Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A instauração da Ditadura Militar no Brasil a partir de 1964 - UCA

 

06/07/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a conjuntura política que levou à instauração da Ditadura Militar em abril de 1964
  • Compreender e discutir o conceito de “revolução”
  • Analisar mudanças na sociedade brasileira depois da ditadura instaurada
Duração das atividades
07 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

República Democrática no Brasil (1946-1964)

Estratégias e recursos da aula

1

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

 

-

Atividade I- Jango e a política brasileira no começo dos anos 60

Nesta atividade, propomos a análise de três pequenos vídeos, disponíveis no YouTube.

Tais vídeos são documentos da conjuntura política de instauração da Ditadura Militar no Brasil, a partir de abril de 1964.

DINÂMICA SUGERIDA:

  • O professor poderá reproduzir os vídeos para os alunos a partir de seu computador/equipamento de vídeo e som; ou indicá-los aos estudantes por meio de seus respectivos links, abaixo informados.
  • Recomendamos que os vídeos sejam assistidos ao menos duas vezes cada um, para melhor entendimento dos áudios e possibilidades de debate, a partir das questões propostas.

-

VÍDEO 1- Discurso de João Goulart aos chineses 1961

Trecho de discurso do então vice-presidente do Brasil, João Goulart (também chamado de "Jango"), em visita diplomática à República Popular da China, em agosto de 1961.

-

 http://www.youtube.com/watch?v=FyMf0I1RIu0. Acesso em 02 de junho de 2011

joão goulart na china

 

-

Para análise do vídeo:

  1. Como João Goulart cumprimenta os chineses na abertura de seu discurso?
  2. Com base naqueles dias de convívio, que impressão acerca do povo chinês expõe o então vice-presidente brasileiro?
  3. O que propõe João Goulart em suas palavras finais de discurso? Como esta proposição é recebida pelos chineses?
  4. Qual a relação do acontecimento histórico documentado no vídeo com a instauração da Ditadura Militar no Brasil? Explique.

-

VÍDEO 2- Discurso de posse de Jango 1961

Trecho de discurso de João Goulart ao assumir a presidência do Brasil, em 07 de setembro de 1961, após a renúncia do então presidente Jânio Quadros. Esta renúncia ocorreu durante a viagem diplomática de Goulart à China. Para acesso à "Carta Renúncia de Jânio Quadros", use este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_Ren%C3%BAncia_de_J%C3%A2nio_Quadros. Acesso em 05 de junho de 2011

-

http://www.youtube.com/watch?v=NDoN3vaxilU&feature=related. Acesso em 02 de junho de 2011

joão goulart posse 1961

 

-

Para análise do vídeo:

  1. Quais propósitos sãos defendidos por João Goulart, logo no começo de seu discurso?
  2. Você sabe o que significa "a segurança das nossas instituições" e "a garantia dos direitos democráticos", defendidas por Goulart? Explique.
  3. Qual a relação do acontecimento histórico documentado no vídeo com a instauração da Ditadura Militar no Brasil? Explique.

 

-

VÍDEO 3- O Comício da Central do Brasil

Trecho de discurso do presidente João Goulart em comício realizado na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, no dia 13 de março de 1964. Segundo dados oficiais, este evento contou com a presença de aproximadamente 150 mil pessoas, convocadas por sindicatos de trabalhadores, associações de servidores públicos, entidades estudantis e partidos de esquerda. Para mais informações sobre o Comício da Central, acesse: http://www.socialismo.org.br/portal/historia/149-artigo/812-ha-45-anos-do-comicio-da-central-do-brasil. Acesso em 05 de junho de 2011

-

http://www.youtube.com/watch?v=KjM48ZjevmA. Acesso em 02 de junho de 2011

joão goulart central 1964

-

Para análise do vídeo:

  1. Qual é a causa defendida por João Goulart logo no começo do vídeo? Qual grupo social seria beneficiado nessa causa?
  2. Quais reformas na sociedade brasileira são defendidas no discurso?
  3. Como a população presente no evento reage ao discurso de Goulart?
  4. Qual a relação do acontecimento histórico documentado no vídeo com a instauração da Ditadura Militar no Brasil? Explique.

-

PROFESSOR!

Ao trabalhar com esta sequência de vídeos, o objetivo é que os alunos percebam a política desenvolvida por João Goulart, tanto como vice-presidente, quanto como presidente: a aproximação e respeito aos chineses, as propostas de reformas na sociedade brasileira, a defesa das instituições e os valores democráticos. Tais práticas levariam à deposição de Goulart da presidência, por meio do Golpe Militar de 31 de março de 1964.

-

Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).

-

Atividade II- Os Estados Unidos e o Golpe Militar no Brasil

Na presente atividade também trabalharemos com o recurso do vídeo, para compreender a influência dos Estados Unidos da América no golpe que depôs o presidente João Goulart e instaurou a Ditadura Militar no Brasil.

Analisaremos o 1º episódio do documentário intitulado "O Dia que durou 21 anos", coproduzido pela Pequi Filmes com a TV Brasil. O documentário foi escrito pelo jornalista Flávio Tavares, com direção de Camilo Tavares, e foi ao ar dentro da programação da mesma emissora. Para mais informações, use este link: http://tvbrasil.org.br/novidades/?p=17740. Acesso em 05 de junho de 2011

-

''O Dia que durou 21 anos''- Episódio 1

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NU7S4CwrwVA#at=67. Acesso em 02 de junho de 2011

O Dia que Durou 21 anos - 1

-

Questões para analisar este episódio do documentário:

  1. Logo no começo surge a frase: "Aqueles que não amam a revolução, pelo menos devem temê-la". Você sabe de que "revolução" se fala? Interprete a afirmação.
  2. Quais as razões para os Estados Unidos interferirem na política interna do Brasil, no contexto de começo dos anos 60?
  3. Quem era Lincoln Gordon? Qual o papel desempenhado por esta pessoa na instauração da ditadura brasileira?
  4. Como a reforma agrária, colocada em curso por João Goulart, foi apresentada ao presidente dos EUA, por Lincoln Gordon?
  5. Como Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul, e especialmente o presidente João Goulart passaram a ser vistos nos EUA devido às interpretações do embaixador norte-americano sobre o Brasil?
  6. De que maneira os EUA articularam fatos da política interna brasileira ao exemplo cubano, para justificar uma intervenção em nosso país?
  7. O que caracterizava a "Aliança para o progresso", empreendida pelos Estados Unidos?
  8. De forma o governo norte-americano passou a articular-se aos opositores de João Goulart, para derrubá-lo do poder?
  9. Quais as reais intenções do IPES (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais)? Que tipo de conteúdo o instituto produzia e propagava?
  10. Quais as reais intenções do IBAD (Instituto Brasileiro de Ação Democrática)? Quais as suas principais ações?
  11. Qual a relação de ambos os institutos com o Golpe Militar no Brasil?

-

Esta atividade deverá ser registrada no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).

Tais registros, depois de sistematizados pelos alunos, podem ser entregues sob a forma de atividade avaliativa - Dossiê. Para saber como fazê-lo, use este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dossi%C3%AA. Acesso em 05 de junho de 2011

-

Atividade III- O primeiro Ato Institucional

golpe militar

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/golpe-militar-de-1964/imagens/golpe-militar-de-1964.gif. Acesso em 05 de junho de 2011

-

Nesta atividade, propomos a análise do Ato Institucional (AI-1), primeiro ato imposto pelos militares após a deposição do presidente João Goulart e tomada do governo brasileiro.

DINÂMICA SUGERIDA:

-

Questões relevantes na análise do documento:

  1. De que maneira o documento justifica a "revolução"?
  2. Quais as razões apresentadas pelos militares para destituir o governo de João Goulart?
  3. A partir da publicação do AI-1, quais os responsáveis pela tomada das decisões político-administrativas do país?
  4. Segundo o documento, qual a posição do Congresso Nacional (Legislativo) em relação à legitimidade do regime militar?
  5. Interprete e caracterize o Art 4º.
  6. No que diz respeito às garantias dos funcionários públicos (federais, estaduais ou municipais), o que versa o AI-1?
  7. Como se procederia na escolha do Presidente da República?
  8. Quais pessoas assinam o documento? Qual respectivo posto elas ocupavam nas Forças Armadas?
  9. Após ler o documento na íntegra, enumere e comente três das principais mudanças trazidas pelos militares após o golpe.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre as primeiras mudanças impostas pelos militares à sociedade brasileira, tais como: a suspensão de direitos políticos e garantias civis, a limitação do Poder Legislativo e a eleição indireta do Presidente da República, bem como a repressão aos possíveis opositores.

-

Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).

-

Atividade IV- Debatendo o conceito de "Revolução"

 

3 atividades de casa  

A última atividade desta aula será dividida em duas etapas: primeiro a leitura de um texto; depois a realização pelos alunos de uma Redação Dissertativa, a partir do debate levantado pelo texto de apoio e valendo-se dos estudos sobre o processo de instauração da Ditadura Militar no Brasil.

ATENÇÃO: esta atividade poderá ser desenvolvida em colaboração com o(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que poderá discutir com os alunos os aspectos semânticos do termo "Revolução", bem como orientá-los na realização da redação.

-

ETAPA 1

Dinâmica sugerida:

  • Os alunos devem localizar o texto "Diferença entre golpe e revolução", assinado por Renato Cancian e disponível no site Educação UOL por meio do link: http://educacao.uol.com.br/sociologia/ult4264u41.jhtm. Acesso em 02 de junho de 2011
  • Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 05 de junho de 2011

-

Questões importantes ao realizar a leitura do texto:

  1. Segundo o autor, o que caracteriza um golpe?
  2. E o que diferencia uma revolução de um golpe?
  3. Qual é a conclusão do autor acerca da "Revolução de 64" - golpe ou revolução?

-

ETAPA 2

Dinâmica sugerida:

  • Os alunos devem realizar uma Redação Dissertativa tendo como tema a "Revolução de 64".
  • Na realização desta tarefa, os estudantes devem utilizar informações e reflexões assimiladas durante todas as atividades da aula.
  • A redação poderá ser entregue sob a forma de atividade avaliativa e enviada ao professor via email.

-

Algumas possibilidades de socialização da redação:

  • Leitura em sala de aula, pelos próprios autores.
  • Publicação das melhores redações no jornal da escola, ou exposição em mural.
  • Publicação no blog da escola ou da turma, caso exista. Para informações acerca de como montar um blog, acesse: http://comomontarseublog.blogspot.com/. Acesso em 05 de junho de 2011

-

Recursos Complementares

Filme que os alunos podem assistir para aprofundamento das questões propostas nesta aula:

-

Sugestões de leituras/links para o professor:

-

-

Sugestões de leituras para professores e alunos:

-

-

Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da capacidade de análise dos discursos, da compreensão do vídeo-documentário e do documento de época, da realização da redação e demais registros produzidos nas atividades da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • izildo josé rocha, professor , São Paulo - disse:
    rochaizildo@professor.sp.gov.br

    26/09/2011

    Cinco estrelas

    a aula deixou-me com os olhos brilhando, era tudo o que eu queria para trabalhar com meus alunos numa plataforma de AVA e em EaD. Obrigado a quem disponibilizou esta aula no portal. Sou muito grato


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.