06/07/2011
Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
República Democrática no Brasil (1946-1964)
-
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
-
Nesta atividade, propomos a análise de três pequenos vídeos, disponíveis no YouTube.
Tais vídeos são documentos da conjuntura política de instauração da Ditadura Militar no Brasil, a partir de abril de 1964.
DINÂMICA SUGERIDA:
-
Trecho de discurso do então vice-presidente do Brasil, João Goulart (também chamado de "Jango"), em visita diplomática à República Popular da China, em agosto de 1961.
-
http://www.youtube.com/watch?v=FyMf0I1RIu0. Acesso em 02 de junho de 2011
-
Para análise do vídeo:
-
Trecho de discurso de João Goulart ao assumir a presidência do Brasil, em 07 de setembro de 1961, após a renúncia do então presidente Jânio Quadros. Esta renúncia ocorreu durante a viagem diplomática de Goulart à China. Para acesso à "Carta Renúncia de Jânio Quadros", use este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_Ren%C3%BAncia_de_J%C3%A2nio_Quadros. Acesso em 05 de junho de 2011
-
http://www.youtube.com/watch?v=NDoN3vaxilU&feature=related. Acesso em 02 de junho de 2011
-
Para análise do vídeo:
-
Trecho de discurso do presidente João Goulart em comício realizado na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, no dia 13 de março de 1964. Segundo dados oficiais, este evento contou com a presença de aproximadamente 150 mil pessoas, convocadas por sindicatos de trabalhadores, associações de servidores públicos, entidades estudantis e partidos de esquerda. Para mais informações sobre o Comício da Central, acesse: http://www.socialismo.org.br/portal/historia/149-artigo/812-ha-45-anos-do-comicio-da-central-do-brasil. Acesso em 05 de junho de 2011
-
http://www.youtube.com/watch?v=KjM48ZjevmA. Acesso em 02 de junho de 2011
-
Para análise do vídeo:
-
PROFESSOR!
Ao trabalhar com esta sequência de vídeos, o objetivo é que os alunos percebam a política desenvolvida por João Goulart, tanto como vice-presidente, quanto como presidente: a aproximação e respeito aos chineses, as propostas de reformas na sociedade brasileira, a defesa das instituições e os valores democráticos. Tais práticas levariam à deposição de Goulart da presidência, por meio do Golpe Militar de 31 de março de 1964.
-
Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Na presente atividade também trabalharemos com o recurso do vídeo, para compreender a influência dos Estados Unidos da América no golpe que depôs o presidente João Goulart e instaurou a Ditadura Militar no Brasil.
Analisaremos o 1º episódio do documentário intitulado "O Dia que durou 21 anos", coproduzido pela Pequi Filmes com a TV Brasil. O documentário foi escrito pelo jornalista Flávio Tavares, com direção de Camilo Tavares, e foi ao ar dentro da programação da mesma emissora. Para mais informações, use este link: http://tvbrasil.org.br/novidades/?p=17740. Acesso em 05 de junho de 2011
-
''O Dia que durou 21 anos''- Episódio 1
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NU7S4CwrwVA#at=67. Acesso em 02 de junho de 2011
-
Questões para analisar este episódio do documentário:
-
Esta atividade deverá ser registrada no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
Tais registros, depois de sistematizados pelos alunos, podem ser entregues sob a forma de atividade avaliativa - Dossiê. Para saber como fazê-lo, use este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dossi%C3%AA. Acesso em 05 de junho de 2011
-
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/golpe-militar-de-1964/imagens/golpe-militar-de-1964.gif. Acesso em 05 de junho de 2011
-
Nesta atividade, propomos a análise do Ato Institucional (AI-1), primeiro ato imposto pelos militares após a deposição do presidente João Goulart e tomada do governo brasileiro.
DINÂMICA SUGERIDA:
-
Questões relevantes na análise do documento:
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre as primeiras mudanças impostas pelos militares à sociedade brasileira, tais como: a suspensão de direitos políticos e garantias civis, a limitação do Poder Legislativo e a eleição indireta do Presidente da República, bem como a repressão aos possíveis opositores.
-
Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
A última atividade desta aula será dividida em duas etapas: primeiro a leitura de um texto; depois a realização pelos alunos de uma Redação Dissertativa, a partir do debate levantado pelo texto de apoio e valendo-se dos estudos sobre o processo de instauração da Ditadura Militar no Brasil.
ATENÇÃO: esta atividade poderá ser desenvolvida em colaboração com o(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que poderá discutir com os alunos os aspectos semânticos do termo "Revolução", bem como orientá-los na realização da redação.
-
ETAPA 1
Dinâmica sugerida:
-
Questões importantes ao realizar a leitura do texto:
-
ETAPA 2
Dinâmica sugerida:
-
Algumas possibilidades de socialização da redação:
-
-
-
-
-
-
Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da capacidade de análise dos discursos, da compreensão do vídeo-documentário e do documento de época, da realização da redação e demais registros produzidos nas atividades da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/09/2011
Cinco estrelasa aula deixou-me com os olhos brilhando, era tudo o que eu queria para trabalhar com meus alunos numa plataforma de AVA e em EaD. Obrigado a quem disponibilizou esta aula no portal. Sou muito grato