11/07/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
· Identificar, por meio de atividades, situações que envolvem o e-mail.
· Reconhecer a importância do gênero.
· Selecionar aspectos e características importantes do e-mail.
· Produzir e enviar e-mails para colegas sobre determinado assunto.
· Responder e-mails recebidos.
Estratégias e recursos:
As aulas serão realizadas com:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
Atividade 1
Motivação - O professor deverá apresentar o assunto: E-mail.
Para tanto, perguntará:
Em seguida, o professor dirá que mesmo os alunos que já sabem muito sobre o e-mail participarão da atividade para ajudar aos colegas que têm dúvidas.
Professor, aproveite a oportunidade e ensine aos alunos que ainda não têm e-mail a criar um.
Orientação: Entrar no Navegador Web.
Para criar e-mail, os alunos podem acessar e preencher os espaços com as informações solicitadas em qualquer um dos seguintes sites: yahoo, ou g-mail, ou hotmail...
O professor pedirá aos alunos que acessem o site abaixo para assistirem a um vídeo que fala sobre a importância da Internet. Antes, porém, entregará cópia a eles de um roteiro de observação de algumas ideias para discussão posterior.
http://www.youtube.com/watch?v=xNW6aegsY7U
Roteiro:
(Passar o roteiro no quadro, se não quiser xerocar para os alunos)
Segundo o vídeo:
1- Qual a importância dos Satélites para o desenvolvimento das comunicações?
2- O que é a Internet? Quais podem ser seus usos?
3- Que problemas foram criados pelo homem no uso da Internet e como podem ser resolvidos?
Atividade 2
http://www.autistici.org/pt/services/mail/mail_intro.html
Após a discussão em pequenos grupos, o professor pedirá que os alunos se assentem formando um círculo para discutirem o assunto e-mail. Pedirá que os alunos que têm dúvidas façam perguntas a quem ele percebeu que domina o assunto.
Atividade 3
Imagem disponível em: http://www.tribunadopovo.com.br/Cidade/ESPECIAL+-+O+LADO+SOMBRIO+DA+INTERNET.html
Em seus laptops, os alunos acessarão na internet um vídeo educativo e instrutivo.
1- Cartilha: O uso responsável da Internet apresentado no endereço abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=CR_9dlJrY3Y&feature=related
Produção de textos:
1- O professor pedirá aos alunos que passem um e-mail a um colega da classe, com cópia para o professor, sugerindo alguns cuidados que ele deverá ter ao usar a Internet.
2- Ao receber o e-mail, o aluno deverá respondê-lo, com cópia para o professor.
3- Os alunos enviarão ao professor um e-mail comentando sobre a aula: gostaram das atividades, o que aprenderam etc.
O professor encerrará o assunto discutindo com a turma os e-mails recebidos.
Professor, sugerimos abaixo alguns vídeos interessantes para complementarem suas aulas sobre o assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=wnRybGCB6_0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=o1DfQA_JtBY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=k4UkdIb6K6Q&feature=relatedo
http://www.youtube.com/watch?v=OAyL6c3qEJQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=7F7nHrPccGg&feature=related
Professor, avalie o empenho e o envolvimento individual dos alunos na execução das propostas. Observe a participação deles nas atividades propostas.
Avalie também a competência demonstrada na produção dos e-mails enviados aos colegas e a você.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!