25/09/2011
Estações do ano: primavera, outono, inverno e verão
LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | História | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo da duração |
Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Conhecer e perceber as estações do ano;
Segundo Objetivo
Descobrir a importância das estações do ano para as pessoas e para a natureza;
Terceiro Objetivo
Estabelecer relações entre os movimentos do planeta Terra e as estações do ano;
Quarto Objetivo
Compreender o período em que ocorre cada estação.
O professor não precisa ter trabalhado assuntos prévios.
Esta aula permitirá aos alunos conhecerem os conceitos relacionados as 4 estações do ano.
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KCalc [ Iniciar > Aplicativos > KCalc ]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia ]
Konqueror [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
|
O professor deve iniciar a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um diálogo sobre quais as estações do ano as crianças conhecem e o que já sabem sobre cada uma. Aproveite o momento para registrar em um cartaz as hipóteses dos alunos quanto às estações do ano e suas características. Depois, fixe o cartaz no mural da sala de aula. Solicite aos alunos que abram seus laptops, e por meio do software [Mozilla Firefox] acessem o sítio http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/103/o-giro-das-estacoes/o-giro-das-estacoes-0 para descobrir como ocorrem as estações do ano. É importante levar para a sala de aula um globo terrestre para que os alunos possam visualizar, de acordo com o texto online “O Giro da Estações”, como as estações do ano acontecem a partir do movimento da Terra e da posição do Sol. Para demonstrar , o professor deve utilizar uma lanterna para representar a luz Solar.
Fonte: http://pt.ruadireita.com/images/product/479/218f0656d798cc6e2bd3ec2b6481a0cf.jpg
Depois de ler o texto com a turma e demonstrar com o globo terrestre a formação das estações do ano, o professor deve assistir com a turma aos vídeos sugeridos abaixo:
Fontes http://www.youtube.com/watch?v=sHIlNJ5u4RQ http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14447/estacoesdoano.swf http://www.youtube.com/watch?v=qc1rzryczdw A partir dos vídeos os alunos compreenderão melhor as características de cada uma das estações do ano, bem como são formadas. Explique para a turma que as estações do ano ocorrem devido ao movimento que a Terra faz ao redor do Sol, denominado translação e da sua inclinação. Solicite aos alunos que abram o software [KWord], criem uma tabela com duas colunas e montem um glossário com todos os termos novos encontrados, tanto no texto lido, quanto nos vídeos assistidos: entre os termos devem constar as quatro estações do ano e o movimento de translação da Terra. Para auxiliar esta tarefa, os alunos podem ser ajudados pelo sítio abaixo, que pode ser visualizado via o software [Mozilla Firefox]:
Fonte: http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia55.htm Para concluir a atividade, apresente aos alunos o globo terrestre novamente, demonstrando as posições abaixo e denominando as estações do ano: Dezembro - Verão no Hemisfério Sul e Inverno no hemisfério Norte Março - Outono no Hemisfério Sul e Primavera no Hemisfério Junho - Verão no Hemisfério Norte e Inverno no Hemisfério Sul: Setembro - Outono no Hemisfério Norte e Primavera no Hemisfério Sul: Após assistirem ao vídeo e observarem a sua representação a partir do globo terrestre e da lanterna, solicite que cada aluno faça um desenho demonstrando o que compreendeu de cada estação do ano. Para isso, possibilite um trabalho com os alunos organizados em duplas para que cada um possa auxiliar o outro durante a atividade. Após a construção do desenho, solicite que cada dupla tire uma foto do trabalho, por intermédio do software [WxCam] e o salve em algum diretório de trabalho, usando o software [Konqueror]. Depois solicite que cada dupla demonstre o desenho que foi desenvolvido por ela aos demais colegas.
Para que a turma perceba que ao longo do ano, de acordo com a trajetória da Terra em torno do Sol, a própria projeção de nossas sombras muda, sugerimos a experiência abaixo. Para isso, explique para a turma que essa será uma atividade a ser realizada na casa de cada um. Os alunos deverão fixar um cabo de vassoura no quintal da casa ou em um local em que o sol reflita sua luz. Nessa experiência os alunos deverão observar, sempre ao meio dia, e anotar em uma planilha as seguintes informações: data da observação, horário da observação, comprimento da sombra do cabo de vassoura. Nesse momento os alunos poderão contar com o auxílio dos familiares. Esse processo deverá ser realizado a cada quinze dias, durante o restante do ano. Para anotar em uma planilha os alunos deverão usar o software [KCalc].
Ao final do ano, cada aluno deverá apresentar os resultados obtidos em sua planilha e descobrir as possíveis mudanças quanto à posição da sombra e sua relação com o movimento da Terra e a formação das estações do ano. Agora, com o auxílio do software [Mozilla Firefox], solicite aos alunos que acessem o sítio sugerido abaixo para descobrir mais sobre a data das estações do ano, mais especificamente do ano de 2011.
Fonte: http://www.silvestre.eng.br/astronomia/fenomenos/estacoes/2011 Para finalizar, construa com a turma o calendário das estações do ano a ser fixado no mural da sala de aula. Para auxiliar na construção do calendário é interessante que os alunos destaquem as características de cada estação. Nesse momento, devemos contar com cartolinas e canetinhas. Veja o exemplo abaixo:
O calendário poderá ser fixado no painel da sala de aula para consulta da turma ao longo do ano letivo.
Com o intuito de aprofundar-se nas características e nos cuidados que devemos ter em cada estação do ano, solicite aos alunos que acessem os sítios abaixo por meio do software [Mozilla Firefox]. Neles os alunos farão a leitura de como ocorrem as estações do ano e suas principais características. É importante que os alunos percebam que em cada região as estações do ano ocorrem de forma singular, apresentando características singulares:
Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano.html É importante que os alunos cliquem, utilizando o mouse, em cada uma das palavras (estações do ano), para conhecer as características e as dicas sobre algumas estações. Abaixo está demonstrada a tela de exemplo, após o clique do aluno na palavra “Inverno”.
Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano-inverno.html Os alunos poderão ainda realizar os jogos sugeridos no sítio que se relacionam à temática “estações do ano”. Depois de ler e jogar nos sítios sugeridos acima, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua cartolinas, giz de cera, lápis de cor, canetinhas e revistas para recorte. O desafio dos grupos é construir cartazes sobre os cuidados que devemos ter principalmente no verão e no inverno. Tais como:
Os cartazes poderão ser expostos no mural da escola para que todos da comunidade escolar possam ter acesso às informações obtidas pela turma. |
Para outras informações sobre estações do ano acesse os sítios:
* http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm
Texto sobre estações do ano.
* http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-estacoes-do-ano/
Sítio com imagens para serem impressas e coloridas, que fazem alusão às estações do ano.
* http://www.topgameskids.com.br/pesquisar/?pesquisa=esta%E7%F5es+do+ano&mdl=
Sítio que permite vestir a boneca barbie de acordo com o Outono ou Primavera
A avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem.
Por isso, em cada atividade o professor deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar para algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “estações do ano”.
Os alunos podem ser avaliados por meio de alguns artefatos gerados: o glossário criado, verificando a consistência das palavras e seus significados; a coerência entre o desenho desenvolvido pela dupla na atividade 1 com os conceitos estudados até o momento e por fim; a apresentação da planilha no final do ano com os dados organizados da experiência realizada na atividade 2.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!