05/07/2011
Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Não são necessários conhecimentos prévios sobre o tema, mas é importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.
Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.
Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Esta aula está dividida em três momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética e História. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.
Após essa aula, o aluno poderá compreender que "ser-se livre não é fazermos aquilo que queremos, mas querer-se aquilo que se pode." (Sartre).
1° Momento: aproximadamente 60 min.
VAMOS COMPREENDER O CONCEITO DE LIBERDADE?
De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos. Conceito extraído: http://www.renascebrasil.com.br/f_liberdade2.htm
Professor, para introduzir o tema você poderá utilizar o seu laptop conectado a um projetor multimídia para projetar as imagens a seguir, ou utilizar o Modo de Colaboração em Classe, ferramenta disponível nos laptops do Programa Um Computador por Aluno – UCA, para socializar as imagens.
- O Modo de Colaboração em Classe, se encontra na Barra de ferramentas no canto direito dos laptops e é representado pela imagem de um livro aberto.
A partir das imagens abaixo, discuta com seus alunos o conceito de liberdade, pois a leitura de imagens permite uma interpretação que vai além do que está explícito.
Imagem disponível em: http://www.imprensadigitalcarlatimm.blogspot.com/
Imagem disponível em: http://ceudasemana.wordpress.com/2010/03/17/15-de-marco-de-2010/
Continuando a discussão, tente levá-los a refletir sobre: qual das duas prisões é a pior: a dos animais ou a dos seres humanos? Qual seria o motivo de “prender” animais e pessoas?
Imagem disponível em: http://imagensdivertidas.blogs.sapo.pt/27112.html
Imagem disponível em: http://saladedireito.blogspot.com/2011/05/prisao.html
REGIS TRANDO
Professor, após essas discussões, desafie seus alunos. Peça para que eles criem seu próprio conceito de liberdade e o ilustre com um desenho. Para a criação do desenho, eles devem utilizar seus laptops UCA, adotando os seguintes passos: metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura – kolourPaint.
2º Momento: aproximadamente 60 min.
LIBERDADE É FAZER O QUE QUISER?
Professor, organize os alunos em uma rodinha e instigue-os colocando que o filósofo francês Jean-Paul Sartre dizia que “todo ser humano é livre”, porque pode fazer escolhas e tomar decisões sobre sua própria vida. Mais do que isso, ele é “condenado a ser livre”, pois, pode abrir mão de tudo, menos de ser livre. Mas, será que ser livre é fazer o que eu quero e na hora em que quero?
Existe um ditado popular que diz que “minha liberdade termina quando começa a do outro”. O que significa dizer isso? Aproveite e contextualize a discussão fazendo alguns questionamentos para refletir:
- Tenho a liberdade de conversar no horário da aula, sendo que meu colega tem a liberdade e o direito de ouvir o professor?
- Se compro um celular com rádio FM, posso ouvir músicas no momento em que o professor está explicando a matéria ou tenho o dever de participar da aula, se estou ali para isso?
- Tenho a liberdade de fazer uma brincadeira com meu colega, mesmo sabendo que ele não gosta dela?
Professor, após esse momento de reflexão, solicite que os alunos façam um parágrafo respondendo a pergunta: por que mesmo sendo livre não posso fazer o que quero?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Para enriquecer, proponha uma atividade de casa em que os alunos poderão também propiciar a inclusão digital da família, para isso oriente:
Utilize seu laptop seguindo os passos: Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet ] e com a ajuda de um familiar assistam ao vídeo a seguir: uma animação do samba-enredo do GRES Imperatriz Leopoldinense da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1989. O objetivo é evidenciar dois termos: liberdade e voz da igualdade. Depois, responda as questões a seguir:
Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=fKX2Mu_hDyY
1) De que liberdade fala o vídeo?
2) O que significa voz da igualdade?
3) Quem foi Princesa Isabel? O que ela fez de importante para o Brasil?
3º momento: aproximadamente 60 min.
REGISTRANDO
Organize-os em uma roda de conversa e retome a atividade que eles fizeram em casa. Proponha que apresentem algumas respostas que trouxeram. Chame a atenção sobre as diferenças entre as respostas. Faça um relatório coletivo buscando sintetizar o conceito de liberdade elaborado a partir das discussões relativas ao vídeo que assistiram em casa. Veja uma sugestão:
4º momento: aproximadamente 60 min.
EXERCITANDO A RESPONSABILIDADE.
Professor, proponha que utilizem seus laptops por meio do Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet ] e assistam ao vídeo. Após a exibição, discuta com eles a íntima relação entre os termos liberdade e responsabilidade. Você deve levá-los a entender que com a mesma intensidade que são livres, são responsáveis pelos outros.
http://www.youtube.com/watch?v=pXXJRDTTG2k&feature=related%20%C2%A0%C2%A0
Para concretizar o debate, propomos a dinâmica do "Balão Bebê". Como funciona?
Objetivo: estimular a responsabilidade e os laços afetivos entre os colegas da sala.
Participantes: toda a sala.
Material: tirinhas de papel, caneta, balões de ar e pincel atômico.
Procedimento:
Recomende aos alunos que:
Observação: Essa dinâmica deve iniciar no começo da aula e terminar ao final da atividade. Para encerrar, faça uma plenária e questione os alunos sobre as vantagens e dificuldades de cuidar de alguém.
Vida e obra: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Sartre
Frases: http://www.frasesfamosas.com.br/de/jean-paul-sartre.html
Chora Coração. (Wando)
Um amor quando se vai, deixa a marca da paixão feito cio de uma loba
Feito uivo de um cão, é feitiço que não sai, dilacera o coração
É um nó que não desmancha, é viver sem ter razão
Chora, coração, chora coração, passarinho na gaiola, feito gente na prisão (refrão).
É um jeito de querer é pecado sem perdão,
é espinho que só dói quando põe o pé no chão
É o galho que se dobra sob o corte do facão,
é o mar que sai dos olhos pra banhar a solidão.
Letra disponível em: http://letras.terra.com.br/wando/49318/
Lei áurea: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_%C3%81urea
Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam que a temática da liberdade é muito difícil de ser entendida e mais ainda discutida. Ao término da aula, o aluno deve reconhecer que sua liberdade está intimamente ligada com sua responsabilidade e que suas atitudes podem interferir na vida de outras pessoas. Assim, ele deve entender que é responsável por suas ações, mas também pelo bem estar do outro.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!