Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Venha dialogar comigo! - UCA

 

05/07/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar o termo diálogo como uma conversação livre entre duas ou mais pessoas;

 

  • Reconhecer que para um diálogo saudável e eficaz é necessário respeitar a posição do outro e acatar algumas regras de conversação;

 

  • Resgatar as principais regras do diálogo;

 

  • Criar novas regras de acordo com a necessidade do aluno;

 

  • Refletir sobre a forma como o filósofo Sócrates dialogava com as pessoas.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos cinco (5) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios sobre o tema, mas é importante que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

 

Para a realização de algumas atividades, o professor deverá contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador projeto uca aberto computador projeto uca

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em cinco momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Ética e Alfabetização. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

Após essa aula, o aluno poderá compreender que "é dialogando que a gente se entende”.

1° Momentoaproximadamente 60 min.

UM POSSÍVEL CONCEITO DE DIÁLOGO

O que é diálogo?

o que é diálogo

Diálogo é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas. Como tal, é a principal forma de criação do teatro (embora o monólogo tenha neste gênero de arte também o seu lugar de destaque). Para existir diálogo tem de existir um locutor e um interlocutor. Diálogo (do grego, diálogos, pelo latim dialogus).1. Entendimento através da palavra, conversação, colóquio, comunicação. 2. Discussão ou troca de ideias, conceitos, opiniões, objetivando a solução de problemas e a harmonia. Conceito e imagem extraídos do sítio: http://amoebageleinha.blogspot.com/2009/09/o-que-e-dialogo.html

Professor, utilize a figura acima para desafiar seus alunos e introduzir o tema: diálogo. Você poderá utilizar o seu laptop conectado a um projetor multimídia e projetar a figura. Nela, existem duas pessoas conversando, onde percebemos que cada balão de fala é de uma cor, contudo, onde os balões se encontram é de outra cor. Questione os alunos sobre o motivo desta mistura de cores, o que significa isto? Solicite que reflitam e escrevam o que pensaram.

dialogo - quadro

Depois, explique que um diálogo harmonioso e com as devidas regras de conversação é capaz de fazer com que os indivíduos saiam da conversa com novas ideias. 

2º Momento: aproximadamente 60 min.

CONSTRUINDO AS REGRAS DO DIÁLOGO.

Professor, é importante possibilitar aos alunos a compreensão de que, quando nos relacionamos com outras pessoas, precisamos nos comportar bem e seguir algumas regras para uma boa convivência. No diálogo não é diferente, temos que seguir algumas regras - palavra.

Imagem disponível em: http://misterios.net63.net/?page_id=364

 

Portanto, esse é o momento de resgatar as regras já existentes na sala, tais como: levantar o dedo para falar, respeitar a vez do colega, dentre outras. Aproveite a oportunidade para construir novas regras específicas para um diálogo harmonioso.

Veja algumas sugestões:

- garantir o direito da fala do colega e respeitá-la até o fim;

- Não fazer expressões faciais e/ou gestuais que ofenda o outro;

- Ouvir com atenção e refletir sobre o conteúdo da fala;

- Analisar em silêncio a fala do colega tentando encontrar fatos que se assemelham e fatos que se diferenciam de seu modo de pensar;

- Responder ao colega sem alterar a voz, contudo, revelando sua opinião.

Aluna UCA - Atividades

  1. Faça uma lista de regras para um bom e harmonioso diálogo. Resgate as principais regras existentes em sua sala e crie outras específicas do diálogo.

Veja uma sugestão para o registro:

dialogo - quadro

VIVENCIANDO

2) Forme grupos de 5 ou 6 alunos. Um aluno será o professor e os demais serão alunos. Simule uma sala de aula, em que o professor tenta explicar a matéria e os alunos ficam conversando paralelamente (uns com os outros) e sem as regras do diálogo. Veja o que acontece. Solicite que o ajudante do dia faça o registro com fotos e vídeos utilizando  seu laptop UCA, por meio da webcam, do programa WxCam, instalada na área de trabalho ou acessando: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].  

3- Depois que todos os grupos vivenciarem a situação, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre os sentimentos que experimentaram. Solicite que registrem por meio de um texto esta experiência. Eles poderão registrar no caderno ou utilizarem o laptop por meio do KWord[ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].

4- Solicite que envie para você por e-mail ou recolha o caderno, assim você terá um instrumento para verificar a aprendizagem do que foi trabalhado, além de verificar as questões relativas a coesão e coerência textual.

3º momento: aproximadamente 60 min.

DIÁLOGO OU DIALÉTICA?

Professor, nesse momento será apresentado à turma o filósofo Sócrates. Fale um pouco de sua importância para a Filosofia e para o mundo de maneira geral. Proponho que pesquise em alguns dos sítios sugeridos no item Recursos Complementares para que você tenha segurança ao falar para as crianças.

O que nós entendemos por diálogo – uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas – o filósofo grego Sócrates chamava de dialética. Mas afinal, o que é dialética?

Segundo Sócrates, era mais do que um diálogo, mas um método que levava as pessoas a terem novas ideias, ou seja, o diálogo é uma forma das pessoas aprenderem novas coisas (ver novamente a figura do 1º momento). Assim, Sócrates mais aprendia do que ensinava.

socrates dialogando

Imagem disponível em: http://historiacewk.blogspot.com/

Aluna UCA - Atividades

CRIANDO UM DIÁLOGO

Professor, proponha que os alunos construam uma história em quadrinhos em seu laptop com apenas seis quadros e dois personagens. O tema é livre. O diálogo construído deve ser de acordo com as regras que construiram no 2º momento desta aula para um bom e harmonioso diálogo. Para isso, siga os seguintes passos: metasys - aplicativos - aplicações gráficas - ferramenta de pintura - kolourPaint.

Depois, solicite que troquem com o colega do lado para que leiam e comentem sobre o que leram.

4º momento: aproximadamente 60 min.

VERIFICANDO NOSSA APRENDIZAGEM.

Professor, esse momento é propício para verificar a aprendizagem dos alunos. Para isso, assista ao vídeo abaixo com eles e em seguida, solicite que respondam as perguntas que se seguem. Você poderá utilizar seu laptop conectado a um projetor multimídia para projetar o vídeo, ou solicitar que os alunos acessem o vídeo em seus laptops do Programa Um Computador por Aluno - UCA, utilizando o Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

Bebês conversando

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JIwuQF8EKMs

 

Aluna UCA - Atividades

1) Em sua opinião, você acha que esses bebês sabem o que é diálogo?

2) Eles sabem o que são regras?

3) Eles estão seguindo alguma das regras criadas por vocês no 2º momento desta aula?

Professor, os alunos poderão responder estas questões no caderno ou enviar para você por e-mail. Depois de ler e analisar retome com eles as questões que você considerar que não ficaram claras.

 

 

5º momento: aproximadamente 60 min.

CRIANDO UM BLOG: SOCIALIZANDO

Professor, neste momento final, proponha a criação de um blog para os alunos divulgarem as atividades realizadas ao longo desta aula: o conceito de diálogo criado por eles, o conceito de regras, a lista de regras criadas por eles, as fotos e os vídeos da atividade em grupo, imagens e um pouco da história de Sócrates. Para orientar os alunos para criarem o blog acesse o sítio: http://www.criarumblog.com/  Ele auxilia na criação de blog grátis.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam que a temática do diálogo é fácil de ser entendida, mas muito difícil de ser praticada. Ao término da aula, o aluno deve reconhecer que o diálogo é uma grande ferramenta para se obter conhecimento, resolver e evitar problemas. Registre as suas observações para que sirva de subsídios para seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.