Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Jogue lixo no lugar certo!

 

27/09/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

Jogue lixo no lugar certo!

Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao terminar esta aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo
Explicar os motivos que justificam não jogar lixo em lugares inapropriados.

Segundo Objetivo
Identificar as atitudes individuais e coletivas necessárias no recolhimento do lixo.

Terceiro Objetivo
Reiterar a nossa responsabilidade nesta questão e seu impacto no meio ambiente.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* Hábitos higiênicos.

* Preservação dos recursos naturais.

* Cuidado com o meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula


Banner com os personagens do projeto UCA

Esta aula permitirá aos alunos conhecerem os conceitos relacionados . As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]

KPresenter        [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter ]

Mozilla Firefox  Iniciar > Aplicativos > Internet ]

A aula está dividida em três momentos.

Atividade

Pimeiro Momento

O professor deve trazer para a sala de aula imagens de coleta de lixo para oportunizar uma primeira discussão sobre o assunto em sala de aula. Abaixo encontram-se três exemplos de imagens:

 

O professor deve solicitar aos alunos que se organizem em duplas, abram o software [KWord], e respondam aos questionamentos abaixo:

  • O que é feito com o lixo que é produzido na sua casa?
  • Podemos colocar o lixo que produzimos em qualquer lugar?
  • Por que o lixo precisa ser colocado no lugar certo?
  • O que pode acontecer com a nossa saúde se houver acúmulo de lixo?

Peça-lhes que anotem suas conclusões para, posteriormente, socializá-las. Aproveite esse momento para ampliar as informações que as crianças já têm sobre o assunto.

 

Atividade

Segundo Momento

Nessa atividade diversos temas relacionados ao assunto "Lixo" devem ser discutidos com os alunos:

  • Saneamento Básico: reitere que muitas doenças podem ser causadas pela falta de coleta de lixo, o que justifica a relevância desse tema. Traga um texto para continuar fomentando a reflexão sobre a temática:

http://www.adocontb.org.br/index.php?codwebsite=&codpagina=00010526

  • Coleta Seletiva: faça a leitura de um texto sobre esse assunto:

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/coleta_seletiva.htm

  • Lixo Eletrônico: discuta com os alunos as informações relatadas no link abaixo:

http://webholic.com.br/2011/06/07/25-infograficos-indispensaveis-para-entender-o-lixo-eletronico/

Separe os alunos em 3 grupos e entregue cada um dos 3 temas acima discutidos para cada grupo. Os alunos deverão fazer pesquisas na internet, em livros, revistas, dentre outros materiais convenientes e criar uma apresentação, no software [KPresenter], para cada um dos temas. Sugestões de materiais:

Saneamento Básico

Coleta Seletiva

Lixo Eletrônico


Após a atividade, solicite que cada grupo apresente http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/lixo-seu-lugar-426589.shtml seu trabalho para a turma.

 

Atividade

Terceiro Momento

Finalmente, o professor deve organizar as crianças em grupos e promover uma pesquisa sobre a coleta seletiva nos locais em que elas moram. Ela é feita nesses lugares? Como é feita? Quais são as vantagens de sua utilização? O que acontece nos lugares em que ela não é feita? Peça-lhes para fazer cartazes e deixe-os espalhados pelo espaço escolar, para facilitar a divulgação do assunto e o resultado obtido na pesquisa feita por elas. Aproveite para ressaltar que a coleta seletiva de lixo é uma grande aliada para promover a recilagem e evitar o desperdício do material utilizado por nós cotidianamente.

A partir dessa discussão, organize uma coleta seletiva com o lixo produzido em sala de aula. Consiga caixas grandes de papelão e escreva em cada caixa o material que esta deverá armazenar: papel, plástico, metais e vidros. Troque as caixas quando houver necessidade. A ideia é passar a promover a coleta seletiva de lixo daqui por diante. Quem sabe essa atitude não contagia a escola também e todos não abraçam essa ideia?

Recursos Complementares

No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/lixo-seu-lugar-426589.shtml

Avaliação

O professor poderá fazer suas avaliações através da:

  • Observação do interesse das crianças pelo assunto;
  • Observação das crianças na percepção da importância de não descartar o lixo em lugares inapropriados e da coleta seletiva de lixo, que ajuda a questão da reciclagem;
  • Apresentação em grupo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.