Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo a si mesmo e aprendendo a conviver bem com os outros e suas diferenças-UCA.

 

12/07/2011

Autor y Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprenderá a se conhecer.
  • Aprenderá que todos são diferentes uns dos outros.

 

  • Além disso, o aluno poderá:
  1. Entender a importância de se respeitar as diferenças.
  2. Fazer uma campanha que incentive a comunidade escolar a respeitar as diferenças e conviver bem com o outro.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos possuam  noção do que significa o respeito para com o outro e a boa convivência entre as pessoas.

Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1:

O autoconhecimento

Quem sou eu?

 

Atividade 1:

  • O nome é parte muito importante da nossa vida, é parte da nossa identidade. Por isso, solicite ao aluno que escreva seu nome da forma como ele quiser e depois faça um desenho que represente seu nome. Pode ser um animal, um objeto, enfim, o que achar melhor. Para essa atividade utilize no seu laptop, o sistema kolour paint (acesse o menu metasys, aplicativos, aplicações gráficas, ferramentas de pintura, kolour paint).

 

  • Após esse primeiro momento, deixe os alunos compartilharem com seus colegas suas produções, o aluno que desejar pode apresentar para a turma sua obra e explicá-la.  A seguir,o professor deve promover um diálogo com os alunos que conduza cada um a refletir sobre seu desenho, sobre a forma que ele escolheu para escrever o nome, as cores que utilizou e a imagem que produziu; ou seja, o que todos os elementos dessa produção têm haver com o seu nome.

 

  • Por fim, peça para cada aluno tirar uma foto dele mesmo, observar a foto e fazer uma redação com o tema “quem sou eu”.  Instrua os alunos a pensarem em sua forma física, o que eles gostam de comer, de fazer, suas habilidades, seus sentimentos,  enfim, tudo que se refira a ele e que o faz diferente dos outros. Caso sejam alunos do 1º ano, peça que eles produzam um desenho, seguindo as mesmas instruções.

 

Aula 2:

Aprendendo a conviver com o outro

 

  • Inicie a aula pedindo aos alunos para lerem as redações feitas na última aula, ou mostrarem seus desenhos. Posteriormente, com base nas produções, conduza os alunos a identificarem que cada ser humano é único e que ninguém é igual a ninguém, cada um possui um jeito de ser, de viver e gostam de coisas diferentes.

 

  • Peça para os alunos acessarem o link e assistirem o vídeo abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

Diferenças

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WyJ6TlEGEeA&feature=related, acesso em: 08/06/2011).

 

 

  •  Após assistirem ao vídeo, deixe os alunos comentarem o vídeo e direcione os mesmos para pensarem na importância de respeitarmos as diferenças e aprendermos a conviver bem com elas.

 

Aula 3:

  • Promova um passeio pela escola, no recreio ou intervalo entre as aulas e peça aos alunos para fotografarem com seu laptop o maior número de pessoas possíveis (acesse o ícone “câmera” da área de trabalho). Tente reservar para essa atividade no máximo 20 minutos.

 

  • Ao retornarem para a sala de aula, divida os alunos em grupos de 5 e instrua-os a compartilharem com os membros do seu grupo as fotos que tiraram. Depois, eles devem fazer uma análise mostrando as várias diferenças encontradas nas fotos.

 

  • Em seguida, os alunos, de posse das fotos e da análise que fizeram identificando as várias diferenças que podem existir entre as pessoas, devem produzir uma campanha para incentivar na escola o respeito ao outro e a boa convivência, mesmo que o outro seja diferente de nós. Eles podem produzir cartazes virtuais que contenham frases e imagens, com auxilio do kolour paint (acesse o menu metasys, aplicativos, aplicações gráficas, ferramentas de pintura) e kword (na área de trabalho acesse o ícone processador de textos).  

 

  • Por fim, eles devem divulgar sua campanha para a escola, virtualmente, através da lista de e-mail dos alunos e de algumas escolas da rede UCA; ou, se possível, imprimir os trabalhos e colar nos murais da escola. Observação: é fundamental que o professor auxilie de perto os alunos em cada etapa dessa atividade, devido à faixa etária dos mesmos.
Recursos Complementares

Segue abaixo uma lista de vídeos que abordam o tema “respeito às diferenças”, os quais o professor pode utilizar para enriquecer as propostas dessa aula:

http://www.youtube.com/watch?v=2Xle8CyBFjw

http://www.youtube.com/watch?v=_u1AxHi_FGI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=H-fDi8R_MQA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=vMWK4Ql5DzY&feature=related

Avaliação

 

  • Adote como estratégia de avaliação a observação dos alunos no envolvimento com as atividades propostas em cada aula. Observe se os mesmo foram capazes de se autoconhecer  e se perceberam as diferenças entre ele e o outro.

 

  • Avaliar, por meio da atividade da aula 3, se os alunos compreenderam a importância de se aprender a respeitar e a conviver com as diferenças.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • elenice, ESCOLA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE , Bahia - dijo:
    lanequeirozo@hotmail.com

    16/03/2013

    Quatro estrelas

    gostei


  • Vania Dias , EE Professora Taieka takahashi Gimenes , São Paulo - dijo:
    vaniaesper@yahoo.com.br

    20/02/2013

    Cinco estrelas

    Achei uma otima idéia. As atividades propostas nos ajudarão a nos conhecer e conhecer melhor o outro.


  • sueli sgs, escola novo horizonte , Minas Gerais - dijo:
    SUELISOUSA@COM.BR

    13/03/2012

    Cinco estrelas

    Excelente esse trabalho com as diferenças possibilitando o respeito entre todos.Adorei!!!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.