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Nascimento e desenvolvimento da política patrimonial no Brasil

 

09/06/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Ana Letícia Oliveira Goulart; Ligia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das cinco aulas, o aluno terá aprendido sobre o surgimento do Instituto de Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN) e as discussões sobre a concepção de patrimônio que permearam a instituição ao longo do tempo, em especial o anteprojeto formulado por Mário de Andrade na década de 1930 e retomado, na década de 2000, pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil. O aluno também será capaz de entender a importância de uma política patrimonial para o País, conscientizando-se do valor das práticas de salvaguarda e valorização dos bens materiais e imateriais.

Duração das atividades
Quatro aulas de 70 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

O IPHAN nasceu com o objetivo de inscrever no campo social e político o registro das tradições brasileiras. Ancorados por pesquisas documentais, históricas e fotográficas, o grupo de intelectuais que compôs a instituição em seu primeiro momento institucionalizou, pela primeira vez no País, um conjunto de práticas voltadas à preservação cultural.

                                                                                 Patrimônio Cultural

Painel de patrimônio cultural. Retirado de: http://educacaopatrimonial.files.wordpress.com/2010/08/maualatividadespraticas_evelina_03mar08web.pdf

Aula 1: Patrimônio Histórico e Cultural

No início da aula, o professor deverá deixar que os alunos expressem livremente suas opiniões sobre o que é patrimônio e a sua importância. Em seguida, apresentar a eles o capítulo introdutório do livro A alegoria do patrimônio, de Françoise Choay (tradução de Luciano Vieira Machado). O texto poderá ser encontrado no endereço eletrônico: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Im-D_mGVBTEC&oi=fnd&pg=PA11&dq=conceito+patrimonio&ots=8_NrvaEwGI&sig=qGh6iSTUyk7UthhDTaJbvM06t1s#v=onepage&q&f=false.

Ler o texto com os alunos em voz alta e, em seguida, propor uma discussão na classe sobre patrimônio histórico

Aula 2: Criação do SPHAN

Na primeira parte da aula, o professor deverá ler em voz alta com os alunos o primeiro capítulo do livro O lado doutor e o gavião de penacho: movimento modernista e patrimônio cultural no Brasil – o Serviço do Patrimônio Artístico e Nacional, SPHAN, de Tarsila Guedes. Parte do texto poderá ser encontrado no endereço eletrônico: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=djE2zw6fMVAC&oi=fnd&pg=PA11&dq=sphan&ots=N7sMa0FWUf&sig=B3i4RH0P2etrWOYWmu4aYNpRu_w#v=onepage&q&f=false.

Na segunda parte da aula, levar os alunos à Biblioteca ou à Sala de Informática do colégio para que possam fazer uma pesquisa aprofundada sobre os projetos redigidos por Mário de Andrade e Rodrigo Melo Franco, propostos para a criação do SPHAN. Com base nas informações coletadas, os alunos deverão montar um esquema comparativo entre as duas propostas. O aluno deverá entender a partir do esquema comparativo que cada projeto sintetiza uma vertente da discussão que se estabeleceu entre os intelectuais durante a criação do SPHAN, sobretudo no que diz respeito ao tombamento de patrimônio material e patrimônio imaterial.

Intelectuais do sphan  Portinari, Antônio Bento, Mário de Andrade e Rodrigo Melo Franco, 1936. Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.overmundo.com.br/uploads/agenda/img/1186221789_cc3a2ndido_portinari2c_antc3b4nio_bento2c_mc3a1rio_de_andrade_e_rodrigo_melo_franco_1936.jpg&imgrefurl=http://www.overmundo.com.br/agenda/dia-nacional-do-patrimonio-historico&usg=__5KColxtkoPlzJJtRPpjmTiSaKYk=&h=280&w=421&sz=21&hl=pt-BR&start=1&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=kvRGgkssY6X9_M:&tbnh=83&tbnw=125&prev=/search%3Fq%3Drodrigo%2Bmelo%2Bfranco%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1259%26bih%3D654%26tbm%3Disch&ei=vLzaTZHvCOLq0gGZo538Aw

Aula 3: Patrimônio Material e Imaterial

Exibir para os alunos os vídeos:

- “Vila Serra do Navio”, tombada pelo IPHAN em 2010. Disponível em: http://vimeo.com/11075851.

- “Indígenas do Alto Rio Negro”.

Parte 1, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5htYCvlHQJs&feature=related

Parte 2, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1tCeoeqlClk&feature=related

Parte 3, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TCxm_cKg6EY&feature=related

O primeiro vídeo apresenta uma entrevista com os moradores da vila de Serra do Navio, tombada pelo IPHAN como patrimônio material em 2010. O curta documental revela a importância do tombamento para a preservação arquitetônica da vila. O segundo vídeo apresenta a pesquisa feita por antropólogos com remanescentes indígenas do alto Rio Negro. O vídeo retrata aspectos da cultua indígena e a incorporação de elementos da cultura ribeirinha, revelando aspectos importantes da dinâmica cultural. A apresentação dos dois vídeos possibilita uma visão diferenciada sobre patrimônio material e imaterial.

Atividade:

Com base nos vídeos, textos e discussões das aulas anteriores, os alunos deverão elaborar, individualmente, um texto explicitando o conceito de Patrimônio Material e Imaterial.

Aula 4: Patrimônio local

Dividir a classe em grupos de, no máximo, seis alunos. Cada grupo deverá eleger uma manifestação cultural ou arquitetônica de seu bairro ou cidade para elaboração de uma pesquisa. Os grupos deverão fazer uma observação detalhada do bem escolhido (material ou simbólico). É interessante que os alunos levem algum material para fazerem anotações durante o trabalho de campo (vídeo, máquina fotográfica, gravador, lápis e papel). Através de registros, entrevistas, documentos, notícias e observação, os grupos deverão abordar os seguintes pontos durante a pesquisa:

- Importância histórica da manifestação ou monumento;

- Importância para a memória coletiva da região;

- Transformações sofridas ao longo do tempo;

- Preservação material e simbólica.

 

Os alunos deverão apresentar os resultados da pesquisa ao restante da classe. O material poderá ser apresentado no formato de:

- Vídeo;

- Fotografia;

- Desenho;

- Pintura;

- Escultura ou maquete.

 

       patrimonio imaterialpatrimonio materialpatrimonio imaterial  

Patrimônio Cultural. Imagens retiradas de: http://educacaopatrimonial.files.wordpress.com/2010/08/maualatividadespraticas_evelina_03mar08web.pdf.

**A produção do material será extraclasse e ficará exposto na escola.  

Recursos Complementares

 

- Site do Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN). Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do;jsessionid=6AD35EA25020B31C410817BC0D6E5047.

- Blog da Educação Patrimonial – IPHAN. Disponível em: http://educacaopatrimonial.wordpress.com/.

- Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial, de Evelina Grunberg. Disponível em: http://educacaopatrimonial.files.wordpress.com/2010/08/maualatividadespraticas_evelina_03mar08web.pdf.

Avaliação

Todas as atividades deverão ser pontuadas, cabendo ao professor avaliar o domínio do conteúdo, a qualidade da redação e a participação dos alunos nas tarefas solicitadas.

Itens a serem pontuados:

- Participação e capacidade argumentativa dos alunos;

- Interesse nas aulas;

- Domínio do conteúdo;

- Coesão e qualidade dos textos e trabalhos apresentados.

- Criatividade.

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