13/10/2011
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha, Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
- Elaborar o conceito de adjetivo;
- Identificar adjetivos em diferentes textos;
- Empregar adjetivos adequadamente.
Conceito de substantivo.
Professor, esta aula está concatenada com a aula sobre substantivo e artigo. É importante que o aluno já tenha aprendido qual é a função do substantivo e do artigo na construção do texto.
A aula envolverá os seguintes recursos do laptop:
KWord [Iniciar -> Aplicativos -> Kword]
Com a turma sentada em círculo, no chão, distribuir a cada criança um pedacinho de papel. Convidar as crianças a pensar sobre a própria escola, pedindo que cada uma escreva no papel que recebeu uma característica a partir da pergunta: “Como é a nossa escola?” Cada criança colocará o papelzinho em um mesmo envelope que será entregue ao professor. No envelope estarão as palavras ditas por todos os alunos. A partir disso, passar o envelope de mão em mão para que cada criança retire uma palavra (sem escolhê-la). De posse de uma palavra retirada do envelope, cada aluno irá escrever uma frase no Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword] do laptop. Essa frase deverá conter a palavra que o aluno retirou do envelope.
Dividir a turma em grupos de 3 alunos. Cada grupo deverá ter 3 frases diferentes (uma em cada laptop) a partir da realização da atividade 1. Cada aluno do grupo ditará sua frase para os outros 2 colegas do grupo. A partir destas 3 frases solicitar que cada grupo escreva 3 parágrafos no Kword do laptop. Cada uma das 3 frases deverá originar ou constar em um dos 3 parágrafos escritos pelo grupo, tendo como tema "Nossa escola".
De posse de 3 parágrafos escritos, cada grupo deverá rever em seus materiais o conceito de "substantivo" (assunto estudado previamente a essa aula). Solicitar que marquem em azul utilizando-se da ferramenta do Kword todos os substantivos que encontrarem nos parágrafos que escreveram.
Ver se os grupos marcaram os substantivos corretamente e qual o critério que utilizaram para reconhecê-los. Perguntar se os alunos sabem o que é um adjetivo. Apresentar ou reforçar o que os alunos já sabem dizendo que os adjetivos são palavras que dão características aos substantivos. Alguns exemplos de adjetivos podem ser relacionados a: Cor: vermelho, amarelo, azul, preto, etc. Forma: quadrado, redondo, triangular, etc. Temperatura: quente, frio, morno, gelado, etc. Intensidade: forte, fraco, moderado, etc. Proporção: grande, médio, pequeno, nanico, enorme, etc. Qualidade: bom, bonito, amável, agradável, etc. Defeito: mau, ruim, feio, horrível, etc. Adjetivos gentílicos: brasileiro, português, paulista, carioca, lisboeta, etc *Lembrar que essas atividades são para introduzir o estudo a respeito do conceito de adjetivo. A seguir, solicitar que cada grupo veja o seguinte recurso no laptop: Adjetivo [Sua língua] Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50388
Imagem do recurso.
DescriçãoEpisódio do programa Sua língua, da TV Escola. Aborda o uso e as formas dos adjetivos na língua portuguesa ObservaçãoDuração: Duração: 6 min, 6 s. Colaborador(es): Pasquale Cipro Neto (Apresentador); TV Rá Tim Bum e TV Cultura (Produção); TV Escola (Realização) AutorBrasil. Ministério da Educação (MEC) Fonte do recursoUniversidade de Brasília (UnB) Origemhttp://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50388
Conversar com os alunos sobre o vídeo, chamando atenção para a definição de adjetivo. Pedir que cada grupo releia os 3 parágrafos que escreveu e marque em vermelho os adjetivos que encontrar. Chamar a atenção para o fato de que um adjetivo vai dar a característica ao substantivo da frase.
Cada grupo apresentará o que escreveu e marcou em cor para o grupo ao lado que terá a tarefa de corrigir o que considerar incorreto nos parágrafos. Isso feito, o professor deverá revisar as correções, auxiliando os grupos em suas dificuldades em relação à escrita e às marcações realizadas para indicar os substantivos e adjetivos. Se houver tempo, os parágrafos de cada grupo poderão ser juntados em vários textos. Juntar, por exemplo, os parágrafos de 3 grupos para fazer um texto único. Assim, ao final da tarefa, teremos vários textos diferentes sobre o mesmo tema. Cada aluno poderá copiar um dos textos em seu computador.
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Professor, para ampliar o estudo dos adjetivos você poderá também usar outros recursos como as tirinhas infanto-juvenis, por exemplo, a que segue abaixo. É interessante, a partir desse recurso, explorar tanto os aspectos físicos como os subjetivos, considerando o contexto da situação vivida pelo personagem.
Tirinha do Quino: http://lh5.ggpht.com/_hrlWKuzL5Mw/SqVm8UL-jLI/AAAAAAAADz0/MoG60EyxCIg/Quino17_thumb%5B1%5D.jpg
Professor, as atividades deverão ser avaliadas quanto a:
1- participação colaborativa nas atividades em grupo;
2- interesse e uso adequado do conceito de adjetivo ao corrigir os parágrafos escritos pelos colegas;
3- marcação (em cores) correta dos substantivos e adjetivos;
4- criatividade na escrita dos textos.
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21/11/2011
Quatro estrelasGostei