Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - O gênero e-mail direto no computador

 

11/07/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·         Identificar, por meio de atividades, situações que envolvem o e-mail.

·         Reconhecer a importância do gênero.

·         Selecionar aspectos e características importantes do e-mail.

·         Produzir e enviar e-mails para colegas sobre determinado assunto.

·         Responder e-mails recebidos.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Uso do computador e da internet.
  • Leitura e interpretação de textos.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

 As aulas serão realizadas com:

  • o auxílio do laptop UCA e proporcionarão o contato com os softwares abaixo: 

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]

Mozilla Firefox     [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]  

  • ou com a utilização do laboratório de informática;
  • e com leituras, exercícios e pesquisa.

  Atividade 1

Motivação - O professor deverá apresentar o assunto: E-mail.

Para tanto, perguntará:

  • quem na turma já tem e-mail 
  • ter e-mail é bom ou ruim?
  • quem não tem e-mail poderia dizer o porquê  de não o ter?

Em seguida, o professor dirá que mesmo os alunos que já sabem muito sobre o e-mail participarão da atividade para ajudar aos colegas que têm dúvidas.

Professor, aproveite a oportunidade e ensine aos alunos que ainda não têm e-mail a criar um.

Orientação: Entrar no Navegador Web. 

Para criar e-mail, os alunos podem acessar e preencher os espaços com as informações solicitadas em qualquer um dos seguintes sites: yahoo, ou g-mail, ou hotmail...

 

  

 

pesquisa

O professor pedirá aos alunos que acessem o site abaixo para assistirem a um vídeo que fala sobre a importância da Internet. Antes, porém, entregará cópia a eles de um roteiro de observação de algumas ideias para discussão posterior.

http://www.youtube.com/watch?v=xNW6aegsY7U

 

Roteiro:

(Passar o roteiro no quadro, se não quiser xerocar para os alunos)

Segundo o vídeo:

1- Qual a importância dos Satélites para o desenvolvimento das comunicações?

2- O que é a Internet? Quais podem ser seus usos?

3- Que problemas foram criados pelo homem no uso da Internet e como podem ser resolvidos?

  • Professor, explique para os alunos a origem do texto: "Navegar é preciso." Deve dizer que esta famosa frase usada com o sentido de  "navegar na Internet"  já fora usada em versos de Caetano Veloso e de Fernando Pessoa. Porém, seu autor foi Pompeu, general que viveu numa época de instabilidade, com guerras e ataques piratas, por volta de 70 a.C. E que o sentido dado à frase foi o de navegar em águas.
  • Coloque os alunos em grupo para discutirem as perguntas do roteiro. Depois faça a correção com toda a classe, explore os pontos de compreensão mais difíceis.

 

  Atividade 2 

 

  • Professor, peça aos alunos que formem grupos de três pessoas para lerem e discutirem sobre o texto do site abaixo. Você possivelmente terá na turma alunos em diferentes níveis quanto ao uso do computador. Tente formar grupos com alunos experientes e menos experientes para facilitar a compreensão do texto. 

http://www.autistici.org/pt/services/mail/mail_intro.html 

Após a discussão em pequenos grupos, o professor pedirá que os alunos se assentem formando um círculo para discutirem o assunto e-mail. Pedirá que os alunos que têm dúvidas façam perguntas a quem ele percebeu que domina o assunto.

 

Atividade 3

http://www.youtube.com/watch?v=o1DfQA_Jtcrianças na internet

Imagem disponível em: http://www.tribunadopovo.com.br/Cidade/ESPECIAL+-+O+LADO+SOMBRIO+DA+INTERNET.html 

Em seus laptops, os alunos acessarão na internet  um vídeo educativo e instrutivo. 

1- Cartilha: O uso responsável da Internet apresentado no endereço abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=CR_9dlJrY3Y&feature=related 

  •  Depois de assisti-lo, o professor deverá conversar com os alunos sobre o vídeo para prepará-los para a produção de texto.

 

Produção de textos:

1- O professor pedirá aos alunos que passem um e-mail a um colega da classe, com cópia para o professor, sugerindo alguns cuidados que ele deverá ter ao usar a Internet.

2- Ao receber o e-mail, o aluno deverá respondê-lo, com cópia para o professor.

3- Os alunos enviarão ao professor um e-mail comentando sobre a aula: gostaram das atividades, o que aprenderam etc. 

O professor encerrará o assunto discutindo com a turma os e-mails recebidos. 

 OOs alunos deverão enviar ao professor um e-mailOOoooo

  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, avalie o empenho e o envolvimento individual dos alunos na execução das propostas. Observe a participação deles nas atividades propostas.

Avalie também a competência demonstrada na produção dos e-mails enviados aos colegas e a você.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.