27/09/2011
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ao terminar esta aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Explicar os motivos que justificam não jogar lixo em lugares inapropriados.
Segundo Objetivo
Identificar as atitudes individuais e coletivas necessárias no recolhimento do lixo.
Terceiro Objetivo
Reiterar a nossa responsabilidade nesta questão e seu impacto no meio ambiente.
* Hábitos higiênicos.
* Preservação dos recursos naturais.
* Cuidado com o meio ambiente.
Esta aula permitirá aos alunos conhecerem os conceitos relacionados . As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
A aula está dividida em três momentos.
Nessa atividade diversos temas relacionados ao assunto "Lixo" devem ser discutidos com os alunos:
http://www.adocontb.org.br/index.php?codwebsite=&codpagina=00010526
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/coleta_seletiva.htm
http://webholic.com.br/2011/06/07/25-infograficos-indispensaveis-para-entender-o-lixo-eletronico/ Separe os alunos em 3 grupos e entregue cada um dos 3 temas acima discutidos para cada grupo. Os alunos deverão fazer pesquisas na internet, em livros, revistas, dentre outros materiais convenientes e criar uma apresentação, no software [KPresenter], para cada um dos temas. Sugestões de materiais: Saneamento Básico Coleta Seletiva
Lixo Eletrônico
|
Finalmente, o professor deve organizar as crianças em grupos e promover uma pesquisa sobre a coleta seletiva nos locais em que elas moram. Ela é feita nesses lugares? Como é feita? Quais são as vantagens de sua utilização? O que acontece nos lugares em que ela não é feita? Peça-lhes para fazer cartazes e deixe-os espalhados pelo espaço escolar, para facilitar a divulgação do assunto e o resultado obtido na pesquisa feita por elas. Aproveite para ressaltar que a coleta seletiva de lixo é uma grande aliada para promover a recilagem e evitar o desperdício do material utilizado por nós cotidianamente. A partir dessa discussão, organize uma coleta seletiva com o lixo produzido em sala de aula. Consiga caixas grandes de papelão e escreva em cada caixa o material que esta deverá armazenar: papel, plástico, metais e vidros. Troque as caixas quando houver necessidade. A ideia é passar a promover a coleta seletiva de lixo daqui por diante. Quem sabe essa atitude não contagia a escola também e todos não abraçam essa ideia? |
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.
Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/lixo-seu-lugar-426589.shtml
O professor poderá fazer suas avaliações através da:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!