05/07/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
·Discutir sobre a importância da reciclagem;
·Realizar jogos na web, sobre a reciclagem, utilizando os laptops;
·Pesquisar se a reciclagem acontece em nossa escola e como ela acontece;
·Desenvolver atitudes favoráveis à preservação ambiental;
·Explorar diferentes gêneros textuais;
·Conhecer os princípios dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar);
·Aprender os critérios de separação do lixo.
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox e utilizar a Webcam, o Modo de Colaboração em Classe e o Kword.
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
INTRODUZINDO O TEMA!
- Professor, para despertar o interesse da turma pelo tema você poderá utilizar o livro: “O Saci e a Reciclagem do Lixo” - Samuel Murgel Branco. Editora Moderna. “Este livro trata da reciclagem do lixo, que, além de proporcionar uma grande economia, evita acúmulo de detritos nas cidades e no campo, impedindo assim a poluição do solo, do ar, dos rios e a transmissão de doenças por insetos e ratos. A figura principal desta narrativa é o Saci, personagem do nosso folclore, muito conhecido por suas brincadeiras e peraltices.” Fonte: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=123938&origem=1.
Antes de iniciar a leitura explore a capa do livro. Questione-os:
-Vocês sabem sobre o que vai contar no livro?
-Quem escreveu este livro?
-Quem ilustrou?
-Vocês conhecem este personagem que está na capa?
-O que ele está carregando?
Trabalhe com inferências e enquanto for contando a história proponha que os alunos façam antecipações.
Fonte: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=123938&origem=1
- A partir da leitura da história investigue o que eles sabem sobre a natureza e sua preservação. Questione sobre:
- Depois, dialogue com os alunos sobre a importância de cuidar da natureza, pois o meio ambiente em que vivemos também faz parte da natureza e precisamos muito dela. Discuta com eles sobre como o lixo polui e degrada a natureza, e como a reciclagem pode ser uma boa ferramenta para nos ajudar a preservar nosso ambiente. Aproveite o debate e apresente também os princípios dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar).
- Para finalizar, solicite que os alunos utilizem os laptops ou leve-os ao Laboratório de Informática para assistirem ao vídeo musical “Vamos preservar – vídeo sobre reciclagem e meio ambiente”. Para tanto, eles devem acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=ddVDaWiLDAk, seguindo os passos: Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet).
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ddVDaWiLDAk
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
PESQUISANDO: O QUE É FEITO COM O LIXO EM NOSSA ESCOLA!
- Professor, inicie solicitando que os alunos assistam ao vídeo “Reciclagem – Muito bom”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=DMh-Frodbts, seguindo os passos: Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet).
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=DMh-Frodbts
- Depois os questione sobre como está a nossa escola. Convide-os a realizarem um passeio pela escola, mas para isso construa com eles um roteiro de entrevista e observação, elencando os aspectos a serem pesquisados. Aproveite para trabalhar esse gênero textual, abordando os aspectos e função de uma entrevista.
- Sugerimos como possíveis questionamentos:
- Peça para que os alunos levem seus laptops para registrar o que observaram no passeio por meio de fotos, utilizando a Webcam, instalada na área de trabalho.
- Eles também deverão entrevistar profissionais da escola investigando com eles as questões acima elencadas, e registrar as entrevistas realizadas por meio de anotações ou então gravando as falas das pessoas entrevistadas. Para tanto, poderão utilizar a Webcam de seus laptops, localizada da área de trabalho, para produzir os vídeos.
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
SOCIALIZANDO
- Professor, neste momento, você poderá propor para seus alunos que socializem entre si as observações feitas na pesquisa, compartilhando as fotos tiradas por eles no passeio e as entrevistas realizadas na escola. Dessa forma, eles poderão relatar uns para os outros, o que observaram sobre o lixo e a reciclagem em sua escola. É interessante que os alunos levantem pontos positivos e negativos percebidos no passeio, bem como conversem sobre formas de solucionar os problemas detectados.
- Sugerimos que para a realização desse momento de socialização, utilize com os seus alunos, o Modo de Colaboração em Classe, ferramenta disponível nos laptops do Programa Um Computador por Aluno _ UCA. Desta forma, você estaria evitando imprimir imagens, reduzindo a utilização de papel, reforçando o princípio dos 3 Rs na escola (reduzir, reutilizar e reciclar).
- O Modo de Colaboração em Classe, se encontra na Barra de ferramentas no canto direito dos laptops e é representado pela imagem de um livro aberto.
- A socialização da pesquisa, também poderá ser realizada via e-mail, a partir do Mozilla Firefox, seguindo os passos: (metasys>favoritos>navegador de internet).
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
APRENDENDO A SEPARAR O LIXO
- Professor, para a realização dessa atividade, você poderá organizar um piquenique com os alunos, ou então se preferir, realizar as observações utilizando o lixo produzido por eles na hora do lanche. O objetivo deste momento é proporcionar aos alunos a vivência de separar o lixo para a reciclagem, buscando desenvolver atitudes favoráveis à preservação ambiental.
- Inicie sua aula solicitando que os alunos utilizem seus laptops para acessarem ao sítio http://www.smartkids.com.br/especiais/reciclagem.html. Nesse sítio, você encontrará um texto do gênero informativo intitulado “Reciclagem”. Explore com os alunos esse tipo de texto abordando o objetivo do mesmo, no caso de informar sobre o tema reciclagem. Questione-os sobre a estrutura deste tipo de texto: Como ele é escrito? Que tipo de informações ele possui? Qual é a sua função.
- Depois convide os alunos a realizarem um piquenique com o lanche que trouxeram de casa, da escola ou da cantina.
- Após o lanche, auxilie os alunos a separarem o lixo produzido. Para tanto, retome com eles os critérios de separação do lixo, que foram trabalhados no texto informativo e nas aulas anteriores. Oriente-os a separar o lixo de acordo com os materiais do qual o mesmo é feito, dividindo-o em quatro tipos: papel, metal, vidro, plástico e orgânico.
CONSTRUINDO UMA TABELA DE SEPARAÇÃO DE LIXO
- De volta a sala de aula, resgate com os alunos o que vivenciaram e, oriente-os a utilizar seus computadores para construírem uma tabela, com 5 (cinco) colunas (respectivamente intituladas: papel, metal, vidro, plástico e orgânico) e 10 (dez) linhas. Para tanto, use o KWord (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).
- Posteriormente, questione-os sobre o que separaram e colocaram no lixo. Solicite que digitem os seus nomes nas colunas, classificando-os de acordo com o tipo de material do qual é produzido. Nesse momento, além de trabalhar com os alunos a separação do lixo para a reciclagem, você também poderá abordar suas hipóteses de escrita, auxiliando-os no processo de alfabetização.
Exemplo de tabela:
PAPEL |
METAL |
VIDRO |
PLÁSTICO |
ORGÂNICO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
- Realize a correção coletiva com os alunos.
- Depois você poderá jogar o lixo separado nas lixeiras de coleta seletiva de sua escola. Caso não haja lixeiras de coleta seletiva em sua escola, você poderá construí-las com os alunos ou ainda, escrever uma carta coletiva com eles e enviar a direção da mesma solicitando apoio para realizar a coleta seletiva.
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- SEPARANDO O LIXO NA WEB: JOGOS SOBRE A RECICLAGEM
- Professor, para finalizar o estudo sobre a reciclagem explore com os alunos, na web, jogos para que eles possam reforçar o conteúdo aprendido de forma lúdica. Para isso, solicite que utilizem os laptops, a partir do Mozilla Firefox, seguindo os passos: (metasys>favoritos>navegador de internet). Seguem algumas sugestões:
Jogo 1 - Fonte: http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html
Neste jogo, você poderá explorar com os alunos a separação do lixo de acordo com seu material. Para jogá-lo o aluno deve auxiliar o ratinho a pegar o lixo que está sendo abandonado pelo cachorro e jogá-lo na lixeira adequada, para tanto ele deve arrastá-lo clicando com o botão esquerdo do mouse e levando o lixo até a lixeira adequada.
Jogo 2 – Fonte: http://www.tvratimbum.com.br/secoes/jogos/?id=30
Neste jogo, você poderá explorar com os alunos a separação do lixo de acordo com seu material, bem como explorar um texto instrucional, o qual tem a função de orientar, dar instruções aos alunos de como jogar.
Para participar desse jogo o aluno deve pegar o lixo que está caindo e jogá-lo na lixeira adequada. Para tanto, ele deve arrastá-lo clicando em cima do lixo com o botão esquerdo do mouse.
Jogo 3 – Fonte: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-reciclagem.html
Este jogo é um pouco mais complexo, pois, para participar dele o aluno deverá memorizar as cores das latas de lixo de acordo com o material que deve ser depositado nela. Dessa forma, o aluno deve clicar com o botão esquerdo do mouse em cima do lixo e levá-lo até a lixeira da cor que representa o tipo de material do qual é originado esse lixo. Seguem abaixo as cores das latas de cada tipo de lixo:
http://www.youtube.com/watch?v=nb8mRxN8xUI&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=ewiInMdmYiM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=wXFNS9z3HAk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=OR_J8KUkXMI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ETHAkIkr8g4&feature=related
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/reciclagem.html
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos construíram conhecimentos relativos a reciclagem, observando se realizaram discussões sobre sua importância, como ela ocorre, se aprenderam a separar o lixo e se desenvolveram atitudes favoráveis à preservação ambiental percebendo a relevância de se praticar os 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar). Organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/09/2011
Quatro estrelasEspetacular!!!