblíqua

Disponível em: http://www.fabercastelldb.com.br/concurso/galeria/img_20.jpg 

Acesso em: 14 de junho de 2011

 

Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a disciplina de Artes para a confecção da maquete. Sugere-se, também, uma atividade com  Ciências. Converse com os alunos sobre a produção de lixo, o consumo desnecessário e sobre os 3Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E, em Matemática, trabalhando com as formas geométricas. Evidencie que, com o aproveitamento do material, estão praticando o Reutilizar; procure desenvolver outras atividades de reflexão sobre o assunto. 

 

 ATIVIDADE

Solicite aos alunos que observem a maquete de lado, na visão oblíqua. Questione se eles sabem o que significa oblíquo. Caso não saibam, solicite que acessem a internet para encontrar o significado da palavra; como sugestão, ver definição em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx . Procure sistematizar a informação de maneira que os alunos compreendam o significado da palavra e a sua aplicabilidade no dia a dia.

Professor(a), a visão oblíqua permite desenhar os objetos com comprimento, largura e altura (visão tridimensional).

1. Organize a sala em grupos de quatro alunos. 

2. Utilizando a câmera do netbook, cada participante do grupo irá fotografar a maquete na visão oblíqua. Cada um deverá escolher o seu campo de visão para  fotografar. A visão oblíqua é a visão que temos de um objeto ou de um lugar quando olhamos de cima e um pouco de lado.

 

 netbook2

Imagem: Netbook - UCA 

Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg

       Acesso em: 18 de junho de 2011 

 

obliqua

Imagem: Maquete - Visão Oblíqua 

Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1483-6.pdf

       Acesso em: 18 de junho de 2011 

 

 

 3. Embaixo da imagem fotografada, o aluno deverá escrever uma frase justificando a sua escolha e o que conseguiu identificar na imagem. Informe aos alunos que é necessário identificar quem fotografou, conforme o exemplo abaixo:

 

 Imagem: Maquete visão oblíqua 

 Autor: nome do aluno

Data: dia, mês e ano

Frase:

 

4. A partir das fotografias, a atividade terá continuidade com a proposta de organização de um painel com as imagens fotografadas pelos grupos. O painel poderá ser feito em programa próprio que cria e edita desenhos, além de exibir e editar fotos digitalizadas, o que possibilita usar a criatividade. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KolourPaint.   

 

5. Observe as fotografias de cada aluno, retiradas da maquete na visão oblíqua. Agora, em grupo, respondam as questões a seguir:

a. O que foi representado?

b. Em que campo de visão as fotografias foram registradas?

c. Quais são as semelhanças entre as representações feitas pelos alunos do grupo?

d. E as diferenças?

e. O que faltou nas fotografias? 

f. Os diferentes ângulos escolhidos pelos colegas permitiram ao grupo ter uma noção total da maquete? Justifique.

g. A visão oblíqua permite conhecer todo o espaço representado? Justifique sua resposta. 

 

Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho concluído para o email do professor.  As respostas deverão acompanhar o painel de fotografias do grupo e, para isso, deverão ser digitadas, o que poderá ser feito em programa próprio que edita textos. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o Kword.  

 

 

ATIVIDADE

1. Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem o site de procura Google Images no endereço web http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT  e digitem na barra de pesquisa Paisagem Humanizada.

 

 google imagens paisagem humanizada

Imagem:  Página inicial Google Imagens

Disponível em:  http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT

Acesso em: 18 de junho de 2011  

 

2. Solicite que escolham uma imagem na visão oblíqua de uma paisagem humanizada que tenha chamado a sua atenção. Evidencie que é importante apresentar, abaixo da imagem, o site em que foi retirada a imagem e a data da pesquisa. Depois, escreva uma frase justificando a escolha da imagem.

 

 humanizada oblíqua

Imagem:  Paisagem Humanizada - Visão Oblíqua

Disponível em:  http://2.bp.blogspot.com/_RgGpBBp1naM/SqQ08GnfloI/AAAAAAAAA-E/Ck1C8LQIXp8/s1600-h/GetAttachment.jpg 

Acesso em: 18 de junho de 2011 

 

3. Escreva os nomes dos elementos que você vê na imagem:

Imagem Humanizada - Visão Oblíqua

 Elementos Humanizados Elementos Naturais
   
   
   
   

 

4. Observe a imagem e responda as questões a seguir:

a.  A visão oblíqua permitiu que você conhecesse todo o espaço representado? Justifique sua resposta.

  b. Que elementos humanizados você conseguiu identificar na imagem?

c. Você considera que a imagem apresenta algum problema ambiental? Qual?

d. Explique como você conseguiu chegar a essa conclusão observando a imagem.

e. Para você, como seria possível resolver tal problema?

 Adaptado de: ALMEIDA, R. D. de. SANCHEZ, M. C. PICARELLI, A. Atividades Cartográficas. São Paulo: Atual, 1995, v. 1, 38 p.

 

 Professor(a), solicite aos alunos que, após concluírem a atividade, encaminhem o trabalho para o seu email. Posteriormente, envie as imagens para o email dos alunos, garanta que, no dia da apresentação, todos terão acesso às imagens selecionadas pelos colegas, o que contribui para acompanhar as apresentações. Durante as apresentações, questione os alunos sobre: a escolha da imagem, o ângulo de visão da mesma, o que foi e não foi possível observar e as conclusões a que chegaram sobre a possibilidade de análise da imagem a partir da visão oblíqua. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux,  o programa é o KPresenter.  

Recursos Complementares

Links para consulta do professor:

Representação da paisagem. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/representacao-paisagem-427663.shtml Acesso em: 14 de junho de 2011

Aula no Portal do Professor - Referenciais de Visão na Construção do Espaço Geográfico. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1376 Acesso em: 14 de junho de 2011

Avaliação

Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver atividades de maneira colaborativa;
  3. A capacidade de observar o espaço vivido e a possibilidade de sua representação;
  4. A habilidade  de observar e representar a paisagem na visão oblíqua;  
  5.  A capacidade de reconhecer que a representação altera a possibilidade de conhecimento e de análise das paisagens; 
  6.  A produção de texto, como forma de sistematização do conhecimento. 
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.