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Se correr, o bicho pega. Se ficar, o bicho come.

 

10/07/2009

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Simular o papel de plantas, herbívoros e carnívoros de uma comunidade; 2. Identificar como a interação predador-presa influencia na densidade de cada uma das populações que compõe uma comunidade.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Saberes sócio-culturais a respeito do tema; 2. Níveis tróficos; 3. Cadeias e teias alimentares; 4. Relações ecológicas: predatismo; 5. Construção de gráficos simples.
Estratégias e recursos da aula

 

 

Aula 1 – 50 minutos

A seguinte atividade deve ser realizada no pátio da escola.

Professor, nesta aula você trabalhará com seus alunos conceitos relacionados à dinâmica de populações. Para tanto, sugerimos um jogo, no qual, os alunos poderão verificar que as populações de presas e predadores de uma comunidade influenciam crescimento umas das outras. Você irá encontrar as regras do jogo aqui (http://www.cdcc.sc.usp.br/roteiros/cad2dpp.htm).

Dicas! Este jogo, sugerido como atividade pedagógica, é bem simples. Contudo, sua condução poderá ser um pouco caótica caso sua turma de alunos seja muito grande. Certifique-se de discutir, com antecedência, as regras do jogo com seus alunos (pode ser na aula anterior a esta). A discussão das regras representa um excelente momento para a revisão de conceitos já vistos anteriormente, tais como: níveis tróficos, teias alimentares, fluxo de matéria e energia na natureza e relações ecológicas. A revisão dos conceitos pode ser feita por meio do questionamento dos alunos a respeito do que já foi visto. A idéia é que eles exponham o que se lembram dos conceitos. Conduza esta revisão de modo a intervir, quando necessário, para explicar novamente um conceito não lembrado pelos alunos ou para expor um detalhe importante não mencionado ou mesmo para corrigir uma idéia mal entendida. O tempo necessário para esta revisão de conceitos fica ao seu critério. Outra sugestão é substituir os seres vivos que serão representados pelos alunos (no caso, as plantas, os preás e as jaguatiricas) por espécies nativas de sua região.

Reserve algum tempo ao final da aula para analisar com os alunos a tabela que resumirá cada uma das rodadas do jogo. Como os dados da tabela, os alunos conseguem estabelecer alguma relação entre os tamanhos das populações ao longo das dez rodadas? O tamanho de uma população interfere nas demais?

Atividade para casa – Os alunos tentarão construir gráficos com os dados obtidos durante o jogo. Os eixos dos gráficos deverão ser Y = número de indivíduos e X = número de rodadas. Deverá ser elaborada uma curva para cada população (produtores = plantas, consumidor primário = preás e consumidor secundário = jaguatirica), totalizando três curvas. Para a elaboração de cada curva os alunos deverão, inicialmente, representar o número de indivíduos de cada rodada e em seguida ligar os pontos. Peça que os alunos preparem os gráficos em papel milimetrado. Os alunos devem tentar sobrepor as três curvas.

Dica! Peça que os alunos não utilizem planilhas eletrônicas para a montagem dos gráficos. A confecção manual dos gráficos pode ser mais trabalhosa, mas o aprendizado é muito mais significativo quando o gráfico é feito passo a passo.

 

 

Aula 2 – 50 minutos

Esta atividade deve ser realizada na sala de informática.

Professor, o tempo destinado para esta aula deverá ser utilizado para que você elabore junto com os alunos o gráfico representativo dos dados obtidos com o jogo da aula passada. A sugestão é projetar para os alunos passo a passo a construção do gráfico feito no programa Calc do pacote de programas Br.Office.org. Clique aqui  (http://www.broffice.org/download) para baixar o Br.Office.org. As características do gráfico devem ser as mesmas das descritas nas orientações da atividade para casa da aula anterior.

Dica! Instale o programa com antecedência e explore o programa de modo a conhecer as ferramentas de que ele dispõe. Peça ajuda aos alunos para a elaboração do gráfico, de acordo com os gráficos que eles mesmos elaboraram em casa. Ao final do processo, é importante que você forneça uma cópia do gráfico para cada aluno.

Com o gráfico pronto discuta com os alunos as relações existentes entre as flutuações das três curvas. Por meio de questionamentos trabalhe com os alunos o conceito de que a densidade de uma população de herbívoros depende da densidade da população de vegetais e da densidade da população de seus predadores.

Atividade para casa – Aqui vão sugestões de questionamentos que os alunos deverão responder a respeito do que foi aprendido nestas duas aulas, partindo da análise do gráfico.
1. À medida que o número de pr eás aumenta, o n&uacut e;mero de plantas aumenta ou diminui? Explique por que isso acontece.
2. Além da disponibilidade de alimento, que outro fator influi no crescimento da população de preás?
3. Qual é o papel do predador no crescimento da população de presas? E da presa no crescimento da população de predadores?
4. O que aconteceria, nas rodadas posteriores do jogo, se houvesse, inicialmente, apenas plantas e preás, mas nenhuma jaguatirica?

Material de aprofundamento para o aluno:
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3415 - Reportagem que alerta sobre o perigo que representam as espécies invasoras exóticas. Espécies que podem causar grandes desequilíbrios ambientais, uma vez que estão longe de seus predadores naturais.
 

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Ao final do jogo. Analisando os dados da tabela montada, os alunos conseguiram estabelecer alguma relação entre os tamanhos das populações ao longo das dez rodadas? Eles perceberam que tamanho de uma população interfere nas demais? 2. Pela atividade para casa da primeira aula. Os alunos conseguiram sozinhos, organizar os dados da tabela e representá-los corretamente em uma forma gráfica? 3. Pela resolução das questões apresentadas como atividade para casa da segunda aula. Aqui vão sugestões de respostas corretas: QUESTÃO 1: Com o aumento do número de preás aumenta, o número de plantas diminui. Um número grande de preás representa uma maior necessidade de alimento. As plantas são o alimento dos preás, logo, o número delas diminui com a procura. QUESTÃO 2: A atividade predatória da população de jaguatiricas. QUESTÃO 3: O predador regula o tamanho da população de presas, impedindo que chegue a uma densidade elevada. Por outro lado, a população de presas também regula a população de predadores. QUESTÃO 4: Na ausência de predador, a população de herbívoros cresce e passa a consumir todo o alimento disponível (as plantas). Na falta de alimento disponível segue-se a fome e a população é destruída ou diminui
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