13/07/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Observar o espaço vivido como possibilidade de representação.
Desenvolver o interesse pela representação do espaço vivido.
Exercitar a possibilidade de observação e de representação da paisagem em uma visão oblíqua.
Compreender que as imagens de satélite possibilitam a aquisição da visão oblíqua.
Reconhecer que a forma de representação altera a possibilidade de observação e de análise da paisagem.
Para a realização da aula faz-se necessário que os alunos tenham conhecimento do conceito de cidade e de paisagem, além de noções sobre as relações topológicas e projetivas.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação coletiva e o envolvimento dos alunos, o que possibilita a troca de informações e a construção de conhecimentos.
1. Solicite aos alunos que tragam, para a escola, sucatas de materiais diversos como caixas vazias de: sapatos, creme dental, fósforos, além de papelão e outros materiais que poderão ser utilizados para a confecção de uma maquete de parte da cidade do município em que vivem.
Interrogue os alunos sobre:
a. O que iremos representar?
b. Como poderemos representar?
c. Solicite aos alunos que elaborem coletivamente o esboço da maquete e, refletindo sobre o que devem colocar, onde colocar, para que, por que, para que encontrem os lugares apropriados para representar parte da cidade.
Sugestão extraída de: CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: Alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
2. No dia combinado, confeccionem o material e organizem um espaço para montar a maquete produzida coletivamente pelos alunos. Deixe em exposição e, sempre que necessário, a maquete poderá ser explorada. Para maiores informações sobre como montar uma maquete, acesse o link http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/como-fazer-maquetes.html
3. Uma outra possibilidade de produção de maquetes é o uso de softwares livres na educação. Para obter maiores informações, acesse o link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=671
Imagem: Maquete - Visão Oblíqua
Disponível em: http://www.fabercastelldb.com.br/concurso/galeria/img_20.jpg
Acesso em: 14 de junho de 2011
Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a disciplina de Artes para a confecção da maquete. Sugere-se, também, uma atividade com Ciências. Converse com os alunos sobre a produção de lixo, o consumo desnecessário e sobre os 3Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E, em Matemática, trabalhando com as formas geométricas. Evidencie que, com o aproveitamento do material, estão praticando o Reutilizar; procure desenvolver outras atividades de reflexão sobre o assunto.
Solicite aos alunos que observem a maquete de lado, na visão oblíqua. Questione se eles sabem o que significa oblíquo. Caso não saibam, solicite que acessem a internet para encontrar o significado da palavra; como sugestão, ver definição em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx . Procure sistematizar a informação de maneira que os alunos compreendam o significado da palavra e a sua aplicabilidade no dia a dia.
Professor(a), a visão oblíqua permite desenhar os objetos com comprimento, largura e altura (visão tridimensional).
1. Organize a sala em grupos de quatro alunos.
2. Utilizando a câmera do netbook, cada participante do grupo irá fotografar a maquete na visão oblíqua. Cada um deverá escolher o seu campo de visão para fotografar. A visão oblíqua é a visão que temos de um objeto ou de um lugar quando olhamos de cima e um pouco de lado.
Imagem: Netbook - UCA
Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg
Acesso em: 18 de junho de 2011
Imagem: Maquete - Visão Oblíqua
Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1483-6.pdf
Acesso em: 18 de junho de 2011
3. Embaixo da imagem fotografada, o aluno deverá escrever uma frase justificando a sua escolha e o que conseguiu identificar na imagem. Informe aos alunos que é necessário identificar quem fotografou, conforme o exemplo abaixo:
Imagem: Maquete visão oblíqua
Autor: nome do aluno
Data: dia, mês e ano
Frase:
4. A partir das fotografias, a atividade terá continuidade com a proposta de organização de um painel com as imagens fotografadas pelos grupos. O painel poderá ser feito em programa próprio que cria e edita desenhos, além de exibir e editar fotos digitalizadas, o que possibilita usar a criatividade. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KolourPaint.
5. Observe as fotografias de cada aluno, retiradas da maquete na visão oblíqua. Agora, em grupo, respondam as questões a seguir:
a. O que foi representado?
b. Em que campo de visão as fotografias foram registradas?
c. Quais são as semelhanças entre as representações feitas pelos alunos do grupo?
d. E as diferenças?
e. O que faltou nas fotografias?
f. Os diferentes ângulos escolhidos pelos colegas permitiram ao grupo ter uma noção total da maquete? Justifique.
g. A visão oblíqua permite conhecer todo o espaço representado? Justifique sua resposta.
Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho concluído para o email do professor. As respostas deverão acompanhar o painel de fotografias do grupo e, para isso, deverão ser digitadas, o que poderá ser feito em programa próprio que edita textos. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o Kword.
1. Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem o site de procura Google Images no endereço web http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT e digitem na barra de pesquisa Paisagem Humanizada.
Imagem: Página inicial Google Imagens
Disponível em: http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT
Acesso em: 18 de junho de 2011
2. Solicite que escolham uma imagem na visão oblíqua de uma paisagem humanizada que tenha chamado a sua atenção. Evidencie que é importante apresentar, abaixo da imagem, o site em que foi retirada a imagem e a data da pesquisa. Depois, escreva uma frase justificando a escolha da imagem.
Imagem: Paisagem Humanizada - Visão Oblíqua
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_RgGpBBp1naM/SqQ08GnfloI/AAAAAAAAA-E/Ck1C8LQIXp8/s1600-h/GetAttachment.jpg
Acesso em: 18 de junho de 2011
3. Escreva os nomes dos elementos que você vê na imagem:
Imagem Humanizada - Visão Oblíqua
Elementos Humanizados | Elementos Naturais |
4. Observe a imagem e responda as questões a seguir:
a. A visão oblíqua permitiu que você conhecesse todo o espaço representado? Justifique sua resposta.
b. Que elementos humanizados você conseguiu identificar na imagem?
c. Você considera que a imagem apresenta algum problema ambiental? Qual?
d. Explique como você conseguiu chegar a essa conclusão observando a imagem.
e. Para você, como seria possível resolver tal problema?
Adaptado de: ALMEIDA, R. D. de. SANCHEZ, M. C. PICARELLI, A. Atividades Cartográficas. São Paulo: Atual, 1995, v. 1, 38 p.
Professor(a), solicite aos alunos que, após concluírem a atividade, encaminhem o trabalho para o seu email. Posteriormente, envie as imagens para o email dos alunos, garanta que, no dia da apresentação, todos terão acesso às imagens selecionadas pelos colegas, o que contribui para acompanhar as apresentações. Durante as apresentações, questione os alunos sobre: a escolha da imagem, o ângulo de visão da mesma, o que foi e não foi possível observar e as conclusões a que chegaram sobre a possibilidade de análise da imagem a partir da visão oblíqua. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KPresenter.
Links para consulta do professor:
Representação da paisagem. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/representacao-paisagem-427663.shtml Acesso em: 14 de junho de 2011
Aula no Portal do Professor - Referenciais de Visão na Construção do Espaço Geográfico. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1376 Acesso em: 14 de junho de 2011
Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/08/2011
Cinco estrelasÍnia e Leide Parabéns pela estruturação cuidadosa do tema. Sucesso!