Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Descrição: Brasil por imagens

 

29/06/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Capturar imagens disponíveis na internet sobre o Brasil.
  • Elaborar conceitos de Brasil suscitados pelas imagens selecionadas.
  • Exercitar um olhar crítico para as imagens capturadas que estigmatizam o Brasil.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer aspectos relacionados ao processo da colonização europeia, sobretudo no que se refere a uma identidade de brasileira aprisionada a belezas naturais, mulheres bonitas, subdesenvolvimento, a qual está presente em diversos discursos sobre o Brasil.

Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;
  • acesso a internet;
  • programa KWord;
  • programa KPresenter;
  • criação de paródia;
  • captação de imagens na internet;
  • trabalho interativo.

 

Atividades

 Atividade 1 – Motivação

- Alunos organizados formando uma roda de conversa.

Professor, o objetivo específico desta etapa da atividade é desencadear, junto aos discentes, uma reflexão a respeito das percepções de Brasil presentes na letra da música “Brasil”, de Cazuza, Nilo Roméro e George Israel, e no poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias.

A música permite perceber um país corrupto e corrompido, de desigualdades sociais e violência – entre outras mazelas. O cenário remete aos anos 80 do século XX. Já o poema é representativo de uma visão romântica, porque idealizada, do Brasil. Foi escrito em Coimbra, em meados do século XIX, a partir do olhar saudoso de um exilado. As belezas naturais são enaltecidas e tomadas como identidade do país.  

Entregue uma cópia dos textos e solicite que os leiam silenciosamente.     

Brasil

 Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...

Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...

Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim

 

 

Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...

Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim

 

Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Confia em mim
Brasil!!

 Composição : Cazuza / Nilo Roméro / George Israel

Brasil, 1984

 Disponível em: <http://letras.terra.com.br/cazuza/7246/>. Acesso em : 13 maio 2011.

 

Canção do Exílio

 Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
 
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
 
 

 


Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
 
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
 

 


Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Gonçalves Dias
Coimbra – julho de 1843

 

Disponível em: <http://www.overmundo.com.br/banco/minha-terra-tem-palmeiras-onde-canta-o-sabia>. Acesso em:  13 maio 2011.

 

Professor, após a leitura, recolha as impressões dos alunos sobre os dois textos. Divida o quadro em duas partes e solicite que dois estudantes anotem, em cada lado do quadro, as informações ressaltadas pelos colegas relativas a um e a outro texto, separadamente.

A partir das contribuições anotadas nas duas partes do quadro, faça uma sistematização oral de modo a valorizar o conhecimento prévio dos alunos e também destacar aquelas impressões que mais contribuam com o tema da aula. Comente, por exemplo, que a música permite perceber um país corrupto e corrompido, de desigualdades sociais e violência – entre outras mazelas. O cenário remete aos anos 80 do século XX. Já o poema é representativo de uma visão romântica, porque idealizada, do Brasil. Foi escrito em Coimbra, em meados do século XIX, a partir do olhar saudoso de um exilado. As belezas naturais são enaltecidas e tomadas como identidade do país. Embora sejam contextos históricos diferentes e distantes cronologicamente, os dois textos têm um traço em comum: ambos veiculam percepções de Brasil; ambos constroem imagens do país articuladas com os respectivos momentos históricos.

 

Atividade 2 – Busca de imagens sobre o Brasil associadas a estigmas

- Alunos organizados em grupos de 3 integrantes.

O objetivo desta etapa é que os discentes encontrem imagens do Brasil na internet que possam ser consideradas estigmatizantes, representando os conceitos veiculados nos textos trabalhados e nas opiniões sistematizadas na atividade anterior.

Professor, com antecedência, solicite aos alunos que tragam pen drive para a execução desta proposta.

 

Exercício

Observe as seguintes definições:

Estigma: 1. cicatriz, marca, sinal; 2. sinal infamante; 3. sinal natural no corpo; 4. as marcas das cinco chagas de Cristo; 5. aquilo que marca, que assinala; 6. marca vergonhosa.

Estigmatizante: 1. que marca, estigmatiza.

Estigmatizar: 1. marcar por ferrete, por pena infamante; 2. censurar; 3. condenar; 4. qualificar pejorativamente, tachar.

Novo Aurélio– O Dicionário da Língua Portuguesa Século XXI. 3. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. p. 835.

Organizados em grupos de três integrantes cada grupo deve conectar-se à internet, utilizando apenas um laptop. Tendo como base as definições acima, faça o que se pede:

1)    Encontrem imagens do Brasil na internet que possam ser consideradas estigmatizantes e representativas dos seguintes campos: meio ambiente e natureza, social, político, cultural, econômico.

2)    Escolham, no mínimo, uma e, no máximo, duas imagens estigmatizantes relacionadas aos campos anteriormente citados.

3)    Analisem as imagens escolhidas sob a perspectiva de evidenciar como ou em que sentido os estigmas estão presentes nelas.

4)    Utilizando o programa KPresenter, produzam uma apresentação, na qual as imagens escolhidas estejam associadas às análises feitas sobre a estigmatização.

Orientações gerais:

- Acessem o site Google (http://www.google.com.br/) para pesquisar e capturar imagens, as quais devem ser salvas em um pen drive, para não sobrecarregar a memória do laptop. No pen drive, criem uma pasta com o nome “Brasil estigmatizado” e salvem os arquivos de imagem dentro dela. Utilizem, no mínimo, cinco imagens e, no máximo, dez.

- Cada grupo terá de 3 a 5 minutos para sua apresentação.

  

Atividade 3 – Produção de paródia

 - Alunos permanecem organizados nos seus grupos (três integrantes).

O objetivo desta etapa é que os discentes produzam uma paródia musical em que exercitem uma visão crítica a respeito da estigmatização do Brasil identificada nas imagens apresentadas na atividade anterior.

Professor, o rap e o hip hop são exemplos de estilos musicais muito utilizados para expressar uma visão de mundo crítica. Sugira-os a seus alunos, sem, no entanto, impô-los. Oriente os estudantes a usarem o aplicativo Kaffeine [Iniciar > Aplicativos > Multimídia], disponíveis em seus laptops, para gravarem as paródias em vídeo.

A socialização das paródias pode ocorrer de duas formas: por meio da exibição dos vídeos gravados e ao vivo, utilizando, inclusive, espaços e momentos alternativos como quadra, portarias, recreios, contraturnos.

Recursos Complementares

Professor, sobre as imagens estereotipadas do Brasil, sugiro:

A) o artigo “Imagens e estereótipos do Brasil em reportagens de correspondentes internacionais”, de Ivan Paganotti. Disponível em: <http://www3.usp.br/rumores/visu_art2.asp?cod_atual=121>. Acesso em: 15 maio 2011;

B) o vídeo intitulado “A imagem do Brasil no exterior”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ftwMfgnzr5I>. Acesso em: 15 maio 2011.

Avaliação

Professor, verifique se os alunos conseguem reconhecer a estigmatização do Brasil presente em imagens e analisá-las sob uma perspectiva crítica. Quanto à produção da paródia, avalie o senso crítico dos alunos na identificação de estigmas e sua representação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Aparecida Rodrigues Pereira, Colégio Estadual Sinésio Costa , Bahia - disse:
    hsbccida_cesc@hotmail.com

    02/07/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns! muito boa sugestão de aula! farei algumas adaptações e a usarei em Sociologia. Tenho certeza que será bastante proveitosa. Se as autoras quiserem, também poderá usar a música "Aquarela do Brasil" para fazer o contraponto com "Brasil, mostra a tua cara"!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.