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Vamos aprender a reciclar!

 

02/06/2011

Autor e Coautor(es)
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Ellis Batista Paiva Brito

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Nara Luiza de Almeida Cunha

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância da reciclagem para a preservação dos recursos naturais e para a redução de lixo;
  • Selecionar o lixo de acordo com os materiais.
Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades, os alunos deverão ter conhecimentos sobre os tipos de lixos existentes: plástico, papel, metal, vidro e orgânico.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1 /ATIVIDADE 1 : Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para a realização dessa atividade serão utilizados objetos que exemplifiquem os tipos de lixo existentes, tais como:

  • Garrafa plástica de água;
  • Copo de vidro de azeitona;
  • Folha de caderno;
  • Latinha de refrigerante;
  • Casca de banana etc.

Obs.: Esses objetos poderão ser levados para a sala de aula tanto pelo professor como pelos alunos.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, sugere-se que o professor proponha os seguintes questionamentos aos alunos: O que é lixo? Quais lixos são recicláveis? Quais lixos não são recicláveis? Em seguida, sugere-se ao docente relembrar com os alunos os tipos de lixo existentes. Para isso, serão utilizados os objetos descritos no campo “Preparação do Ambiente”. Convém ressaltar a importância da apresentação dos objetos um a um pelo professor, destacando a importância da separação do lixo para a reciclagem e preservação do meio ambiente. E para finalizar a realização dessa atividade, propõe-se que o professor solicite aos alunos que se dividam em duplas e que construam no caderno uma tabela com tipos de lixo que eles conhecem, classificando-os em recicláveis e não recicláveis.

 

Exemplo da tabela:

LIXOS
RECICLÁVEIS NÃO - RECICLÁVEIS
   
   
   
   
   

Fonte: Imagem do autor

 

MOMENTO DO ALUNO:

Os alunos preencherão a tabela para separar os lixos que foram expostos, como também, os que eles conhecem. Algumas dúvidas podem surgir em relação a determinados tipos de lixo, tais como: será que todo tipo de lata (de tinta, de veneno, de refrigerante) é reciclável? Será que a pilha é reciclável? Alguns alunos podem achar que todo tipo de lata é reciclável, porém o professor deverá explicar que latas de conteúdo tóxico (como latas de tinta, de veneno ou de gasolina) não são recicláveis por terem a possibilidade de deixar resíduos de produtos tóxicos nas latas que possam vir a ser prejudiciais à saúde caso sejam reciclados.

 

DISCUSSÃO:

Esse é o momento da apresentação das tabelas pelas duplas, onde o professor, junto com a turma, fará a discussão sobre as respostas dadas, sempre no intuito de estimular a curiosidade dos alunos para o assunto abordado. 

 

SISTEMATIZAÇÃO:

O professor deverá formalizar os aspectos estudados. Inicialmente, o professor poderá levantar uma discussão sobre a separação do lixo que os alunos poderiam fazer em suas residências. Em seguida, o professor poderá utilizar os objetos levados por ele ou pelos alunos, citando outros objetos utilizados em nosso cotidiano ou fazer desenhos na lousa que exemplifiquem cada tipo de lixo. Ao final desta atividade, é importante que o professor enfatize que os lixos recicláveis são aqueles que podem ser reutilizados após uma transformação química ou física, já os não recicláveis são aqueles que não podem ser reutilizados após uma transformação química ou física.

 

AMBIENTE 2 /ATIVIDADE 2:  Laboratório de Informática

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Sugere-se que o professor combine com os alunos as seguintes regras:

  • Formar duplas de alunos para o uso do computador (a formação das duplas ficará a critério dos alunos);
  • Não desligar o computador;
  • Ter atenção às explicações de utilização da animação/simulação;
  • Respeitar o momento de utilização da máquina pelo colega de dupla.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DA ANIMAÇÃO/SIMULAÇÃO:

Endereço da animação/simulação (Jogo da Reciclagem): (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9910). O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para a utilização da animação/simulação proposta. Caso os computadores não o tenham, é possível fazer o download no link disponibilizado: http://get.adobe.com/br/shockwave/

O Jogo da Reciclagem é uma animação/simulação educativa onde o aluno terá que ajudar o ratinho (Riba) a separar o lixo. Na tela inicial aparecerão as instruções para utilizar o objeto educacional, assim como as imagens das cinco lixeiras com os seus respectivos lixos que aparecerão na animação/simulação.

 

Animação/Simulação: Jogo da Reciclagem

imagem da animação/simulação

Fonte: Imagem do autor

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

O professor deverá explicar que a atividade será trabalhar uma animação/simulação, que consiste em um jogo educativo onde o aluno terá a possibilidade de separar o lixo colocando-o na lixeira correta. Logo após, ele deverá ler as instruções da animação/simulação para os alunos. É importante que seja feita essa familiarização para o aluno sentir mais segurança quando for manipular a animação/simulação.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Esse é o momento da interação dos alunos com a animação/simulação. Eles poderão sentir dificuldade no manuseio do mouse, o professor poderá ajudá-los mostrando como deve ser feito. Algumas dúvidas dos alunos acerca dos lixos que aparecem no jogo também podem surgir: “Será que todos os lixos que aparecem no jogo são recicláveis?”. O professor deverá explicar aos alunos que nem todos os lixos que aparecem na animação/simulação são recicláveis, e dizer quais são recicláveis e quais não são recicláveis.

 

 

 

DISCUSSÃO:

Esse é o momento em que o professor irá discutir com os alunos acerca da animação/simulação utilizado. Ele poderá levantar alguns questionamentos: já conheciam os tipos de lixos mostrados? O que mais lhe chamou atenção na animação/simulação? Sentiram alguma dificuldade?

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Logo após a discussão, o conceito de separação de lixo deve ser formalizado. Desta forma, o professor deve explicar que cada tipo de lixo tem sua lixeira de cor específica: o lixo plástico deve ser jogado na lixeira de cor vermelha; o lixo de papel deve ser jogado na lixeira de cor azul; o lixo de metal deve ser jogado na lixeira de cor amarela; o lixo de vidro deve ser jogado na lixeira de cor verde e o lixo orgânico deve ser jogado na lixeira de cor marrom. O professor pode ressaltar também que as cores das lixeiras são padronizadas internacionalmente.

 

AMBIENTE 3 /ATIVIDADE 3 : Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta atividade serão utilizados os seguintes materiais:

  • 05 (cinco) caixas de papelão médias (mais ou menos do tamanho de caixas de liquidificador);
  • Tinta guache nas cores: vermelho, azul, amarelo, verde, marrom e preta;
  • Pinceis médios;
  • Cola branca;
  • Tesoura sem ponta.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugere-se ao professor criar na sala de aula um ambiente sujo (colocar papeis, sacolas, garrafas, casca de ovos, plantas, pontas de cigarro, pedaços de madeira...), logo depois deverá questionar os alunos sobre o que poderia ser feito para deixar a sala limpa. À medida que os alunos forem respondendo, o professor anota as sugestões na lousa. Depois que ele anotar as sugestões, deverá explicar que os alunos vão produzir as lixeiras e solicitar aos alunos para que, já divididos em equipes, sentem-se no chão da sala de aula. Logo depois, o professor deverá entregar a cada equipe os materiais para a realização da atividade e explicar que cada equipe ficará responsável por confeccionar 1 lixeira de determinada cor. O professor pode ainda nomear as equipes com as cinco cores das lixeiras. Por exemplo, a equipe vermelha ficará responsável por produzir a lixeira vermelha; a equipe azul pela lixeira azul e assim por diante.

COMO FAZER:

1.    Remover as abas superiores com a tesoura sem ponta;

2.    Colar a cartolina na caixa, de maneira que a envolva por completo, se uma cartolina não der, completar com um pedaço de outra. O fundo da caixa não precisa ser coberto;

3.    Na face escolhida para ser a frente da lixeira, com o pincel e a tinta preta faça o desenho do símbolo de reciclagem:

emblema da reciclagem

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/imagens/reciclagem-64.gif

4.    Depois de o desenho secar, com a tinta determinada para cada equipe (vermelho, azul, amarelo, verde ou marrom), pintar toda a caixa, contornando o desenho da reciclagem.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Sugere-se que o professor deixe os alunos trabalharem na construção das lixeiras para a sala de aula, onde o professor deve circular pela sala para dar alguma instrução em relação a produção. Ao terminarem de produzir, os alunos vão realizar a coleta seletiva com o lixo que encontra-se no chão. Os alunos podem sentir dificuldade no momento de fazer a separação dos lixos presentes na sala, onde o professor deve explicar quais lixos são recicláveis e quais não são.

 

DISCUSSÃO:

Neste momento os alunos devem apresentar suas dificuldades em relação à fabricação das lixeiras e da coleta seletiva. O professor deve verificar junto com os alunos os lixos das lixeiras, perguntando aos alunos sobre quais lixos pertencem a cada lixeira.

 

SISTEMATIZAÇÃO

Recomenda-se que o professor reforce sobre a importância da coleta seletiva e diga que ela deve ser feita em todos os locais: em casa, na rua, na escola, etc. É importante também que o professor faça com que os alunos percebam sobre o antes e o depois da criação das lixeiras, de como a sala estava  e como ficou depois da confecção das lixeiras. Ele também deverá acrescentar que existem pessoas que têm como profissão “catar lixo”, e quanto mais os lixos forem descartados corretamente, maior a possibilidade daquele lixo ser reaproveitado na reciclagem, o que preserva o meio ambiente.

Recursos Complementares

A seguir, alguns sites que contém os assuntos abordados nas atividades e que podem auxiliar o professor no desenvolvimento das mesmas, como também nos questionamentos feitos pelos alunos:

http://www.ecologiaonline.com/lixeiras-coloridas-facilitam-a-coleta-seletiva/ – Aborda a padronização das cores das lixeiras;

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15395 – Contém um vídeo sobre a coleta seletiva;

http://www.appaprado.org/AppaInformacoesLixo.htm –  Especifica o tempo de decomposição de determinados lixos;

http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=136&Itemid=243 – Classifica alguns tipos lixos em recicláveis e não recicláveis;

http://arterabiscoseletras.blogspot.com/2010/09/jogo-corrida-ecologica.html – Jogo “Corrida  Ecológica”, é um jogo que pode ser feito depois da realização das 3 atividades;

http://www.greencicla.com.br/reciclagem.asp – Dá dicas sobre reciclagem;

http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/ – Blog do Portal do Professor sobre o Meio Ambiente.

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá identifique se os alunos reconheceram quais lixos são recicláveis e quais não são recicláveis. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos aprenderam a relacionar as cores das lixeiras com seus determinados tipos de lixo. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se o alunos conseguiram compreender a importância da coleta seletiva para o meio ambiente.

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