Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Estações do ano: primavera, outono, inverno e verão

 

25/09/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

Estações do ano: primavera, outono, inverno e verão

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo
Conhecer e perceber as estações do ano;

Segundo Objetivo
Descobrir a importância das estações do ano para as pessoas e para a natureza;

Terceiro Objetivo
Estabelecer relações entre os movimentos do planeta Terra e as estações do ano;

Quarto Objetivo
Compreender o período em que ocorre cada estação.

Duração das atividades
Aproximadamente 3h
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor não precisa ter trabalhado assuntos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

 

 

Banner com os personagens do projeto UCA

Esta aula permitirá aos alunos conhecerem os conceitos relacionados as 4 estações do ano.

KWord                 [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KCalc                   [ Iniciar > Aplicativos > KCalc ]
KPresenter        [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter ]
Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
WxCam               [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia ]
Konqueror          [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
 

Atividade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 1

O professor deve iniciar a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um diálogo sobre quais as estações do ano as crianças conhecem e o que já sabem sobre cada uma. Aproveite o momento para registrar em um cartaz as hipóteses dos alunos quanto às estações do ano e suas características. Depois, fixe o cartaz no mural da sala de aula.

Solicite aos alunos que abram seus laptops, e por meio do software [Mozilla Firefox] acessem o sítio http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/103/o-giro-das-estacoes/o-giro-das-estacoes-0 para descobrir como ocorrem as estações do ano.

É importante levar para a sala de aula um globo terrestre para que os alunos possam visualizar, de acordo com o texto online “O Giro da Estações”, como as estações do ano acontecem a partir do movimento da Terra e da posição do Sol. Para demonstrar , o professor deve utilizar uma lanterna para representar a luz Solar.

Fonte: http://pt.ruadireita.com/images/product/479/218f0656d798cc6e2bd3ec2b6481a0cf.jpg

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/103/o-giro-das-estacoes/o-giro-das-estacoes-0   

Depois de ler o texto com a turma e demonstrar com o globo terrestre a formação das estações do ano, o professor deve assistir com a turma aos vídeos sugeridos abaixo:

Fontes

http://www.youtube.com/watch?v=sHIlNJ5u4RQ

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14447/estacoesdoano.swf

http://www.youtube.com/watch?v=qc1rzryczdw

A partir dos vídeos os alunos compreenderão melhor as características de cada uma das estações do ano, bem como são formadas. Explique para a turma que as estações do ano ocorrem devido ao movimento que a Terra faz ao redor do Sol, denominado translação e da sua inclinação.

Solicite aos alunos que abram o software [KWord], criem uma tabela com duas colunas e montem um glossário com todos os termos novos encontrados, tanto no texto lido, quanto nos vídeos assistidos: entre os termos devem constar as quatro estações do ano e o movimento de translação da Terra. Para auxiliar esta tarefa, os alunos podem ser ajudados pelo sítio abaixo, que pode ser visualizado via o software [Mozilla Firefox]:

Fonte: http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia55.htm

Para concluir a atividade, apresente aos alunos o globo terrestre novamente, demonstrando as posições abaixo e denominando as estações do ano:   

Dezembro - Verão no Hemisfério Sul e Inverno no hemisfério Norte

Março - Outono no Hemisfério Sul e Primavera no Hemisfério    

Junho - Verão no Hemisfério Norte e Inverno no Hemisfério Sul:

Setembro - Outono no Hemisfério Norte e Primavera no Hemisfério Sul:

Após assistirem ao vídeo e observarem a sua representação a partir do globo terrestre e da lanterna, solicite que cada aluno faça um desenho demonstrando o que compreendeu de cada estação do ano. Para isso, possibilite um trabalho com os alunos organizados em duplas para que cada um possa auxiliar o outro durante a atividade. Após a construção do desenho, solicite que cada dupla tire uma foto do trabalho, por intermédio do software [WxCam] e o salve em algum diretório de trabalho, usando o software [Konqueror].

Depois solicite que cada dupla demonstre o desenho que foi desenvolvido por ela aos demais colegas.

Atividade 2: Fazendo uma experiência

Para que a turma perceba que ao longo do ano, de acordo com a trajetória da Terra em torno do Sol, a própria projeção de nossas sombras muda, sugerimos a experiência abaixo. Para isso, explique para a turma que essa será uma atividade a ser realizada na casa de cada um. Os alunos deverão fixar um cabo de vassoura no quintal da casa ou em um local em que o sol reflita sua luz.

Nessa experiência os alunos deverão observar, sempre ao meio dia, e anotar em uma planilha as seguintes informações: data da observação, horário da observação, comprimento da sombra do cabo de vassoura. Nesse momento os alunos poderão contar com o auxílio dos familiares. Esse processo deverá ser realizado a cada quinze dias, durante o restante do ano. Para anotar em uma planilha os alunos deverão usar o software [KCalc].

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/103/o-giro-das-estacoes/por-que-nao-neva-no-brasil/experiencia-assombrosa

Ao final do ano, cada aluno deverá apresentar os resultados obtidos em sua planilha e descobrir as possíveis mudanças quanto à posição da sombra e sua relação com o movimento da Terra e a formação das estações do ano.  

Agora, com o auxílio do software [Mozilla Firefox], solicite aos alunos que acessem o sítio sugerido abaixo para descobrir mais sobre a data das estações do ano, mais especificamente do ano de 2011.

 

Fonte: http://www.silvestre.eng.br/astronomia/fenomenos/estacoes/2011

Para finalizar, construa com a turma o calendário das estações do ano a ser fixado no mural da sala de aula. Para auxiliar na construção do calendário é interessante que os alunos destaquem as características de cada estação. Nesse momento, devemos contar com cartolinas e canetinhas. Veja o exemplo abaixo:

O calendário poderá ser fixado no painel da sala de aula para consulta da turma ao longo do ano letivo.

Atividade 3

Com o intuito de aprofundar-se nas características e nos cuidados que devemos ter em cada estação do ano, solicite aos alunos que acessem os sítios abaixo por meio do software [Mozilla Firefox]. Neles os alunos farão a leitura de como ocorrem as estações do ano e suas principais características. É importante que os alunos percebam que em cada região as estações do ano ocorrem de forma singular, apresentando características singulares:

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano.html

É importante que os alunos cliquem, utilizando o mouse, em cada uma das palavras (estações do ano), para conhecer as características e as dicas sobre algumas estações. Abaixo está demonstrada a tela de exemplo, após o clique do aluno na palavra “Inverno”.

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano-inverno.html

Os alunos poderão ainda realizar os jogos sugeridos no sítio que se relacionam à temática “estações do ano”.   

Depois de ler e jogar nos sítios sugeridos acima, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua cartolinas, giz de cera, lápis de cor, canetinhas e revistas para recorte. O desafio dos grupos é construir cartazes sobre os cuidados que devemos ter principalmente no verão e no inverno. Tais como:

Os cartazes poderão ser expostos no mural da escola para que todos da comunidade escolar possam ter acesso às informações obtidas pela turma.

Os cartazes podem ser substituídos ou complementados por uma atividade que solicite aos alunos a montagem de uma apresentação no software [KPresenter]. Nessa apresentação eles também devem sugerir cuidados a serem tomados nas 4 estações do ano, enfeitando suas apresentações com imagens que estejam relacionadas às estações.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre estações do ano acesse os sítios:

* http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm
Texto sobre estações do ano.

* http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-estacoes-do-ano/
Sítio com imagens para serem impressas e coloridas, que fazem alusão às estações do ano.

* http://www.topgameskids.com.br/pesquisar/?pesquisa=esta%E7%F5es+do+ano&mdl=
Sítio que permite vestir a boneca barbie de acordo com o Outono ou Primavera

Avaliação

A avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem.

Por isso, em cada atividade o professor deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar para algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “estações do ano”.

Os alunos podem ser avaliados por meio de alguns artefatos gerados: o glossário criado, verificando a consistência das palavras e seus significados; a coerência entre o desenho desenvolvido pela dupla na atividade 1 com os conceitos estudados até o momento e por fim; a apresentação da planilha no final do ano com os dados organizados da experiência realizada na atividade 2.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.