29/10/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Aula 1 – 50 minutos
A seguinte atividade deve ser realizada na sala de aula.
Professor, este planejamento de aula é dividido em duas etapas. Na primeira aula, você deverá trabalhar com os alunos os conceitos básicos relacionados à classificação dos seres vivos. Já na segunda aula, os alunos poderão por em prática os conceitos vistos sobre classificação.
Esta primeira aula deverá ser expositiva, de caráter introdutório. Aqui vai a sugestão de alguns conceitos que deverão ser discutidos com os alunos: 1) “O que é classificar?”; 2) a classificação proposta por Carolus Linnaeus (visão histórica); 3) a nomenclatura binomial; 4) os níveis taxonômicos e 5) a importância da classificação dos seres vivos.
Dica! O grau de detalhamento no qual tais conceitos deverão ser apresentados aos alunos fica ao seu critério. Estas duas aulas que compõe este planejamento podem servir como introdução aos grandes temas relacionados aos cinco grandes reinos. Apesar da sugestão de que esta primeira aula seja expositiva, isso não significa que os alunos não devam participar. Discuta com seus alunos e descubra o que eles já sabem a respeito do que está sendo discutido. O conceito de “classificar” é bem intuitivo e você pode trabalhá-lo com os alunos por meio de questionamentos (Como classificamos as coisas a nossa volta? Quais critérios utilizamos?), ou tomando por base uma definição dada pelo dicionário (http://www.workpedia.com.br/), pedindo exemplos aos alunos, de como utilizamos este conceito na prática cotidiana. Para discutir com os alunos o histórico da classificação dos seres vivos, você pode se inspirar no seguinte texto de aprofundamento (http://www.gtibrasil.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=26&Itemid=156). Não se esqueça de discutir com os alunos que o estudo da classificação dos seres vivos nos ajuda a entender melhor a grande diversidade biológica de nosso planeta (sugestão para você professor: os seguintes textos de aprofundamento – texto1 [http://www.gtibrasil.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=29&Itemid=159] e texto2 [http://marte.museu-goeldi.br/ppbio/index.php?option=com_content&task=view&id=66&Itemid=45]).
Aula 2 – 50 minutos
A seguinte atividade deve ser realizada na sala de aula.
Vamos classificar?
Nesta segunda aula, os alunos terão a oportunidade de entrar no papel de taxonomistas que irão identificar seis espécies de seres vivos, utilizando uma chave de classificação. Para realização da atividade os alunos deverão ser divididos em grupos. Cada grupo receberá um roteiro (http://educar.sc.usp.br/experimentoteca/biologia/5fichas_quemsou_eu.pdf) com informações sobre cada uma das seis espécies e uma chave de classificação (http://educar.sc.usp.br/experimentoteca/biologia/5chaves_quemsou_eu.pdf). Percorrendo a chave de classificação os alunos deverão classificar cada uma das espécies de acordo com as características listadas. Cada espécie é representada por um tipo de botão (vide o roteiro) .
Dicas! Caso os alunos tenham dificuldade na utilização da chave de classificação você pode classificar uma das espécies junto com eles. Uma sugestão é distribuir espécies diferentes para cada um dos grupos. Ao final da atividade cada grupo pode expor aos demais colegas qual foi o caminho percorrido na chave de classificação para identificação do ser vivo que não constava na lista dos demais grupos. Se você não dispuser dos tipos de botões sugeridos pelo roteiro de atividade, sinta-se livre para adequar o roteiro aos materiais que você possui.
Atividade para casa – Peça para que cada grupo crie uma chave de classificação para os diferentes botões (ou outros materiais) utilizados na atividade realizada em sala de aula. Oriente-lhes a criarem classes para os botões, semelhantes aos níveis taxonômicos ( re ino, filo, classe, etc).
Dica! Incentive seus alunos a criarem nomes inventivos para cada nível taxonômico criado, assim como para cada uma das espécies de botões (de acordo com a nomenclatura binomial). Características como cor, forma, textura, tamanho, espessura e número de buracos podem ser escolhidos como critérios de classificação. Relembre os alunos que os níveis taxonômicos funcionam como conjuntos dentro de outros (por exemplo, o reino contém os demais grupos, e agrupa seres vivos muito diferentes, mas com características gerais em comum; enquanto a categoria espécie agrupa seres muito parecidos entre si). Durante a correção desta atividade (sugerimos que seja feita em sala de aula, juntamente com os alunos), as diferentes chaves de classificação produzidas devem ser comparadas entre si e os alunos devem chegar a um consenso de qual é a melhor forma de classificar os botões.
Material de aprofundamento para o professor:
http://www.gtibrasil.org.br/ - Página da internet da Iniciativa Global em Taxonomia. Excelente fonte de aprofundamento sobre temas relacionado à taxonomia (histórico, nomenclatura binomial, conceito de espécie, biodiversidade, etc).
Quatro estrelas 3 calificaciones
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17/08/2015
Cinco estrelasGostaria muito do roteiro e da chaves, que já não estão mais disponíveis nos links. Se alguém puder me ajudar
04/05/2010
Cinco estrelasBah Thiago vc me ajudou muito, tava louco por uma atividade diferenciada, Valeww mesmo Abraço
24/03/2010
Três estrelasUm bom plano, porém vejo necessidade de algumas outras abordagens que poderiam ser feitas para um maior enrequecimento do trabalho.