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Quem sou eu?

 

29/10/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar organismos usando uma chave de classificação.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Saberes sócio-culturais a respeito do tema.
Estratégias e recursos da aula

 

 

Aula 1 – 50 minutos

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de aula.

Professor, este planejamento de aula é dividido em duas etapas. Na primeira aula, você deverá trabalhar com os alunos os conceitos básicos relacionados à classificação dos seres vivos. Já na segunda aula, os alunos poderão por em prática os conceitos vistos sobre classificação.

Esta primeira aula deverá ser expositiva, de caráter introdutório. Aqui vai a sugestão de alguns conceitos que deverão ser discutidos com os alunos: 1) “O que é classificar?”; 2) a classificação proposta por Carolus Linnaeus (visão histórica); 3) a nomenclatura binomial; 4) os níveis taxonômicos e 5) a importância da classificação dos seres vivos.

Dica! O grau de detalhamento no qual tais conceitos deverão ser apresentados aos alunos fica ao seu critério. Estas duas aulas que compõe este planejamento podem servir como introdução aos grandes temas relacionados aos cinco grandes reinos. Apesar da sugestão de que esta primeira aula seja expositiva, isso não significa que os alunos não devam participar. Discuta com seus alunos e descubra o que eles já sabem a respeito do que está sendo discutido. O conceito de “classificar” é bem intuitivo e você pode trabalhá-lo com os alunos por meio de questionamentos (Como classificamos as coisas a nossa volta? Quais critérios utilizamos?), ou tomando por base uma definição dada pelo dicionário (http://www.workpedia.com.br/), pedindo exemplos aos alunos, de como utilizamos este conceito na prática cotidiana. Para discutir com os alunos o histórico da classificação dos seres vivos, você pode se inspirar no seguinte texto de aprofundamento (http://www.gtibrasil.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=26&Itemid=156). Não se esqueça de discutir com os alunos que o estudo da classificação dos seres vivos nos ajuda a entender melhor a grande diversidade biológica de nosso planeta (sugestão para você professor: os seguintes textos de aprofundamento – texto1 [http://www.gtibrasil.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=29&Itemid=159] e texto2 [http://marte.museu-goeldi.br/ppbio/index.php?option=com_content&task=view&id=66&Itemid=45]).

 

 

 

Aula 2 – 50 minutos

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de aula.

Vamos classificar?

Nesta segunda aula, os alunos terão a oportunidade de entrar no papel de taxonomistas que irão identificar seis espécies de seres vivos, utilizando uma chave de classificação. Para realização da atividade os alunos deverão ser divididos em grupos. Cada grupo receberá um roteiro (http://educar.sc.usp.br/experimentoteca/biologia/5fichas_quemsou_eu.pdf) com informações sobre cada uma das seis espécies e uma chave de classificação (http://educar.sc.usp.br/experimentoteca/biologia/5chaves_quemsou_eu.pdf). Percorrendo a chave de classificação os alunos deverão classificar cada uma das espécies de acordo com as características listadas. Cada espécie é representada por um tipo de botão (vide o roteiro) .

Dicas! Caso os alunos tenham dificuldade na utilização da chave de classificação você pode classificar uma das espécies junto com eles. Uma sugestão é distribuir espécies diferentes para cada um dos grupos. Ao final da atividade cada grupo pode expor aos demais colegas qual foi o caminho percorrido na chave de classificação para identificação do ser vivo que não constava na lista dos demais grupos. Se você não dispuser dos tipos de botões sugeridos pelo roteiro de atividade, sinta-se livre para adequar o roteiro aos materiais que você possui.

Atividade para casa – Peça para que cada grupo crie uma chave de classificação para os diferentes botões (ou outros materiais) utilizados na atividade realizada em sala de aula. Oriente-lhes a criarem classes para os botões, semelhantes aos níveis taxonômicos ( re ino, filo, classe, etc).

Dica! Incentive seus alunos a criarem nomes inventivos para cada nível taxonômico criado, assim como para cada uma das espécies de botões (de acordo com a nomenclatura binomial). Características como cor, forma, textura, tamanho, espessura e número de buracos podem ser escolhidos como critérios de classificação. Relembre os alunos que os níveis taxonômicos funcionam como conjuntos dentro de outros (por exemplo, o reino contém os demais grupos, e agrupa seres vivos muito diferentes, mas com características gerais em comum; enquanto a categoria espécie agrupa seres muito parecidos entre si). Durante a correção desta atividade (sugerimos que seja feita em sala de aula, juntamente com os alunos), as diferentes chaves de classificação produzidas devem ser comparadas entre si e os alunos devem chegar a um consenso de qual é a melhor forma de classificar os botões.
 

 

Material de aprofundamento para o professor:
http://www.gtibrasil.org.br/ - Página da internet da Iniciativa Global em Taxonomia. Excelente fonte de aprofundamento sobre temas relacionado à taxonomia (histórico, nomenclatura binomial, conceito de espécie, biodiversidade, etc).
 

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pela contribuição individual durante as discussões. Como os alunos conseguiram perceber que classificar é uma atividade comum ao ser humano? Utilizada como forma de melhor entender as coisas a sua volta? 2. Pela atividade realizada durante a segunda aula. Os alunos conseguiram utilizar a chave de classificação para identificar os seis seres vivos apresentados? Aqui vão as respostas: • Botão médio, azul com 4 buracos – Apis mellifera - Abelha; • Botão grande, azul com 4 buracos – Atta silvai - Formiga Saúva; • Botão pequeno, azul com 2 buracos – Vitalius roseus - Aranha Caranguejeira; • Botão pequeno, rosa com dois buracos – Dicksonia sellowiana - Samambaiaçu; • Botão pequeno, branco com dois buracos – Araucaria angustifólia - Pinheiro-do-Paraná • Botão grande branco com dois buracos – Myrciaria trunciflora - Jabuticabeira. 3. Pela atividade proposta para casa. Os alunos conseguiram montar uma chave de classificação relacionando os conceitos aprendidos sobre os níveis taxonômicos? Os alunos conseguiram criaram níveis taxonômicos que obedecem à Teoria dos Conjuntos? Durante a correção da atividade os alunos foram capazes de perceber que nem todos os grupos utilizaram os mesmo critérios de classificação, e que por isto a classificação é arbitrária? Discuta com seus alunos que a padronização de quais características deveriam ser utilizadas para classificar cada categoria criada é importante porque evita o problema de uma mesma espécie ser classificada como sendo duas espécies diferentes (problema comum que ocorre no meio científico). Também discuta com seus alunos que quando classificamos de um ser vivo, devemos utilizar o máximo de características possíveis para que a chave seja mais confiável.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

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