Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


E os mais velhos? Merecem respeito!!! - UCA

 

08/07/2011

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Trabalhar o Estatuto do Idoso,
  •  Pesquisar sobre envelhecimento e o valor da velhice na sociedade brasileira,
  •  Analisar a situação da pessoa idosa no Brasil.
Duração das atividades
4 aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os seguintes programas serão necessários:

WxCam            [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];

Kword               [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].

KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

1º momento:

Trabalhe com os alunos a questão do envelhecer:

1. O que é envelhecer?

2. O que é envelhecer com saúde?

3. Por que o número de idosos aumenta no Brasil?

4. Qual a importância do idoso para a sociedade?

5. Você tem medo de envelhecer? Por quê?

6. Quem tem idoso em casa?

 

2º momento:

Mostre aos alunos as seguintes imagens:

 

  

Imagens disponíveis em: http://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR427&biw=1345&bih=513&tbm=isch&sa=1&q=pel%C3%A9&oq=pel%C3%A9&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=65667l66462l0l4l3l0l0l0l0l0l0l, acesso em 25.05.2011.

   

Imagens disponíveis em: http://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR427&biw=1345&bih=513&tbm=isch&sa=1&q=xitaozinho+e+xororo&oq=xitaozinho+e+xororo&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=34522l85828l0l26l14l0l0l0l2l852l1526l5-1.1, acesso em 25.05.2011.

  

Imagens disponíveis em: http://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&rlz=1R2ADSA_pt-BRBR427&biw=1345&bih=513&tbm=isch&sa=1&q=xuxa&btnG=Pesquisar&oq=xuxa&aq=f&aqi=g2&aql=&gs_sm=s&gs_upl=102914l169090l0l22l9l1l0l0l1l1276l2261l6-1.1, acesso em 25.05.2011.

Os alunos discutem as imagens e a questão do envelhecimento destas pessoas famosas. Em seguida, o professor faz a seguinte pergunta:

Qual a diferença entre o processo de envelhecimento de pessoas com melhor condição financeira como estas famosas e pessoas de baixa renda? A ideia é iniciar o debate sobre o envelhecimento no Brasil analisando as condições socioeconômicas e políticas.

3º momento:

Divida a turma em grupos e direcione cada grupo para um dos sites abaixo para pesquisarem sobre o Estatuto do Idoso:

http://www.sintsef-ce.org.br/Files/A-5358%20-%20SINTSEF%20-%20CARTILHA%20IDOSO.pdf

http://www.frg.com.br/pdf/Estatutodoidoso.pdf

http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Repositorio/40/Documentos/Cartilhas/Cartilha%20Idoso%20(Defensoria%20Cear%C3%A1).pdf

http://www.incor.usp.br/sites/webincor.15/docs/ouvidoria/cartilha_idosos.pdf

http://www.assistenciasocial.al.gov.br/legislacao/legislacao-federal/est.%20de%20idoso.pdf

Este primeiro momento é somente para os alunos terem um contato com o Estatuto fazendo uma leitura geral. Peça que os grupos façam o download do Estatuto a partir dos sites e salvem em seus laptops: metasys - aplicativos - internet. Após abrirem o Estatuto do Idoso: arquivo- salvar - pasta com o nome do aluno. Alternativamente, traga os documentos em pendrive para que os alunos salvem em seus laptops.

 

Aula 2:

Retome os grupos que trabalharam juntos primeiramente lendo o Estatuto do Idoso de uma forma geral. Este Estatuto trata de diversas questões do idoso, divida os assuntos entre os grupos para que leiam sobre estes tópicos:

grupo 1 = assistência à saúde

grupo 2 = lazer e transporte

grupo 3 = assistência social

grupo 4 = assistência jurídica

Cada grupo, após a leitura, apresenta suas conclusões para a turma oralmente ou através de cartazes.

 

Aula 3

Juntamente com a turma, programe a visita a um Asilo, ou Lar de Idoso ou Centro de Convivência do Idoso.

Passos:

1. o professor agenda com o Asilo o dia e horário da visita, conferindo o número de alunos que podem visitar, se podem levar alimentos, presentes ou doações, realizar alguma atividade com os idosos e entrevistá-los;

2. em seguida, em sala, organiza com os grupos quais atividades serão levadas para o Asilo: música, brincadeiras, conversas;

3. organiza o que irão levar ao Asilo: alimentos, presentes, doações;

4. organiza o tempo de visita e o roteiro de entrevista. Caso não seja possível realizar a entrevista, os grupos entrevistam idosos que não estejam no Asilo, podendo ser os avós ou vizinhos.

Recurso para a entrevista:  Wxcam  [Iniciar - aplicativos - multimídia - wcam]

Perguntas para a entrevista:

1. Por que você está aqui?

2. Como você se sente?

3. Você acha que tem seus direitos garantidos?

4. Como você vê a situação do idoso no Brasil?

5. O que falta para o idoso no Brasil?

Aula 4:

 De posse do material da entrevista e após a visita ao Asilo, Lar de Idosos ou Centro de Convivência dos Idosos, os grupos preparam uma apresentação deste material em datashow ou confeccionando cartazes. Organize com a turma a modalidade de apresentação:

1. Será feita a apresentação para a turma somente ou para a escola ou os pais?

2. A apresentação será no horário da aula ou no contraturno?

 

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword] para edição de textos,

KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas] para edição de imagens.

Recursos Complementares

1. Site do Estatuto do Idoso para o professor na íntegra:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.741.htm, , aa,  

 Acesso em 25.05.2011.

2. Vídeo sobre o lançamento da campanha do governo do Estatuto do Idoso:

 Miniatura

http://www.youtube.com/watch?v=yvcxwRRgXR8, acesso em 25.05.2011.

Avaliação

Avalie o que o aluno aprendeu sobre envelhecimento, o valor da velhice, a situação do idoso no Brasil e  a qualidade de produção dos materiais: estética, escrita, a linguagem. Avalie também a participação dos alunos e a dedicação à preparação das atividades, principalmente as visitas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Flávia Teixeira Braga, Secretaria Municipal de Educação de MURIAE , Minas Gerais - disse:
    educacao.flavia@gmail.com

    19/09/2011

    Cinco estrelas

    Precisamos sim trabalhar a questão do idoso... o que vemos e que na maioria das famílias eles são excluídos e tratados com desrespeito. Excelente aula Parabéns


  • Dilza Alves de Oliveira Costa, ESCOLA ESTADUAL ANA NASTRE DE MELO , Goiás - disse:
    dilzaalves_prof@hotmail.com

    02/09/2011

    Cinco estrelas

    Adorei esta aula!!!.Nossos alunos precisam reconhecer os valores humanos. É necessário resgatar oa valores em nossa sociedade massacrada por falta de estrutura familiar> Vou usar esta aula em todos os turnos da minha escola. Abraços!!!


  • Severina Maria Mendes de Oliveira, ESCOLA MUNICIPAL MARGARIDA SIQUEIRA PESSOA , Pernambuco - disse:
    severcataletra@gmail.com

    28/08/2011

    Cinco estrelas

    amei todo desenvolvimento das aulas propostas.. parabéns !!!! precisamos mesmo trabalhar com os alunos conteúdos que abordem temas como esse o valor da velhice ,a situação do idoso... dessa forma criativa e produtiva que levará o aluno a conhecer e refletir algumas atitudes e vivencias que precisam ser refletidas sobre a situação dos nossos idosos . apresentando e discutindo de que maneira podemos juntos contribuir .


  • ANAZILDES DE ALMEIDA E SILVA, PREF MUN DE MANAUS , Amazonas - disse:
    anaalmeida.silva@hotmail.com

    19/07/2011

    Quatro estrelas

    Anazildes de Almeida;É de grande importância o envolvimento deste tema , no planejamento com objetivo de ter como retorno o respeito junto a sociedade,podendo ser trabalhado nas disciplinas. -L.Portuguesa;Em forma de textos,contos e poesias. -Geografia;A estatistica do espaço que os idosos ocupam. -História;Passeios turisticos,


  • Neves H Santo, Escola Criativa da Mônica , Paraíba - disse:
    mariateresabq@gmail.com

    11/07/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula , achei muito dinâmica e interativa ; a visita a um asilo foi uma ideia ótima e encerrar com uma apresentação foi muito válido pois é um tema, que pode envolver toda a escola


  • teresa sousa, escola criativa da mônica , Paraíba - disse:
    mariateresabq@gmail.com

    11/07/2011

    Cinco estrelas

    achei a aula muito interessante pois os jovens presisam aprender a respeitar os mais velhos sendo assim parabéns pelo excelent trabalho.


  • Lúcia de Fátima Cordeiro Macêdo, EMEF VIRGINIUS DA GAMA E MELO , Paraíba - disse:
    lucia_cordeiro_macedo@yahoo.com.br

    11/07/2011

    Cinco estrelas

    Esta aula é muito importante, pois, a partir dela o aluno passa a compreender e se sensibilizar com a situação do idoso no Brasil. Trabalhar o estatuto do idoso com os alunos é muito importante, já que os alunos passam a conhecer os direitos dos idosos tendo uma maior consciência no tratamento com os idosos. Entender o envelhecimento como algo natural que todas as gerações terão também é significante para que o aluno possa pensar o seu futuro e das demais pessoas idosas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.