Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reciclagem: uma prática inteligente e ecologicamente correta - UCA

 

05/07/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 

·Discutir sobre a importância da reciclagem;

·Realizar jogos na web, sobre a reciclagem, utilizando os laptops;

·Pesquisar se a reciclagem acontece em nossa escola e como ela acontece;

·Desenvolver atitudes favoráveis à preservação ambiental;

·Explorar diferentes gêneros textuais;

·Conhecer os princípios dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar);

·Aprender os critérios de separação do lixo.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox e utilizar a Webcam, o Modo de Colaboração em Classe e o Kword.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

INTRODUZINDO O TEMA!

- Professor, para despertar o interesse da turma pelo tema você poderá utilizar o livro:  “O Saci e a Reciclagem do Lixo” - Samuel Murgel Branco. Editora Moderna. Este livro trata da reciclagem do lixo, que, além de proporcionar uma grande economia, evita acúmulo de detritos nas cidades e no campo, impedindo assim a poluição do solo, do ar, dos rios e a transmissão de doenças por insetos e ratos. A figura principal desta narrativa é o Saci, personagem do nosso folclore, muito conhecido por suas brincadeiras e peraltices.” Fonte: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=123938&origem=1.

Antes de iniciar a leitura explore a capa do livro. Questione-os:

-Vocês sabem sobre o que vai contar no livro?

-Quem escreveu este livro?

-Quem ilustrou?

-Vocês conhecem este personagem que está na capa?

-O que ele está carregando?

Trabalhe com inferências e enquanto for contando a história proponha que os alunos façam antecipações.

 saci

Fonte:  http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=123938&origem=1

- A partir da leitura da história investigue o que eles sabem sobre a natureza e sua preservação. Questione sobre:

  • Para vocês o que é a natureza?
  • Onde podemos encontrá-la?
  • E nós, fazemos parte dela?
  • Como vocês acham que estamos cuidando dela?
  • O que vocês acham que podemos fazer para preservá-la?
  • O que é reciclagem?
  • Como ela pode ajudar a natureza?
  • Dentre outras.

 

- Depois, dialogue com os alunos sobre a importância de cuidar da natureza, pois o meio ambiente em que vivemos também faz parte da natureza e precisamos muito dela. Discuta com eles sobre como o lixo polui e degrada a natureza, e como a reciclagem pode ser uma boa ferramenta para nos ajudar a preservar nosso ambiente. Aproveite o debate e apresente também os princípios dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar).

 

- Para finalizar, solicite que os alunos utilizem os laptops ou leve-os ao Laboratório de Informática para assistirem ao vídeo musical “Vamos preservar – vídeo sobre reciclagem e meio ambiente”. Para tanto,  eles devem acessar o sítio   http://www.youtube.com/watch?v=ddVDaWiLDAk, seguindo os passos: Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet).

 

 sapo

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=ddVDaWiLDAk

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

PESQUISANDO: O QUE É FEITO COM O LIXO EM NOSSA ESCOLA!

- Professor, inicie solicitando que os alunos assistam ao vídeo “Reciclagem – Muito bom”, acessando o sítio  http://www.youtube.com/watch?v=DMh-Frodbts, seguindo os passos: Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet).

 

coleta seletiva 

Fonte:   http://www.youtube.com/watch?v=DMh-Frodbts

- Depois os questione sobre como está a nossa escola. Convide-os a realizarem um passeio pela escola, mas para isso construa com eles um roteiro de entrevista e observação, elencando os aspectos a serem pesquisados. Aproveite para trabalhar esse gênero textual, abordando os aspectos e função de uma entrevista.

- Sugerimos como possíveis questionamentos:

  • O que está sendo feito com o lixo produzido dentro da escola?
  • Ele está sendo jogado no cesto de lixo pelos alunos ou no chão?
  • O lixo é reaproveitado de alguma forma na escola?
  • Há lixeiras de coleta seletiva, nas quais, o lixo é separado de acordo com o material pelo qual ele é feito?
  • As lixeiras estão sendo utilizadas adequadamente?
  • Em nossa escola, ocorre a reciclagem? De que maneira?

 

- Peça para que os alunos levem seus laptops para registrar o que observaram no passeio por meio de fotos, utilizando a Webcam, instalada na área de trabalho.

 

menina fimando 

- Eles também deverão entrevistar profissionais da escola investigando com eles as questões acima elencadas, e registrar as entrevistas realizadas por meio de anotações ou então gravando as falas das pessoas entrevistadas. Para tanto, poderão utilizar a Webcam de seus laptops, localizada da área de trabalho, para produzir os vídeos.

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 SOCIALIZANDO

- Professor, neste momento, você poderá propor para seus alunos que socializem entre si as observações feitas na pesquisa, compartilhando as fotos tiradas por eles no passeio e as entrevistas realizadas na escola. Dessa forma, eles poderão relatar uns para os outros, o que observaram sobre o lixo e a reciclagem em sua escola. É interessante que os alunos levantem pontos positivos e negativos percebidos no passeio, bem como conversem sobre formas de solucionar os problemas detectados.

 - Sugerimos que para a realização desse momento de socialização, utilize com os seus alunos, o Modo de Colaboração em Classe, ferramenta disponível nos laptops do Programa Um Computador por Aluno _ UCA. Desta forma, você estaria evitando imprimir imagens, reduzindo a utilização de papel, reforçando o princípio dos 3 Rs na escola (reduzir, reutilizar e reciclar).

- O Modo de Colaboração em Classe, se encontra na Barra de ferramentas no canto direito dos laptops e é representado pela imagem de um livro aberto.

- A socialização da pesquisa, também poderá ser realizada via e-mail, a partir do Mozilla Firefox, seguindo os passos: (metasys>favoritos>navegador de internet).

 

 4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

APRENDENDO A SEPARAR O LIXO

- Professor, para a realização dessa atividade, você poderá organizar um piquenique com os alunos, ou então se preferir, realizar as observações utilizando o lixo produzido por eles na hora do lanche. O objetivo deste momento é proporcionar aos alunos a vivência de separar o lixo para a reciclagem, buscando desenvolver atitudes favoráveis à preservação ambiental.

- Inicie sua aula solicitando que os alunos utilizem seus laptops para acessarem ao sítio  http://www.smartkids.com.br/especiais/reciclagem.html. Nesse sítio, você encontrará um texto do gênero informativo intitulado “Reciclagem”. Explore com os alunos esse tipo de texto abordando o objetivo do mesmo, no caso de informar sobre o tema reciclagem. Questione-os sobre a estrutura deste tipo de texto: Como ele é escrito? Que tipo de informações ele possui? Qual é a sua função.

- Depois convide os alunos a realizarem um piquenique com o lanche que trouxeram de casa, da escola ou da cantina.

- Após o lanche, auxilie os alunos a separarem o lixo produzido. Para tanto, retome com eles os critérios de separação do lixo, que foram trabalhados no texto informativo e nas aulas anteriores. Oriente-os a separar o lixo de acordo com os materiais do qual o mesmo é feito, dividindo-o em quatro tipos: papel, metal, vidro, plástico e orgânico.

 

menina lapis

CONSTRUINDO UMA TABELA DE SEPARAÇÃO DE LIXO

- De volta a sala de aula, resgate com os alunos o que vivenciaram e, oriente-os a utilizar seus computadores para construírem uma tabela, com 5 (cinco) colunas (respectivamente intituladas: papel, metal, vidro, plástico e orgânico) e 10 (dez) linhas. Para tanto, use o KWord (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).

- Posteriormente, questione-os sobre o que separaram e colocaram no lixo. Solicite que digitem os seus nomes nas colunas, classificando-os de acordo com o tipo de material do qual é produzido. Nesse momento, além de trabalhar com os alunos a separação do lixo para a reciclagem, você também poderá abordar suas hipóteses de escrita, auxiliando-os no processo de alfabetização.

Exemplo de tabela:

 

PAPEL

METAL

VIDRO

PLÁSTICO

ORGÂNICO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Realize a correção coletiva com os alunos.

- Depois você poderá jogar o lixo separado nas lixeiras de coleta seletiva de sua escola. Caso não haja lixeiras de coleta seletiva em sua escola, você poderá construí-las com os alunos ou ainda, escrever uma carta coletiva com eles e enviar a direção da mesma solicitando apoio para realizar a coleta seletiva.

 

  5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- SEPARANDO O LIXO NA WEB: JOGOS SOBRE A RECICLAGEM

- Professor, para finalizar o estudo sobre a reciclagem explore com os alunos, na web, jogos para que eles possam reforçar o conteúdo aprendido de forma lúdica. Para isso, solicite que utilizem os laptops, a partir do Mozilla Firefox, seguindo os passos: (metasys>favoritos>navegador de internet). Seguem algumas sugestões:

Jogo 1 - Fonte:  http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html

 

jogo 1 

 

Neste jogo, você poderá explorar com os alunos a separação do lixo de acordo com seu material. Para jogá-lo o aluno deve auxiliar o ratinho a pegar o lixo que está sendo abandonado pelo cachorro e jogá-lo na lixeira adequada, para tanto ele deve arrastá-lo clicando com o botão esquerdo do mouse e levando o lixo até a lixeira adequada.

 

Jogo 2 – Fonte:  http://www.tvratimbum.com.br/secoes/jogos/?id=30

 

jogo 2 

Neste jogo, você poderá explorar com os alunos a separação do lixo de acordo com seu material, bem como explorar um texto instrucional, o qual tem a função de orientar, dar instruções aos alunos de como jogar.

Para participar desse jogo o aluno deve pegar o lixo que está caindo e jogá-lo na lixeira adequada. Para tanto, ele deve arrastá-lo clicando em cima do lixo com o botão esquerdo do mouse.

 

Jogo 3 – Fonte:  http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-reciclagem.html

 

jogo 3 

 

Este jogo é um pouco mais complexo, pois, para participar dele o aluno deverá memorizar as cores das latas de lixo de acordo com o material que deve ser depositado nela. Dessa forma, o aluno deve clicar com o botão esquerdo do mouse em cima do lixo e levá-lo até a lixeira da cor que representa o tipo de material do qual é originado esse lixo. Seguem abaixo as cores das latas de cada tipo de lixo:

  • Papel - Azul
  • Metal - Amarelo
  • Vidro - Verde
  • Plástico – Vermelho
  • Orgânico - Marron
Recursos Complementares
Avaliação

 

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos construíram conhecimentos relativos a reciclagem, observando se realizaram discussões sobre sua importância, como ela ocorre,  se aprenderam a separar o lixo e se desenvolveram atitudes favoráveis à preservação ambiental percebendo a relevância de se praticar os 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.