Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o seu coração

 

28/10/2011

Autor e Coautor(es)
MARCELO DA CUNHA MATOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO SANTO INACIO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aferir a sua frequência cardíaca;

- Entender a relação dos batimentos do coração com o exercício físico feito;

- Saber quais os exercícios mais e menos intensos.

Duração das atividades
1h40min (2 tempos de aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conhecimentos matemáticos em planos cartesianos.

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRA AULA:

- Os alunos serão motivados a ouvirem seu coração da forma que acharem melhor e contarem quantas vezes ele bateu.

- O professor mostrará a forma mais correta de medição: através da veia carótida ou do punho, com dois dedos (indicador e do meio), sem pressionar muito e fazer a contagem por quinze segundos.

- Inicialmente, os alunos fazem em repouso. Verifica-se a execução dos alunos.

- Após todos terem feito, propõem-se um "pique" para que todos corram. Após 5 minutos de brincadeira, afere-se novamente a frequência.

- Os alunos deverão perceber a elevação dos batimentos. Caso haja alunos que não tenham aumentado, é importante perguntar a ele se ele correu muito durante a brincadeira ou se ele ficou mais tempo parado, escondido, sem ser pego. Assim, o professor explica os motivos da elevação de alguns batimentos e a manutenção de outros (caso ocorra).

- É possível anotar a frequência cardíaca em repouso numa lousa e depois a FC após o exercício de cada aluno. Outra possibilidade é pedir que os alunos anotem num papel em branco.

- Munidos desse mesmo papel em branco, eles levarão para casa e aferirão após alguns momentos do seu dia-a-dia: após um banho, quando acordar, quando estudar etc.

 

SEGUNDA AULA:

- O professor inicia a aula perguntando sobre os resultados da pesquisa feita em casa. Tira-se as dúvidas como dificuldades em aferição, batimentos mais altos em certos momentos do que outros, etc.

- O professor confecciona um papel com um gráfico de eixos X e Y, conforme a figura a seguir:

 

Gráfico

 

- Os alunos irão se dividir em duplas. Eles irão escolher um jogo qualquer através de uma votação.

- Após a escolha desse jogo, eles irão jogá-lo e a cada quatro minutos o professor irá parar para que os alunos que estão jogando afiram os batimentos.

- Eles irão passar o número para sua dupla que irá fazer a multiplicação por 4 e anotar no gráfico acima, sendo "X" o tempo (em minutos) e o "Y" os batimentos.

- Após três estágios de 4 minutos, ou seja, após 12 minutos, troca-se os alunos. Quem estava anotando, irá jogar e quem estava jogando irá anotar as frequências, só que com uma caneta de outra cor do seu colega para diferenciar os batimentos do seu parceiro.

Recursos Complementares

- Será usado a lousa para explicar como funciona o gráfico;

- Será confeccionado o gráfico de acordo com a figura acima para os alunos preencherem.

Avaliação

- Debater com os alunos sobre a variação da frequência individual e da sua dupla. Quais foram os motivos de possíveis diferenças/semelhanças?

- O jogo escolhido influenciou na frequência cardíaca? Um jogo muito "corrido" daria números de batimentos diferente de um jogo mais menos "corrido"? Por quê?

- Quais os esportes mais "corridos" ou intensos? E os esportes menos "corridos" ou intensos?

 

OBS: Uso o termo "corrido", pois nas séries iniciais não abordem o conceito de aeróbio e anaeróbio.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • gerardo marcilio, Colégio Cientista , Ceará - disse:
    gerardmarcilie@hotmail.com

    16/11/2011

    Quatro estrelas

    achei a aula interessante pois podemos abordar os conteúdos (jogos) por exemplo por um novo enfoque.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.