08/07/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Os seguintes programas serão necessários:
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]
Aula 1:
1º momento:
Trabalhe com os alunos a questão do envelhecer:
1. O que é envelhecer?
2. O que é envelhecer com saúde?
3. Por que o número de idosos aumenta no Brasil?
4. Qual a importância do idoso para a sociedade?
5. Você tem medo de envelhecer? Por quê?
6. Quem tem idoso em casa?
2º momento:
Mostre aos alunos as seguintes imagens:
Imagens disponíveis em: http://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR427&biw=1345&bih=513&tbm=isch&sa=1&q=pel%C3%A9&oq=pel%C3%A9&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=65667l66462l0l4l3l0l0l0l0l0l0l, acesso em 25.05.2011.
Imagens disponíveis em: http://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR427&biw=1345&bih=513&tbm=isch&sa=1&q=xitaozinho+e+xororo&oq=xitaozinho+e+xororo&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=34522l85828l0l26l14l0l0l0l2l852l1526l5-1.1, acesso em 25.05.2011.
Imagens disponíveis em: http://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR427&biw=1345&bih=513&tbm=isch&sa=1&q=xuxa&btnG=Pesquisar&oq=xuxa&aq=f&aqi=g2&aql=&gs_sm=s&gs_upl=102914l169090l0l22l9l1l0l0l1l1276l2261l6-1.1, acesso em 25.05.2011.
Os alunos discutem as imagens e a questão do envelhecimento destas pessoas famosas. Em seguida, o professor faz a seguinte pergunta:
Qual a diferença entre o processo de envelhecimento de pessoas com melhor condição financeira como estas famosas e pessoas de baixa renda? A ideia é iniciar o debate sobre o envelhecimento no Brasil analisando as condições socioeconômicas e políticas.
3º momento:
Divida a turma em grupos e direcione cada grupo para um dos sites abaixo para pesquisarem sobre o Estatuto do Idoso:
http://www.sintsef-ce.org.br/Files/A-5358%20-%20SINTSEF%20-%20CARTILHA%20IDOSO.pdf
http://www.frg.com.br/pdf/Estatutodoidoso.pdf
http://www.incor.usp.br/sites/webincor.15/docs/ouvidoria/cartilha_idosos.pdf
http://www.assistenciasocial.al.gov.br/legislacao/legislacao-federal/est.%20de%20idoso.pdf
Este primeiro momento é somente para os alunos terem um contato com o Estatuto fazendo uma leitura geral. Peça que os grupos façam o download do Estatuto a partir dos sites e salvem em seus laptops: metasys - aplicativos - internet. Após abrirem o Estatuto do Idoso: arquivo- salvar - pasta com o nome do aluno. Alternativamente, traga os documentos em pendrive para que os alunos salvem em seus laptops.
Aula 2:
Retome os grupos que trabalharam juntos primeiramente lendo o Estatuto do Idoso de uma forma geral. Este Estatuto trata de diversas questões do idoso, divida os assuntos entre os grupos para que leiam sobre estes tópicos:
grupo 1 = assistência à saúde
grupo 2 = lazer e transporte
grupo 3 = assistência social
grupo 4 = assistência jurídica
Cada grupo, após a leitura, apresenta suas conclusões para a turma oralmente ou através de cartazes.
Aula 3
Juntamente com a turma, programe a visita a um Asilo, ou Lar de Idoso ou Centro de Convivência do Idoso.
Passos:
1. o professor agenda com o Asilo o dia e horário da visita, conferindo o número de alunos que podem visitar, se podem levar alimentos, presentes ou doações, realizar alguma atividade com os idosos e entrevistá-los;
2. em seguida, em sala, organiza com os grupos quais atividades serão levadas para o Asilo: música, brincadeiras, conversas;
3. organiza o que irão levar ao Asilo: alimentos, presentes, doações;
4. organiza o tempo de visita e o roteiro de entrevista. Caso não seja possível realizar a entrevista, os grupos entrevistam idosos que não estejam no Asilo, podendo ser os avós ou vizinhos.
Recurso para a entrevista: Wxcam [Iniciar - aplicativos - multimídia - wcam]
Perguntas para a entrevista:
1. Por que você está aqui?
2. Como você se sente?
3. Você acha que tem seus direitos garantidos?
4. Como você vê a situação do idoso no Brasil?
5. O que falta para o idoso no Brasil?
Aula 4:
De posse do material da entrevista e após a visita ao Asilo, Lar de Idosos ou Centro de Convivência dos Idosos, os grupos preparam uma apresentação deste material em datashow ou confeccionando cartazes. Organize com a turma a modalidade de apresentação:
1. Será feita a apresentação para a turma somente ou para a escola ou os pais?
2. A apresentação será no horário da aula ou no contraturno?
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword] para edição de textos,
KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas] para edição de imagens.
1. Site do Estatuto do Idoso para o professor na íntegra:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.741.htm
Acesso em 25.05.2011.
2. Vídeo sobre o lançamento da campanha do governo do Estatuto do Idoso:
http://www.youtube.com/watch?v=yvcxwRRgXR8, acesso em 25.05.2011.
Avalie o que o aluno aprendeu sobre envelhecimento, o valor da velhice, a situação do idoso no Brasil e a qualidade de produção dos materiais: estética, escrita, a linguagem. Avalie também a participação dos alunos e a dedicação à preparação das atividades, principalmente as visitas.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/09/2011
Cinco estrelasPrecisamos sim trabalhar a questão do idoso... o que vemos e que na maioria das famílias eles são excluídos e tratados com desrespeito. Excelente aula Parabéns
02/09/2011
Cinco estrelasAdorei esta aula!!!.Nossos alunos precisam reconhecer os valores humanos. É necessário resgatar oa valores em nossa sociedade massacrada por falta de estrutura familiar> Vou usar esta aula em todos os turnos da minha escola. Abraços!!!
28/08/2011
Cinco estrelasamei todo desenvolvimento das aulas propostas.. parabéns !!!! precisamos mesmo trabalhar com os alunos conteúdos que abordem temas como esse o valor da velhice ,a situação do idoso... dessa forma criativa e produtiva que levará o aluno a conhecer e refletir algumas atitudes e vivencias que precisam ser refletidas sobre a situação dos nossos idosos . apresentando e discutindo de que maneira podemos juntos contribuir .
19/07/2011
Quatro estrelasAnazildes de Almeida;É de grande importância o envolvimento deste tema , no planejamento com objetivo de ter como retorno o respeito junto a sociedade,podendo ser trabalhado nas disciplinas. -L.Portuguesa;Em forma de textos,contos e poesias. -Geografia;A estatistica do espaço que os idosos ocupam. -História;Passeios turisticos,
11/07/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula , achei muito dinâmica e interativa ; a visita a um asilo foi uma ideia ótima e encerrar com uma apresentação foi muito válido pois é um tema, que pode envolver toda a escola
11/07/2011
Cinco estrelasachei a aula muito interessante pois os jovens presisam aprender a respeitar os mais velhos sendo assim parabéns pelo excelent trabalho.
11/07/2011
Cinco estrelasEsta aula é muito importante, pois, a partir dela o aluno passa a compreender e se sensibilizar com a situação do idoso no Brasil. Trabalhar o estatuto do idoso com os alunos é muito importante, já que os alunos passam a conhecer os direitos dos idosos tendo uma maior consciência no tratamento com os idosos. Entender o envelhecimento como algo natural que todas as gerações terão também é significante para que o aluno possa pensar o seu futuro e das demais pessoas idosas.