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Para que serve o soro fisiológico? UCA

 

22/08/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar as utilizações do soro fisiológico em nosso cotidiano.
  • Conhecer a composição do soro fisiológico.
  • Identificar os componentes químicos presentes na composição do soro fisiológico.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 Recursos do laptop utilizados nesta aula:

 Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

 WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam

Marcador Introdução

Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet. Por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://www.infoescola.com/farmacologia/soro-fisiologico/ e fazer a leitura do texto "Soro Fisiológico", em seguida o professor deverá propor uma discussão a respeito do assunto abordado no texto.

Neste primeiro momento, depois da leitura do texto, que poderá ser realizada individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano, os quais nos deparamos com a utilização do soro fisiológico. Professor é importante que os alunos relacionem o soro fisiológico como uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, onde esta solução é designada por soluto a substância dissolvida e por solvente a substância na qual está dissolvido o soluto.

Professor convide um profissional da saúde para palestrar na escola a respeito da importância do soro fisiológico e principalmente quando deve fazer seu uso. Aproveite também para abordar sobre o soro caseiro e seus benefícios. Há também a possibilidade de associar esta palestra com uma orientação de primeiros socorros e a utilização do soro neste processo, assim, a comunidade escolar poderá se orientar melhor diante de uma emergência. 

 Marcador atividade 1

 Professor para iniciar esta atividade, peça a cada aluno que individualmente ligue seu laptop e conecte-se a internet. Por meio do seguinte comando  Iniciar -> Aplicativos -> Internet, os alunos deverão acessar o vídeo "A química do fazer, solubilidade e soro" disponível em http://www.youtube.com/watch?v=g3P2sFPkAMI. Após assistir o vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão envolvendo toda a sala, e a partir daí muitas dúvidas e curiosidades poderá aparecer, assim, o professor deverá procurar responder e sanar todas as perguntas que surgir. 

Assista ao vídeo:

A química do fazer, Solubilidade, Soro

Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=g3P2sFPkAMI

 Após assistir o vídeo, o professor deverá propor aos alunos que façam grupos para a resolução das questões referentes ao estudo do soro fisiológico. Ao término da atividade, as respostas deverão ser digitadas utilizando o programa do laptop KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos e logo após o término, o grupo deverá enviar as respostas para o e-mail do professor. A resolução das questões em grupos permitirá que os alunos discutam entre eles a respeito da importância do uso da utilização do soro fisiológico e seus cuidados.

Responda:

a) Existem vários tipos de soro para cada aplicação. Cite alguns exemplos.

b) Diferencie Soro Glicosado de Soro Fisiológico.

c) Por que o soro fisiológico tem que ser aplicado por meio endovenosa?

d) O que é Solubilidade?

e) Defina mistura homogênea.

f) O que uma substância precisa ter para ser uma solução?

g) Qual a composição do soro fisiológico?

h) Qual a composição do soro glicosado?

i) Por que as indústrias que fabricam o soro fisiológico devem estar livres totalmente de contaminação?

j) O que é uma solução isotônica?

l) Qual a principal função do soro fisiológico?

m) Qual a função dos Sais de Reidratação por via oral?

n) Quais os cuidados que devemos ter  ao fazer o soro caseiro?

Marcador atividade 2

Professor proponha aos alunos a produção de um filme caseiro utilizando os aplicativos de áudio e imagem do seu laptop, demonstrando, a forma correta para fazer um soro caseiro. Para a filmagem e produção do vídeo, os alunos deverão enfatizar a importância do soro para o restabelecimento do bem estar dos  indivíduos. Esta atividade deverá acontecer fora do horário de aula e poderá ser realizada em grupo, assim os alunos poderão oportunizar momentos de trocas e discussões de ideias.

O bioquímico Mário Killner revelou que, sem a devida informação sobre as quantidades corretas de sal e açúcar, os adultos podem desencadear resultados indesejados aos filhos. Em um dos casos analisados, havia 4,6 gramas de sal e 8,6 gramas de açúcar por litro de água filtrada ou fervida – enquanto o correto são 3,5 e 20, respectivamente. Em vez de ajudar, a ingestão da água com tanto sódio e pouco açúcar pode prejudicar a saúde dos pequenos. Fonte da informação: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/03/soro-caseiro-contra-desidratacao-so-e-recomendado-em-caso-de-emergencia.html

Assim, a elaboração de um vídeo informando a população à forma correta de fazer um soro caseiro se torna muito importante. A figura abaixo poderá auxiliar na elaboração do vídeo, pois ensina de uma forma simples como fazer o soro caseiro.

Disponível em http://lh4.ggpht.com/_vrp4Kzl0PGs/TKdvVth6g-I/AAAAAAAABAo/B3difFz9dWo/0054A.gif.jpg

Observação: O grupo deverá configurar o laptop antes de começar a gravação.

Caminhos para configuração:

  • Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.

Após o término do vídeo o professor deverá propor uma aula para que cada grupo apresente o seu vídeo. Antes da apresentação o grupo deverá explicar como foi trabalhar com a elaboração de um vídeo utilizando os aplicativos do laptop e principalmente a experiência em desenvolver um trabalho em grupo. É importante que o grupo coloque seus anseios e frustrações, pois assim, a troca de experiência enriquece ainda mais. No debate e na exposição do vídeo, o professor terá subsídios para avaliar a participação de cada aluno dentro e fora do grupo.

Obs.: Professor, a avaliação desta atividade não deverá ser apenas estética (vídeo bonito e bem editado), espera-se neste processo que o professor valorize a experiência, a troca, o compromisso e principalmente o aprendizado adquirido por meio desta atividade. 

  Marcador atividade 3

Professor, esta atividade está disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, para ter acesso peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5786 ou poderá acessar a animação clicando no ícone abaixo.  Utilizando a animação "Se liga nesse contato"  do laboratório didático virtual da escola do futuro da USP, peça aos alunos que discutem em grupos de 4 alunos,  o conteúdo da animação e faça o que se pede:

                  

                            

 

 

 

a) A animação demonstra uma utilidade do soro fisiológico em nosso cotidiano. Que utilidade é essa?

b) Cite outras utilidades do soro fisiológico em nossa sociedade.

c) Qual a composição do soro fisiológico?

d) Por que o farmacêutico ofereceu água destilada e NaCl para o rapaz fazer a solução?

e) Está correta a atitude do farmacêutico? Explique.

f) Qual a forma utilizada para calcular a solução?

g) O que poderá acontecer se o cálculo não for feito corretamente? Explique.

h) Quais são os cuidados que devemos ter ao utilizar o soro fisiológico? 

 

Sugestão de leitura

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão do vídeo, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos  na participação em todo o desenvolvimento da aula, principalmente na elaboração do vídeo.

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