Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ser livre é fazer o que quiser? - UCA

 

05/07/2011

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o conceito de liberdade;

 

  • Possibilitar ao aluno reconhecer que é livre, mas que sua liberdade reflete na vida do outro;

 

  • Identificar a íntima relação de liberdade com responsabilidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios sobre o tema, mas é importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador UCAcomputador projeto uca

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em três momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética e História. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Após essa aula, o aluno poderá compreender que "ser-se livre não é fazermos aquilo que queremos, mas querer-se aquilo que se pode." (Sartre).

1° Momentoaproximadamente 60 min.

VAMOS COMPREENDER O CONCEITO DE LIBERDADE?

De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos. Conceito extraído: http://www.renascebrasil.com.br/f_liberdade2.htm

Professor, para introduzir o tema você poderá utilizar o seu laptop conectado a um projetor multimídia para projetar as imagens a seguir, ou utilizar o Modo de Colaboração em Classe, ferramenta disponível nos laptops do Programa Um Computador por Aluno – UCA, para socializar as imagens.

- O Modo de Colaboração em Classe, se encontra na Barra de ferramentas no canto direito dos laptops e é representado pela imagem de um livro aberto.

A partir das imagens abaixo, discuta com seus alunos o conceito de liberdade, pois a leitura de imagens permite uma interpretação que vai além do que está explícito.

pássaro preso

Imagem disponível em: http://www.imprensadigitalcarlatimm.blogspot.com/

pássaro livre

Imagem disponível em: http://ceudasemana.wordpress.com/2010/03/17/15-de-marco-de-2010/

Continuando a discussão, tente levá-los a refletir sobre: qual das duas prisões é a pior: a dos animais ou a dos seres humanos? Qual seria o motivo de “prender” animais e pessoas?

cachorro preso

Imagem disponível em: http://imagensdivertidas.blogs.sapo.pt/27112.html

homem preso

Imagem disponível em: http://saladedireito.blogspot.com/2011/05/prisao.html

Aluna UCA - Atividades

REGIS TRANDO

Professor, após essas discussões, desafie seus alunos. Peça para que eles criem seu próprio conceito de liberdade e o ilustre com um desenho. Para a criação do desenho, eles devem utilizar seus laptops UCA, adotando os seguintes passos: metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura – kolourPaint.

2º Momento: aproximadamente 60 min.

LIBERDADE É FAZER O QUE QUISER?

Professor, organize os alunos em uma rodinha e instigue-os colocando que o filósofo francês Jean-Paul Sartre dizia que “todo ser humano é livre”, porque pode fazer escolhas e tomar decisões sobre sua própria vida. Mais do que isso, ele é “condenado a ser livre”, pois, pode abrir mão de tudo, menos de ser livre. Mas, será que ser livre é fazer o que eu quero e na hora em que quero?

Existe um ditado popular que diz que “minha liberdade termina quando começa a do outro”. O que significa dizer isso? Aproveite e contextualize a discussão fazendo alguns questionamentos para refletir:

- Tenho a liberdade de conversar no horário da aula, sendo que meu colega tem a liberdade e o direito de ouvir o professor?

- Se compro um celular com rádio FM, posso ouvir músicas no momento em que o professor está explicando a matéria ou tenho o dever de participar da aula, se estou ali para isso?

- Tenho a liberdade de fazer uma brincadeira com meu colega, mesmo sabendo que ele não gosta dela?

Aluna UCA - Atividades

Professor, após esse momento de reflexão, solicite que os alunos façam um parágrafo respondendo a pergunta: por que mesmo sendo livre não posso fazer o que quero?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aluno UCA - Atividades de Casa

Para enriquecer, proponha uma atividade de casa em que os alunos poderão também propiciar a inclusão digital da família, para isso oriente:

Utilize seu laptop seguindo os passos: Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet ] e com a ajuda de um familiar assistam ao vídeo a seguir: uma animação do samba-enredo do GRES Imperatriz Leopoldinense da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1989. O objetivo é evidenciar dois termos: liberdade e voz da igualdade. Depois, responda as questões a seguir:

liberdade

Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=fKX2Mu_hDyY

1) De que liberdade fala o vídeo?

2) O que significa voz da igualdade?

3) Quem foi Princesa Isabel? O que ela fez de importante para o Brasil?

3º momento: aproximadamente 60 min.

REGISTRANDO

Organize-os em uma roda de conversa e retome a atividade que eles fizeram em casa. Proponha que apresentem algumas respostas que trouxeram. Chame a atenção sobre as diferenças entre as respostas. Faça um relatório coletivo buscando sintetizar o conceito de liberdade elaborado a partir das discussões relativas ao vídeo que assistiram em casa. Veja uma sugestão:

relatório

4º momento: aproximadamente 60 min.

EXERCITANDO A RESPONSABILIDADE.

Professor, proponha que utilizem seus laptops por meio do Mozilla Firefox[Metasys> Favoritos>Navegador de Internet ] e assistam ao vídeo. Após a exibição, discuta com eles a íntima relação entre os termos liberdade e responsabilidade. Você deve levá-los a entender que com a mesma intensidade que são livres, são responsáveis pelos outros.

paraquedista

http://www.youtube.com/watch?v=pXXJRDTTG2k&feature=related%20%C2%A0%C2%A0

Para concretizar o debate, propomos a dinâmica do "Balão Bebê". Como funciona?

Objetivo: estimular a responsabilidade e os laços afetivos entre os colegas da sala.
Participantes: toda a sala.
Material: tirinhas de papel, caneta, balões de ar e pincel atômico.
Procedimento:

  1. Peça para os alunos escreverem em um pequeno pedaço de papel, o nome de um colega da classe.
  2. Distribua um balão para cada participante e peça para que coloquem o pedaço de papel dentro dele. 
  3. Depois os encha com bastante ar e amarre-os.
  4. Após esse procedimento, com o pincel desenhe o rosto do colega no balão.

Recomende aos alunos que:

  • Eles têm como obrigação, cuidar desse balão como se fosse o próprio colega;
  • Não podem abandonar o colega, nem deixá-lo sozinho, inclusive no intervalo;
  • Se alguém encontrar um balão solitário, poderá estourá-lo.

 

Observação:  Essa dinâmica deve iniciar no começo da aula e terminar ao final da atividade. Para encerrar, faça uma plenária e questione os alunos sobre as vantagens e dificuldades de cuidar de alguém.

Recursos Complementares
  • Sugestão de sítios sobre Jean-Paul Sartre:

Vida e obra: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Sartre

Frases: http://www.frasesfamosas.com.br/de/jean-paul-sartre.html

  • Sugestão de letra de música sobre liberdade:

Chora Coração. (Wando)

Um amor quando se vai, deixa a marca da paixão feito cio de uma loba
Feito uivo de um cão, é feitiço que não sai, dilacera o coração
É um nó que não desmancha, é viver sem ter razão
Chora, coração, chora coração, passarinho na gaiola, feito gente na prisão (refrão).
É um jeito de querer é pecado sem perdão,
é espinho que só dói quando põe o pé no chão
É o galho que se dobra sob o corte do facão,
é o mar que sai dos olhos pra banhar a solidão.

Letra disponível em: http://letras.terra.com.br/wando/49318/

  • Sugestão de letra de sítio sobre a lei áurea:

Lei áurea: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_%C3%81urea

Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam que a temática da liberdade é muito difícil de ser entendida e mais ainda discutida. Ao término da aula, o aluno deve reconhecer que sua liberdade está intimamente ligada com sua responsabilidade e que suas atitudes podem interferir na vida de outras pessoas. Assim, ele deve entender que é responsável por suas ações, mas também pelo bem estar do outro. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.