29/06/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Os alunos deverão conhecer aspectos relacionados ao processo da colonização europeia, sobretudo no que se refere a uma identidade de brasileira aprisionada a belezas naturais, mulheres bonitas, subdesenvolvimento, a qual está presente em diversos discursos sobre o Brasil.
Atividades
Atividade 1 – Motivação
- Alunos organizados formando uma roda de conversa.
Professor, o objetivo específico desta etapa da atividade é desencadear, junto aos discentes, uma reflexão a respeito das percepções de Brasil presentes na letra da música “Brasil”, de Cazuza, Nilo Roméro e George Israel, e no poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias.
A música permite perceber um país corrupto e corrompido, de desigualdades sociais e violência – entre outras mazelas. O cenário remete aos anos 80 do século XX. Já o poema é representativo de uma visão romântica, porque idealizada, do Brasil. Foi escrito em Coimbra, em meados do século XIX, a partir do olhar saudoso de um exilado. As belezas naturais são enaltecidas e tomadas como identidade do país.
Entregue uma cópia dos textos e solicite que os leiam silenciosamente.
Brasil Não me convidaram Não me ofereceram Brasil!
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Brasil! Não me convidaram Não me sortearam Brasil! |
Brasil! Grande pátria Brasil! Confia em mim Composição : Cazuza / Nilo Roméro / George Israel Brasil, 1984 |
Disponível em: <http://letras.terra.com.br/cazuza/7246/>. Acesso em : 13 maio 2011.
Canção do Exílio Minha terra tem palmeiras, |
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Gonçalves Dias
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Disponível em: <http://www.overmundo.com.br/banco/minha-terra-tem-palmeiras-onde-canta-o-sabia>. Acesso em: 13 maio 2011.
Professor, após a leitura, recolha as impressões dos alunos sobre os dois textos. Divida o quadro em duas partes e solicite que dois estudantes anotem, em cada lado do quadro, as informações ressaltadas pelos colegas relativas a um e a outro texto, separadamente.
A partir das contribuições anotadas nas duas partes do quadro, faça uma sistematização oral de modo a valorizar o conhecimento prévio dos alunos e também destacar aquelas impressões que mais contribuam com o tema da aula. Comente, por exemplo, que a música permite perceber um país corrupto e corrompido, de desigualdades sociais e violência – entre outras mazelas. O cenário remete aos anos 80 do século XX. Já o poema é representativo de uma visão romântica, porque idealizada, do Brasil. Foi escrito em Coimbra, em meados do século XIX, a partir do olhar saudoso de um exilado. As belezas naturais são enaltecidas e tomadas como identidade do país. Embora sejam contextos históricos diferentes e distantes cronologicamente, os dois textos têm um traço em comum: ambos veiculam percepções de Brasil; ambos constroem imagens do país articuladas com os respectivos momentos históricos.
Atividade 2 – Busca de imagens sobre o Brasil associadas a estigmas
- Alunos organizados em grupos de 3 integrantes.
O objetivo desta etapa é que os discentes encontrem imagens do Brasil na internet que possam ser consideradas estigmatizantes, representando os conceitos veiculados nos textos trabalhados e nas opiniões sistematizadas na atividade anterior.
Professor, com antecedência, solicite aos alunos que tragam pen drive para a execução desta proposta.
ExercícioObserve as seguintes definições: Estigma: 1. cicatriz, marca, sinal; 2. sinal infamante; 3. sinal natural no corpo; 4. as marcas das cinco chagas de Cristo; 5. aquilo que marca, que assinala; 6. marca vergonhosa. Estigmatizante: 1. que marca, estigmatiza. Estigmatizar: 1. marcar por ferrete, por pena infamante; 2. censurar; 3. condenar; 4. qualificar pejorativamente, tachar. Novo Aurélio– O Dicionário da Língua Portuguesa Século XXI. 3. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. p. 835. Organizados em grupos de três integrantes cada grupo deve conectar-se à internet, utilizando apenas um laptop. Tendo como base as definições acima, faça o que se pede: 1) Encontrem imagens do Brasil na internet que possam ser consideradas estigmatizantes e representativas dos seguintes campos: meio ambiente e natureza, social, político, cultural, econômico. 2) Escolham, no mínimo, uma e, no máximo, duas imagens estigmatizantes relacionadas aos campos anteriormente citados. 3) Analisem as imagens escolhidas sob a perspectiva de evidenciar como ou em que sentido os estigmas estão presentes nelas. 4) Utilizando o programa KPresenter, produzam uma apresentação, na qual as imagens escolhidas estejam associadas às análises feitas sobre a estigmatização. Orientações gerais: - Acessem o site Google (http://www.google.com.br/) para pesquisar e capturar imagens, as quais devem ser salvas em um pen drive, para não sobrecarregar a memória do laptop. No pen drive, criem uma pasta com o nome “Brasil estigmatizado” e salvem os arquivos de imagem dentro dela. Utilizem, no mínimo, cinco imagens e, no máximo, dez. - Cada grupo terá de 3 a 5 minutos para sua apresentação. |
Atividade 3 – Produção de paródia
- Alunos permanecem organizados nos seus grupos (três integrantes).
O objetivo desta etapa é que os discentes produzam uma paródia musical em que exercitem uma visão crítica a respeito da estigmatização do Brasil identificada nas imagens apresentadas na atividade anterior.
Professor, o rap e o hip hop são exemplos de estilos musicais muito utilizados para expressar uma visão de mundo crítica. Sugira-os a seus alunos, sem, no entanto, impô-los. Oriente os estudantes a usarem o aplicativo Kaffeine [Iniciar > Aplicativos > Multimídia], disponíveis em seus laptops, para gravarem as paródias em vídeo.
A socialização das paródias pode ocorrer de duas formas: por meio da exibição dos vídeos gravados e ao vivo, utilizando, inclusive, espaços e momentos alternativos como quadra, portarias, recreios, contraturnos.
Professor, sobre as imagens estereotipadas do Brasil, sugiro:
A) o artigo “Imagens e estereótipos do Brasil em reportagens de correspondentes internacionais”, de Ivan Paganotti. Disponível em: <http://www3.usp.br/rumores/visu_art2.asp?cod_atual=121>. Acesso em: 15 maio 2011;
B) o vídeo intitulado “A imagem do Brasil no exterior”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ftwMfgnzr5I>. Acesso em: 15 maio 2011.
Professor, verifique se os alunos conseguem reconhecer a estigmatização do Brasil presente em imagens e analisá-las sob uma perspectiva crítica. Quanto à produção da paródia, avalie o senso crítico dos alunos na identificação de estigmas e sua representação.
Cinco estrelas 1 classificações
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02/07/2014
Cinco estrelasParabéns! muito boa sugestão de aula! farei algumas adaptações e a usarei em Sociologia. Tenho certeza que será bastante proveitosa. Se as autoras quiserem, também poderá usar a música "Aquarela do Brasil" para fazer o contraponto com "Brasil, mostra a tua cara"!