Aprenderá que todos são diferentes uns dos outros.
Além disso, o aluno poderá:
Entender a importância de se respeitar as diferenças.
Fazer uma campanha que incentive a comunidade escolar a respeitar as diferenças e conviver bem com o outro.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É preciso que os alunos possuam noção do que significa o respeito para com o outro e a boa convivência entre as pessoas.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1:
O autoconhecimento
Quem sou eu?
Atividade 1:
O nome é parte muito importante da nossa vida, é parte da nossa identidade. Por isso, solicite ao aluno que escreva seu nome da forma como ele quiser e depois faça um desenho que represente seu nome. Pode ser um animal, um objeto, enfim, o que achar melhor. Para essa atividade utilize no seu laptop, o sistema kolour paint (acesse o menu metasys, aplicativos, aplicações gráficas, ferramentas de pintura, kolour paint).
Após esse primeiro momento, deixe os alunos compartilharem com seus colegas suas produções, o aluno que desejar pode apresentar para a turma sua obra e explicá-la. A seguir,o professor deve promover um diálogo com os alunos que conduza cada um a refletir sobre seu desenho, sobre a forma que ele escolheu para escrever o nome, as cores que utilizou e a imagem que produziu; ou seja, o que todos os elementos dessa produção têm haver com o seu nome.
Por fim, peça para cada aluno tirar uma foto dele mesmo, observar a foto e fazer uma redação com o tema “quem sou eu”. Instrua os alunos a pensarem em sua forma física, o que eles gostam de comer, de fazer, suas habilidades, seus sentimentos, enfim, tudo que se refira a ele e que o faz diferente dos outros. Caso sejam alunos do 1º ano, peça que eles produzam um desenho, seguindo as mesmas instruções.
Aula 2:
Aprendendo a conviver com o outro
Inicie a aula pedindo aos alunos para lerem as redações feitas na última aula, ou mostrarem seus desenhos. Posteriormente, com base nas produções, conduza os alunos a identificarem que cada ser humano é único e que ninguém é igual a ninguém, cada um possui um jeito de ser, de viver e gostam de coisas diferentes.
Peça para os alunos acessarem o link e assistirem o vídeo abaixo:
Após assistirem ao vídeo, deixe os alunos comentarem o vídeo e direcione os mesmos para pensarem na importância de respeitarmos as diferenças e aprendermos a conviver bem com elas.
Aula 3:
Promova um passeio pela escola, no recreio ou intervalo entre as aulas e peça aos alunos para fotografarem com seu laptop o maior número de pessoas possíveis (acesse o ícone “câmera” da área de trabalho). Tente reservar para essa atividade no máximo 20 minutos.
Ao retornarem para a sala de aula, divida os alunos em grupos de 5 e instrua-os a compartilharem com os membros do seu grupo as fotos que tiraram. Depois, eles devem fazer uma análise mostrando as várias diferenças encontradas nas fotos.
Em seguida, os alunos, de posse das fotos e da análise que fizeram identificando as várias diferenças que podem existir entre as pessoas, devem produzir uma campanha para incentivar na escola o respeito ao outro e a boa convivência, mesmo que o outro seja diferente de nós. Eles podem produzir cartazes virtuais que contenham frases e imagens, com auxilio do kolour paint (acesse o menu metasys, aplicativos, aplicações gráficas, ferramentas de pintura) e kword (na área de trabalho acesse o ícone processador de textos).
Por fim, eles devem divulgar sua campanha para a escola, virtualmente, através da lista de e-mail dos alunos e de algumas escolas da rede UCA; ou, se possível, imprimir os trabalhos e colar nos murais da escola. Observação: é fundamental que o professor auxilie de perto os alunos em cada etapa dessa atividade, devido à faixa etária dos mesmos.
Recursos Complementares
Segue abaixo uma lista de vídeos que abordam o tema “respeito às diferenças”, os quais o professor pode utilizar para enriquecer as propostas dessa aula:
Adote como estratégia de avaliação a observação dos alunos no envolvimento com as atividades propostas em cada aula. Observe se os mesmo foram capazes de se autoconhecer e se perceberam as diferenças entre ele e o outro.
Avaliar, por meio da atividade da aula 3, se os alunos compreenderam a importância de se aprender a respeitar e a conviver com as diferenças.